Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Comunitário de 240 L
Ontem à(s) 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Seg Maio 29, 2017 1:08 pm por Dionisio

Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

DIFICULDADES COM DEMASONI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DIFICULDADES COM DEMASONI

Mensagem por Semnocao em Seg Dez 17, 2012 1:12 pm

Amigos,

Tenho um aqua de 200L com várias espécies do Malawi, sendo que dentre estas tenho um Demasoni que é o Cão em forma de peixe! Já tentei duas vezes colocar outro exemplar e ele sempre os espancou sumariamente. Tinha um colega com uma cria de Demasonis e ele então me deu 2 que achavam ser femeas pelo corpo mais arredondado e coloração mais clara, então os introduzi no aqua no sábado de tarde... os observei por uns minutos mas já estava atrasado para sair de casa, e ontem à noite quando cheguei em casa notei que 1 estava seriamente ferido e o outro ferido também mas com menos gravidade, retirei estes do aquário e coloquei num balde com água do aqua e Aquasafe. Hoje pela manhã o mais ferido já estava nadando de cabeça para baixo e o outro está bem. Vou sair mais cedo do trabalho e comprar uma daquelas criadeiras para colocar o outro ferido dentro do aquário.

Existe alguma maneira de fazer adaptação ou é este exemplar em particular que tenho que é muito nervosinho ? Estou pensando em ir na loja e tentar trocar esse que tenho pelo que ele feriu da última vez e está lá...

Aguardo dicas.

Abraço!
Semnocao
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: DIFICULDADES COM DEMASONI

Mensagem por Convidad em Seg Dez 17, 2012 2:37 pm

Olá Semnocao,

Demasonis requerem um harém com no minimo 1M + 3F; ideal 1M + 4 ou 5 fêmeas. Trata-se duma espécie de difícil dimorfismo sexual, de forma que se há um macho dominante o outro macho se submeterá assimilando-se a uma fêmea. Sendo um peixe muito agressivo para com suas fêmeas e muito insistentes para acasalar, pelo que genericamente convém ter várias fêmeas para um único macho, a fim de que os conflitos se dissipem.

A melhor forma de se conseguir um harém é inserindo vários espécimes juvenis para que o mesmo se estabeleça. Observando para quando perceber o dominante e suas fêmeas, poder retirar o excesso de exemplares. Conflitos intra-espécie nessa espécie sempre haverão, pois são de fato nervosinhos, seu exemplar não foge à regra. Sendo este temperamento uma das características que mais fascinam tratadores da espécie.

Contudo é recomendável mante-los num aquário com pelo menos 150 cm de frente, uma vez que os machos da espécie apesar de pequenos, perseguem incansavelmente seus companheiros por longas rajadas, mesmo nesta dimensão.
Convidad
Convidado

Mensagem por Wladimyr em Seg Dez 17, 2012 2:47 pm

Olá amigo

Essa espécie é bem "terrível" no assunto agressividade, como é o Setup completo do seu aquário? (incluindo as medidas e parâmetros) dependendo das medidas do vidro e quantidade de tocas e femeas disponíveis pode ser inviável criá-los, seria interessante algumas fotos também

[]s

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sardela em Seg Dez 17, 2012 3:45 pm

Bem,

Se possível, tente relatar também o tamanho atual do seu peixe, e dos peixes que você introduziu.

Se você for começar do zero com os P. demasonis, minha sugestão seria introduzir primeiro as fêmeas. Esperar elas estabelecerem territórios e ganharem um pouco de corpo (aproximadamente 3 a 4 meses de espera). Depois introduzir um macho, jovem e ainda menor que elas.

Boa sorte!
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Seg Dez 17, 2012 4:34 pm

Sem querer ser chato, mas difícil é sexar juvenis, uma vez que a espécie é largamente monomórfica sexualmente. Estranhamente, a Ecoanimal vende os espécimes teoricamente sexados. Contudo, não sei com que base, pois em exemplares muito pequenos, nem mesmo "venting" se faz possível. Uma vez que a região genital só se apresenta devidamente formada, propicia a tal pratica, a partir da maturidade sexual. Assim, é de consenso a inserção dum grupo maior para a obtenção dum menor.
Convidad
Convidado

Mensagem por Sardela em Seg Dez 17, 2012 5:01 pm

Entendo que muitos achem difícil sexar P demasonis. Eu tinha muita dificuldade no início.

Mas na minha opinião, depois de 3 meses de vida já não é difícil identificar. Principalmente se todos estiverem em uma colônia.

A morfologia do macho é consideravelmente diferente das fêmeas. A cor tem que ser esquecida. Mas o desenho das nadadeiras e a aerodinâmica do corpo, não torna assim tão impossível. Os machos apresentam as nadeiras dorsais e anais pontiagudas e as fêmeas bem arredondadas. Além disso os macho são bem menos roliços que as fêmeas.

Acho que existem muitas outras espécies mais complicadas.

Um abraço,
Vinícius

Última edição por Sardela em Seg Dez 17, 2012 10:32 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Está escrito: aerodinâmica do cor. Troquei por: aerodinâmica do corpo)
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Seg Dez 17, 2012 5:42 pm

A maioria das fêmeas que vejo possuem nadadeiras em "V" e a unica diferença que percebo entre os sexos está no tamanho dos espécimes adultos. Não entendi o que quis dizer com "a aerodinâmica do cor", mas já percebi fêmeas dominantes mais escuras e com cores tão vibrantes quanto os machos e também vi machos com cores esbatidas e bem mais claros que as fêmeas, ambos os sexos com morfologia idêntica. A coloração na espécie está ligada à dominação, humor, agressividade e posição na hierarquia, dentro do grupo e também do aquário.

Uma fêmea dominante, agressiva e bem colocada hierarquicamente pode muito bem ser confundida com um macho. Um macho dominante será mais escuro do que os sub-dominantes; os sub-dominantes e dominados confundíveis com as fêmeas. Alguns machos se sobressaem a partir dos 35 mm que é quando atingem a maturidade sexual, contudo, via de regra, exemplares juvenis não são passiveis de dimorfismo. Segundo o próprio Konings a sexagem dos espécimes da espécie não é nada fácil, de forma que a mesma é considerada monomórfica e não dimórfica como colocou, sendo um dos Mbunas mais difíceis de identificar.

Convidad
Convidado

Mensagem por Semnocao em Seg Dez 17, 2012 7:49 pm

Amigos,

Infelizmente o mais ferido já estava morto quando cheguei em casa. Coloquei a criadeira e então pus o outro dentro dela. Ele aparentemente está bem.

O Nélio levantou uns fatos interessantes, pois na loja onde compro tem um vendedor que já cria CA's tem anos e ele afirma não ser possível sexar, assim como já li em várias referências na net, ao mesmo tempo que a Ecoanimal afirma poder sexar os mesmos, até os jovens... pelo que li isso só seria possível com uma ressonância ou algo do tipo.
Neste amigo que peguei estes 2 exemplares, tinham uns 15 ou 20 separados, e ele disse que as fêmeas seriam as mais redondinhas e claras, porém quando coloquei eles aqui no aqua, ficaram rapidamente escuros, então essa coisa de cor como o próprio Nélio escreveu, não serve como referência. Engraçado que lá estavam na maior paz, mas o 7 peles que tenho aqui detonou com eles. Vejo que não é um problema de tocas, pois hoje cedo notei que os peixes tentavam se esconder em locais diferentes mas o cara ia atrás deles e mordia. Este é notavelmente um comportamento diferente da Pulpican, que só dá carreira nos que entram ou ficam muito perto da sua toca do aqua. Já este demasoni correu atrás dos dois em todos os cantos incansavelmente até matar um deles e ferir o outro.Hoje quando retirei eles, estavam no cantinho entre o vidro e o filtro de canto, e o danado em cima do filtro, esperando eles saírem. Vou tentar passar este que tenho aqui e introduzir uns bem filhotinhos para ver no que dá.

Acho que perguntaram aqui, meu aqua tem 1.00 x 0.40 x 0.50, mas semana que vem chega um novo com 1.30 x 0.50 x 0.50. Meu PH está em 8.2 e tenho uns 20 peixes onde os maiores tem 3 dedos de tamanho e outro bem pequenos como 1 dedo. Tem um video aqui http://www.youtube.com/watch?v=BlnOmEAMU-o mas já fiz alguma modificações. Este aqua não está terminado justamente pelo fato do outro já estar chegando, então nem coloquei as Dry Rocks que comprei aqui.

Abraço!
Semnocao
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: