Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

+2
Wladimyr
Edson Paveloski Junior
6 participantes

Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Jan 18, 2013 2:02 am

Olá a todos!

Este projeto, creio que represente meu amadurecimento como aquariofilista, pois é a definição de uma preferência minha, com relação a um ecossistema, muito embora muitos outros ecossistemas me agradem.
Como diz o nome do projeto, sua proposta é que seja composto por espécies de água salobra oriundas do exótico subcontinente indiano. Saliento ainda que esse projeto está em planejamento para começar a ser montado daqui 1 ano e meio a 2 anos, para quando eu estiver residindo em residência própria e possa ter certo espaço disponível para tal.

A fauna pretendida, ao menos por hora, é:

- Etroplus maculatus (a anos anseio por possuir tal espécie, devendo ser inseridos entre 3 e 5 indivíduos)
-Parambasis ranga (esse é um peixe que acho interessante e minha namorada gostaria muito de possui-lo, sendo uma ótima opção para a montagem, até mesmo pela mesma ser feita em nossa futura residência, devendo entrar em grupo de 6 indivíduos)
-Dermogenys pusilla (espécie também interessante, devem entrar entre 5-7 indivíduos)
-neritinas
-alguma espécie de gobídeo proviniente da mesma região das outras espécies mencionadas.

Os parâmetros devem ser:

-pH: 8,0 (margem de erro de 0,2)
-GH: por volta de 15º
-temperatura: 25 - 29ºC
-salinidade: aceito conselhos e dicas para valores compatíveis com tais espécies (embora eu acredito que valores entre 1,004 e 1,007 sejam satisfatórios).

Em virtude de ser um ambiente salobro, pretendo compor a flora utilizando espécies mais resistentes a salinidade, inclusive algumas não nativas do ecossistema. Pelas minhas pesquisas, as espécies mais recomendadas são:

-Egeria densa
-Valisneria spiralis
-Higrophyla corymbosa
-Sagitaria subulata
-Microsorum pteropus

As espécies que pretendo testar são:

-Salvinia sp.
-Limnobium laevigatum
-Taxiphyllum barbieri

Pretendo utilizar como areia de construção ou de filtro de piscina tratada como substrato, talvez misturada a um pouco de aragonita sugar size, além de alguns troncos e poucas ou nenhuma rocha.

Minhas principais dúvidas são:

-Qual litragem e edidas seriam mais adequados? Penso que 96L (80x30x40) esteja bom, mas aceito sugestões.
-Aceito sugestões complementares dos amigos sobre a fauna e a flora.

Obrigado pela atenção e possíveis sugestões.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Wladimyr Sex Jan 18, 2013 7:00 am

Projeto promete! Acompanharei, quanto as Mexiricas são bem territoriais intra-espécie e provavelmente não incomodarão os outros moradores Wink


[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Lucas Duarte Sex Jan 18, 2013 3:29 pm

Parabéns pelo projeto Edson, será um prazer acompanhnar, principalmente pelos Dermogenys pusilla que na minha opinião me lembra muito (apenas pelo formato embora o tamanho não se compare) o Aruanã Asiático, peixe que aprecio muito.

Parabéns novamente.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Jan 18, 2013 5:50 pm

Muito interessante... É um belíssimo projeto Edson!!!

Confesso ter o mesmo gosto parcialmente nessa montagem, pois assim como você, gosto muito dos Etroplus. Gosto tanto que estou pensando minunciosamente em mudar de biótopo Sul-Americano para Asiático/Australiano.

De início, fico daqui acompanhando e apreciando cada novidade!!! very good
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Thiago Cardoso Sex Jan 18, 2013 6:14 pm

Bom, quando tiver pronto quero ver essa montagem.
Thiago Cardoso
Thiago Cardoso
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1532
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 41
Localização : São Paulo / Zona Leste / Itaquera

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Jan 18, 2013 8:41 pm

Obrigado amigos!

Apesar de haver certa ansiedade, estou planejando desde já, pois a montagem também tem o fator salinidade e envolve espécies mantidas mais raramente de forma adequada, exigindo mais estudo.

Os amigos possuem alguma sugestão ou dica referente a fauna, flora ou medidas do aquário?
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Wladimyr Sáb Jan 19, 2013 7:08 am

Sinceramente eu aumentaria o projeto, principalmente se vai manter mais que 1 casal de Mexiricas para que se reproduzam e não sejam incomodadas pelas demais (ou optar por apenas um casal), as outras espécies não conheço bem para opinar, tanto quanto a questão das plantas com a salinidade minha experiencia é zero.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Emerson Souza Santos Sáb Jan 19, 2013 8:49 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:Os amigos possuem alguma sugestão ou dica referente a fauna, flora ou medidas do aquário?

Edson, não sei quais serão as medidas do aquário, mas foi uma boa observação a do nosso amigo referente à formação de casais do gênero Etroplus. Acho que seria interessante manter apenas um casal e posteriormente retirar os outros após a formação.

E para que esse casal alcance uma alta taxa de sobrevivência de seus alevinos sem acontecer as tão temidas baixas na fauna, eu recomendaria um aquário com pelo menos 120cm de frente para os Etroplus com os demais que irão compôr a fauna.

Acho que um aquário com 120x50x60 já é suficiente pra toda a fauna. very good

Sobre a flora, acho que seria interessante investir em anúbias que, são resistentes, tem um belo aspecto e farão abrigos aos peixes menores e os gobídeos que gostam muito de sombras da vegetação. As flutuantes Limnobium foram bem nos tanganyikas e creio que em meiados salobro irá se adaptar. As demais já não posso afirmar nada, mas espero que o resultado seja satisfatório. Um gênero de planta comum em locais salobros e não sei se pode ser adaptado aos aquários é Rhizophoraceae. very good

Sobre sugestões para a fauna, de gobídeo que conheço existente aqui no Brasil, acho que:
Stigmatogobius Sadanudio;
Periophthalmus barbarus;

Esses, na minha opinião, os que se enquadram nessa montagem e que saberão se safar das investidas dos Etroplus, caso isso aconteça. O gênero Brachygobius é bem caráter do biótopo, mas são pequenos e pelo pouco que conheço dos gobidae, são agressivos mais intra-espécie e não "chegam junto" com a agressão dos ciclideos e acabam por se estressar, pular do aquário ou até mesmo adoecer. Então, sugiro que opte por gobideos de um porte médio. very good

Bom, não sei se gosta, mas Carinotetradon Travancoricus e Tetradon Biocellatus são boas opções pra fechar sua fauna.

Ficam aí as minhas sugestões pra esse projeto que, igual a você, estou ansioso para vê-lo concretizado. very good

Abraço.
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Jan 20, 2013 2:21 pm

Obrigado amigos!

Emerson, eu havia pensado em 80x40x30, pois li que nesse comprimento dá para manter um pequeno grupo. Além disso, é bem possível que eu vá morar em um pequeno apartamento, o que me dá certo receio em relação ao peso.
Porém, aumentarei as medidas para 100x40x30 ou 120x40x30. Sobre manter apenas um casal, será que seria mesmo arriscado manter um grupo mesmo com 120cm de comprimento? Pergunto isso, pois li em muitos locais que os Etroplus maculatus possuem preferência por nadar em grupos.

Sobre a flora, sua sugestão de anúbias só reforça o que já havia lido em muitos artigos que consultei. Quanto as outras sugestões, vou dar uma pesquisada sobre, pois não conheço essas plantas. Agradeço as sugestões. Uma planta que certamente estará em maior quantidade do que eu já previa é a Microsorum pteropus, pois a planta é nativa da região de onde os peixes também são,ocorrendo naturalmente em água salobra.

Quanto aos gobídeos, também vou pesquisar melhor, pois o material disponível sobre eles é relativamente escasso, agradeço as dicas.

Sobre baiacus, pensava em inserir algum de início, mas mudei de ideia quando pesquisei mais a fundo e vi que podem mordiscar nadadeiras e comer peixes menores (nem tão menores, já que seu estômago possui incrível elasticidade). Além disso, eles acabariam com as neritinas. De todo modo, agradeço a sugestão, pois são peixes que também aprecio.

Vou aproveitar o tempo que tenho pela frente e pesquisar o máximo sobre este tipo de montagem, uma vez que é mais escasso o material sobre aquários salobro e também sobre as espécies que pretendo manter, se comparadas a áquários dulcícolas ou marinhos.

Agradeço os amigos pelas sugestões e dicas, são muito importantes para o planejamento e desenvolvimento do projeto! very good
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Emerson Souza Santos Dom Jan 20, 2013 2:49 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:... eu havia pensado em 80x40x30, pois li que nesse comprimento dá para manter um pequeno grupo. Porém, aumentarei as medidas para 100x40x30 ou 120x40x30.

Edson, realmente essa 1ª medida é suficiente para manter um grupo. O que muitos não explicam é que, após a formação de casal, não existe, em hipótese nenhuma, a possibilidade de manter um grupo sem acontecer baixas. E essas baixas podem ser muitas, e por muitas vezes, até exterminar o grupo pois são de cuidados biparentais. very good

Acho que 120x40x40 pode ser mais interessante, desde que esteja dentro do que é aceitável em questão de espaço e peso.

Sobre manter apenas um casal, será que seria mesmo arriscado manter um grupo mesmo com 120cm de comprimento? Pergunto isso, pois li em muitos locais que os Etroplus maculatus possuem preferência por nadar em grupos.

Como mencionei anteriormente: Antes de formar casal, não há problema. Após a formação, tornam-se verdadeiros Killers e matam peixes de tanto agredi-los, seja entre a espécie ou não.

Nesse link:
http://www.ciclideos.com/forum/especulacao-possivel-troca-biotopo-t18437.html
Tem aqui uma discussão que tive com o Nélio, afim de esclarecer minhas dúvidas da mudança de biótopo. Meu aquário com 100cm de frente não seria possível manter mais de um casal.

Quanto aos gobídeos, também vou pesquisar melhor, pois o material disponível sobre eles é relativamente escasso, agradeço as dicas.

Aqui umas fichas completas sobre as espécies sugeridas:
http://www.seriouslyfish.com/species/stigmatogobius-sadanundio/
http://www.seriouslyfish.com/species/periophthalmus-barbarus/

Fique a vontade em pesquisar e no que precisar, estou aqui amigo. O valor de densidade que quer manter está ótimo para a montagem salobra. very good

Abraço.

Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Jan 20, 2013 3:32 pm

Nossa, não imaginava que o comportamento da espécie pudesse mudar tão drasticamente.

Obrigado pelos links, são espécies realmente interessantes! very good
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Jan 21, 2013 6:22 pm

Pois é amigo... nem eu imaginava tal fato. Mas espero que tenha sucesso nessa montagem e que tudo corra bem, afinal, já tenho uma enorme atração por asiáticos e mesmo não tendo ido à eles, sempre esperei algumém com um projeto símile à minha vontade/gosto. E sei que você é um aquarista de um potencial enorme que vai fazer dessa montagem uma revolução. very good

Abraço.
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Pedro Oliveira Qui Fev 27, 2014 5:42 pm

Opa, vou acompanhar esse tbm!
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 870
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento) Empty Re: Projeto futuro: Nos estuários da Índia (planejamento)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos