Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

+5
leticia pereira
Karina
Wagner Rodrigues
matrixelite
paulo_henrique
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por paulo_henrique Qua Set 28, 2011 3:10 am

Opa galera , vou postar um pequeno tutorial para poder adaptar mais facilmente cascudos de raças (considerados de dificil adaptação) em um aquario .

como muitos sabem , a maioria dos cascudos de raça como :

- pepita de ouro
-bola de neve
- onça pintada
- entre outros de raça

vem para as lojas direto da natureza , onde são capturados e "ensacados" para as lojas ... onde ficam bastante debilitados por estresse e acabam perdendo uma flora intestinal necessária para eles se alimentarem e sobreviver no novo aquário


o básico é chegar numa loja e ver os exemplares com a barriga cheinha ( nem cheia de mais e nem para dentro ) e com a coloração bem viva . Esse tipo de exemplar mostra que o peixe está saudavél

bom agora vamos ao tutorial para uma adaptção melhor e ela tem embasamento em testes que eu realizei quando eu trabalhava em loja de aquarismo


-quando se falam em cascudos ... logo agente pensa em ph ácido ... por isso para muitos isso aqui pode paracer uma loucura ou falta de informação , mas depois de muito tempo testando os cascudos considerados problemáticos o meu tutorial se mostrou funcional na primeira tentativa

vamos as compras : para começar ... se voce tem um aquario alcalino ... perfeito .... entre 7.5 até 9.0 voce tem um bom parametro para testar esse tutorial . Caso vc não tenha esse ph eu recomendo comprar um biobag e um saquinho de 1kg de concha moida . um tronco ... não precisa ter no aquario ... apenas nas 2 semanas de adaptação ... esses cascudos de raça precisam raspar o tronco para realocar a fauna intestinal de onde eles retiram uma fibra da madeira que é necessaria para essa fauna crescer

os cascudos de raça , se adaptam melhor em phs alcalinos ... com meus testes as perdas acabaram chegando a 0 onde em um aquario neutro ou acido as perdas chegavam a 10 exemplares de 30 e considerando os que compravam e voltavam a loja para comprar outro que não se adaptou no aquario chega ao impressionante numero de 18-20 mortos para 10 que sobrevivem

para conseguir adaptar cascudos de raça desses generos que morrem muito é bem simples basta manter o ph acima de 7.5 e um tronco ... não tem problema se o ph cair depois de 2 semanas... e tirar o tronco depois de 2 semanas ... seguindo essa norma de manter o ph alcalino e o tronco por 2 semanas pelomenos .... vc não perdera cascudos de raça facilmente ... se o ph se estabilizar alcalino .. melhor ainda.... nos aquarios alcalinos da loja os cascudos tinham muito mais cor e ficavam muito mais ativos
paulo_henrique
paulo_henrique
Alevino
Alevino

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 36
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por matrixelite Qua Set 28, 2011 3:16 pm

Paulo, não sabia desta informação... já tive um Pepita de Ouro, porem não consegui mante-lo no aqua... o PH estava Neutro 7.0 ... porem ele sempre ficava no canto do aquario grudado no vidro e quase nao saia para se alimentar, por diversas veses inseri alimentos e legumes prox. dele porem não obtive sucesso, após 1 semana infelizmente ele morreu !!!

vlw pela dica...

abs.. Fernando
matrixelite
matrixelite
Administrador
Administrador

Mensagens : 529
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 40
Localização : São Mateus - SP City

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Wagner Rodrigues Qua Set 28, 2011 3:23 pm

legal hein Paulinho... eu já tinha percebido esse esquema da barriga... quando eu comprava cascudos com o ventre retraído, eles fatalmente morriam... mas os barrigas de chopp permaneciam firmes e fortes... hehehehe
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Karina Qua Set 28, 2011 7:27 pm

Opa Então nosso albino vai tomar muito Chopps ahahah
Só tenho uma coisa a dizer, são Lindos e eu quero o Meu!
Karina
Karina
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 310
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por paulo_henrique Qui Set 29, 2011 2:51 am

opa ... vlw galera... max ... dos chatos ... pepita é o rei ... mas seguindo isso vc consegue ter um exemplar perfeito no aquario sem erro ... meus pepitas nao morrem mais ... vou pegar minha camera amanha ai vou postar fotos dos meus peixes ^^
paulo_henrique
paulo_henrique
Alevino
Alevino

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 36
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Karina Qui Set 29, 2011 4:11 am

Aleluia fotos do Paulo. ahahah
Karina
Karina
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 310
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por matrixelite Qui Set 29, 2011 2:42 pm

tenho vontade de adquirir outro pepita no futuro, mas irei ficar + ciente sobre este detalhe ai citado acima. !!!
matrixelite
matrixelite
Administrador
Administrador

Mensagens : 529
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 40
Localização : São Mateus - SP City

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por leticia pereira Qui Out 13, 2011 9:14 pm

nossa incrivel..nao sabia .. muito util..estou querendo comprar um bola de neve,mais era nitido que esta sem flora ..é 40pratas.. tava com medo mas agora vou esperimentar
valeu

abraços
l.p.
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Karina Sex Out 14, 2011 3:55 pm

leticia pereira escreveu:nossa incrivel..nao sabia .. muito util..estou querendo comprar um bola de neve,mais era nitido que esta sem flora ..é 40pratas.. tava com medo mas agora vou esperimentar
valeu

abraços
l.p.


Vale a pena são encantadores.
Karina
Karina
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 310
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Out 14, 2011 11:52 pm

Legal esse tutorial, mas quero deixar um alerta: sempre verifiquem antes se a espécie que querem submeter a esse tratamento prévio é compatível com os parâmetros sugeridos, caso contrário, pode levar a morte ainda mais rápida!

Tirando isso, creio que é extremamente válido tal tratamento!

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por leticia pereira Sáb Out 15, 2011 1:37 am

Edson Paveloski Junior escreveu:Legal esse tutorial, mas quero deixar um alerta: sempre verifiquem antes se a espécie que querem submeter a esse tratamento prévio é compatível com os parâmetros sugeridos, caso contrário, pode levar a morte ainda mais rápida!

Tirando isso, creio que é extremamente válido tal tratamento!

Abraços

sem duvida Edson !
cheers
bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por leticia pereira Dom Out 16, 2011 6:02 pm

ola gente !

só passei pra falar que comprei o cascudo .. na verdade os .. um bola de neve e um tigre .. já estava preparando um aqua pra eles .. pois estão sem flora alguma .. ontem botei eles em um aqua cheeeio de limo.. nao tinham escolha auhs' .. tinha um tronco e botei algumas conchas ..
hoje transferi eles para seu respectivos aquas .. estou esperançosa pois ja estão ganhando flora e se alimentando melhor !

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Out 16, 2011 9:12 pm

Um outro fator essencial que esqueci de citar: deve-se verificar o tipo de dieta da espécie adquirida, nem todos necessitam de troncos ou algas, há espécies (o H. zebra, por exemplo) que são carnívoros, necessitando de alimento vivo e alimento para carnívoros!

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por leticia pereira Dom Out 16, 2011 10:37 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:Um outro fator essencial que esqueci de citar: deve-se verificar o tipo de dieta da espécie adquirida, nem todos necessitam de troncos ou algas, há espécies (o H. zebra, por exemplo) que são carnívoros, necessitando de alimento vivo e alimento para carnívoros!

Abraços

verdade Edson .. no momento me preocupo com a flora .. mais tambem estou oferecendo raçoes.. ainda não estao pegando muito mais eu chego lá auhsu'

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por paulo_henrique Ter Out 25, 2011 4:19 am

a é ... eu que me esqueci desse detalhe basico ... alem de vegetarianos ...varios cascudos são detritivos ... comem peixes mortos... uma dica é oferecer file de tilapia fresco ... poe no sol em um papel aluminio por umas 2 horas ... depois poe no aquario .... só tem que lembrar de nao deixar por mais de 1 hora para nao apodrecer
paulo_henrique
paulo_henrique
Alevino
Alevino

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 36
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Penha Mara Ter Out 25, 2011 12:28 pm

Paulo monte seu artigo e ilustre assim você pode colocar em tópico fixo ajudando assim muitos que compram cascudos!
Ótima ideia sua parabéns.
Penha Mara
Penha Mara
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 384
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 51
Localização : Niteroi, Riode Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por leticia pereira Qui Nov 03, 2011 12:12 am

leticia pereira escreveu:ola gente !

só passei pra falar que comprei o cascudo .. na verdade os .. um bola de neve e um tigre .. já estava preparando um aqua pra eles .. pois estão sem flora alguma .. ontem botei eles em um aqua cheeeio de limo.. nao tinham escolha auhs' .. tinha um tronco e botei algumas conchas ..
hoje transferi eles para seu respectivos aquas .. estou esperançosa pois ja estão ganhando flora e se alimentando melhor !

bjs

bem só agora estou tendo a oportunidade de portar as fotos ..ai segue algumas

eles no saco logo quando chegaram
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) 385822_225239254210387_100001729411116_594848_335804144_n
o bola de neve e o mais embaçado,o tigre rsrs'
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) 392746_225239347543711_100001729411116_594850_1513155994_n
ambos já se encontram muito bem com a flora totalmente recuperada ..segue a foto do bola de neve ..que não sai da caverna ,tentem velo pelas bolinhas auhsua'
Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) 391311_225245124209800_100001729411116_594918_1262058489_n

ainda não consegui tirar foto do c. tigre ..assim que tirar eu mando
espero que tenham gostado

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por BaTs Qui Nov 03, 2011 2:45 pm

eu tenho um azar danado pra cascudos
todos que eu tento manter aparecem com manchas avermelhadas e nao aguentam.
ja tentei aclimatar, quarentenar, alimentar com ração, etc... e uma hora ou outra sempre perco um cascudo.

to pra pegar um abacaxi de uns 25cm, pra colocar com meus pequenos monstrinhos, mas fica o receio de perder mais um cascudo.
BaTs
BaTs
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 43
Localização : interioooooooor de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qui Nov 03, 2011 3:13 pm

Quais os parâmetros, Bats? E qual a(s) espécie(s)?
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por leticia pereira Sex Nov 04, 2011 12:16 am

Bats, como já foi dito aqui o que mais ataca cascudos é a falta da flora intestinal .. depois que perdem ficam muito fragilizados ..
os primeiros sintomas são manchas esbranquiçadas.. sinal de que ele está ficando subnutrido ..

com o tempo a desnutrição pode levar a morte simplesmente pela falta de alimentação ou abre as portas para doenças.. principalmente causadas por bacterias ..estas podem levar a estes sintomas.. manchas avermelhadas,especie de 'hemorragia' .

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Wagner Rodrigues Sex Nov 04, 2011 10:24 am

Eu também já tive alguns problemas com cascudos....
E no meu aquário já existiam muitas algas, além das rações de fundo que oferecia, mas ainda assim eles ficavam com o ventre retraído e morriam...
Enquanto isso, no aquário mal tratado de um amigo, um cascudo abacaxi comprado com 4cm, alcançou incríveis 30cm, isso em pouco mais de 1 ano e num aquário de 80x35x40 affraid ... (que dó!)
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Nov 04, 2011 10:59 am

Que espécie(s) de cascudo(s) era(m) o(s) seu(s), Wag?
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Wagner Rodrigues Sex Nov 04, 2011 11:02 am

ambos eram Abacaxi!
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Nov 04, 2011 11:06 am

Estranho, nem era uma espécie tão sensível... Qual era o pH do aqua?
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Wagner Rodrigues Sex Nov 04, 2011 11:10 am

o meu e do outro cara eram neutros...
e o que mais me deixa intrigado é que o cara lavava o aquário praticamente a cada duas semanas... lavava tudo... até o substrato... (o filtro também)!
Deve ser zica mesmo! huahuhuahua
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario) Empty Re: Cascudos De Raça (tutorial para introdução em um novo aquario)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos