Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Novo aquário - Dúvida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo aquário - Dúvida

Mensagem por lfamancio90 em Sex Ago 02, 2013 10:36 pm

Olá galera, gostaria de que alguem pudesse me ajudar na montagem do meu aqua novo e depois prometo que posto as fotos direitinho.

Bem,vou montar um aqua de 2,00 X 60 X 60 de ciclídeos americanos (Sul), já tenho um Cannister da Hopar de 2200 L/H, um Jebo de 900L/H, uma bomba de circulação forte e um Wet Dry embutido nesse aquario, teoricamente com filtragem adequada ao tamanho.

Dúvidas:

1- O que mais deveria utilizar de filtragem (Mecânica/Biológica);
2- Qual a melhor mídia pros meus filtros, em qual filtro é melhor colocálas (No Cannister ou no Wet/Dry)?;
3- Quais os parâmetros da água? Quanto ao termostato, devo somar quantos Watts?;
4- Qual melhor substrato?
5- Caso queira adicionar algum ciclídeo CA, é muito problemático? Tenho um Red Headed lindo e 2 Mananguensis lindos em outro aquário e não queria me livrar deles;
5- Posso adicionar plantas? Se sim, como faço para plantá-las num aqua de substrato não fértil (Até porque devo utilizar areia de sílica);
6- Iluminação; Posso usar iluminação noturna de LED?
7- TPA de quanto em quanto tempo? Alguma consideração?
8- Quantos peixes posso colocar? Alguma dica para a fauna?
9- Dica de alimentação e suplementação?

Abraço!
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: Novo aquário - Dúvida

Mensagem por lfamancio90 em Sex Ago 02, 2013 10:37 pm

Ah, caso possa colocar alguma flora, qual é a mais ideal?
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por joaoc em Sex Ago 02, 2013 11:10 pm

Qual tamanho do sump? Vc tem 3100 litros/hora de filtragem e deve tentar aproximar isso de 7000 l/h!

Mídias para filtragem biológica existem algumas muito boas e eu utilizo Siporax e para filtragem mecânica vc pode utilizar esponjas e perlon.

As TPAs, assim como parâmetros vão variar muito devido a fatores variados, como fauna, filtragem, etc...

Fauna é muito pessoal, diga espécies que vc gosta que o auxiliaremos para compatibiliza-la.

CAs "dificilmente" vc conseguirá introduzir, já que comentou que gostaria de uma fauna Sul Americana.

Abç

joaoc
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por lfamancio90 em Sex Ago 02, 2013 11:26 pm

Sad Gosto tanto dos meus peixinhos... daí então teria que fazer um de CA mesmo neh? em vez de sul americano... Gosto de, jack dempsey, texas blue, do flower (Tava afim de comprar um thai silk dum conhecido meu), amo oscar, salvini e gosto também de amazônico tipo o tucunaré, aruanã e Potamygron... 
para atingir 7000 você me indica que equipamento? O sump eu ainda vou montar, já que ainda nao montei o aqua... vc me indica que tamanho.
O perlon é o que? Siporax é uma cera né? Tenho purigen em casa.
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Reis em Sex Ago 02, 2013 11:41 pm

Recomendo que siga as instruções do João sobre a filtragem, pois ela é o coração do aquário e você depende dela para definir tudo.
Assim que definir sua filtragem, tente definir sua fauna e assim poderemos te ajudar em tudo o que você quiser.

Obs.: Tanto o Red Head Cichlid, quanto o Managuense são peixes da América Central, desta forma já fogem à sua ideia inicial de fauna (sul-americana).

Abraço
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por lfamancio90 em Sex Ago 02, 2013 11:46 pm

Então devo mudar pra CA mesmo, são meus filhotinhos queridos. Só não abraço pq eles ficam submersos e os mananguensis são mto dentuços. UIEHuiehUIEHuieh
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Reis em Sex Ago 02, 2013 11:53 pm

Só tome cuidado ao popular o aquário com os centro americanos, pois apesar de ter em mãos um tanque de bom volume, os peixes também atingem um bom tamanho e cada um possui um temperamento agressivo ao seu modo.
Logo a principio lhe pergunto: Os managuenses são um casal?; Pois se forem, provavelmente terá problemas com o comunitário. Mas enfim, já tem em mente alguma fauna montada?

Abraço
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por lfamancio90 em Sex Ago 02, 2013 11:59 pm

Rapaz, vou ser sincero com você. Não sei se são casal não, mas eles vivem juntinhos euiheuiehuieheuihe tem algum dismorfismo sexual que eu possa olhar?

Não tenho nada em mente não, mas esses são os peixes que eu curto muito. E já teria 2 mananguensis e um red headed.
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Reis em Sab Ago 03, 2013 12:16 am

Nos managuenses as nadadeiras dos machos são finas (terminam em ponta) e a das fêmeas é mais arredondada, além de o macho apresentar coloração mais forte (principalmente em época de reprodução). Qual o tamanho dos espécimes que tem aí?
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidado em Sab Ago 03, 2013 12:18 am

A maioria das espécies que descreve são encontradas nas Américas do Norte e Central. Os ciclídeos do novo mundo são das espécies mais inteligentes do hobby, dada a incomparável interatividade que demonstram com seus donos, sendo às vezes comparados aos cães em termos de inteligência.

Para essas espécies é interessante manter uma boa circulação e oxigenação de água, bem como uma filtragem reforçada. Algumas dessas espécies estão acostumadas a rápidos fluxos com correntes fortes na natureza e necessitam duma filtragem acima da média, a partir de 8x o volume d’água do aquário, com um estágio de filtragem biológico bem dimensionando, sendo o tipo de filtro mais indicado para essas espécies o sump. O ideal é que comece com peixes jovens em maior número, para conforme socializarem selecioná-los antes de chegarem a adultos.

Particularmente alteraria essas dimensões, pois para essas espécies é mais importante à área útil do aquário que a altura da coluna d’água. 2 metros é um ótimo começo, mas quanto mais comprido e profundo melhor, de forma que diminuindo essa altura para 50-40 cm e aumentado em largura e comprimento, poderia diminuir a espessura dos vidros, poupando grana e oferecendo mais espaço útil para a formação dos territórios. Uma vez que a harmonia do aquário dependente do espaço em que os espécimes serão inseridos; um aquário bem decorado também é muito importante nesse aspecto, condição que é preciso criar esconderijos e delimitar territórios, através da utilização de pedras, troncos ou outros para se ter sucesso com essas espécies.

É igualmente relevante que escolha bem o que pretende antes de adquiri-los, pois apesar da maioria das espécies possuírem má fama, assim como os demais ciclídeos com outra distribuição geográfica, eles possuem diferentes graus de agressividade e territorialidade. Principalmente intra-espécie, entre machos, e às vezes também entre macho e fêmea, podendo o macho massacrar a fêmea, ou por esta não querer acasalar ou apenas por rejeitá-la. A altura da reprodução também é complicada no que tange à socialização, mas fica a seu critério configurar um aquário só com machos ou com casais de acordo com a sua pretensão, uma vez que seu vidro lhe possibilita tal escolha.

É importante que se valha de truques para controlar a agressividade dessas espécies, colocando todas as espécies pretendidas de uma só vez e ainda jovens, para que definam seus territórios, estabeleçam suas hierarquias, e habituem-se uns aos outros. Mantendo companheiros ideais como “Dither fish”, peixes-alvo e peixes de fundo de grande porte, que além da beleza auxiliam na "limpeza" do aquário e concedem a montagem um aspecto mais natural. Porém não acho correto que misture essas espécies com outras da América do Sul, a menos com sua generalidade. É certo que existem exceções como a Andinoacara rivulatus, Cichlasoma festae, etc, mas a generalidade delas possuem forma de socialização diversa, ou seja, são menos agressivas e territórias, de maneira que irão se sentirem estressadas sob as investidas mais pesadas dos centro.

Abraços
Convidado
Convidado

Mensagem por lfamancio90 em Sab Ago 03, 2013 12:48 am

Nélio, vou mudar as dimensões. Obrigado. De peixes de fundo você me indica quais?
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Sab Ago 03, 2013 2:39 am

Grande projeto! um verdadeiro sonho! Cola conosco aqui e terá um ambiente maravilhoso pra você e seus peixes!

Um Cascudo que atinja algo entre 40 e 60 cm é uma boa opção Very Happy com essas medidas penso que poderá manter 2

Sobre o Sump deve ter no mínimo volume correspondente a 25% do aquário uma bomba que mova 5X ou mais o volume do aquário (o restante da movimentação faz-se com a utilização de bombas de circulação e/ou wavemakers). como ainda vai fazer o aquário será fácil fazer a bota de descida para o Sump, se fizer com 50 cm de altura o aquário pode utilizar vidros de 10mm com muita segurança. 

Pretende fazer Background 3D? ficaria muito louco Very Happy como gosta de centro americanos, indico que veja alguns vídeos do Lee Nuttal (obrigado Nélio) terá grandes idéias para seu projeto (Canal do Lee Nuttal no Youtube)

[]s

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por lfamancio90 em Sab Ago 03, 2013 1:11 pm

Muito obrigado galera! 

1- Quanto de Siporax, Perlon devo usar?
2- Posso usar areia de sílica?
3- Posso botar umas plantas? Como coloco-as se utilizar a aréia de silica como substrato?
4- Quais parâmetros da água?
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por lfamancio90 em Sab Ago 03, 2013 1:14 pm

Wladimyr, já tinha visto alguns aquarios desse cara... top né?
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidado em Sab Ago 03, 2013 4:55 pm

lfamancio90 escreveu:Nélio, vou mudar as dimensões. Obrigado. De peixes de fundo você me indica quais?
Congruente ao que foi dito pelo Wlad, loricarídeos de grande porte são as melhores opções. Particularmente "babo" nas espécies da América do Sul como a "L14", "L155", "L48", Acanthicus adonis, Panaques de modo geral, etc. Existem opções a perder de vista na família Loricariidae, inclusive nativas caso pretenda retratar algum biótopo especifico, como espécies robustas dos gêneros Hypostomus, Pterygoplichthys, etc.

Como “Dither fish” opte por espécies maiores como grandes tetras velozes da América Central, podendo usar também espécies da família Cyprinidae como Barbus, Danios ou Rasbora de maior dimensão.

O seguinte "link" contem excelentes informações sobre: On Dither Fish

Peixes alvo também irão desempenhar um papel importantíssimo e resultar bem em seu aquário, principalmente na manutenção de casais, a fim de realizar a dispersão da agressividade deles nas posturas. Sendo interessante utilizar espécies rápidas de menor porte como a Amatitlania nigrofasciata de fácil acesso no comercio de aquários.

lfamancio90 escreveu:Muito obrigado galera! 

1- Quanto de Siporax, Perlon devo usar?
2- Posso usar areia de sílica?
3- Posso botar umas plantas? Como coloco-as se utilizar a aréia de silica como substrato?
4- Quais parâmetros da água?
A SERA recomenda 1L de Siporax para cada 200 litros, porém especificamente seria generoso na quantidade de bio-mídias, pois os "Central American Cichlids" são bem sujões. Relativo ao perlon, com certeza como estágio de filtragem mecânica a fim de correr a água através dele, para apanhar o maior número de partículas suspensas possível.

Sobre a areia pode sim. Para os ciclídeos da América Central são interessantes plantas resistentes, principalmente anexadas ao layout como Microsorum pteropus, algumas Anubias, etc. Entretanto mesmo estas estão sempre em risco de serem comidas. Espécies do gênero Vallisnerias vão bem na areia.

Sobre as características da água, são recomendáveis valores neutros a ligeiramente alcalinos para a generalidade das espécies, mas isso requer uma analise subjetiva, sendo ainda mais importante a estabilidade desses valores. A temperatura deve figurar entre 20 a 30 º C, podendo ser aproximada ao máximo caso objetive uma maior frequência de desovas.

Abraços

Última edição por Nélio Júnior em Sex Ago 09, 2013 4:13 am, editado 2 vez(es) (Razão : Erro de digitação.)
Convidado
Convidado

Mensagem por lfamancio90 em Sab Ago 03, 2013 5:15 pm

Pedi pra montar um sump de aproximadamento 270 L... e solicitei que instalasse uma bomba de recalque bem potente... ainda nao sei qual o fluxo... mas ele vai me passar as que ele tem... 
O aqua não vai poder ser tao comprimo quanto eu queria... vai ficar 190 x 70 x 60 porque nao entra no elevador euieheuiheuihe
onde eu compro o siporax?
lfamancio90
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Sab Ago 03, 2013 5:20 pm

Qualquer loja de aquarismo ou pela internet, no Mercado Livre tem ótimos anúcios.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por joaoc em Sab Ago 03, 2013 7:43 pm

Complete seu cadastro para facilitar!

Essa midia é encontrada em qq (ou quase) loja de aquarismo, assim como o Lucas disse.

Abç

joaoc
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Guto Mendes em Dom Ago 04, 2013 3:52 pm

Eu vou defender a causa do amigo e compatriota gauchesco Daniel Murtada
Guto Mendes
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário