Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Mistura dos lagos (espécies). Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Mistura dos lagos (espécies). 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Mistura dos lagos (espécies). EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Mistura dos lagos (espécies). EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Mistura dos lagos (espécies). EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Mistura dos lagos (espécies). EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Mistura dos lagos (espécies). EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Mistura dos lagos (espécies). EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Mistura dos lagos (espécies). EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Mistura dos lagos (espécies). EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Mistura dos lagos (espécies). EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Mistura dos lagos (espécies). Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Mistura dos lagos (espécies).

+2
Karina
Wagner Rodrigues
6 participantes

Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por Wagner Rodrigues Seg Out 17, 2011 1:31 pm

Tendo em vista as diversas dúvidas de membros novatos no hobby, ou que tenham sido mal influenciados por outros criadores ou lojistas, resolvi criar este artigo, onde irei colocar de forma rápida, clara e objetiva, ALGUNS dos motivos pelos quais não devemos misturar espécies de lagos diferentes (Malawi, Tanganyika e Victória) em nossos aquários.

Parâmetros:Alguns aquaristas, por pura ignorância ou por apenas desconhecerem o fato, acreditam que os parâmetros das águas dos grandes lagos africanos são os mesmos, mas não são. vejamos:

Lago Malawi:
pH: de 7,5 a 8,5;
dH: de 4 a 6;
kH: de 6 a 8;
Temperatura: 23 a 28° C.

Lago Tanganyika:
pH: de 8,7 a 9,3;
dH: de 11 a 17;
kH: de 16 a 19;
Temperatura: 23 a 27° C

Lago Victória:
pH:de 7,5 a 8,6;
gH:de 2 a 8;
kH:Não encontrei referências
Temperatura: de 23 a 25° C

Como podemos observar, os parâmetros da água não são iguais, e mesmo que pareçam próximos, não devem ser assim considerados, uma vez que buscamos as melhores condições para nossos peixes, e devemos lhes proporcionar as condições mais próximas possíveis de seu habitat natural. Os parâmetros da água podem propiciar o aparecimento de doenças, prejudicar o crescimento dos peixes, impedir a reprodução, enfim, trazer muitos males a saúde dos peixes.

Outra incompatibilidade está na alimentação, vejamos:

Alimentação:

No lago Malawi, o maior grupo de peixes, e também o mais difundido no hobby, são os Mbunas, estes peixes vivem áreas rochosas do lago, e se alimentam principalmente das algas que beliscam sobre as rochas, estes são classificados como Herbívoros, e devem se abster de alimentação a base de proteínas, uma vez que seu trato digestivo é muito longo, e portanto, sensível a alimentos de demorada digestão, e tal tipo de alimentação pode leva-los à morte, por uma doença chamada Malawi Bloat(veja http://www.ciclideosbr.com/t77-malawi-bloat).
Ainda no lago Malawi, existem os Nom-Mbunas, que são todos os outros peixes que vivem no lago e não habitam as áreas rochosas, estes são Onívoros, ou seja, necessitam de uma alimentação a base de vegetal e animal, apreciam alimentos vivos como artêmias alevinos e outros. A manutenção dos Nom- Mbunas (Haplochromis, Aulonocaras e outros) com peixes herbívoros, é totalmente desaconselhada, pois se seguirmos a dieta correta para os onívoros, iremos causar maus tratos aos herbívoros, e se fizermos o inverso, ou seja, tratar dos peixe somente com alimentação de origem vegetal, não iremos proporcionar a alimentação correta aos Nom- Mbunas/ onívoros, uma vez que sua dieta será deficiente, não lhes proporcionando a proteína e as vitaminas necessárias para uma boa saúde, e isso pode alavancar um surto de doenças no aquário, além de prejudicar muito a reprodução e o crescimento dos peixes, também impede que os mesmos mostrem toda sua coloração.
No Lago Tanganyika, a questão da alimentação não é tão relevante, uma vez que suas espécies são na maioria onívoros, se alimentando principalmente de proteína animal. Isto torna propicio uma montagem de um aquário comunitário com as espécies do lago, onde a alimentação não seria um problema, porém, ao misturar algum Mbuna, ou qualquer outro herbívoro neste aquário, estaríamos fazendo algo errado, e certamente este peixe sofreria com doenças no seu trato digestivo, assim como já foi visto acima.

O comportamento entre as espécies também são muito diferentes, e podem causar problemas:

Comportamentos:

Os peixes do lago Malawi, são considerados os mais agressivos no que se tratar de Ciclídeos Africanos, porém existem algumas exceções. No lago Tanganyika, existem alguns peixes que se colocados junto aos Mbunas (os mais agressivos do Malawi), são capazes de dominar o aquário, isso porque sua agressividade ficaria descontrolada, uma vez que os Mbunas apesar de territorialistas, não são muito de respeitar o território alheio, e vivem em disputas pelo mesmo, o que não agradaria Leleupis, Brichardis, Cylindricus e alguns outros pestinhas do Tanganyika. Ocorre que se estas espécies forem mantidas num aquário com outras espécies de seu próprio lago, esta agressividade se torna mais branda, já que possuem comportamentos similares, ou seja, cada um ocupa um território no aquário, e por lá permanece, deixando apenas o dominante passar por lá, e mesmo assim, as vezes ainda ocorrem certas desavenças. Outro prejuízo na mistura de espécies de lagos diferentes está na reprodução, uma vez que o comportamento de alguns podem prejudicar a reprodução de outros (isso pode também ocorrer sem a mistura entre lagos, mas é menos propício).

O layout do aquário também pode ser um problema.

Layout:
O layout de um aquário deve ser criado a partir das espécies que o aquarista vai manter, e isto engloba, substrato, rochas, plantas, conchas, troncos, e até a iluminação.
Existem montagens onde o aquarista deseja a introdução de plantas, o que não é problema algum num aquário de Tanganyikas, mas pode ser uma grande dor de cabeça se entre eles houver um Mbuna. Estes costumam comer as plantas, fazendo com que estas morram e prejudiquem a montagem.
A manutenção de Mbunas e plantas num aquário é possível, porém são necessárias algumas observações, mas isso é outro assunto.
Outra coisa relacionada a layout que pode causar problemas, é o posicionamento das rochas e conchas. Os ciclídeos do Malawi costumam dividir grandes pilhas de rochas no aquário, ficando cada um com um pequeno território entre elas, já os Ciclídeos do Tanganyika, costumam ocupar sozinhos uma pilha de rochas, não deixando que qualquer outro peixe se aproxime desta, o que se agrava bastante na época da reprodução. Outra coisa importante é a posição das rochas, uma vez que em geral, os peixes do Malawi incubam seus ovos na boca, necessitando apenas de um local tranquilo para o ritual de acasalamento, o que não é tão simples com a maioria dos peixes do Tanganika, que necessitam de fendas e cavernas para a colocação de seus ovos, que permanecerão entre estas rochas até que eclodam. O mesmo acontece com os conchícolas do Tanganyika, que precisam de suas conchas para se refugiarem e se reproduzirem.

O tamanho do aquário

Aquário:

O aquário para os Ciclídeos Africanos, além de observar os parâmetros da água, o grande volume de filtragem e alguns outros componentes, também deve observar o seu tamanho.
As vezes o aquarista possui um aquário pequeno, e pensa que ali pode colocar qualquer espécie de qualquer lago, porém, não é bem assim.
Os peixes do lago Malawi, em regra devem ser mantidos em aquários com volume superior a 200l, e com comprimento maior que 120cm. Isto tendo em vista sua agressividade.
Os peixes do Lago Tanganyika, em regra podem viver em aquários com volume até mesmo inferior a 200l, e com comprimento as vezes menores de 100cm.
Claro que aos dois exemplos acima existem exceções, e que deve sempre ser observadas.
Observando estes dois exemplos, podemos criar mentalmente algumas situações onde certamente teríamos problemas na mistura das espécies, por exemplo num aquário de 150 litros, se colocarmos Mbunas e Tanganyikas, certamente os mbunas iriam se rebelar e acabar matando os tangas, e depois disso se matando. Exemplos de casos desse tipo não faltam pelo hobby.
O tamanho de alguns dos peixes do Malawi, também são bem superiores aos pequenos Tangas, assim como podemos observar melhor ao compararmos estes com as Aulonocaras e com os gigantes Haplochromis.


Bom, creio que consegui passar de uma maneira genérica alguns dos principais motivos pelos quais não devemos misturar as espécies de lagos diferentes.
Para ser um bom aquarista, devemos pensar primeiramente no bem estar dos peixes, e depois no nosso, então não deixe que o comodismo se sobreponha sobre a saúde e o bem estar de seus peixes, e lhes ofereça o melhor que você puder, pois com certeza estes irão te recompensar com sua beleza e saúde.

"Leia, e leia muito, e quando achar que já leu bastante, leia mais um pouco pois só está começando a aprender."


Wagner Rodrigues.






Última edição por Wagner Rodrigues em Seg Out 17, 2011 2:25 pm, editado 2 vez(es)
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Re: Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por Karina Seg Out 17, 2011 1:36 pm

Bom, Diante dessa informação vemos que a mistura pode custar a saude e até a vida de alguns.
Obrigada pela Informação!
Karina
Karina
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 310
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Re: Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por Ciclídeo maníaco Seg Out 17, 2011 1:49 pm

Parabéns Wag!

Ficou excelente!

Abração!
Ciclídeo maníaco
Ciclídeo maníaco
Administrador
Administrador

Mensagens : 490
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 12
Localização : Brasil

http://www.ciclideosbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Re: Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por Penha Mara Seg Out 17, 2011 2:20 pm

Parabéns Wagner, espero que os iniciantes observem, eu já segui indicações assim e me dei bem, errar acontece, mais persistir no erro não é legal!
Aos iniciantes ... eu espero que sigam os conselhos do Wagner não é à toa que ele escreveu esse tópico para nós!
Obrigada Wagner.
Penha Mara
Penha Mara
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 384
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 51
Localização : Niteroi, Riode Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Re: Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por leticia pereira Seg Out 17, 2011 3:33 pm

realmente Wag. ficou excelente .. também espero que os iniciantes observem e estudem bem sobre o assunto do topico .. essa mistura são erros classicos e como Penha disse não é legal persistir neles ..

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Re: Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por Edson Paveloski Junior Seg Out 17, 2011 4:53 pm

Misturar lagos pode não parecer grave aos leigos, mas é uma atitude tão louca quanto misturar neons e platys em comunitários de não ciclídeos!

Veio bem a calhar esse tópico!

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura dos lagos (espécies). Empty Re: Mistura dos lagos (espécies).

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos