Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Fotografando nossos aquários Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Fotografando nossos aquários 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Fotografando nossos aquários EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Fotografando nossos aquários EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Fotografando nossos aquários EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Fotografando nossos aquários EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Fotografando nossos aquários EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Fotografando nossos aquários EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Fotografando nossos aquários EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Fotografando nossos aquários EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Fotografando nossos aquários EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Fotografando nossos aquários Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Fotografando nossos aquários

+2
Lucas Duarte
Renato B.
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Qui Mar 06, 2014 8:54 pm

Fala pessoal, este tópico tem como objetivo trazer um pouco de informação pra aqueles que desejam melhorar suas fotografias de peixes e outros animais dos nossos aquários, bem como ser um espaço para troca de experiências e surgiu da ideia do nosso amigo Lucas Duarte durante conversas no tópico do meu aquário.
Não sou nenhum especialista e meu conhecimento em fotografia é no máximo “amador”, venho tendo dificuldade em achar algum curso ou professor focado nesta área da fotografia pra me ajudar portanto me municiei de muita paciência e força de vontade para estudar por conta própria. Não tenho pretensão de ser uma referência e muito menos condições de ser um professor, me coloco no nível dos iniciantes e também espero que alguém com mais conhecimento que eu possa aparecer por aqui e ajudar.
Vou buscar trazer informações técnicas sem ser muito maçante e também as minhas próprias experiências. Não gostaria que este tópico virasse uma vitrine ou competição de câmeras mas sim um estúdio com foco no fotógrafo, nas técnicas que melhor atendam ao nosso objetivo e no melhor uso do equipamento que voce tenha.

Fiquem a vontade pra postar as fotografias que tirarem afim buscar o aperfeiçoamento.


Introdução:

Nossos aquários estão sempre em mutação, seja nas diferentes montagens ou simplesmente nos diferentes ciclos das plantas peixes e layout, parece bem óbvio, e é mas eu só percebi o valor da documentação fotográfica desses estágios depois da minha primeira “boa” montagem, eu sempre me lembro do meu Malawa, dos peixes dominantes e seus reinados, das femêas pondo e carregando os ovos na boca e por fim, dos primeiros peixes que ali nasceram e cresceram. Foram 8 anos de desenvolvimento e investimento de tempo e dinheiro, que hoje só existem em algumas péssimas fotos e na minha memória.  
Nas montagens seguintes eu tentei fotografar mas nunca conseguia boas fotos, é praticamente impossível se tirar boas de peixes em aquários sem o mínimo de conhecimento e um bom equipamento, então eu pensei que talvez a saída fosse partir para vídeos e comprei uma boa câmera HD, nossa um novo horizonte se abriu até esqueci das fotografias, gerando vídeos muito bacanas de todas as minhas outras montagens.

Com o passar do tempo, fui me desenvolvendo com a handcam e comecei a perceber os limites daquele equipamento, perfeito para se documentar um panorama geral do aquário mas eu comecei a sentir falta da captura precisa de detalhes, fidelidade de cores, possibilidade de ampliação, imagens de coisas muito pequenas com definição e etc... Por isso resolvi investir numa boa câmera digital e mergulhar nesse universo maravilhoso da Fotografia.





Como o assunto é extenso vou postando na medida do possível, vou começar com a parte de equipamentos básicos.
 
Equipamentos
A câmera:
Em meados de 1999 chegaram as primeiras câmeras digitais populares, popularizando a fotografia e facilitando e muito a vida do fotógrafos. Muitos dos atributos anteriores a isso como o ISO (sensibilidade do filme) e balanço do branco eram atributos dos FILMES e as câmeras digitais incorporaram tudo isso no captador digital que está dentro da câmera digitais atuais, substituindo assim o antigo filme e agilizando e muito o processo de fotografia.
Hoje temos desde as câmeras compactas, dessas de bolso do tipo mire e dispare que são automáticas, as semiprofissionais que dão ao usuário um pouco mais de ajustes e qualidade até as DSLR profissionais que contam com vários modelos desde os mais acessíveis que custam o mesmo que um smartfone atual até as mais caras podendo chegar ao preço de um carro esportivo.
Meu foco aqui são as câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) que acredito serem as mais indicadas para o nosso objetivo mas com os fundamentos que vou expor aqui, tenho certeza que até os usuários de compactas simples vão conseguir melhorar suas fotos pelo simples fato de usar melhor as funções automáticas de suas câmeras.
 
As DSLR consistem em duas partes, o Corpo (a câmera em si) e a Lente.
Podemos fazer uma analogia onde o corpo da câmera seria o nosso cérebro, onde recebemos e processamos a imagem e a lente os nossos olhos, sendo a combinação correta entre estes dois equipamentos um fator determinante para o resultado final da fotografia desejada.
 

Acho fundamental entendermos as partes do equipamento e a maneira como trabalham pra podermos pensar em como fotografar a partir da capacidade do equipamento e não apenas da nossa vontade. Isso vai nos ajudar na escolha do equipamento e de acessórios corretos pro que pretendemos fotografar. (Não adianta comprar uma Ferrari se vc pretende fazer Rally)

Funcionamento:

Fotografando nossos aquários Dr7n

De maneira geral e simplificada, podemos ver neste esquema que a luz entra pela lente, passando pelo diafragma (Aperture) que funciona como a nossa pupila, abrindo ou fechando de acordo com a quantidade desejada de luz , isso pode ser ajustado automática e/ou manualmente, a partir dali a luz passa pelos elementos da lente que determinam distancia focal e zoom por exemplo (vou abordar as lentes com mais detalhe mais pra frente), chegando a um espelho (Mirror) em 45 graus que reflete a luz para que possamos ver através do ocular da câmera. Este espelho se abaixa quando tiramos a fotografia permitindo que a luz chegue ao obturador (Shutter) que se abre expondo a luz ao sensor da câmera por um período de tempo que pode ser ajustado de maneira automática e/ou manual, o sensor assim capta a nossa fotografia.
 
Velocidade do Obturador:
Através da velocidade do obturador, podemos deixar o nosso “filme” exposto por mais ou menos tempo, o que é muito interessante pois para fotografar objetos estáticos ou noturnos, permitimos que a câmera capte mais detalhes por assim dizer. Já no caso de objetos em movimento é muito melhor ter uma alta velocidade nesta abertura pois isso permitirá que a câmera congele o momento. Uma fotografia de um objeto em movimento como um peixe, tirada com uma baixa velocidade resulta numa foto borrada.
Nas câmeras compactas em parte das semiprofissionais não temos controle manual deste parâmetro, mas sabendo deste princípio podemos ajustar melhor as opções que as nossas câmeras nos dão, como por exemplo a função retrato para um objeto estático ou lento e a função esporte para objetos em movimento.
Nas DSLR também temos a possibilidade de ajustar esse parâmetro manualmente dando muito mais precisão e controle no resultado final.
 
ISO:
O nome ISO vem do órgão que padroniza toda cadeia produtiva (ex.ISO 9001) e no nosso caso a granulometria ou sensibilidade do antigo filme e hoje do captador digital. Pra não ficar muito extenso, o que nos cabe entender agora é o ISO é medido em números e quanto menor esse número menor a sensibilidade, maior contraste e granulação fina portanto maior a qualidade da foto.Quanto maior o ISO maior a sensibilidade a luz, o que nos permite tirar fotos em ambientes escuros ou no caso dos aquários, aumentar o ISO pode ser a saída para se evitar os reflexos e distorções causados pelo Flash mas quanto maior o ISO mais granulada vai ficar a fotografia.

Este também é um parâmetro automatizado na maioria das câmeras e mais uma vantagem da DLSR onde se pode ajustar manualmente.





Acho que é o suficiente pra começarmos e tudo que meu tempo me permite pra hoje, espero que gostem.


 very good 


Última edição por Renato B. em Qui Mar 06, 2014 10:01 pm, editado 1 vez(es)
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Qui Mar 06, 2014 9:31 pm

Grande Renato, obrigado pela colaboração amigo, o "posto" de Professor não é dado por títulos e sim por resultados e suas fotos falam por si só.

Esse tópico foi criado para quem deseja levar o nível de fotografia a um nível acima, pois com já dito em alguns tópicos anteriores, na net possui algum material com dicas básicas de como fotografar aquários, mas no dia-a-dia é outra história.

Aqui vão alguns links:

Link 1
Link 2
Link 3


Com isso, pretendemos buscar dicas para máquinas e equipamentos digamos "não profissional".

Minha duvida era justamente sobre o ISO, pois quando tirado sem o Flash ele ajuda ou atrapalha, ou seja, deve estar alto ou baixo?

Outra dúvida é quanto ao foco, é possível ajusta-lo manualmente na câmera Nikon Coolpix l810? Li de cabo a rabo o manual e nada....

Abç.


Última edição por Lucas Duarte em Sex Mar 07, 2014 5:33 pm, editado 2 vez(es)
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Qui Mar 06, 2014 9:57 pm

Lucas, o ISO ajuda quando tiramos fotografias sem o flash, quanto mais alto, maior a capacidade da camera em tirar fotografias boas em ambientes com pouca luz mas cabe bom senso, o ideal é ir aumentando e batendo fotos até atingir o ajuste ideal porque simplesmente jogar o ISO no maximo que sua maquina permite pode resultar numa foto granulada ou como ouvimos por ai "pixelada", na sua camera o iso vai só até 1600 portanto as chances de disso acontecer são menores.

Em relação ao foco, pelo que pude ver nos descritivos da sua camera, ela nao dá a opção de foco manual mas se tiver vc deve encontrar um anel de foco na parte da frente da lente, caso nao encontre significa que o foco é automatico o que é bom por um lado pois facilita sua vida e aumenta a agilidade ao tirar as fotos mas prejudica por outro lado pois é a camera que decide em que plano focar. 

Eu te aconselho a comprar um tubo adaptador, onde vc pode acoplar qualquer lente nikon (checar o diametro da sua lente para comprar o adaptador correto). Neste caso vc consegue aumentar e muito as possibilidades de fotos no seu equipamento.

Abç!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Qui Mar 06, 2014 11:37 pm

Obrigado Renato, vou dar uma pesquisada nesse tubo adaptador.

Hoje tentarei tirar algumas e ver o resultado, qualquer coisa lhe dou um toque.

Abraço e obrigado.

PS.: Em respostas seguidas não há necessidade do "QUOTE", assim as mensagens ficam menores e mais fáceis de se acompanhar.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por raphabss Sex Mar 07, 2014 12:44 am

Muito bom o tópico.

Parabéns amigo.
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Sex Mar 07, 2014 2:29 am

raphabss escreveu:Muito bom o tópico.

Parabéns amigo.

Também estou gostando...rss.

Renato, tirei milhões de fotos aqui e poucas ficaram realmente boas, mas isso quando o peixe ajuda...rss. Fiquei alternando entre o ISO, estabilizador de imagem, foco e muitos outros recursos que resultaram que quase nenhuma diferença. Segundo a dica de um fórum que vi, coloquei em modo "fogos de artificio", ajudou um pouco mas nada relativamente engrandecedor, o jeito será esse tubo adaptador mesmo...Sad

Amanhã postarei algumas fotos interessantes da diferença citada, quem sabe você me dá mis algumas dicas...rss.


Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sex Mar 07, 2014 3:56 am

Legal Lucas, tbm andei praticando pra tentar mostrar a diferença com fotos e nao apenas texto mas é assim mesmo, eu tbm tenho que tirar trocentas fotos pra no final selecionar as melhores. Se eu tiver tempo, amanha eu venho com novidades.
Abç
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Sex Mar 07, 2014 12:17 pm

Bom, ontem fiquei praticamente das 9 da noite até a 1 da madruga "trabalhando" na máquina, entre fotos horríveis e vídeos instrutivos na net....separei 3 vídeos que achei bem importante e ilustra o que o Renato está querendo nos dizer......:







.....Renato, após ver os vídeos realmente compreendi sua explicação sobre o Obturador e a relação com o ISO e abertura do diafragma, mas para minha total infelicidade e desgosto..... cussing ........minha máquina não faz essa regulagem manualmente e o modo automático nunca realmente "pega" o que quero. Sad 

Mas com todo esse tempo e alguns recursos pouco interessantes, captei algumas imagens digna apenas de entrar em discussão, aí vão elas:

Diferença do ISO com o peixe quase parado, acredito que a respiração cause algum impacto na imagem:

ISO 100:
Fotografando nossos aquários Arraia_ISO_100

ISO 800:
Fotografando nossos aquários Arraia_ISO_800

Diferença do ISO com o peixe em movimento:

ISO 100:
Fotografando nossos aquários Aruan_ISO_100

ISO 400:
Fotografando nossos aquários Aruan_ISO_400

ISO 800:
Fotografando nossos aquários Aruan_ISO_800

Diferença do ISO em um objeto totalmente parado:

ISO 100:
Fotografando nossos aquários Bomba_ISO_100

ISO 400:
Fotografando nossos aquários Bomba_ISO_400

ISO 800:
Fotografando nossos aquários Bomba_ISO_800

Agora utilizando o Flash:

ISO 100:
Fotografando nossos aquários Flash_ISO_100

ISO 400:
Fotografando nossos aquários Flash_ISO_400

ISO 800:
Fotografando nossos aquários Flash_ISO_800

Outra dificuldade é respeito ao foco, quando aproximado utilizando o zoom optico e não digital, a imagem não foca perfeitamente, na auto regulagem nota-se um foco perfeito por segundos, mas a máquina logo desfoca o "item":

Com um leve zoom:
Fotografando nossos aquários Foco_1

"Médio" zoom:
Fotografando nossos aquários Foco_2

"Alto" zoom:
Fotografando nossos aquários Foco_3

Aqui notei que em algumas fotos o ISO, apesar de captar maior luminosidade, ele desfoca algo em movimento, como o movimento da flor d'água:

ISO 100:
Fotografando nossos aquários ISO_100

ISO 400:
Fotografando nossos aquários ISO_400

ISO 800:
Fotografando nossos aquários ISO_800

Outro ponto negativo do Flash é o reflexo que aparece no vidro:

Fotografando nossos aquários Reflexo_Flash

Creio que o que aprendi com tudo isso, tirando o fato de saber agora que minha máquina fotográfica é "ultra super mega amadora", todas essas regulagens serve para representar a intenção de focar e desfocar com boa resolução algo que queremos, é como criar um tema ou uma história com apenas uma imagem. As regulagens podem variar muito de acordo com a situação a ser posta, ou seja, tenho que trocar de máquina e aprender muito ainda...rss.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sex Mar 07, 2014 4:22 pm

Sensacional Lucas ! 

Muito obrigado pela contribuição, tenho certeza que muitas pessoas que tem maquina semiprofissional de entrada vão entender que da sim pra se fazer boas fotos mas vão entender o limite do equipamento e quão importantes são os ajustes abordados.

Abertura de diafragma, velocidade do obturador e ISO são a tríade da fotografia, e o mais interessante é que dependem um do outro, ou seja,  eles tem que ser ajustados em conjunto pois mesmo nas cameras mais avançadas quando vc ajusta um desses parâmetros ou outros devem ser compensados automaticamente ou manualmente. 

Ja comecei a trabalhar na continuação mas vou ver se consigo preparar mais um material sobre distancia focal pra ilustrar melhor a questão do foco, e tbm sobre fotômetro e flash. 

Estamos avançando  gole 

Abç!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Sex Mar 07, 2014 4:58 pm

Pois é Renato, esse tópico está ficando "recheado" de boas informações sobre fotografar nosso hobby, espero que ainda mais...rss.

Mais alguns links interessantes com dicas básicas:

Fotografando aquário para concurso

Fotografando aquário plantado e peixes

Esses são mais que interessantes:

Fotografando seu tanque pt 1

Fotografando seu tanque pt 2

Fotografando plantados

Sabe algo a respeito da falta de foco quando utilizado um zoom mais alto na minha câmera?

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Pedro Oliveira Sex Mar 07, 2014 6:40 pm

Mandou bem demais heim Renato!!!
Pena que só vi agora e estou de saída, mas segunda-feira eu vou ler linha por linha!

Abraços a todos!
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 870
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sex Mar 07, 2014 8:00 pm

Lucas, este seu problema com o foco eu acredito que se deva a duas possiveis causas ou a combinação de ambas.

1- Distancial Focal

Nada mais é do que a distancia entre o captador da sua camera e a sua lente, por isso numeramos as lentes em milimetros, por exemplo uma lente 50mm tem 5 cm desta distancia, neste caso o angulo de visão da lente é muito semelhante ao do olho humano, numa lente de 7 mm temos o efeito olho de peixe com um angulo enorme por exemplo. Numa lente de 200mm  este angulo ja é bem menor, portanto se for fotografar o mesmo objeto com a lente de 50mm vc vai ficar numa derterminada distancia e na de 200 vc vai ter que se afastar muito mais pra conseguir enquadrar. 

Dito isso, segue o que penso ser o problema neste caso:

Nao sei explicar muito bem na teoria mas na pratica, pelos testes que venho fazendo, o que acontece é que dependendo da distancia focal da sua lente, voce vai conseguir focar objetos mais proximos ou mais distantes (perceba que nao estou falando de zoom ainda), no seu caso eu acho que vc passou do limite do sua lente, ou seja,  a distancia entre a sua camera e o objeto fotografado era muito pequena para o zoom desejado. Outra coisa que vc pode pesquisar é qual a distancia focal da sua camera e se o zoom é optico ou digital. 
No meu caso o que acontece é que se eu usar a minha lente com o maior ZOOM 55-250mm, e usar o zoom maiximo dela, eu simplesmente não consigo focar nada, na distancia que tenho pra fotografar meu aquario, nem manualmente, por isso pra fotos bem aproximadas eu uso a lente 18-55mm aproximando a camera ao maximo do objeto. Já para as fotos MACRO, de detalhes minusculos ainda  adiciono filtros a minha lente que são como lupas.

2- Foco automatico

Em algumas fotografias que eu venho tirando, as de grande ampliação como os closes dos camarões, minha camera não consegue focar automaticamente mas quando eu passo pro foco manual eu consigo (Lembrando que o foco é um item da lente e não da camera no caso das DSLR).

Mas ainda etou procurando uma explicação mais técnica e menos confusa.

Abç!


Última edição por Renato B. em Sex Mar 07, 2014 8:14 pm, editado 4 vez(es)
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sex Mar 07, 2014 8:10 pm

Valeu Pedrão !
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por raphabss Sex Mar 07, 2014 8:33 pm

Realmente é muito bom tirar belas fotos dos nossos peixes e aquários. Mas o hobby já é um pouco caro, imagina comprar uma câmera dessas semi profissionais só para isso. rsrsrs
Fora da minha realidade, mas as dicas são muito legais mesmo. Vai ajudar muitas pessoas.

Parabéns para o Renato pela iniciativa e para o Lucas por complementar.


Abs
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sex Mar 07, 2014 8:50 pm

Aproveitando a contribuição do Lucas e o fato de poder mostrar mais alguns exemplos de ajustes, segue o material que preparei.

Por motivos óbvios de economia de tempo e facilidade de controle do ambiente escolhi tirar fotos de objetos na minha mesa e não do meu aquario.Não são os objetos mais bonitos nem os mais saudaveis mas acho que vão servir pra mostrar as diferenças.


Nas fotos a seguir vou marcar alguns numeros, onde O significa velocidade do obturador, D abertura de Diafragma e I significa o ajuste do ISO.


1- Como já foi bem abordado pelo Lucas, vou começar com asfotografias de exemplos de ISO onde todas tem  O = 1/15  D = 5.0



  I = 100 
Fotografando nossos aquários R4g7

 I= 400

Fotografando nossos aquários L8fc

I = 1600  (o mais próximo do ideal para a luz que tinha no ambiente)

Fotografando nossos aquários Sqfz

I= 12800 (Repare nos ruídos na imagem e na super exposição)

Fotografando nossos aquários Rn7r



Agora vou mostrar exemplos de ajustes de Diafragma: 

Onde em todas as fotos O = 1/8 e I = 500 e repare que quanto maior o número, mais fechado esta o diafragma, passando menos luz e sub expondo a foto quando não compensamos com velocidade ou ISO.


D = 4.0 

Fotografando nossos aquários 0kjw

D = 10

Fotografando nossos aquários G9jl

D = 25

Fotografando nossos aquários Nlvt


Ainda na questão do Diafragma, tem um ponto que acho muito interessante pras fotos dos nossos aquarios, que é a "Profundidade de campo" .

Nada mais é do que a faixa "em foco" que aparecerá na sua fotografia e é regulado com a abertura ou o fechamento do diafragma e nos dará a oportunidade de deixar em destaque um unico plano (peixe por exemplo) ou deixar em foco 2 ou 3 planos do seu aquario, no caso nao apenas o peixe em destaque mas animais ou plantas atras dele por exemplo. repare que a unica configuração que não modifiquei foi o ISO mas quanto maior a abertura do diafragma (entra mais Luz) maior deve ser a velocidade do Obturador, compensando a quantidade de luz que vai entrar (vice e versa).

O=4" D= 25 I=800

Fotografando nossos aquários 75f8

O=10 D=4 I=800

Fotografando nossos aquários B7i0



E agora pra finalizar essa seção de fotos medonhas, segue a foto que a minha maquina (Canon 70D) julgou ser a  IDEAL no modo automático.

O=60 D=4.0 I=1600

Fotografando nossos aquários 91n4

Nem sempre vai ser o que agente quer, portanto quanto mais configurações seu equipamento permitir, maior o seu controle sobre o resultado final.




Abç!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sex Mar 07, 2014 9:06 pm

Ta, pra não dizerem que não postei nenhuma foto do meu aquario, seguem fotos usando a tecnica de profundidade de campo.

Ponto de foco bem na  cabeça do peixe

Fotografando nossos aquários Z1m9

aqui o objetivo era dar destaque os olho do peixe.
Fotografando nossos aquários Kg75

Agora o Oscar como plano principal mas com outros peixes e plantas em foco.

Fotografando nossos aquários P8r3

E por fim uma foto onde pretendia captar todos os peixes da cena em foco.

Fotografando nossos aquários Rx12

As fotos não estão das melhores mas o meu objetivo era abordar a questão do foco em diferentes planos.

Abç
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sáb Mar 08, 2014 12:15 am

Aproveitando a sexta feira chuvosa, gostaria de abordar novamente a questão da velocidade do obturador e seus beneficios.

Como ja vimos aqui, este parâmetro serve para regularmos o tempo de exposição do nosso "filme" e além de ser um fator determinante na quantidade de luz que o captador digital vai receber dando a possibilidade de ajuste de outros parâmetros pretendidos como por exemplo do diafragma para conseguirmos uma maior profundidade de campo, a velocidade do obturador, acima de tudo nos serve para congelar imagens em frações de segundo, o que nos permite tirar fotos de peixes em movimento. Mas não é só isso.

Todos nós ja vimos aquelas fotos "impossiveis" daqueles momentos absurdos onde um gato esta literalmente no ar pegando um pássaro em pleno voo ? Aquela foto que agente poderia bater 1000000 fotos e nunca conseguiria chegar nem perto ?

Pois é, não é sorte.

As cameras mais potentes tem um recurso de fotografia sequencial que nos permite captar toda a ação  batendo fotos numa sequencia muito rapida, tipo uma metralhadora, dando a possibilidade ao fotografo de escolher depois a melhor foto, sim A FOTO.

Segue uma sequência que fiz para ilustrar o processo:

Fotografando nossos aquários Pwoi

Fotografando nossos aquários Hhv5

Fotografando nossos aquários H8t2

Fotografando nossos aquários Z19s



Uma segunda sequencia com um resultado bem inusitado

Fotografando nossos aquários 9gcn

Fotografando nossos aquários Ko2wu 

Fotografando nossos aquários G80z

Fotografando nossos aquários Ie48


A velocidade usada foi de 7 fotos por segundos nestas sequencias.

Espero que gostem.

Abç!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Wladimyr Sáb Mar 08, 2014 2:06 am

Show de fotos, show de dicas! Very Happy

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Sáb Mar 08, 2014 2:14 am

Impressionante as fotos amigo, nada melhor que uma regulagem de diafragma, obturador, Isso e foco manualmente.

Minha máquina, quando utilizado esse recurso de várias fotos, saem praticamente todas tremidas. Agora, entendendo um pouco mais com sua ajuda, noto que nas imagens aparece o tempo do obturador 1/10, 1/50, 1/25, ou seja, tempo de mais aberto, por isso a imagem tão desfocada.....rss.

Hoje "brincarei" um pouco mais com isso e sobre o foco, descobri como configurar o MACRO nas imagens de perto, já fiz até algumas fotos bem legais....rss.

Fotografando nossos aquários Caramujo

Fotografando nossos aquários Planta

Fotografando nossos aquários Moeda

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sáb Mar 08, 2014 2:40 am

Boa Lucas! 

Muito legais as fotos, a da planta que acredito ser uma "sunset"m na minha opinião ficou perfeita, muito bem enquadrada e com uma exposição muito boa !

Vamos lá, temos quer bater muuuuitas fotos mesmo, acredito que esse é o caminho pro desenvolvimento das tecnicas e do bom uso do nosso equipamento. Espero que mais membros contribuam nesta jornada.

Abç!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Sáb Mar 08, 2014 3:36 am

Obrigado amigo, agora estou explorando o "mundo da fotografia sequencial, bebei nas suas...rss.

Veremos os resultados.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Sáb Mar 08, 2014 3:49 am

Renato, surgiu mais um problema:

As fotos sequenciais saem juntas no computador, como faço para separa-las?

Fotografando nossos aquários DSCN0389

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Renato B. Sáb Mar 08, 2014 6:11 pm

Oi Lucas, estranho, nunca vi saírem juntas assim, parece até aquela função panorâmica.
Para separar as fotos é bem facil , vai precisar de algum programa de edição de imagem que pode ser dos mais simples, ou pode tentar fazer isso pelo paintbrush do seu pc.

Aliás, este assunto é muito pertinente para abordarmos mais pra frente, o tratamento das imagens é tbm uma área sensacional.
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Lucas Duarte Dom Mar 09, 2014 9:49 pm

Tentei pelo aplicativo da câmera no computador e não encontrei nada, acho que é uma função com essa intenção.
Encontrei a função real que eu queria mas não tive grandes resultados....rss.


Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Igor Dom Mar 09, 2014 11:56 pm

A Minha maquina tira fotos sequenciais igual as suas Lucas.
Igor
Igor
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando nossos aquários Empty Re: Fotografando nossos aquários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos