Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

POVOAÇÃO DE AQUÁRIO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

POVOAÇÃO DE AQUÁRIO

Mensagem por PEDROMELO em Seg Mar 10, 2014 5:38 pm

Estou recente no hobby , iniciei com um aquario 200lt , onde optei por peixes mais simples . Foi navegando na web que descobri os ciclideos africanos e logo fiquei interessado. Estou montando um aquàrio de 200 x 60 x 70  e estou em dúvida como povoa - lo , alguém poderia me ajudar ? se possivel também com equipamento e mídias ?
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: POVOAÇÃO DE AQUÁRIO

Mensagem por Lucas Duarte em Seg Mar 10, 2014 6:48 pm

Pedro, primeiramente seja bem vindo, assim que possível passe na sala de apresentação a faça a sua para que o pessoal lhe dê as boas vindas.

Nessa montagem poderá optar por qualquer um dos lagos, logo o pessoal mais qualificado lhe dará as melhores opções. Segue alguns links que podem lhe inspirar:

Lagos africanos

Lago Victória

Lago Malawi

Lago Tanganyka

Curiosidade do lago Tanganyka

Quanto aos equipamentos, um aquário com 70cm de altura dificulta na iluminação e manutenção, caso opte por mudar lhe indico no máximo 60cm.

Caso opte por manter essas medidas, um filtro sump seria o melhor sistema de filtragem, pois é possível inserir uma maior quantidade de mídias filtrantes. Para filtragem, utilize o perlom como mecânica e cerâmica de alta porosidade para a biológica, no compartimento de recalque poderá instalar uma bomba de 5 a 10x a litragem do aquário com termostatos somando de 400 a 500w.
De resto, e uma bela montagem que dará gosto de acompanhar, fundo preto e 0,3 a 0,5w por litro deve compor a iluminação.

Abç.

Última edição por Lucas Duarte em Seg Mar 10, 2014 6:55 pm, editado 1 vez(es)
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por raphabss em Seg Mar 10, 2014 6:54 pm

Fala Pedro, tudo bem?

Inicialmente, apresente-se. Seria interessante que completasse seu cadastro incluindo o estado que reside.

Para seu aquário indico escolher apenas uma espécie. Acredito que desta forma o resultado seja muito melhor, tanto para apreciar o comportamento dos ciclídeos africanos, que é sensacional, como sua primeira experiência no hobby.

Aconselho a espécie Metriaclima lombardoi, pois macho e fêmea são de coloração diferente. Desta forma pode curtir tanto o azul como o amarelo forte dos peixes.

Equipamentos: Vai necessitar de 1 aquecedor de 200w no máximo e talvez ventoinhas para diminuir a temperatura nos dias mais quentes. As ventoinhas dependem do estado que reside. Eu sou do RJ, portanto no verão os dias são realmente bem quentes.

Já o filtro indico que use o SUMP. Mais econômico e melhor espaço para acomodar o material filtrante, como perlon (lã), carvão ativado/purigem e cerâmicas biológicas.

Qualquer dúvida estamos ae. Abração e sucesso na montagem, não esqueça de postar fotos.
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Seg Mar 10, 2014 7:01 pm

raphabss escreveu: Vai necessitar de 1 aquecedor de 200w no máximo....
Rapha, o aquário que o Pedro está montado é de 840 litros, onde apenas 1 aquecedor não dará conta nos dias mais frios.
PEDROMELO escreveu:Estou montando um aquário de 200 x 60 x 70......
O indicado é no mínimo 0,5w por litro, sendo 420w para essa montagem.

Abç.

Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por raphabss em Seg Mar 10, 2014 7:07 pm

Grande Lucas, tudo bem?

Rsrsrsrs. Rapaz, confundi tudo. Ele iniciou com 200lts e agora foi para um maior.

Pedro, desconsidere a maior parte do que disse. rs
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Ver perfil do usuário

Mensagem por PEDROMELO em Seg Mar 10, 2014 9:13 pm

ótima orientação Lucas , irei diminuir altura para 0,60 cm , excelente os link indicados . Com relação a filtragem , enfrento um problema ,que mencionei em minha apresentação , em minha cidade apesar de poucas lojas , não encontrei nenhum aquário com esse sistema ( SUMP ) , o vendedor da melhor loja do seguimento daqui me indicou que utiliza - se um caníster ( 2200lt ) ou um filtro pressurizado de lago com uma bomba( 5000lt ) . Qual orientação que você me daria nesse sentido ? o substrato é conforme o lago de origem dos ciclídeos?
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por raphabss em Seg Mar 10, 2014 9:34 pm

Pedro,

O sump pode ser feito a partir de um aquário de 100x40x50. Existem diversos modelos na internet, assim fica mais fácil você montar. Compre o aquário acima e faça você mesmo as divisórias para os elementos filtrantes. O canister de 2200lts não vai ser suficiente, já o filtro para lago seria uma boa. Porém acho que vai sair mais caro que o sump, pois neste você vai comprar o aquário já pronto e o resto você mesmo consegue fazer comprando os elementos filtrantes.

O substrato pode ser dolomita ou aragonita, o primeiro tem um poder maior de deixar a água alcalina. Existem outros, porém esses são os mais usados.

Abs
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Ver perfil do usuário

Mensagem por PEDROMELO em Seg Mar 10, 2014 9:52 pm

Obrigado Raphael , eu mesmo estou construindo o aquário, mas irei pesquisar pra vê se consigo fazer com sump , caso me enrole , farei sem. quanto aos filtros,caso não consiga fazer com sump , seguirei tua orientação , farei para lago ( qual vazão e bomba ? ) abraço!
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Ter Mar 11, 2014 12:46 am

raphabss escreveu:Grande Lucas, tudo bem?
Rsrsrsrs. Rapaz, confundi tudo. Ele iniciou com 200lts e agora foi para um maior.
Que isso Rapha, foi só uma confusão básica, algo muito comum entre um fórum descontraído de amigos.
PEDROMELO escreveu:....em minha cidade apesar de poucas lojas , não encontrei nenhum aquário com esse sistema ( SUMP ) , o vendedor da melhor loja do seguimento daqui me indicou que utiliza - se um caníster ( 2200lt ) ou um filtro pressurizado de lago com uma bomba( 5000lt ) . Qual orientação que você me daria nesse sentido ?
O sump é sem duvida o melhor, tanto em custo, mais barato, como benefício, mais eficiente. Opte por comprar o vidro pela internet, ele já vem com furo no vidro para a queda d'água para o sump e se não encontrar um vidro furado ou quem o faça, um Sistema Overflow é uma ótima solução.
Caso não tenha como, dois ou 3 canisters dará conta do recado, mas sairá bem mais caro que o sistema indicado.
PEDROMELO escreveu:Obrigado Raphael , eu mesmo estou construindo o aquário, mas irei pesquisar pra vê se consigo fazer com sump , caso me enrole , farei sem. quanto aos filtros,caso não consiga fazer com sump , seguirei tua orientação , farei para lago ( qual vazão e bomba ? ) abraço!
Como já indicado acima:
Lucas Duarte escreveu:......no compartimento de recalque poderá instalar uma bomba de 5 a 10x a litragem do aquário.....
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Ter Mar 11, 2014 12:50 am

raphabss escreveu:Grande Lucas, tudo bem?
Que isso Rapha, foi só uma confusão básica, algo muito comum entre um fórum descontraído de amigos.
PEDROMELO escreveu:....em minha cidade apesar de poucas lojas , não encontrei nenhum aquário com esse sistema ( SUMP ) , o vendedor da melhor loja do seguimento daqui me indicou que utiliza - se um caníster ( 2200lt ) ou um filtro pressurizado de lago com uma bomba( 5000lt ) . Qual orientação que você me daria nesse sentido ?
O sump é sem duvida o melhor, tanto em custo, mais barato, como benefício, mais eficiente. Opte por comprar o vidro pela internet, ele já vem com furo no vidro para a queda d'água para o sump e se não encontrar um vidro furado ou quem o faça, um Sistema Overflow é uma ótima solução.
Caso não tenha como, dois ou 3 canisters dará conta do recado, mas sairá bem mais caro que o sistema indicado.
PEDROMELO escreveu:Obrigado Raphael , eu mesmo estou construindo o aquário, mas irei pesquisar pra vê se consigo fazer com sump , caso me enrole , farei sem. quanto aos filtros,caso não consiga fazer com sump , seguirei tua orientação , farei para lago ( qual vazão e bomba ? ) abraço!
Como já indicado acima:
Lucas Duarte escreveu:......no compartimento de recalque poderá instalar uma bomba de 5 a 10x a litragem do aquário.....

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por PEDROMELO em Ter Mar 11, 2014 1:12 am

Lucas entendi que o sistema sump é mais viável e barato , conforme opinião dos colegas ,quanto a comprar o vidro via web , também boa dica ( apesar do receio do transporte para minha região ) . mas quanto ao filtro pressurizado para lago , com uma bomba potente? Aproveitando, com relação a fauna, li vários tópicos a respeito e ainda estou em dúvida, qual sugestão você me daria para fazer a povoação de um aquário da capacidade do meu , em quantidades e espécies?
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por raphabss em Ter Mar 11, 2014 5:42 pm

Fala Pedro, tudo bem?

Cara, o SUMP é melhor, mas nada impede que trabalhe com o filtro para lagos. Seu aquário tem 840 litros, o ideal seria que o filtro para lagos rode por baixo uns 6.000L/H. Talvez até mais por conta da coluna d'água que a bomba terá que vencer para retornar a água ao aquário. Opte pelo filtro que tiver o maior espaço possível para armazenamento de material filtrante, quanto maior melhor.
Sobre a fauna, vai ter que ser baseada em sugestões e muita pesquisa. Pois vai bater de frente com problemas de cores iguais e etc. Eu continuo sugerindo o Metriaclima lombardoi com um grupo de 1Mx4F, isso se for montar um biótopo do lago malawi. Claro que vai entrar outras espécies ae, essa é apenas a sugestão de entrada.

Agora se preferir montar um  biótopo do lago tanganyika, pode colocar uma colônia de Tropheus.

Aconselho fazer uma pesquisa inicial dos dois lagos e decidir com qual deles vai querer trabalhar. Após isso damos dicas das espécies e você vai escolhendo quais mais gosta e assim, em conjunto, fazemos a mistura das espécies compatíveis.

Espero ter ajudado. Abs.
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Ter Mar 11, 2014 7:51 pm

Pedro, eu recomendaria uma espécie um pouco mais tranquila do Malawi: Pseudotropheus saulosi. Essa espécie forma colonias, possui cores diferentes entre os sexos e o macho dominante tolera outros machos dominados (estes assumem uma coloração intermediária entre a do macho dominante e a das fêmeas).

Abraço

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Mensagem por PEDROMELO em Ter Mar 11, 2014 9:03 pm

Obrigado mais uma vez amigos, irei agora tocar a montagem do aquário e equipamentos, quando for colocar os peixes vai ser tranquilo , afinal com essa ajuda que vocês dão , não vejo como não ficar show. um ultima pergunta ( por enquanto ) viajo com certa frequência a São Paulo , vocês me indicariam algum local para aquisição de ciclídeos , porquê aqui na minha cidade não acredito que encontre variedades ?
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wagner Castro em Qua Mar 12, 2014 1:03 pm

Beleza pesoal,
se optar por filtro p lagos ou samp atente bem ao tamanho do movel.
o meu inciei antes de entrar no forum peguei as medidas na net e ficou um pouco apertado.
tenha calma com a fauna veja bastante videos pois um aquario desse porte não fica barato p trocar.
Wagner Castro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Qua Mar 12, 2014 2:28 pm

Na capital existem muitas lojas, aconselho que visite algumas para reparar nos peixes oferecidos, se são identificados pelo nome científico, se são mantidos em boas condições de parametros, se os exemplares estão com boa aparência, se os vendedores são atenciosos, se não falam muita asneira etc, como é muito contramão para mim não frequento lojas da capital para lhe indicar nenhuma específicamente.

[]s

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por PEDROMELO em Qua Mar 12, 2014 6:21 pm

Amigos , estou comprando o vidro para iniciar montagem de meu aquário ( 200 x 70 x 60 ) irei mandar cortar  na seguintes medidas , corrijam - me se estiver errado :
- vidros frontais : 200 x 60 ---- 2 unid
- vidro fundo : 200 x 70 ------- 1 unid
- vidros laterais : 67,93 x 60 ---- 2 unid
OBS : Penso em fazer trava francesa dupla :- 200 x 50mm  : 4 pçs
-67,93 x 50mm : 2 unid
-57,93 x 50mm : 2 unid ( trava de baixo )
OBS: Estou perdido com relação travas de baixo laterais
OBS2: Caso eu coloque cantoneira de aluminio , preciso fazer travamento?
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Qua Mar 12, 2014 6:43 pm

Aguarde o amigo Lucas Duarte tem um esquema bom para cálculo das medidas dos vidrod e travas e tenho certeza que poderá ajudar, qual será a espessura dos vidros? Mesmo que coloque cantoneiras indico que trave o aquário para maior segurança, mas pessoalmente acho essas cantoneiras de alumínio muito feias, a não ser que as pinte de preto fosco e faça a tampa e móvel combinando.

[]s

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Qua Mar 12, 2014 7:24 pm

Se for fazer com 10mm, o fator de segurança será de 3,42 e o mínimo recomendado é de 3,8, portanto recomendo que o faça de 12mm.

Caso opte por faze-lo de 10, coloque travas francesas duplas em cima e em baixo para eliminar a deflexão do vidro.

Dimensões em milímetro (mm):

Fundo = 2000 x 700 x 10 (01 peça)
Frente/Costas = 2000 x 589 x 10 (02 peças)
Lateral Direita/Esquerda = 678 x 589 x 10 (02 peças)

Travamento:

Trava Inferior Longitudinal = 1977 x 50 x 10 (02 peças)
Trava Inferior Transversal Esquerda/Direita = 575 x 50 x 10 (02 peças)
Trava Inferior Transversal Central = 575 x 50 x 10 (01 peça)

Trava Superior Longitudinal = 1977 x 50 x 10 (02 peças)
Trava Superior Transversal Esquerda/Direita = 677 x 50 x 10 (02 peças)
Trava Superior Transversal Central = 677 x 50 x 10 (01 peça)

Para cada 1cm de substrato é necessário 20Kg de areia (aproximadamente).

Peso vazio = 130 Kg
Peso Cheio = 920 Kg

Se optar em fazer com vidro de 12mm eu refaço para você.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wagner Castro em Qua Mar 12, 2014 7:26 pm

sem duvida tem que travar o aquario, as cantoneiras são só p garantir.
o tamanho do aquario e com o movimento dos peixes a pressão é muita.
não pode ter nenhum erro.
Wagner Castro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por PEDROMELO em Qua Mar 12, 2014 8:41 pm

Se não for abusar Lucas , gostaria que fizesse calculo com vidro 12mm , nesse caso o travamento pode ser só na parte superior ?
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alex Mendes em Qua Mar 12, 2014 10:59 pm

Pedro, BLZA!!!!

O bom de buscar informação nos fóruns, é a diversidade de opiniões e gostos, e como você já está muito bem orientado em relação à montagem, vou dar minha opinião somente na fauna....hehehe.

Já tive CA's dos dois lagos, malawi e tanga, são lindos em beleza e de comportamentos sem igual, porém diferenciado de muitas espécies.
Se for povoar seu aqua com os malwis, com certeza não conseguira manter nenhuma planta "natural", somente com um belo lay-out rochoso e sem troncos, alguns galhinhos dá até para compor o lay-out.
Se for povoar com tangas, dá até para colocar algumas plantas "naturais" e com galhos, pois ambos os lagos necessitam de um PH Alcalino, dependendo da espécie que optar, na minha opinião, entre esses dois lagos, gosto mais dos tangas.
Porém, ainda na espécie Ciclídeos, temos os Centro-Americanos e da América do Sul, ambos com padrões fenomenais, eu optei pelos Centros-Americanos, pois o PH para eles é entre neutro e ácido, nos dando oportunidade de manter algumas plantas e troncos para compor o lay-out.

Segue alguns exemplos para você ter noção.

Sul-Americanos, do nosso amigo Lucas.

Centro-Americanos, esse é meu....hehe

Malawi, do nosso amigo Junior Gorski

Tanganyca, do nosso amigo Emerson, mestre nos tangas... very good 
http://img407.imageshack.us/img407/6876/dscf5587a.jpg

São só exemplos, pois até mesmo dentro de cada lago ou região, tem outras montagens destinadas a cada particularidade da espécime que você desejar. Daí pra frente é só pesquisar.

Este é o mundo encantador do aquarismo.

Boa sorte na montagem e na decisão da fauna.

Estarei acompanhando
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Ver perfil do usuário

Mensagem por PEDROMELO em Qui Mar 13, 2014 1:46 am

Alex são muito bonitos , com certeza servirão de inpiração.
Grande abraço!
PEDROMELO
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Dom Jul 20, 2014 12:44 am

Acompanhando... very good

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador