Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Futuro projeto para Papilocromis (2014) Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Futuro projeto para Papilocromis (2014) 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Futuro projeto para Papilocromis (2014) EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Futuro projeto para Papilocromis (2014) Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Futuro projeto para Papilocromis (2014)

+2
Lucas Duarte
Ramon
6 participantes

Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Qui Mar 13, 2014 5:26 pm

Olá pessoal,
tenho em mente um novo projeto, possivelmente para o segundo semestre de 2014 e gostaria de discuti-lo do '0 ao 100%" com a galera aqui do fórum.
Irei atualizando esta primeira página, assim que formos definindo algumas questões.
Primeiramente, deixo claro gostaria de um "aquário com plantas" e como estrela principal, um casal de Papilocromis.

DIMENSÕES
90x35x40 (comprimento x profundidade x altura) é o que cabe no espaço para ele
126 litros brutos
vidro 6mm, travas francesas superiores e inferiores

FILTRAGEM
1 Canister SunSun 1400 l/h com filtro UV-9w HW-303B
3 litros de Ista

ILUMINAÇÃO
1 ou 2 fitas de Led SMD 5050, branco (cada uma com 15w, 220v e 1m / 60 leds)
1 tubular de Led Blue, 28cm com 48 leds, 3,5w.

TERMOSTATO
1 de 300w

FLORA
Musgo de Java;
Valisnérias;
Elódeas.
Anúbias

ENFEITE
Tronco de Tarumã
Plantas artificiais.

SUBSTRATO, CO2 E FERTILIZAÇÃO
Camada de húmus, areia e pedrisco de rio;
CO2 caseiro (bicarbonato de sódio e vinagre);

FAUNA
1 casal de Mikrogeophagus altispinosus (Altispinosa, papilocromis)
5 corydoras Schwartzi
5 Rodóstomus


Abertas as discussões!  very good


Última edição por Ramon em Qui Abr 03, 2014 8:57 pm, editado 3 vez(es)
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Lucas Duarte Qui Mar 13, 2014 6:44 pm

Belo projeto amigo, estarei acompanhando.

Não vejo necessidade de um filtro de 1400 L/h para um plantado, onde o excesso de movimentação do recalque possa favorecer as algas.
Em um sistema equilibrado é desnecessário o uso do UV, optaria em adquirir um filtro de no máximo 1000 L/h sem o UV economizando para as mídias biológicas.
300w de termostato também é exagero, caso já o tenha tudo bem, mas caso vá comprar opte por um de 100w.
Também não sou fã de plantas artificiais, além do fato não-natural elas desbotam com o tempo.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Alex Mendes Qui Mar 13, 2014 7:25 pm

Ramon escreveu:Olá pessoal,
tenho em mente um novo projeto, possivelmente para o segundo semestre de 2014 e gostaria de discuti-lo do '0 ao 100%" com a galera aqui do fórum.
Irei atualizando esta primeira página, assim que formos definindo algumas questões.
Primeiramente, deixo claro gostaria de um "aquário com plantas" e como estrela principal, um casal de Papilocromis.

DIMENSÕES
90x35x40 (comprimento x profundidade x altura) é o que cabe no espaço para ele
126 litros brutos

FILTRAGEM
1 Canister SunSun 1400 l/h com filtro UV-9w HW-303B

ILUMINAÇÃO
1 ou 2 fitas de Led SMD 5050, branco (cada uma com 15w, 220v e 1m / 60 leds)
1 tubular de Led Blue, 28cm com 48 leds, 3,5w.

TERMOSTATO
1 de 300w.

FLORA
Musgo de Java;
Valisnérias;
Elódeas.

ENFEITE
Tronco de Tarumã
Plantas artificiais.

SUBSTRATO, CO2 E FERTILIZAÇÃO
Camada de húmus, areia e pedrisco de rio;
CO2 caseiro (bicarbonato de sódio e vinagre);

FAUNA
1 casal de Mikrogeophagus altispinosus (Altispinosa, papilocromis)
5 corydoras Schwartzi
5 Rodóstomus


Abertas as discussões!  very good

Ramon, BLZA!!!!

Como vc mesmo optou por um aquário "com plantas" e não plantado, não tem necessidade de colocar substrato fértil, fertilizantes nem CO2, mas disso depende quais plantas vai por, as que você optou, não precisam de muitos cuidados, eu ainda acrescentaria algumas Anubias, tais como barteri, nana e lanceolata. Algumas de superfície também seria bem vindo nesta montagem.
Se lhe interessar, ficaria muito bonito uma montagem com substrato preto, tipo o Black Blue da Mbreda, é um pouco mais caro, mas realçaria bem as cores dos Ramirezis, que creio eu, daria para por um pequeno harém, 1 macho e umas 3 ou 4 fêmeas.
No demais nosso amigo Lucas já lhe orientou sabiamente.

Boa sorte no projeto.

Acompanhando.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Wladimyr Qui Mar 13, 2014 10:51 pm

Show de projeto,

Se ficar com toda essa estrutura pode considerar como plantado high tec e escolher plantas mais exigentes e até carpete Very Happy

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Wagner Castro Sex Mar 14, 2014 1:05 am

Blz pessoal,
Na minha opinião (tenho só 1 ano e meio no hobby)
Plantas artificiais nãoooooooooo combina,
termostato 100 wts
filtro 1000 l/h
essas plantas não precisam substrato fértil.
Wagner Castro
Wagner Castro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 340
Data de inscrição : 13/12/2013
Idade : 43
Localização : ITU, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Alex Mendes Sex Mar 14, 2014 4:04 am

Se for colocar somente as plantas que citou, não precisa de substrato fértil...
Se optar por um aquário "plantado", ai sim vai precisar de substrato fértil, CO2 e fertilizante. Ai poderá colocar plantas mais exigentes, conforme citou o Wladimyr.

Abraços.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Sex Mar 14, 2014 11:01 am

Blz pessoal!
Vamos aos poucos.

- Tenho um termostato de 150w no aqua de 72 litros e no inverno não passava dos 25°. Por isso pensei em 300w pra esse novo projeto; (inverno com temperaturas negativas por aqui)
- Quanto ao substrato fértil (húmus) e CO2 (caseiro), vou ficar nas plantas low-tech, e dar esse bônus a elas...
- As artificiais serão mescladas com as naturais. Permanecem SÓ se ficar bom. (Vi muitos aquas com artificiais que são um show a parte)
- Esse filtro HW-303B encontrei em uma loja no Paraguay. Tem esse modelo e um maior. Preço super acessível. Mas caso seja muito 'forte' procurarei o de 1000l/h.
- Esqueci de descrever as mídias: 3l de Ista. (editei)
Essas mídias são suficientes?

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Wladimyr Sex Mar 14, 2014 11:41 am

Olá amigo,

As mídias me parecem suficientes, mas a certeza quem dará são os tóxicos se mantendo zerados após a ciclagem Very Happy

Ok, se prefere as low tec, não coloque as elódeas, pois mesmo soltas na água, sem substrato nem fertilização, elas se espalham e dominam toda a coluna d'água e acabarão atrapalhando o restante da flora, indico que plante Amazonense, Anubia, rabo de raposa, microsorum, musgo (qualquer 1 funcionará), valisnerias (se conseguir a spirallis é muito bacana), cabomba, etc.

Se tiver espaço acima da coluna d'água pode incluir espécies de folhas e flores flutuantes como a ninfeia por exemplo, pois com toda essa iluminação é bom ter uma planta para sombrear principalmente onde for plantar a anubia e a microsorum que não gostam de muita luz.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Seg Mar 17, 2014 12:52 pm

Blz pessoal,
a loja do Py não tem filtro menor, 1000l/h...será que vou ter que deixar de comprar barato porque o filtro é muito forte?  Sad 

Wlad, obrigado pelas dicas!

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Wladimyr Seg Mar 17, 2014 1:25 pm

Não acho exagero nenhum um filtro de 1000 l/h em um aquário de 126 litros, me parece muito bem dentro da necessidade, se notar que forme correnteza forte utilize flauta para o retorno da água no aquário, quanto mais longa e perfurada for a flauta menos correnteza fará.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Seg Mar 17, 2014 2:32 pm

Wlad, o filtro em questão é 1400l/h!!!
Procuro o de 1000 mas não encontrei até agora.

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Wladimyr Seg Mar 17, 2014 3:00 pm

Ah tá, nesse caso creio que se montar com uma flauta grande ocupando todo o comprimento do aquário já disperse bem a correnteza, quanto menos focado melhor, e aí será questão de observação, esse filtros trabalham pressurizados, não vejo problema em adaptar um registro para reduzir manualmente o fluxo, de repente é uma boa alternativa

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Qui Abr 03, 2014 12:09 pm

E aí pessoal,
essa semana estive orçando os vidros. Estou tentando montar esse projeto com o melhor custo x benefício possível, se não, a patroa não deixa, quer dizer...eu não quero! hehehe

Vidro 6mm com travas francesas superiores e inferiores, de uns 5cm, suporta bem a carga? 

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Lucas Duarte Qui Abr 03, 2014 12:17 pm

Com certeza, as trava gera uma segurança muito superior.

Acompanhando.....


Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Renato B. Qui Abr 03, 2014 2:31 pm

Oi Ramon,

Parabens pelo projeto, deixo aqui minha opinião na tentativa de ajudar:

Ter substrato fértil é bem interessante mesmo iniciando com plantas que não precisem dele pois é natural do aquarista "viver" adicionando coisas as montagens e vc pode querer plantas mais exigentes no futuro, nesse caso é um ítem difícil de se colocar depois de montado. Minha única dica aqui é que vc troque o Humus por um substrato industrializado de boa qualidade, é mais caro sim mas vale muito a pena, não apenas pela qualidade mas pela segurança de poder entrar em contato com a coluna d'agua bem como ajudam na filtragem biológica por sua porosidade.

Sobre o canister, não vejo grandes problemas em ser o de 1400L/h, como disseram os amigos, existe a possibilidade de controlar o fluxo (as vezes o canister já vem com essa regulagem) caso seja necessário. Nos meus plantados nunca usei flauta nem limitei o fluxo, o que eu fazia era afundar o tubo de recalque e aponta-lo pro comprimento do aqua, contribuindo assim pra circulação.


Em relação a iluminação me parece que vai ficar azulado, eu optaria por procurar Leds de 6500K, além de ser bom pras plantas da um ar mais natural. Vc deve encontrar no Py.

Sobre as plantas, reforço as dicas dos amigos sobre plantas de superfície pois além de darem uma sombreada em pontos desejados do aquario, consomem bastante nutrientes dissolvidos na água, ajudando a combater as algas.


É isso ai, 

Boa sorte !
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Qui Abr 03, 2014 9:03 pm

Lucas, vlw. 

Renato, muito obrigado pelas dicas. Fico tranquilo em saber que poderei usar o filtro de 1400 caso não encontre o de 1000.
Sinceramente ainda fico relutante pra comprar substrato...se não der húmus (uso atualmente), ficará sem.
A iluminação está para ser montada na base do FVM; a azul só será ligada ao desligar as brancas.

E plantas de superfície? Querem dizer salvínias? Se for, essas consigo fácil.

Vlw pessoal e não desistam de mim! Mais cedo ou mais tarde sai esse novo aqua. hahaha

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Renato B. Qui Abr 03, 2014 9:16 pm

Oi Ramon,

Falar daqui é fácil mas só vc, lidando diretamente com o aquário e os produtos vai poder julgar a questão da filtragem.

Sobre FVM, eu sou uma negação mas reforço a dica de Leds brancos, se possível de 3W. (duram mais)

Bom, plantas de superfície eu ja tentei algumas e atualmente mantenho duas e não fui eu que escolhi, mantenho as que deram certo no meu aquário.

As Salvínias não se desenvolveram bem aqui. Uso Alface d'gua que cresce tanto e tão rápido que acabo tendo que tirar um punhado toda semana, espalhando pros outros aquarios e o Aguapé que embora tenha demorado mais pra "pegar" cresce bem e me parece ser a mais parruda (deve consumir mais nutrientes, que é o que me interessa). Se tiver curiosidade, no ultimo vídeo que postei no tópico do meu aquario, da pra ver bem as plantas de superfície. (http://www.ciclideosbr.com/t1857p60-aquario-para-aruana).

Abç!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Sex Abr 11, 2014 11:55 am

Renato, vlw. Já tinha visto teu vídeo. Vou pela tua dica e testar as salvínias.

E precisarei de bomba de circulação nesse aquário? Acompanhei recentemente a saga do amigo Pedrão.

Abçs.
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Lucas Duarte Seg Abr 14, 2014 2:41 pm

Todo aquário precisa de movimentação interna, salvo algumas montagens e frequências de manutenção. Alguns aquários possuem um sistema de recalque que faz essa função, com isso é dispensável outra bomba para o fim, mas nas maiorias das montagens, inclusive em aquários maiores, são necessário um sistema de movimentação interna gerado por uma ou mais bombas.

Veja se seu aquário não possui acumulo de detritos no fundo ou em algum ponto isolado, assim uma bomba de pequena movimentação poderá ajudar.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Seg Abr 14, 2014 3:21 pm

Beleza Lucas,
quero começar esse projeto com tudo na ponta do lápis. Então, por hora, vou prever uma pequena bomba, mas só vou adquirí-la caso precise. Como se diz por aqui: não vou dar o passo maior que a perna.

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Lucas Duarte Seg Abr 14, 2014 4:44 pm

Perfeito amigo, ficaremos no aguardo.



Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Ramon Qui maio 15, 2014 7:17 pm

Só pra atualizar, o termostato desse aqua já está comprado! 300w.
Isso representa quantos 'por centos' do projeto???? lol  lol  lol 

Abç
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Lucas Duarte Qui maio 15, 2014 7:31 pm

Já é um começo amigo.... Cool 




Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro projeto para Papilocromis (2014) Empty Re: Futuro projeto para Papilocromis (2014)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos