Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
problemas com alimentação de aruanã Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário problemas com alimentação de aruanã 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
problemas com alimentação de aruanã EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
problemas com alimentação de aruanã EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
problemas com alimentação de aruanã EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
problemas com alimentação de aruanã EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
problemas com alimentação de aruanã EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
problemas com alimentação de aruanã EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
problemas com alimentação de aruanã EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
problemas com alimentação de aruanã EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
problemas com alimentação de aruanã EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
problemas com alimentação de aruanã Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

problemas com alimentação de aruanã

+3
Wladimyr
Lucas Duarte
alessandro marques
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Dom maio 04, 2014 10:47 pm

Boa noite a todos.

     Recentemente adquiri um aruanã (24 cm) de um aquarista aqui no Rio de Janeiro. O ex dono afirmou que o peixe estava comendo ração Alcon Carníviros (que tem um oscar no rótulo) e que também comia platis. 

     Estou tentando retirar o costume de comer os platis. Porém até agora ele só comeu uma minhoca (de quinta para sexta-feira), e um camarão na sexta (02 maio). Sábado não comeu nada (camarão nem ração) e até agora (domingo 18:40) não comeu nada. Ele passa do lado do camarão e não dá a mínima.

     Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para alimentação deste peixe. Estou pensando em insistir na ração e no camarão. Será que ele vai pegar na marra, ou vai ficar com fome até partir desta para melhor?

     Estou com esta dúvida. Não sei o que fazer. Espero que alguém tenha alguma sugestão.

Aquário: 500 litros (150 x 50 x 85)
Ph: 6,6 ~6.8
Temperatura: 27º C
Filtragem: 02 bombas 1000 litros sarlo, 02 siporax, 03 ista, 300 gr purigen, perlon.
Fauna: 01 aruanã "sem fome", 01 oscar


Desde já agradeço.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Dom maio 04, 2014 11:22 pm

Amigo, primeiramente seja bem vindo, assim que possível passe na sala de apresentação e faça a sua.

Em comparação a outras espécies o aruanã aceita com facilidade alimentos que não esteja acostumado, caso seu aquário esteja em perfeitas condições logo voltará a se alimentar, pois o estresse da mudança pode ser bem traumática para a espécie que embora forte é bem assustada.
Espere mais um dia ou dois e tente servir os alimentos.

Como estão os parâmetros de amônia e nitrito do seu aquário?

Observe também o aspecto das fezes do peixe, pois como se alimentava com peixes vivos não será incomum se estiver com parasitas intestinais.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Seg maio 05, 2014 2:01 am

Boa noite, Lucas.

Assim que eu tiver um tempinho, com certeza entrarei na sala de apresentações.

Quanto aos parâmetros de meu aquário, acho que está dentro do aceitável. Quanto à mudança, isso ocorreu na quinta-feira. Hoje já é domingo e nada. Passa perto do camarão e não tá nem aí. Ração a mesma coisa.

Nitrito e Amônia no meu aquário acho que está sob controle. De acordo com o teste da "Labcon" está zerado. Além do mais, eu faço troca de 130 litros da água a cada dois dias. Quando não faço todos os dias.

O meu medo é passar um, dois, três dias e o aruanã aparecer boiando no aquário, por falta de alimento!!!

Será que ele vai resistir e não comer, ou vai ter uma hora que vai dar a nadadeira a torcer e comer o que vier pela frente?

O que faço? Insisto todos os dias ou espero um a dois dias para oferecer de novo a ração/camarão?

Desculpe tantas dúvidas, mas é que o peixe está muito bonito, e perde-lo será um desastre.

Abraço.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Seg maio 05, 2014 2:14 am

Entendo sua preocupação, mas devemos nos precaver de não ser nenhuma doença.

Morrer de fome o peixe não morrerá, além do mais, aruanãs são bem esfomeados e creio que o que está passando seja apenas estresse mesmo.

Dentro de no máximo 2 dias ele se alimentará normalmente a não ser que esteja doente.

Tente observar o aspecto das fezes do peixe e caso esteja branca é sinal de parasita intestinal, visto que o antigo dono alimentava-o com peixes vivos onde não é incomum a transmissão de doenças por essa prática.

Vamos acompanhando.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Seg maio 05, 2014 2:22 am

Vou dar uma observada nas fezes.

E espero que você esteja certo. Ou com os parasitas, ou com a volta da alimentação em dois dias.

Vou manter atualizado.

E obrigado.

Abraço.

E pra não perder a oportunidade: antes de conhecer este site, eu já acompanhava seu aquário no youtube. É um farol a ser seguido. Quando pensei em montar um aquário de ciclídeos, eu basicamente raciocinei a imagem do seu aquário. parabéns.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Seg maio 05, 2014 6:21 pm

Muito obrigado amigo.

Quando comecei a frequentar o fórum Ciclídeos BR tinha uma montagem totalmente errônea, peixes morrendo o tempo todo, doenças e toxinas era algo comum para mim. Tive muita ajuda do pessoal do fórum e tenho certeza em dizer que está no melhor lugar para obter informações corretas.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Ter maio 06, 2014 12:42 am

Hoje o aruanã pegou o camarão algumas vezes, e depois soltou.

Continua sem comer nada. A ração ele passa longe.

Quanto as fezes parecem estar meio cinza.

Acha que devo oferecer file de sardinha, ou algo parecido?
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 06, 2014 3:20 am

Tente variar as opções para ele se acostumar com você alimentando-o, aqui em casa, quando minha esposa os alimenta, tanto o aruanã quanto meu primeiro oscar não como se ela estiver perto.

Tente deixar o alimento preso na flor d'água e sair de perto, fique espiando ou filme para ter certeza que foi ele que comeu.

Tentar servir insetos também é uma boa tentativa, normalmente eles são doidos por eles.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Ter maio 06, 2014 3:13 pm

Valeu pela dica. 

Hoje quando chegar em casa vou tentar fazer isso.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Qua maio 07, 2014 1:11 am

Não come nada. Hoje completa 05 dias aqui em casa e até agora só comeu uma minhoca na quinta e um camarão na sexta passada.

Estou começando a ficar preocupado. A ração ela nem chega perto. O camarão ela morde e solta. Não sei mais o que servir. Quanto aos insetos não pude arranjar ainda.

Uma dúvida: o camarão é cru ou cozido. Estou cozinhando o camarão antes de colocar no aquário.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Qua maio 07, 2014 2:02 pm

Complicado amigo, tente contatar o antigo dono e ver o que ele comia, talvez possa ajudar.

Como faz TPA a cada 2 dias ela possa estar muito estressada, espere para fazer novas manutenções até ela voltar a se alimentar, mas mantenha o controle dos tóxicos, faça a medição periódica da amônia e nitrito.

O camarão pode ser cru ou cozido, pelo menos as que ví comem qualquer coisa, mas dão preferência a insetos, principalmente grilos. Tente coletar em alguma mata ou parque para fazer o teste, caso ainda não coma será a hora de entrar com medicamento para matar os parasitas internos.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Qua maio 07, 2014 9:21 pm

Finalmente ele comeu.

Um pedaço de camarão cozido e um pedaço de filé de sardinha.

O camarão cozido eu já estava oferecendo desde o início e acho que a fome foi maior hoje a tarde. O filé de sardinha comprei antes de chegar em casa. Coloquei no aquário amarrado com uma linha de nylon para ficar na meia-água. Ele veio, deu uma cheirada com os barbilhos e engoliu o pedaço. Mas também parou por aí. Tentei dar outro pedaço de sardinha e ele colocava na boca e soltava.

Pra quem não comeu nada em quatro dias... um pedacinho de camarão e um pedaço de sardinha já é um começo.

Acho que o que está faltando no meu aquário é a disputa por comida. Como, por enquanto, só tem o aruanã e um oscar, a disputa não é tão acirrada assim. Quando colocar mais alguns peixes, acho que o aruanã não vai escolher tanto a comida assim.

Tem alguma sugestão para outros habitantes no aquário? Estava pensando em alguns Geophagus altifrons. O que acha?

abraço.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Qui maio 08, 2014 1:27 am

Pessoalmente deixaria seu peixe se ambientar melhor primeiro, o aruanã é bem esfomeado e independente de disputa ele ataca a comida ferozmente.

Futuramente poderia inserir um pequeno cardume de Geophagus, mas passe mais detalhe de seu sistema de filtragem para ter certeza se comporta tantos peixes.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Qui maio 08, 2014 2:29 pm

Acho melhor abrir um tópico com o setup de meu aquário, e lá lançar estes tipos de pergunta, pois se lançar aqui, este tópico perderia a finalidade.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Qui maio 08, 2014 3:02 pm

Correto amigo, assim poderá compartilhar fotos e vídeos de sua montagem.



Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Sex maio 09, 2014 3:20 pm

Problemas de alimentação resolvido. Está comendo camarão cozido, camarão crú, filé de sardinha. Vou tentar introduzir a ração dentro dos camarões.

Obrigado pelos conselhos.

abraço.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Wladimyr Sex maio 09, 2014 5:45 pm

Aeeeee desencantou! Show de bola amigo, aguardando o tópico da sua montagem!

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Sex maio 09, 2014 5:58 pm

Que bom amigo, as arus são assim mesmo, muito assustadas no começo mas logo verá o quanto é esfomeada, não terá problema algum a começar a oferecer ração pura.

Agora que já resolveu esse problema, fique atento apenas quanto ao Drop Eye na aruanã, é uma camada gordurosa que o peixe adquire atrás dos olhos, fica com o aspecto de estar olhando sempre para baixo, veja:

problemas com alimentação de aruanã DE_Aru_1

problemas com alimentação de aruanã DE_aru_2

problemas com alimentação de aruanã DE_aru_3

As principais causas são:

-Superalimentação;
-Aquário muito iluminado;
-Alimentação rica em gordura;
-Alimentação servida no meio ou fundo (forçando sempre o peixe a olhar para baixo);
-Entre outras.

A superalimentação durante a juventude fazendo com que o peixe cresça rapidamente é a principal causa do DE, opte o quanto antes inserir a ração na alimentação e 1 ou 2x por semana alimenta-la com alimentos vivos (camarão, minhoca, file de peixe, etc), insetos também são excelentes devido ao baixo valor calórico e jamais ofereça carne de vaca, porco ou frango, pois esses causarão doenças no fígado do peixe.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Sáb maio 10, 2014 11:47 am

Wladimyr, vou tentar manter o tópico sobre a montagem sempre atualizado.

Lucas, quanto à alimentação com ração, ainda não obtive sucesso. A aruana passa longe dela. Vou tentar introduzir a ração dentro dos camarões, para ver se ela vai se acostumando. Tem algum outro método?

Abraço
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Sáb maio 10, 2014 1:13 pm

Deve apenas ficar tentando mesmo, com o tempo ele será o dono do aquário pegando tudo que cai na água, mas fique tentando.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Qui maio 29, 2014 1:15 am

Após algum tempo sem postar nada... lá vai.

Como eu disse acima, comecei a introduzir a ração dentro dos camarões e dentro do filé de peixe. No início, a aruanã conseguia tirar a ração do o camarão/filé de peixe (incrível). Ela colocava a ração na boca e cuspia até a ração sair. Eu ficava "satisfeito".

Com o tempo ela foi engolindo a comida com a ração dentro. Mas nada de pegar a ração pura. 

Resolvi fazer um teste: deixei dois dias sem comida nenhuma, e no terceiro dia coloquei a ração. Tiro e queda. Comeu a ração. Pouco mas comeu. Isso já faz uma semana. Agora já está comendo bem. 


Agora estou com um problema: como no início ela não comia nada, estou com o congelador lotado de filé de sardinha, camarão e patê de coração de boi. Mas dos males o menor. Pelo menos agora já posso manerar um pouco na comida.

Obrigado a todos que me ajudaram.

Ah... a ração que estou dando é a Stick M da JBL. Alguém pode opinar se é boa ou não? Alguma outra seria melhor?

Desde já agradeço a todos.
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Wladimyr Qui maio 29, 2014 5:57 pm

Uso, aprovo e indico essa ração da JBL Very Happy é sempre bom introduzir variedades, uso também no meu aquário a Alcon gammarus (comida de tartaruga) tropical D-allio, Tropical spirulina, Sera Wellchips, Alcon bottom fish, morangos, goiabas, manga, abobrinha e pepino.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Qui maio 29, 2014 6:52 pm

Concordo com o Wlad em na qualidade dessa ração e também em variar as marcas, pense em alimentos vivos apenas como complemento alimentar.

Também descartaria o coração de boi, pois com o tempo é prejudicial ao fígado do peixe.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por alessandro marques Sex maio 30, 2014 1:25 am

Obrigado pela indicação das rações.

O patê de coração de boi quando acabar eu não farei mais. Dá muito trabalho, e agora sabendo que pode fazer mau (ou mal) aos peixes é que não faço mesmo.

Quanto as rações, não seria indicado utilizar as rações para aruanã? Das citadas no post acima qual seria?
alessandro marques
alessandro marques
Alevino
Alevino

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2014
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Lucas Duarte Sex maio 30, 2014 12:09 pm

Se ler a composição das rações para ciclídeos e peixes onívoros verá que são todas iguais, mas elas são indicadas para peixes diferentes devido ao tamanho da ração.
O aruanã por ter uma boca enorme como com facilidade todas elas, procure variar de acordo com a marca, composição e bolso...rss.


Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com alimentação de aruanã Empty Re: problemas com alimentação de aruanã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos