Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Ajuda na escolha da fauna malawi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda na escolha da fauna malawi

Mensagem por Thiago Rafael em Qua Mar 04, 2015 6:54 pm

Olá pessoal. Estou terminando meu aquario e já estou querendo ver a escolha dos peixes para achar um vendedor!! Alguém pode me ajudar com o número e as espécies que posso colocar juntas? Peço ajuda pois já li tanta coisa sobre compatibilidade, brigas, alimentação que já nem sei mais nada!!!

Meu aquario é o seguinte... 170x50x60 cxlxh... 500L com sump de uns 120L. Aí vem um perlon, 250ml de purigen, 6l de sirapox, 6l de ista. Bomba de recalque jebao 5000l/h com filtro uv 15w no retorno para o aquario.
Substrato areia de filtro
decoração: rochas

Gostaria da fauna malawi...
aguardo a ajuda de vcs obrigado!!!
Thiago Rafael
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: Ajuda na escolha da fauna malawi

Mensagem por Julien Mercier em Qui Mar 05, 2015 2:35 pm

Thiago,

Antes de tudo, é um bom volume pra Malawis.. Com esse comprimento, com certeza você vai conseguir colocar Haps..

Pra mim, o objetivo de um tanque sempre é observar os peixes com todas suas características, então aproveitaria esse volume pra colocar uns 5 tipos, alguns em trios, outros em grupo, e assim assistir a reprodução...
Julien Mercier
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Rafael em Qui Mar 05, 2015 3:35 pm

Tem sugestões de espécies? ??
Thiago Rafael
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Julien Mercier em Qui Mar 05, 2015 3:58 pm

Thiago,

Quando sobra um tempinho, passa na sala apresenta-se por favor.

O melhor de fazer é olhar ao seu redor as lojas que vendem esse tipo de peixe. Depois escolhe os que você gostou mais, passa sua ideia de população e te ajudaremos.

Não quero indicar peixes e depois ver você frustrado (que nem eu) se não encontra esses peixes.

Abs
Julien Mercier
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Mar 05, 2015 6:48 pm

Olá Thiago!

Como dito pelo Julien, tens ai uma grande banheira propícia para montagem de malawians, onde a parte do setup que nos foi apresentado, me parece estar bem caprichada para receber os peixes.

Bom,
pelo que entendi a sua dúvida maior é na quantidade de peixes e escolha das espécies para compor o aquário... e isso realmente não é uma tarefa fácil quando se quer manter um aquário adequado, com fauna equilibrada sem um possível estudo.

vamos às questões levantadas por você mesmo (compatibilidade, brigas, alimentação, etc).

os ciclídeos do lago Malawi são divididos em duas categorias:
- Mbunas
-Haplochromidae (Peacocks = Pavões)

Resumidamente,

Os Mbunas em sua grande maioria são peixes herbívoros (há alguns onívoros - comem de tudo um pouco que seja saudável). Geralmente não passam dos 15-16cm de tamanho e dentro da classe dos ciclídeos malawians, são bastante territoriais, agressivos e prolificos. Gostam de definir territórios, e formam hierarquia naturalmente dentro do aquário. Algumas espécies se sentem mais à vontade em haréns (1 macho para 2-3-4 ou mais fêmeas), outras vivem tranquilamente em pares.

Os Haps (ou conhecidos Pavões) são peixes de grande maioria carnívoros (há onívoros também). Esses passam com facilidade dos 20cm (com exceção das Aulonocaras que ficam menores que isso) e devem ser mantidos em aquários com bom comprimento (igual ao seu ou maior). São bem mais "pacíficos" comparados aos Mbunas, mas ainda sim tendem a ser agressivos, pois é um instinto natural da familia Cichlidae. Preferem águas abertas e geralmente descartam tocas e rochas, preferindo nadar a maior parte do tempo por todo o aquário. Reproduzem com facilidade quando entram em estado de maturidade sexual, vivem bem em pares ou em haréns (em pares é melhor). Geralmente não incomodam e não são incomodados por Mbunas quando há hierarquia definida no aquário.

Enfim,
partindo dessa breve explicação, creio que algumas coisas já ficaram esclarecidas. O Julien te deu boas dicas de observar o que consegue comprar em sua região (e alertou sobre a apresentação também), e aí vai depender muito do gosto é claro. Aqui na sala dos tópicos do lago malawi, temos diversas montagens com exemplos de fauna que você pode escolher ou até se insipirar... é o caso desses aquários aqui:

Brazilian Malawi

Black Rock to Malawi

Aqualive African II
Black Rock to Mbunas

O aquário do Igor, do fabiocssp, do Julien que está em desenvolvimento, o do Alex Mendes e muitos outros em que poderão te inspirar. Mas afim de tentar ajudar, vou deixar minhas sugestões também. Particularmente não sou fã de mistura de Mbunas com Haps pelas diferenças citadas resumidamente, acima, mas se quiser misturá-los, fique a vontade pois a decisão é sua... apenas atente as exigências das espécies para o seu aquário.

Sugestão - Mbunas
2 Pseudotropheus Elongatus Mpanga(par)
2 Cynotilapia Pulpican (par)
4 Pseudotropheus Elegans Ngara (harem ou dois pares)
4 Labidochromis Nkata Bay (harem ou dois pares)
4 Melanochromis Exasperatus (tentar um harém)

Sugestão - Haps
Placidiochromis Milomo
4 Copadiochromis Borleyi
1 Nimbochromis Fuscotaeniatus
2 Protomelas sp. Taiwan Reef (ou P. Taeniolatus)
2 Cyrtocara Elektra (ou alguma Aulonocara)

Creio que são ótimas faunas em aspecto de cor, comportamento e de certo que dariam certo nessa banheira. Enfim, fique a vontade e explore bastante o conteúdo do fórum, pois apesar da galera daqui estar "meio parada", os aquários que aqui ficaram, são exemplos de boas montagens (em sua maioria) e podem ser tomados como exemplo.  very good

Espero ter ajudado e boa continuação no projeto!

Abraço

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares