Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Projeto Vuvuzela Tanganyika

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projeto Vuvuzela Tanganyika

Mensagem por Dionisio em Dom Mar 08, 2015 11:02 pm

Bom aqui estarei tirando minhas duvidas sobre esse novo projeto com ciclideos Tanganyika

Começarei pelo aquário

Tamanho 85x55x50 230 litros

Sistema de filtragem com sump

A sump, tamanho 75x40x45 aproximadamente 90 litros uteis.

Entrada da agua na sump, aqui não colocarei nada correto?

Onde esta a caixa da bomba tem uma placa de vidro toda furada, onde colocarei em cima perlon ou lã acrílica.
Na parte em baixo da placa colocarei 4 kilos(litros) de cerâmica. Segue foto abaixo.

Ceramica adicional.

Esta é caixa de retorno pro aquário.
Onde irei colocar a bomba, o purigem, termômetro e termostato.
A duvida o termostato coloco 1 de 300w ou é melhor 2 de 200w?

[Ducho - Procure redimensionar as imagens para o tamanho (640x480) para esse fórum]

Última edição por Emerson Souza Santos em Ter Mar 10, 2015 1:40 pm, editado 8 vez(es) (Razão : Redimensionar imagem!)
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Re: Projeto Vuvuzela Tanganyika

Mensagem por Dionisio em Dom Mar 08, 2015 11:11 pm

Pretendo colocar
Por favor, preciso de ajuda também nessa parte pra saber se posso colocar esses peixes juntos e qual a quantidade.
Desculpem se errei algum nome podem me corrigir, mas que são difíceis são.

Julidochromis Marlieri
Um casa é o suficiente? Pelo que li são peixes de fundo do aquário e chegam a 13cm

Neolamprologus Similis
São peixes de cardume no mínimo 7 peixes que ocupam todo o quario e chegam a 5 cm

Neolamprologus caudopurictatus
São peixes que ocupam todo o aquário chegam a 10cm, não encontrei nada sobre quantidade mínima que exige em aquário.

Leptosoma Mpulungu
São peixes que ocupam o meio do aquário tem que ser criado em cardume de no mínimo 11 peixes e chegam a 10 cm de tamanho.
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Mar 10, 2015 2:19 pm

Olá Ducho!

é bom ver teu projeto tomando forma... desejo grande sucesso nessa empreitada. Amo ciclídeos do tanganyika e , foi minha "praia" durante alguns anos.

Começando pelas suas dúvidas das fotos:
Considerando que seu aquário tem 230lts e vai perder uns 20% de água na ornamentação do aquário, acredito que um termostato de 200lts dê conta do recado numa boa. Por precaução, já que o sump tem um bom volume, você pode colocar um de 250w pelo menos. 300w acho que seja muito, mesmo com o volume do sump, pois o volume de água diminui um pouco com os elementos filtrantes também.

Está tudo muito bem elaborado pelo que ví nas imagens. Acredito que se puder colocar mais cerâmicas nesse sump (de preferência, de melhor qualidade) seu aquário vai ficar muito melhor na qualidade da água e qualidade biológica. 

Sobre as espécies, vamos lá...

No lago tanganyika, as espécies possuem habitats específicos e são sub-divididos dessa forma em aquários:

Shell-dwellers (ou conchicolas) - são peixes que vivem, crescem, reproduzem em conchas de caracol vazias. Geralmente essas espécies não passam dos 10cm de tamanho, ficando sempre menores que isso.
Para os moradores de conchas (ou shell-dwellers/conchicolas) é necessário ter conchas vazias em algum local do aquário de maneira bem características em uma quantidade de pelo menos 3 conchas por exemplar.

Veja uma imagem dos conchiculas no lago:

Rock-dwellers (ou petricolas): São peixes que habitam entre as rochas, fendas e esconderijos proporcionados nesse habitat rochoso... os tamanhos variam bastante de 8cm à 35/40cm, dependendo da espécie. Vivem, reproduzem e defendem o território rochoso e apreciam sempre estar por perto desse tipo de território.

Imagem dos petricolas no lago:

Ciclídeos Meia-Água: São peixes que vivem em águas abertas, e a maioria das vezes dividem os territórios com os petricolas e alguns peixes de grande porte ou predadores do lago, mas apreciam águas abertas e preferem a região costeira do lago.

Veja os meia água no lago: 

Além desses aqui explicados, temos os arenícolas ( ou sand-dwellers), peixes de lama (mud-dwllers ou moradores de lama), e os peixes de extravagância do tanganyika, que são os ciclídeos de grande porte e predadores, fora invertebrados,  e outros seres vivos.

Mas partindo desse breve explicação, deve-se levar em consideração as exigências de especificidade dos habitats das espécies que se quer escolher e, dentre as espécies que você gostou e quer manter, há algumas incompatibilidade e espécies que não têm no comércio de aquarismo brasileiro (infelizmente).

Julidochromis Marlieri
São petricolas. Podem ser mantidos em casal no seu aquário com tranquilidade. O único problema é conseguir um casal sem ter experiência com sexagem, sendo necessário comprar um grupo e separar os demais, deixando apenas um casal quando formado... pois são peixes monogâmicos (vivem em pares apenas).

Neolamprologus Similis
Espécie conchicola que não tem no Brasil. São peixes de colônias que vivem em grandes grupos em pequenos espaços. Aqui no Brasil, para substituir essa espécie, você pode colocar os L. Multifasciatus que são considerados "primos" da espécie e possuem o mesmo padrão e comportamento deles.

Lamprologus Caudopunctatus
Espécie que possui variável habitat... vivem e reproduz em conchas e rochas (não sendo um puro conchicula) sendo em maioria dos casos considerada petricola, mas ha diversos relatos (inclusive experiência minha) que essa espécie pode ser mantida naturalmente como conchicola.

Cyprichromis Leptosoma Kitumba (ou Mpulungu)
Ciclídeos de Meia Água que se agregam em grandes grupos... por serem extremamente ativos e preferir águas abertas, o aquário deve ter um comprimento mínimo de 120cm de frente, sendo essa espécie, desconsiderada para sua montagem.

Uma espécie de meia água, adequada ao seu aquário seria os Paracyprichromis Nigripinnis Blue Neon (albino ou não), pois esses são mais apreciadores de rochas e não tem tanta atividade natatória como os cypris, alem do fato de crescerem até os 12 cm no máximo, enquanto os cypris ultrapassam com espaço no aquário, os 12, chegando aos 15cm quando adultos.

Ou seja, você pode deixar assim:
2 Julidochromis Marlieri (compre um grupo e espere formar casal, e deixe apenas o par formado) vão viver nas rochas.

4 L. Multifasciatus (são peixes que reproduzem rápido) vivendo nas conchas e rapidamente a quantidade de peixes irá aumentar e você terá como manter mais alguns e ir tirando os excessos futuramente.

4 Paracyprichromis N. Blue Neon - Viventes de águas abertas e que vão pairar pelas rochas de vez em quando, são ótimas opções em cor e atividade na meia água do aquário para uma montagem como a sua.

Enfim, basicamente é isso. As demais coisas, estão tudo dentro dos conformes e se surgirem mais dúvidas, vá postando. Caso queira sugestão de espécie, estamos aqui também para auxiliá-lo.

Abraço e boa continuação!  very good

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Ter Mar 10, 2015 11:41 pm

Emerson, não tenho como agradecer na ajuda, pode ter certeza que estarei perguntando muito rsrsrsrs.

Bom como só tenho o domingo pra correr atrás de tudo vai ser bem lento o processo, não são muitas lojas que ficam abertas aos domingos, mas pretendo fazer do melhor jeito possível para os peixes.

Então o termostato de 250w é suficiente, se você tiver alguma marca de boa qualidade pra indicar eu também agradeço. Irei começar a procurar.

Em relação as cerâmicas, eu comprei as duas ultimas caixas de Micromec da JBL que foi muito bem elogiada em várias pesquisas, de acordo com a embalagem, se bem que tudo que reluz não é ouro, 1 quilo dessas bolinhas equivalem a 8 quilos da cerâmica normal, então como comprei 2 quilos, os 4 quilos de cerâmicas chig-ling comprei somente pra acrescentar. Mas posso futuramente acrescentar mais das Micromec.

Em relação as espécies fico muito feliz por ajudar bastante pois o mais importante acho no aquário é não colocar peixes de forma errada e depois causar mais problemas.

Vou partir de a principio dessa fauna que você esta me indicando.

Em breve volto com novidades.

very good
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qua Mar 11, 2015 2:13 pm

Ducho,

é bem melhor assim... com paciência, pesquisa e dedicação, o projeto supera as expectativas. Sobre o termostato, há diversas marcas de boa qualidade no mercado... Atman, Hopar, Eheim, Marineland, Sera, Tetra, Via Aqua e muitos outros. 

Bom, com relação a cerâmica, está tudo bem encaminhado também... se futuramente perceber alguma deficiência nesse aspecto, já sabe que pode turbinar ou mudar para cerâmicas de melhor qualidade, mas do jeito que está, está ótimo.

Fico aguardando novidades e acompanhando amigo... boa continuação! Very Happy  very good

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Qua Mar 11, 2015 3:21 pm

blz obrigado
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Dom Mar 22, 2015 8:10 pm

Bom vamos lá atualizando:

A Sump acho que esta completa, são:

Termostato de 200 w
2 kg micromec
200 ml purigen
4 kg cerâmica comum
1 bomba submersa de 2700 L/H
1 termômetro

Agora vou partir para o aquário vendo alguns vídeos do lago observei que tem uma areia bem grossa de cor mais puxado pro marrom, acho que a areia de piscina ficaria de bom tamanho, mas vou tentar ver antes de comprar.
As pedras vou usar de lago, aquelas brancas de marinho não me agradaram.
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Seg Mar 23, 2015 1:05 pm

Olá Ducho!

Boas notícias ein... tudo bem encaminhado. A areia de piscina é muito utilizada e vai dar um bom aspecto visual também. Sobre as rochas, esses seixos usados em lago são melhores que as rochas marinhas mesmo.

Aguardo mais novidades e desejo boa continuação!  very good

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Ter Mar 24, 2015 10:19 am

very good
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Qua Abr 08, 2015 1:09 am

Opa blz, fiquei um pouco afastado por motivo de doença, mas agora estou retomando a montagem.

Gostaria de saber se a areia de piscina como substrato é uma boa escolha, pensei em colocar um saco de 25 quilos no fundo do aqua e completar a superfície com um substrato importado, mas não sei se misturando o que pode acontecer, com o passar dos dias como vai acabar ficando.
Se tem alguma ideia melhor estou aguardando

Sei que estou perguntando de novo a mesma coisa é que a diferença de preços são gritantes e se a qualidade for igual a diferença de preço fiquei em duvida rsrsr
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qua Abr 08, 2015 2:22 pm

Fala Ducho!

Então,
sobre o substrato, qual pretende colocar junto com a areia?

A mistura aconteceria naturalmente pois os peixes remexem o substrato com frequência e aí a questão estética da coisa ficaria a seu gosto. Quanto aos benefícios e desvantagens desses tipos de substratos alcalinos ou importados, o benefício é que ajudam a tamponar e manter os níveis alcalinos dos parâmetros da água por um bom tempo... e a desvantagem é que não é permanente e acaba saturando com o tempo (alguns anos).

Mas aí é questão de gosto... eu particularmente optaria por um substrato uniforme, ou seja, usaria só a areia ou só o importado. very good 

Boa continuação.

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Qua Abr 08, 2015 11:51 pm

Ok Emerson vou dar mais uma pesquisada. Como o "pé da bota" tem quase 6 cm de altura vou precisar de uma quantidade grande de substrato pra cobrir ele.
Hoje fui buscar as conchas que o Fernando Maia passou o contato.
Segue abaixo a foto.

Acho que não consegui colocar a foto em um tamanho certo

Última edição por Emerson Souza Santos em Qui Abr 09, 2015 2:33 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Redimensionar imagem!)
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Abr 09, 2015 2:37 pm

Ducho,

são bacana essas conchas ein... deu até saudade de ter um aquário tanganyika ao ver essas shellsBang Head 

Se atente à essas maiores que tem o espiral mais afunilado do tipo mais "pontudo" e pode acontecer dos peixes entalarem. As outras estão ótimas.

Boa continuação!

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Sex Abr 10, 2015 1:13 am

Emerson eu vi comentários sobre isso nas conchas afuniladas, achei que pelo tamanho dela e da boca não tinha problema, por isso comprei só duas, mas se você achar melhor eu nem coloco. very good
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Abr 10, 2015 1:22 pm

Então,

eu particularmente não colocaria, mas se quiser testar e ver se os peixes se adequam ao modelo dela, fique à vontade. very good 

Abraço e boa continuação!

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Sex Abr 10, 2015 6:20 pm

blz minha filha vai ganhar mais duas conchinhas pra brincar  lol
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Abr 10, 2015 6:53 pm

Laughing hehehe very good

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fernando Maia em Qua Abr 22, 2015 8:55 pm

very good
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Dom Abr 26, 2015 8:56 pm

Atualizando esse fim de semana comprei 24 quilos de Figi Pink e algumas pedras rsrsr.

Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Seg Abr 27, 2015 7:12 pm

Fala Ducho!

Aí sim hein cara... esses seixos rolados são brutais! Palmas 

Fiji Pink também é top para esse tipo de montagem. Vai ficar incrível... o conjunto elaborado. 

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Seg Abr 27, 2015 11:58 pm

Obrigado pelo apoio e ajuda Emerson very good
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Qui Abr 30, 2015 2:56 pm

Olá a todos, chegaram os últimos detalhes pra montagem, comprei algumas tocas artificiais pra colocar entre as pedras, depois coloco fotos.
Agora estou em duvida com a sump, tem ordem certa de colocar o material por exemplo seguindo o fluxo da agua:

1- Perlon - purigem - micromec - ceramica
ou
2- perlons - micromec - ceramica - purigem

Vi alguns comentarios que seria bom colocar o purigem no final da sump onde tem o retorno da agua pro aquario.
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Sex Maio 01, 2015 5:27 pm

Vamos lá dia primeiro de maio dia do trabalhador, então mãos a obra.

Como comentei antes comprei umas tocas de resina pra ajudar na adaptação dos pequenos que virão

Hoje também coloquei a areia e as pedras pra ver como fica, estou aberto a opiniões very good

Última edição por Emerson Souza Santos em Sex Maio 08, 2015 7:48 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Redimensionar imagem! *** Favor colocar imagens tamanho 480*640)
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Maio 08, 2015 7:53 pm

Grande Dionísio, tens muita criatividade e vejo que quer deixar as coisas bem semelhante ao lago... parabéns! Palmas 

Eu particularmente retiraria as tocas por diferença da coloração comparada aos seixos e optaria por deixar as fendas e tocas formadas pelos próprios peixes entre as pedras, onde eles mesmos delimitariam os territórios e escolheriam os lugares a escavar e procriar.

Mas é questão de gosto e mesmo com essas tocas, o aquário me parece muito bem elaborado. Falta encher o bicho e colocar umas mudas de plantas para dar o toque final antes dos peixes chegarem! very good 

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Maio 28, 2015 10:33 pm

Dionísio, tudo bem?

Como está isso amigo...?

Abraço.