Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Aquário Novo Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Aquário Novo 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Aquário Novo EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Aquário Novo EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Aquário Novo EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Aquário Novo EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Aquário Novo EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Aquário Novo EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Aquário Novo EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Aquário Novo EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Aquário Novo EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Aquário Novo Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Aquário Novo

4 participantes

Ir para baixo

Aquário Novo Empty Aquário Novo

Mensagem por emersonujc Seg Jul 20, 2015 6:38 pm

Aquaristas, boa tarde!

Tenho um aquário de 200 litros (1,00x0,40x0,50), neste aquário tenho alguns peixes (vou cita-los logo abaixo), quero montar um novo aquário com aproximadamente 1,50 de comprimento, quero coloca-lo na parede, ficará mais ou menos como a imagem abaixo, a largura do aquário pode ser maior do que a largura normal de uma parede, por que se necessário posso fazer outra parede paralela ou drywall deixando apenas uma base mais firme na sustentação do aquário.

Aquário Novo 1o3pl1

 Gostaria de saber quais outros peixes posso colocar junto aos meus e como poderia seguir com esse projeto?

 - Montagem completa do aquário:
   Vidros?
   Filtragem?
   Iluminação?
   Layout?

 - Peixes atuais
   1 Peixe Papagaio (+ ou - 22cm)
   1 Pangassius (+ ou - 35cm)
   1 Acará bandeira (+ ou - 5cm)
   1 Ituí cavalo (+ ou - 20cm)
   1 Jóia vermelho (+ ou - 13cm)
   2 Acarás do congo albino (+ ou - 8cm)
   3 Peixe mexirica (+ ou - 3cm)
  

Desde já agradeço a ajuda de todos!
emersonujc
emersonujc
Alevino
Alevino

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Jul 21, 2015 1:01 pm

Olá Emerson!

Desde já desejo-lhe sucesso nessa empreitada. Fazer a ampliação de um lar para os peixes é uma tarefa animadora e desafiadora, onde requer muito estudo para um bom desenvolvimento do projeto.

Considerando a sua montagem atual, e com base nas informações passadas, vou deixar minhas considerações. Com todo respeito à suas escolhas, a sua fauna tem muita incompatibilidades... seja por parâmetros, alimentação, comportamento geral, e tamanho adulto de algumas espécies, comparado ao tamanho do seu aquário.

Não sei quanto a filtragem, iluminação, temperatura e parâmetros como está, mas no meu ponto de vista para dar início a sua expansão de aquário, você deve pré-definir que tipo de montagem quer, e deixar espécies compatíveis para isso.

Vou dar uma resumida:

- Peixe Papagaio (suponho que seja o híbrido): Cresce bem, tem um porte robusto e é bastante territorial e agressivo com peixes menores. Come bem, e é relativamente desproporcional ao seu aquário se mantidos com mais peixes.

- Pangassius: Cresce muito mais do que o tamanho que já está. É um peixe que, particularmente deve ser mantido em lagos ou em aquários de grande porte . Apesar de ser um peixe tranquilo, não é indicado para aquários da dimensão do seu.

- Acará Bandeira: Ciclídeo gregário. Devem ser mantidos em casais (quando o casal se forma) ou em grupos de 6 ou mais indivíduos. No seu aquário atual e no aquário futuro é uma boa opção para fauna, podendo ter como companhia, peixes do mesmo habitat onde são nativos.

- Ituí Cavalo: Predador noturno que deve ser escolhido em aquários com peixes de hábitos semelhantes. Torna-se territorial a medida que cresce e come peixes menores, sempre que possível.

- Peixe Jóia: Ciclídeo de rios africanos que tem comportamentos incríveis, entretanto, faz melhor companhia com peixes do mesmo habitat ou com comportamento semelhante. É uma opção para seu aquário atual e futuro.

- Acará do Congo (Provavelmente Amantitlania Nigrofasciatus): Ciclídeo da américa central bastante imponente, mesmo com o tamanho diminuto. São peixes que impõe respeito tamanha a agressividade e defesa aos territórios que escolhem. São opções para o seu aquário futuro, escolhenco companhias compatíveis.

- Mexirica: São peixes de água salobra, apesar de serem comercializados em água doce. Vivem em grupos e ao formarem casal, o aquário deve ter espaço para todo o grupo se manter. São espécies sociaveis com os demais peixes, mas devem ser mantidos com peixes compatíveis as condições que eles também necessitam.

Partindo desse pequeno resumo, percebe-se que seu aquário possui espécies demais para pouco espaço e mesmo montando um maior, há muitos fatores que impossibilitam dessa fauna ter continuidade à médio/longo prazo.

O primeiro passo é:
- Definir o tipo de montagem (se será um comunitário, um aquário temático, ou um biótopo);
- Remanejar a fauna para o tipo de montagem escolhida e manter os que se enquadram a escolha;

E a partir daí, ir formando as demais escolhas como:
Filtragem
Iluminação
Ornamentação
Parâmetros
Aquecimento

Quanto ao vidro e medidas do novo aquário, minha sugestão seria fazer a largura e altura 50*60 respectivamente ou o contrário.

Para filtragem acredito que um sump seja a melhor pedida pelo porte do seu aquário. Ou então usar um filtro pressurizado, dependendo da fauna e da potência do filtro. E até um canister caseiro de potência elevada pode dar conta, desde que turbine a filtragem biológica do mesmo.

A iluminação e ornamentação depende do tipo de montagem e fauna que vai manter, se vai ter plantas ou não, se vai ter rochas ou troncos, se vai ser substratos férteis ou apenas camadas inertes e aí basta designar o layout embasado nas exigências das espécies que vai manter.

Gostaria de ouvir mais à respeito da sua ideia futura e mais uma vez reforço a idéia de remanejar/ajustar a sua fauna para a montagem futura para não ter problemas e acabar se frustrando com alguns possíveis problemas.

No mais, fico acompanhando, e desejando sucesso! very good

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Edson Paveloski Junior Ter Jul 21, 2015 9:35 pm

Vai nas dicas do Emerson, é o mais recomendável para tua fauna.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por emersonujc Qua Jul 22, 2015 1:15 am

Olá galera, boa noite!

Acho que minha fauna é meio "estranha" mesmo rs. Mas não gostaria de abrir mão do Papagaio, Acarás do congo albino (Nigros) e mexirica.

  - Seria possível ficar com estes e adicionar uma nova fauna? por exemplo Jack Dempsey Azul?
  - Qual seria o volume d'água de um aquário nas medidas 150x60x50 (LxAxP)?

Esclarecendo alguma coisas, não quero fazer plantado, somente troncos e rochas e o substrato seria somente camada inerte (basalto, se não errei o nome), o filtro hoje eu uso um canister, mas acho que vai ser melhor com sump mesmo.

Agradeço a atenção de todos!

Abraço!
emersonujc
emersonujc
Alevino
Alevino

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Lucas Duarte Qua Jul 22, 2015 1:34 pm

emersonujc escreveu: - Seria possível ficar com estes e adicionar uma nova fauna? por exemplo Jack Dempsey Azul?

Possível é, mas não seria uma montagem simples de se lidar, pois devido as incompatibilidades ocorrerão muitos problemas. Fique atento quanto a diferença de tamanho dos espécimes adultos, pois poderá ser mais um inconveniente para se tratar.
Esses problemas que citamos, se ocorrer com frequência, poderá acabar com o prazer de sua montagem, por isso concordo com o Emerson em uma montagem mais "correta", assim você evita os possíveis problemas e é bem mais simples e prazeroso de se ter um aquário.

emersonujc escreveu:  - Qual seria o volume d'água de um aquário nas medidas 150x60x50 (LxAxP)?

A conta a ser feita é: Comprimento (decímetro) x Largura (decímetro) x Altura (decímetro) = Litros (brutos)

15dm x 6dm x 5dm = 450 litros

emersonujc escreveu:Esclarecendo alguma coisas, não quero fazer plantado, somente troncos e rochas e o substrato seria somente camada inerte (basalto, se não errei o nome), o filtro hoje eu uso um canister, mas acho que vai ser melhor com sump mesmo.

Para o substrato indico a areia de filtro de piscina, além de bonita é barata e fácil de manutenir. Devido ao volume d'água no aquário um sum é a melhor opção, pois caberá mais mídias e a manutenção também é bem mais simples.
Fique atento quanto aos troncos, pois se não tratados pode soltar ácido tânico na água fazendo com que o ph diminua, além de deixar a água com cor de chá, o que é bonito apenas em biótopos.
O mesmo deve se precaver com as rochas, algumas deixam a água alcalina.

Abraço e fico acompanhando.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por emersonujc Sáb Jul 25, 2015 7:03 pm

Lucas,

Não sei se entendi corretamente, não seria recomendável ficar nem com o Papagaio, Nigros e Mexirica juntos e adicionar outros? deixando de "lado" o Pangassius, Itui, Bandeira e Jóia?

O Meu Papagaio é bem tranquilo, ele é territorial como qualquer outro ciclideo, porém nada comparado aos nigros por exemplo, o meu menor problema acredito que seria ele, eu já o tenho a 6 anos.

Sobre os Troncos, não tenho certeza, prefiro rochas mesmo, hj eu possuo e não tenho problemas com elas.
emersonujc
emersonujc
Alevino
Alevino

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Jul 27, 2015 2:24 pm

Emerson,

Papagaio e Nigros podem ficar juntos, mas considerando um aquário maior em curto/médio prazo.

Os Etroplus (ou Mexericas) são peixes incompatíveis com esses citados acima pois os mexericas vivem em água salobra, são gregários e de comportamento muito mais pacífico comparado aos centro americanos e híbridos.

Sobre a ornamentação é questão de gosto... foi uma sugestão que nosso amigo deu. Se prefere rochas apenas, pode manter só rochas. Wink 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por emersonujc Seg Jul 27, 2015 3:44 pm

OK, então ficarei com o papagaio e os Nigros,

Quais outros posso adicionar? Jack Dempsey Azul?

Sobre o sump, por colocar o aquário na parede, gostaria de fazer um sump lateral e colocar o aquecedor dentro deste sump, seria possível/viável?
emersonujc
emersonujc
Alevino
Alevino

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Edson Paveloski Junior Seg Jul 27, 2015 4:01 pm

Nesse aquário, nenhum. No futuro, pode adicionar um jdb.

Seria possível fazer o sumo lateral, mas isso tomaria parte do volume do aquário, então teria que ser mais comprido para garantir 150cm de aquário.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por emersonujc Seg Jul 27, 2015 4:44 pm

É isso mesmo, seria para o futuro.

Qual seria o tamanho do sump lateral? o aquecedor funcionaria bem dentro do sump?

minha fauna seria então...

1 Papagaio
1 JDB
2 Nigros

Somente? não teria mais fauna compatível? posso adicionar outro papagaio?
emersonujc
emersonujc
Alevino
Alevino

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Jul 28, 2015 2:44 pm

Emerson,

vai depender das dimensões/medidas do aquário novo para determinar o tamanho do sump e a quantidade de peixes.

Baseando em informações que temos, estamos supondo que vai manter a mesma largura e altura (40cmx50cm) e o comprimento vai para 150cm... sendo um aquário extremamente limitado para esses 4 peixes ficarem adultos e atingirem tamanhos praticamente máximo.

Colocar outras espécies em aquários onde não dá, é investir em superpopulação... uma prática que leva a frustrações e tira a beleza do hobby e da singularidade de cada espécie. very good

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por emersonujc Ter Jul 28, 2015 3:15 pm

Bom dia!

Emerson Santos,

As medidas do aquário seria 150x50x60 = 450 litros.

Qual seria o cálculo feito, para peixes X litros?

e qual o tamanho adulto das espécies citadas anteriormente?
emersonujc
emersonujc
Alevino
Alevino

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Jul 28, 2015 3:38 pm

Emerson,

considerando o tamanho declarado para o novo aquário, acredito que o Sump vai ter pelo menos uns 20 ou 30 por (50Lx60A) e considerando o volume útil de água para o aquário, ele não ultrapassará os 400lts de água.

Não existe cálculo padrão de peixes x litros como espalham pela web... são verdadeiros mitos!

O que na prática vale, principalmente para ciclídeos é a questão do tamanho adulto, tamanho do aquário comparado ao tamanho adulto da fauna escolhida/pretendida e espaço para delimitar território e executar comportamentos naturais.

No seu caso, está optando por peixes de padrões jumbos (grande porte) ou peixes de agressividade intensa e, isso de certa forma limita muito as coisas nesse espaço de aquário.

O Papagaio (Anphilophus Citrinellum x Paraneetroplus Synspilus) é um peixe híbrido, onde o seu tamanho máximo não tem padrão definido. A hibridação de certa forma causa anomalias morfológicas (principalmente nessa espécie) e suas limitações de crescimento são reduzidas perto dos seus genitores. Geralmente esses não passam dos 25cm (em sua grande maioria), porém há peixes que ficam maiores com facilidade, pois os progenitores dão essa capacidade genética, podendo eles chegarem aos 30-35cm no tamanho adulto.

Os Nigros (Amantitlania Nigrofasciata) geralmente não passam dos 12cm para machos e 10cm para fêmeas, e as vezes ficam os dois com o mesmo tamanho, mas são dos ciclídeos da américa central com maior imponência de agressividade, enfrentando peixes maiores com muita valentia, e as vezes até dominando aquários com peixes maiores que eles.

o JDB (Rocio Otofasciata) chegam com facilidade aos 25cm (geralmente 20cm) e também são bastante competitivos no trato de dominância do aquário.

Então considerando 4 peixes que possuem muitas particularidades no trato de espaço e agressividade entre os da mesma espécie e os de outras espécies, o aquário deve abrigar territórios para todos e um volume de água necessário para que possam crescer e se comportar de maneira extremamente natural, sem limitações nesses sentidos... e na minha opinião, seu aquário não abriga mais que esses 4 peixes pelos motivos já mencionados acima. very good
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquário Novo Empty Re: Aquário Novo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos