Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Seg Maio 29, 2017 1:08 pm por Dionisio

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Sugestões de fauna

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sugestões de fauna

Mensagem por William Aguiar em Qua Nov 25, 2015 7:50 pm

Boa tarde a um ano atras eu deixe o aquarismo de lado, mais a pouco tempo mais uns problemas de estresse me fizeram retornar admito que estou de certa forma feliz por ter retornado mais não tanto como antes, eu estou optando por coisas simples tipo aquário pequeno filtro simples essas coisa meu aquário tem 100x35x50 nele coloquei um filtro hang on da jebo de 980 litros hora com 1 litro de cerâmica mini da ista coloquei um fundo azul e areia de filtro de piscina no momento ele esta ciclando a uma semana o ph não sei pois estou esperando o teste que esta vindo pelos correios a temperatura esta cravada em 28 graus no momento e só isso pois não faço a menor ideia do que eu poderia criar nele então queria a ajuda de vocês se possível
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: Sugestões de fauna

Mensagem por William Aguiar em Qua Nov 25, 2015 7:56 pm

William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Nov 26, 2015 1:16 pm

Olá William, desde já desejo um ótimo regresso ao hobby! Very Happy very good 

Tens ai um aquário bastante interessante com um bom volume de água. 

Dúvida: Não pretende colocar ciclídeos nele? Pretende colocar que tipo de ornamentação... troncos, rochas, seixos, etc?

como quer algo simples, um comunitário ou temático de algum biótopo seria interessante para dar o pontapé inicial ao seu retorno.

Dependendo do que for manter, compensa dar uma turbinada na filtragem também e acrescentar mais 1lt de cerâmica se couber no filtro e não colocar muito peixe.

No mais, fico acompanhando o desenvolver do projeto.

Abraço

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Qui Nov 26, 2015 1:23 pm

Bom dia amigo, bom na verdade eu to bem sem base do que criar sei nem por onde começar, eu postei nesse topico por que eu não sabia onde postar eu queria sim manter algum ciclideo mais não sei se teria algum que venha a se encaixar nesse parâmetro da água e do tamanho do aquário eu queria decorar com pedras ou troncos e plantas dependendo da fauna que ficar
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Nov 26, 2015 1:34 pm

William, não sei se em sua cidade você acha espécies com facilidade, mas acho que para início, você poderia começar com algum ciclídeo de rio africano que são mais resistentes, de fácil manejo e podem estar em uma larga escala parametrial.

Outro ponto é que mantendo eles nesse aquário, você pode adicionar mais alguns peixes de cardume para funcionar como pacificadores e ir curtindo sua montagem.

Como sugestão, um casal de Kribensis (Pelviachromis Pulcher) seria ótimo para você começar... são bonitos, prolíficos e num aquário desse porte não importunariam tanto os demais peixes que poderão estar com eles.

São fáceis de descobrir o sexo (sexagem) e a única coisa que pode ser complicada é o processo de formação de casal, mas aconselho eles. Aí você poderia colocar uma espécie de caracídeo de pequeno porte como os Hyphessobrycon, Hemigrammus e outros, formando um pequeno cardume.

Com essas espécies você pode ter tanto troncos quanto rochas... algumas plantas futuramente também se tiver interesse, será legal para deixar o aquário com um visual mais natural. 

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Nov 26, 2015 1:37 pm

Tem também a opção de manter um casal de Amantitlania Nigrofasciatus no seu aquário... são idênticos as exigências dos Kribensis, porém, são mais fáceis de formar casal, e tem maturidade sexual precoce.

Com eles você pode manter alguns poecilídeos de médio porte como: Poecilia Shenops ou Xiphophorus Helleri para compor o aquário. very good 

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Qui Nov 26, 2015 1:39 pm

Bom dia iria ser legal o meu problema e o ph pois se não me engado quando media a mais ou menos 1 ano atras ele era uns 7.5 a 7.7 você acha que daria para eu ter um Frenatus ?
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Nov 26, 2015 2:21 pm

William, 

quanto ao PH, dependendo da espécie, não teria problema não... mas se for por troncos pode ser que ele dê uma leve queda nos valores.

Agora, quanto ao Frenatus, com Kribensis não daria certo...

com os Nigros sim, bastando apenas fortalecer a filtragem do aquário e dar territórios/ambientes para as duas espécies como fendas, tocas e esconderijos.

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Qui Nov 26, 2015 2:24 pm

Boa tarde bom eu estava olhando e comparando as fixas dos peixes de alguns sites e aparente mente daria para eu manter Tricogaster Leeri,Colisa,Joia,Corydora,Neon Negro,Labeo,Boca de Fogo, Krinbensis,Molinesia,Espada,Guppy e Tetra Negro claro que não e tudo mais daria para formar uma fauna se baseando neles isso e verdade ?
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Nov 26, 2015 3:04 pm

William,

ao pesquisar as espécies, vai perceber que há diversas espécies que podem se enquadrar no tamanho do seu aquário e no volume de água que ele tem.

O que realmente vai fazer jus ao sucesso da sua fauna é a questão comportamental (se o peixe é agressivo, sociável, se muda o comportamento quando reproduz ou não, se é territorial, agressivo a medida que vai crescendo e etc) e depois a questão do tamanho adulto comparado aos demais peixes que farão companhia.

Aí vem a questão alimentícia... algumas espécies são carnívoras, outras são herbívoras e outras onívoras. Manter peixes de hábitos alimentares diferentes é meio improvável o sucesso e desaconselhado a manutenção assim.

Alguns peixes são piscívoros e esses instintos podem se aflorar no aquário e esses peixes não hesitam em tentar comer peixes menores que caibam em sua boca e logo, acho que não vai querer ter um monte de neons no aquário e colocar um boca de fogo para comer todos, não é verdade?

Então tem que estudar melhor as possibilidades... ver quais as espécies compatíveis ao tamanho adulto do peixe que você tem preferência na montagem. 

Que essas espécies daria para seu aquário, sem dúvidas que dão... mas juntas, não há convívio com menores por predações dos mais complexos no aspecto comportamental.

Dentre essa fauna, deixo essas sugestões:

Sugestão 1 

Tricogaster Leeri
Corydoras
Tetra Negro ou Colisas

Sugestão 2

Neon Negro
Corydoras
Kribensis

Sugestão 3

Ciclídeo Jóia
Tetra Negro
Labeo

Sugestão 4

Boca de Fogo
Labeo

Sugestão 5
Guppy
Colisas
Corydoras

Sugestão 6
Molinésias
Espadas
(talvez guppys junto)

Lembrando que a quantidade de peixes pode variar e para tal exemplos de sugestão, algumas você terá que melhorar a sua filtragem. very good 

Abraço

Última edição por Emerson Souza Santos em Qui Nov 26, 2015 4:55 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Acrescentar informações)

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Qui Nov 26, 2015 5:19 pm

Boa tarde amigo Emerson cara você acha então que daria certo 

1 Boca de Fogo
1 Labeo Frenatus
1 Grupo de Tetra Negro
1 Grupo de Corydora

Ou

1 Boca de Fogo
1 Labeo Frenatus
1 Grupo de Barbo Sumatra
1 Grupo de Corydora
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Qui Nov 26, 2015 5:22 pm

Sobre a filtragem tipo assim eu pensei que como eu irei pegar todos eles bem pequenos quase alevinos eu poderia manter eles com esse filtro por enquanto e depois e uns 2 meses eu colocaria um segundo filtro como esse que eu estou usando sera que daria certo ?
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Krassuski em Sex Nov 27, 2015 2:01 pm

Ôpa, a conversa está realmente boa e já está bem adiantada, que legal very good ...Estou só acompanhando e aprendendo um pouco mais!

Abraço!
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Sex Nov 27, 2015 2:14 pm

Boa tarde amigo Alexandre, obrigado por estar acompanhando, cara eu estava lendo os comentários no fórum da Aquaflux e no grupo da aquarismo jumbo e acabei me empolgando com a galera falando que dava para ter 3 ciclídeos de meio porte em 170 a 200 litros e acabei criando um tópico na Aquaflux perguntado se eu poderia ter 1 Boca de Fogo com outro ciclídeo e mais 1 cardume de alguma especie mais agora estava pensando que talvez não seja uma boa ideia, e ainda por cima não sei mais o que criar novamente Crying or Very sad
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Nov 27, 2015 9:37 pm

Olá William,

conforme reforcei no flux, vou deixar minha ressalva aqui:

Pra mim, o Boca de Fogo não é indicado para ser mantido com nenhuma dessas espécies que você citou, seja ele o único Boca de Fogo, ou com outros da mesma espécie... são ciclídeos!

Vão defender território, atacar peixes que imaginam ser ameaças, quando mal humorados, vão querer expulsar todo mundo de perto deles, enfim... são peixes inteligentes, e não gostam de perder pra peixes menores ou serem subestimados e logo vão se impor no aquário, não dando espaço pra nenhuma dessa fauna viver em paz num aquário desse porte.

O meu conselho é ler.... leia mais sobre os ciclídeos e seus comportamentos e vai perceber que são encantadores, mas suas particularidades/necessidades devem ser respeitadas.

Com certeza não é uma boa idéia... como percebeu, também estou por lá para aprender e contribuir com meu conhecimento destinado a outras espécies que não sejam cichlidae, mas tem coisas que são (de longe) conselhos que não devemos considerar só porque disseram "pode por que dá certo..." ou "não tem problema" porque se não tivermos nenhum embasamento, estamos aconselhando o aquarista ou novato a fazer burradas, e atitudes errôneas só nos afastam do hobby e das informações corretas.

Se quiser recomeçar da maneira correta... estamos aqui para lhe ajudar, mas se o seu intento é ir por meia dúzia de palavras ditas sem fundamento, respeitaremos da mesma forma, porém , sem contribuir com o erro... aqui no ciclídeosBR sempre enfatizamos dar o melhor aos peixes dentro do que podemos, sem passar dos limites e não incentivar o erro no (e no) hobby.

Muitos aqui entraram com atitudes errôneas e hoje tem aquários com grande harmonia e sem nenhum problema. Alguns foram resistentes até perceberem que o hobby não gira em volta de nós mesmos, mas sim no bem estar de nossos animais... escolhermos peixes pra criar de acordo com o que temos a oferecer, é o passo fundamental para se ter um aquário sem problemas nenhum, se nesse espaço limitado (que são nossos aquários) proporcionarmos o melhor para o crescimento, qualidade de vida e vivência dos peixes.

Não vou me prolongar... mas esse foi um pouco do meu "desabafo pessoal" sobre o assunto de imposição ao erro, contra a nossa defesa de incentivo ao aquarismo consciente. very good 

Abraço e boa sorte aí!

Última edição por Emerson Souza Santos em Sex Nov 27, 2015 9:40 pm, editado 1 vez(es) (Razão : acrescentar informações)

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Sex Nov 27, 2015 10:19 pm

Boa noite Emerson antes de mais nada da gosto ler seus comentários  Very Happy Mais em fim então você acha que daria para eu manter um aquário com 
Tricogaster Leeri,
Frenatus 
Neon Negro ou Mato Grosso e Corydoras ?
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Sex Nov 27, 2015 10:20 pm

Vou deixar os ciclídeos de lado são complicados demais queria muito uma fauna com um Frenatus pois eu queria um peixe médio como destaque
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Sab Nov 28, 2015 2:14 pm

Boa tarde eu irei deixar os ciclídeos de lado pois são trabalhosos de mais e tentarei montar Anabantídeos então se não for pedir muito gostaria de pedir para que deletem esse tópico
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Dom Nov 29, 2015 1:01 pm

Anabantideos não são tão diferentes de ciclideos, se forem feitas escolhas inadequadas, certamente terá problemas do mesmo modo.
Sobre deletar o tópico, não será feito, pois as informações levantadas aqui podem servir para outras pessoas.

Att

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Mensagem por Emerson Souza Santos em Seg Nov 30, 2015 12:09 pm

William,

Concordo com o amigo Edson!

Quanto a fauna que você apontou lá em cima:

Tricogaster Leeri,
Frenatus 
Neon Negro ou Mato Grosso e Corydoras ?

Não me parece boa escolha...  Rolling Eyes

Frenatus, à medida que crescem, vão se tornando territoriais e, assim como referiu que "ciclídeos são complicados" essa é uma espécie complicada no que tange a escolha de tankmates para viver com ele.

São recomendados a viver com outros ciprinídeos de portes médios, como alguns Barbus por exemplo. E nesse caso, ainda podem serem importunados pelo ferinha. Por isso na página anterior sugeri de manter o Frenatus com o Boca de Fogo na outra página.

Se realmente quer um aquário que tenha espécie de médio porte que se destaque entre a montagem e quer ter um aquário que não lhe traga dor de cabeça, os Trico Leeri são sim uma boa opção.

E se tratando de ciclídeos, você poderia ter Acará Bandeira ou Acará Festivo invés do Trico Leeri. Seria bem mais interessante e sociável. very good 

Boa continuação
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Seg Nov 30, 2015 6:58 pm

Boa tarde Emerson, obrigado por tudo que você vem fazedo por mim, eu só tenho a lhe agradecer pelo empenho em me ajudar.

Eu gosto de bandeiras e também gosto dos festivos mais creio que os mesmos não sejam compatíveis com os parâmetros do meu aquário
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Seg Nov 30, 2015 8:25 pm

William,

como sabe a definição dos parâmetros se o aquário ainda não está ciclado e você disse estar aguardando os testes que chegam pelos correios? 

Outro detalhe é que seu aquário não está ornamentado e alguns elementos de ornamentação podem contribuir para chegar num parâmetro aceitável dos bandeiras ou festivos. Vai depender mais da sua escolha ou empenho para deixar a montagem à seu gosto.

Sugerir, nós sugerimos... mas as escolhas e dedicação para alcançar uma montagem excelente depende exclusivamente de você para o bem estar dos peixes. very good 

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Seg Nov 30, 2015 10:52 pm

Foi assim da outra vez mesmo depois de ciclado ele continuo com o ph la em cima
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Dez 01, 2015 12:29 pm

William,

porque não cria ciclídeos do lago tanganyika já que os parâmetros são altos? Com certeza, para ciclídeos do tanganyika você terá que adicionar ainda alguns sais para poder chegar no valor desejado dos ferinhas.  Cool

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Aguiar em Ter Dez 01, 2015 12:42 pm

Bom dia Emerson, bom no momento não faço ideia de qual peixes irei manter, vou esperar os testes chegarem que por sinal estão atrasados, mais provavelmente não irei manter ciclídeos nessa montagem, sobre os ciclídeos do tanganyika não e uma opção muito boa pois minha cidade não tem lojas especializadas e não tenho como ir procura na cidade vizinha devido ao meu trabalho trazer de fora alem de ser judiação e caro demais 1 casal de conchícolas vai me sair por mais de 150 reais devido ao frete os sais então nem se fala por isso eles não são uma opção muito boa para mim
William Aguiar
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: