Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Oscar parou de pegar raçao Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Oscar parou de pegar raçao 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Oscar parou de pegar raçao EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Oscar parou de pegar raçao EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Oscar parou de pegar raçao EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Oscar parou de pegar raçao EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Oscar parou de pegar raçao EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Oscar parou de pegar raçao EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Oscar parou de pegar raçao EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Oscar parou de pegar raçao EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Oscar parou de pegar raçao EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Oscar parou de pegar raçao Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Oscar parou de pegar raçao

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sex Mar 11, 2016 4:35 am

Meu amado Oscar tigre, parou de comer ração a uns 2 dias, só come tenebrio... O que fazer? Amo esse peixe não quero perde-lo.

Aquário esta com a amonia zerada, e ele não esta com nenhuma doença aparente, ate comprei outra ração mas ele nem pega para experimentar.

Aguardo ajuda!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sex Mar 11, 2016 12:01 pm

Ôpa Wagner tudo bem?

Se ele foi gradativamente parando de comer e depois foi perdendo o apetite e só aceitando alimentos "mais atrativos" (me parece que isso que está acontecendo), eu penso que pode ser parasitas intestinais, mas também não devemos descartar outro problema como stress por exemplo.
Precisamos de mais algumas informações. Tamanho do aquário, lotação, ocorreu alguma mudança brusca no layout? Foi introduzido outro peixe de grande porte? Você fornecia outros peixes para vivos como alimento? Ele está produzindo fezes brancas? Fora a amônia, você controla outros parâmetros da água (nitrato, ph, temperatura)? Qual a idade desse oscar? Você tem fotos ou vídeo dele?
Acompanhando.
Abraço
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Mar 11, 2016 1:10 pm

Acompanhando!
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sex Mar 11, 2016 3:23 pm

Olá Alexandre, o ph esta 7,4 sempre foi esse, desde quando ele era pequeno, a temperatura esta 28. Somente não tenho o teste de nitrito.
Não foi adicionado nenhum peixe novo, e todos os outros são menores que ele, não é lotação.
O tamanho do aquário é de:
110cm de comprimento.
50cm de largura.
55cm altura.
Total 302lt.
Foi adicionado um tronco que comprei, ja tratado, eu o lavei antes de colocar, mas na hora que coloquei saiu 2 larvinhas e o Oscar comeu elas, mas isso ja faz +de duas semanas. Ele continuou se alimentando normalmente depois disso.
Outra coisa que deve ser mencionada, é que eu havia trocado a ração dele, e ele demorou para pegar a nova, e comia em menor quantidade do que a outra, não me preocupei com isso pois a nova era uma marca melhor e achei que ele se satisfazia mais rápido. Até ontem eu voltei a comprar a antiga que ele comia que nem um louco, mas ele nem sobe para pegar e quando sobe não belisca a ração, acho q ele deve pensar que é a outra pois as duas são sticks. As Raçoes são, Carnívoros da Alcon essa que ele comia um monte, e a outra pela qual troquei é a tetra ciclideos.
Quanto as fezes não vi ele defecando, mas pelas as que estão no chão no aquário continuam normal.
Ele esta comigo a uns 5/6 meses era bem menor quando chegou, hoje esta com 20cm.
Desde ja agradeço!!
Abraço!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sex Mar 11, 2016 4:12 pm

https://m.youtube.com/watch?v=rL3MYGSTM4o

Quanto ao alimento vivo, dei peixinhos para ele 2 vezes, mas ja faz alguns meses... Depois disso.so ração mesmo, ede vez em quando tenébrios que eu mesmo crio.
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sáb Mar 12, 2016 1:14 am

Olá! Wagner eu arriscaria em dizer que deve ser parasitas intestinais. Eu montaria um aquário hospital e iniciaria o tratamento com metronidazol (flagyl) 400mg. Iniciaria o tratamento com 1 comprimido para 20litros de água. Após 48 h Tpa de 30% e aplicaria meio comprimido para 20litros. Repitiria a aplicação pelo menos 3 ou 4 vezes espassadas por 48h + Tpa.
A temperatura deixaria  torno dos 32 durante o tratamento. No terceiro dia de tratamento o bicho deve apresentar melhora. O ideal seria aplicar o metronidazol no aquário principal, pois os ovos dos parasitas podem estar escondidos no substrato. Bom é isso oque eu faria se fosse meu peixe. Vamos esperar a sugestão de mais alguém, para confirmar meu palpite ou sugerir alguma coisa nova. Importante: nunca dê peixes vivos para o seu Oscar. É muito provável que ele adquiriu a doença por essa razão. Um abraço e boa sorte!
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sáb Mar 12, 2016 2:47 am

Muito obrigado Alexandre, só fiquei com algumas dúvidas, posso fazer o tratamento no aquário principal? Ou vai afetar a biologia? Pq meu aquário hospital tem outro Oscar pequeno, que comprei pois fiquei com pena dele, estava doente e estou fazendo o seu tratamento, ele ja esta bem melhor mais ainda apresenta alguns sintomas,se continuasse na loja iria morrer, isso pq não o estavam tratando... Além do mais meu hospital é muito pequeno para o Oscar que não esta comendo e não tenho termostato, apesar do clima aqui estar quente, não passa de 27graus sem termostato...
Outra coisa esse remédio é de uso veterinário ou encontro em farmácias mesmo?
Agradeço muito a atenção!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sáb Mar 12, 2016 3:01 am

Opa, uso humano. O problema é que só é vendido com receita. Eu peço para uma veterinária minha amiga. Uso o metronidazol a pelo menos 6 anos nos meus peixes, ele pouco afeta a biologia do aquário. O problema é que os ovos dos flagelos ficam no substrato quando são eliminados nas fezes dos peixes doentes. Se fosse meu aquário eu começaria o tratamento ainda nesse final de semana. Se não conseguir muitos comprimidos separe seu Oscar em um aquário hospital e comece o tratamento logo. Eu faria isso. Já salvei dezenas de peixes com esse medicamento. A uns 7 ou 8 anos atrás eu utilizava um medicamento chamado flagelol do fabricante Sera, hoje não encontro mais esse medicamento para vender em São Paulo.
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sáb Mar 12, 2016 3:17 am

Vou ver se ja consigo a receita amanha mesmo, vou utilizar no aquário inteiro, não tem problema haver mais peixes?
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sáb Mar 12, 2016 3:41 am

Pode ficar tranquilo, os peixes toleram muito bem o metronidazol. Assim que possível faça uma pesquisa na internet sobre o uso de metronidazol em aquários. Existem várias matérias sobre o assunto tanto em sites nacionais quanto em sites gringos. Uma maneira que eu já utilizeis e potencializa o tratamento é comprar artêmias e moer meio comprimido em uma xícara de água. Deixei as artêmias alguns minutos nadando na água saturada pelo metronidazol. Depois ofereci para o peixe doente. Eu tenho um Jack Dempsey eletric blue com 7 ou 8 anos. A uns 6 meses atrás o peixe foi perdendo o apetite e parou de comer e fazia fezes gelatinosas. Tratei o idoso com o metronidazol e em 3 dias de tratamento ele estava devorando tudo outra vez. Se o seu peixe estiver com o intestino obstruído por conta dos parasitas VC pode dar um laxante a base de sal de Epson ( sal amargo) também vendido nas farmácias sem a necessidade de receitas ( VC deverá fazer uma solução a 1%, se tiver dúvidas me pergunte como manipular o medicamento que eu te falo). Esse medicamento junto com o metronidazol vai curar seu peixe certamente. Isso se for realmente parasitas intestinais. Tudo oque te falei é um palpite que seu Oscar esteja com parasitas intestinais. Eu apostaria todas as fichas que é isso que seu peixe tem. Agora é importante levar em conta que pode ser um milhão de outros problemas. Porém o mais comum é este.
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sáb Mar 12, 2016 4:26 am

Muito obrigado mesmo, amanha comprarei os dois remédios, gostaria sim de ajuda para manipular o medicamento (laxante). Pois acho melhor ja fazer tudo o que for possível para o grandão melhorar, foi meu primeiro ciclideo e quero ver ele bem novamente!!!

Agradeço muito e vamos ver as melhoras dele!!!
Abraço!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sáb Mar 12, 2016 11:13 am

Para fazer o laxante você precisa aplicar com a seringa na boca do peixe. Sugiro que coloque na ponta da seringa sem agulha um pedaço de mangueirinha de silicone ( tubinho de ar para compressor/bombinha para aquário). É importante introduzir suavemente e lentamente a "sonda" até o início do estômago do peixe. O início do sistema digestório dos peixes ósses é um comprimento de aproximadamente o início da barbatana superior. Procure no YouTube que existem vídeo sobre como realizar o procedimento. 
Eu utilizo o sal de Epson (sulfato de magnésio) a 3%. Ou seja 30g de sulfato dissolvidos em 1 litro de água filtrada. Aplique 5ml 1 vez por dia por 3 dias.
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sáb Mar 12, 2016 11:23 am

No YouTube existe um vídeo de como você deve fazer a aplicação do medicamento com a seringa.

Procure por: alimentando disco con sonda
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sáb Mar 12, 2016 4:37 pm

Alexandre, será que necessariamente preciso dar início a esse procedimento do laxante tb? Estou com medo de machucar ele, hoje mesmo ja dei inicio ao tratamento com metronidazol 400mg, consegui a receita com um veterinário amigo meu, já comprei logo duas caixas e estou fazendo o tratamento no aquário principal.

Vou postando o progresso do Oscar...

Agradeço muito a ajuda e a atenção!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Sáb Mar 12, 2016 4:40 pm

A outra coisa, não sei se havia necessidade, mas achei melhor tirar o carvão do filtro,para não interferir na ação do medicamento...

Abraço!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Sáb Mar 12, 2016 9:48 pm

Perfeito Wagner, é essencial a retirada do carvão ativado e o purigen, isso é importante.
Penso que umas das fazes mais letais da doença é que o intestino do peixe é obstruído pelos parasitas. Por isso que o uso do laxante é indicado.
Ok, boa sorte, espero que seja esse mesmo o problema. Não se esqueça das TPAs a cada 48h.
Se tudo der certo, o peixe deve normalizar a alimentação em 3 dias. Mas mesmo ele estando com aparência normal após o terceiro dia, siga com o tratamento até o final, ok?
Nos mantenha informado.
Um abraço.
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Dom Mar 13, 2016 12:14 am

Ok, novamente muito obrigado, mas tem fezes dele no aquário, acredito que seja dele pois os outros peixes são vem menores... E as fezes do Oscar não são pequenas... Rsrsrs.
To torcendo aqui para que tudo se normalize, também retirei o tronco do aquário para deixar mais espaço para ele nadar...
Vou postando os resultados!!!

Abraço!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 14, 2016 11:50 am

Wagner, como as fezes do peixe está normal (na mesma cor da ração), tente moer o comprimido e fazer uma pasta com algumas gotas da água do aquário. Essa pasta você injeta dentro do tenébrio, pois ele ainda come tenébrio certo?

Fique dois dias sem alimentá-lo e sirva o "tenébrio recheado", assim eliminará o problema diretamente no peixe. No tratamento de parasitas intestinais deve-se sifonar o substrato a cada dois dias, como sitado pelo Alexandre, pois é pela fezes do peixe que a contaminação se generaliza, fique atento.

Abraço e boa sorte.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Seg Mar 14, 2016 3:56 pm

Está difícil ate dele comer tenebrios, ele esta ficando bastante tempo parada encostado no fundo...
Mas estou no aguardo da ação do remédio!!!
Abraço!!!
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Seg Mar 14, 2016 4:37 pm

Blz, estamos na torcida.
Abraço
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Dionisio Seg Mar 14, 2016 4:49 pm

Acompanhando e torcendo
Dionisio
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 254
Data de inscrição : 01/03/2015
Idade : 49
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Qui Mar 17, 2016 6:02 pm

Pessoal meu Oscar piorou muito, estou fazendo o tratamento desde o dia que me foi passado, ele continuava não pegando ração, e parou ate com os tenebrios.
Ontem eu resolvi dar um banho de sal grosso nele, se arrependimento mata-se, eu ja nem estaria postando aqui... O que houve é que depois do banho ele piorou muito, inclusive ficou com uma coloração completamente pálida, coloquei ele junto com o Oscar pequeno por um tempo e apliquei os remédios na agua, pois já estava usando para o outro, mas como o aquário é super pequeno retornei ele para o grande. Acontece que ele não nada mais, só fica no fundo, meu Texas que é do tamanho da nadadeira do Oscar o esta mordendo na calda, e ele não reage. O que faço não aguento mais ver tanto sofrimento.
Será que matei meu peixe com o banho?
Segue a foto:
Oscar parou de pegar raçao 108e0z9
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Qui Mar 17, 2016 7:02 pm

Ôpa!
Os tratamentos, o banho de sal, a troca de aquário é muito estresse (isso pode ser a razão dele ter ficado pálido). Mas por que você acrescentou outro procedimento ao tratamento (banho de sal e troca de aquário)?
Era só metronidazol e sal amargo, por no máximo 3 dias e nada mais.
Isso faz um mal danado para o bicho.
Mas e ai? Ele está reagindo? Ele já deveria ter voltado a comer em 72h após o início do tratamento. Muito estranho.
Eu continuaria o tratamento com o flagyl, em aquário hospital, e aguardaria o medicamento fazer efeito apenas com uma alimentação dia sim dia não. Eu deixaria ele se recuperar sem ser trocado de lugar novamente e sem outro peixe beliscando o bicho e nem um outro procedimento.
Estou acompanhando e torcendo!
Você está em São Paulo? Vou passar uma mensagem privada, para trocarmos umas ideias por lá.
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Wagner L Qui Mar 17, 2016 7:29 pm

Infelizmente hoje, 16:24. O Oscar faleceu, coloquei ele em outro aquário por estar sendo atacado, o medicamento não fez efeito,mesmo depois de todos esses dias, acredito que talvez fosse outro problema.
A tristeza é grande, mas ate que me deu um alivio pois não estava mais aguentando o ver sofrer, ele descansou.
Estava com 21cm. Foi meu primeiro ciclideo.
Agradeço muito pela ajuda do fundo do coração, mas acho que havia chegado a hora dele partir. Mas acredito que o banho de sal tenha contribuído para a sua morte, infelizmente prejudiquei meu peixe :'(.

Abraços
Wagner L
Wagner L
Alevino
Alevino

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Alexandre Krassuski Qui Mar 17, 2016 7:31 pm

Sinto muito.
Mesmo, sinto muito.
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Oscar parou de pegar raçao Empty Re: Oscar parou de pegar raçao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos