Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Meu 1° Aquário de Ciclídeos Africanos

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Meu 1° Aquário de Ciclídeos Africanos

Mensagem por ERICASILVA1986 em Qua Nov 14, 2012 4:34 pm

Thiago e Nélio, quanto a tal fêmea de Caeruleus, vou conferir na loja se ela já soltou os filhotinhos e, se sim, eu compro. Quanto ao Demasoni, se eu colocar mais uma fémea pra ele, será q diminui sua agressividade? Eu realmente gosto muito dele...
Abraços.
ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Qua Nov 14, 2012 6:17 pm

ERICASILVA1986 escreveu:A minha dúvida é: se eu colocar peixes desse tamanho no aquário, os meus de 5-6 cm não os matarão?

Pelo contrário, Erica. Eles serão ignorados pelos demais, uma vez que, não representarão risco à hierarquia. A partir dos 2 cm, os alevinos já convivem numa boa com os adultos, pois, Mbunas não possuem habito piscívoro e assim, só comerão espécimes muito pequenos, que se confundam com alimentos vivos.

A introdução de espécimes adultos, sim, via de regra deve ser evitada, pois, esses são vistos como uma ameaça à hierarquia. Onde acabarão mortos, ou gerarão conflitos no aquário até se encontrarem como dominantes ou submissos. Por isso, é recomendável adquirir, sempre que possível, espécimes jovens.

9- Adquirir preferencialmente peixes jovens.

Montar um aquário a partir de jovens permite que os peixes se habituem uns aos outros, que formem as suas hierarquias e definam territórios sem conflitos graves. Mais tarde, em adultos cada um conhece o seu lugar na hierarquia e as probabilidades de conviverem pacificamente são maiores. Quando o aquário já for habitado por peixes adultos e se tiver de adquirir novos peixes, é também importante que sejam jovens de modo a não serem considerados ameaça pelos adultos. Para além disso, ver os peixes crescer de juvenis a adultos pode ser muito gratificante.

Veja este artigo, é excelente:

http://www.ciclideos.com/o-aquario-de-mbunas-a85.html

ERICASILVA1986 escreveu:Quanto ao Demasoni, se eu colocar mais uma fémea pra ele, será q diminui sua agressividade? Eu realmente gosto muito dele...
Abraços.

Os Pseudotropheus demasoni, apresentam uma intensa agressividade intraespécifica, ou seja, dentre os mesmo do grupo, e assim, quanto maior o número de fêmeas, melhor, para que os conflitos se dissipem, distribuindo a porrada para todas e não apenas para uma ou outra fêmea. Para além disso, a espécie requer de fato um harém, composto por várias fêmeas para um único macho devido à insistência do mesmo em acasalar.

Very Happy very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Thiago Mineiro em Sex Nov 16, 2012 12:03 pm

Ótimas considerações Nélio very good
Thiago Mineiro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sex Nov 16, 2012 12:43 pm

Valeu Thiago! very good
Convidad
Convidado

Mensagem por ERICASILVA1986 em Dom Nov 18, 2012 5:41 am

Galera, eu achei na net umas fotos da loja que eu compro meus peixes (que eu mencionei alguns comentários acima), será que tem algum problema eu colocar essas imagens aqui no tópico? E o nome da loja, pode?
ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Dom Nov 18, 2012 6:53 am

À vontade Erica, repreendemos apenas anúncios referentes às negociações de animais e produtos, não há problema algum neste caso... very good
Convidad
Convidado

Mensagem por ERICASILVA1986 em Seg Nov 19, 2012 10:52 pm

Ok Nélio, obrigada pelo esclarecimento very good Então, aqui vão as fotos da loja:

A entrada é por aquele portão de garagem e por um portãozinho do lado esquerdo que não está aparecendo na foto, e a loja é tooodo esse muro aí. Por aqui dá pra ter noção do tamanho, né?

Aqui o único aquário completo que eles têm montado por lá.

1º corredor, com aquários dos dois lados.

2º corredor.

3º corredor.

E as próximas imagens são de alguns peixes.

Fonte: http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?f=28&t=8034

Enfim, lá tem de tudo, Japonês, Betta, Bótia, Lábeo, Disco, Guppy, Plati, Molinésia, Neon, Cascudo, Paulistinha, Espada, Carpa, Ciclídeos variados, Coridoras, Algae Eater, Arraias, camarões, lagostas, caramujos, rãs, plantas, etc. Ufa! Mas lá não vende acessórios não, só peixe mesmo. Quando eu levo minha filha lá não dá pra escolher o peixe e ir embora, tenho que ficar enrolando pra ela se divertir um pouquinho, e ela viaaaaja hehehe !!!
Entenda galera, eu nem conheço o dono pessoalmente, tá? Não é propaganda com interesses próprios não, rs, é que às vezes alguém aqui do Rio pode ter alguma dificuldade em comprar algum peixe, aí eu só quero ajudar mesmo.

Endereço: Rua Padre Boss, 332, Jardim América, Rio de Janeiro.
Tel: (21) 3371-9076

Abraços pessoal, espero ter sido útil Wink !
ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Ter Nov 20, 2012 12:19 pm

Realmente uma ótima loja, Erica. Certamente sua dica ajudará bastante nossos amigos do Rio. Obrigado por compartilha-la! very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Thiago Mineiro em Ter Nov 20, 2012 6:55 pm

Nossa Shocked que tando de aquas, da para ficar doido por ai, kkk
Thiago Mineiro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por ERICASILVA1986 em Qui Nov 22, 2012 4:42 pm

Oi pessoal!!! Fiz uma mudança no layout do meu aquário e peço a opinião de vcs, se está bonito e o q dá pra fazer pra melhorar. Só tem uma observação, a permanência do mergulhador é inegociável, pois ele é da minha filha hehehe ! E outra coisa, vou ver se compro um L. Caeruleus e um P. Demasoni esperando q o Caeruleus faça casal com o q eu tenho e q o Demasoni seja mais uma fêmea (já q tenho um casal). Porém, pelo q eu entendi, se eu coloco peixes maiores (e sexados) estes correm o risco de serem atacados e mortos, e se eu coloco pequenos a agressividade é menor mas não tenho nem chance de saber o sexo. E o grande problema é que, se o peixe q vier for do sexo errado não tenho como retirá-lo mais do aquário, não sem remover todas as pedras, ou seja, ou ele se adapta ou morre Shocked . Alguma sugestão?
Bom, aqui vai a foto do novo visual. Não está muito boa, foi tirada com o meu celular que não é lá essas maravilhas, mas dá pra ver! Abraços a todos.

ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Mineiro em Qui Nov 22, 2012 6:33 pm

Oi Erica
Gostei bastante do layout, ficou clean e organizado.
Mas tenta fazer mais uma zona rochosa da lado esquerdo, porque provavelmente esta do lado direito será toda dominada pelo P. Demasoni.
Quanto a sexagem não é tão fácil quando juvenil, os P. demasoni macho tem as cores mais vivas e as pontas das barbatanas dorsal e anal, formam um "V",
já as fêmeas tem cores mais apagadas e pontas das barbatanas em forma de "U".
Os L. caeureus nota-se mais na diferença de tonalidade, sendo a fêmea mais branquinha, as barbatanas anais são bem claras e nos macho bem pretas.
Thiago Mineiro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tobias Leon em Qui Nov 22, 2012 6:54 pm

gostei bastante também
Tobias Leon
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Qui Nov 22, 2012 7:28 pm

Olá Erica,

Este layout com rochas empilhadas no extremo do aquário, seria ótimo para uma montagem de Tanganyikas, onde é interessante delimitar territórios, a fim de que as especialidades convivam em harmonia. No entanto para Mbunas, esta delimitação gera conflitos, pois se você coloca uma pilha ou pilhas de rochas, mesmo que em extremos ou em pontos distintos do aquário, acaba tendo um macho dominante a defender acintosamente cada uma. Para Mbunas o ideal mesmo é criar um amplo território, continuo e sem distinções, ao longo de todo o aquário, a fim de que não se importem em compartilha-lo.

O mais correto para se chegar as rácios formando duplas ou trios, compostos por um macho e uma ou duas fêmeas é inserir vários espécimes juvenis de cada espécie até conseguir distingui-los sexualmente, pois, o dimorfismo em Mbunas de maneira geral, exceto em algumas poucas espécies, engana muito, muitas das vezes até mesmo em adultos, dada a relação de dominância e submissão verificada entre os indivíduos. Onde um individuo macho com tendencia a submissão terá características de fêmea e uma fêmea dominante características de macho.

Como por exemplo, esta fêmea do nosso amigo Junior Groski, explicitamente uma dominante:

Apesar da dificuldade, consegui acertar o sexo de todas as três fêmeas L. caeruleus que adquiri, apenas com algumas dicas do nosso amigo Emerson:

Emerson Souza Santos escreveu:Os machos costumam ter as nadadeiras pélvicas de coloração preta e sua nadadeira dorsal e anal pontiaguda. Já em fêmeas, as dorsais e anais são arredondadas e suas nadadeiras pélvicas são brancas. Outra dica é a listra da dorsal... nos machos ela vai até o final da nadadeira. Já em fêmeas ela acaba uns raios antes do final da nadadeira, sendo incompleta.

Já os Pseudotropheus demasoni, a meu ver são praticamente impossíveis de sexar, pois mesmo as fêmeas possuem cores muito intensas e a espécie não aparenta dimorfismo pela morfologia, seus espécimes são largamente monomórficos sexualmente. Apenas em adultos, percebemos diferenças sobretudo nos tamanho, onde as fêmeas são visivelmente menores, ainda assim, pairando o risco de se confundir uma fêmea adulta com um macho jovem. Para a espécie, o melhor é inserir vários juvenis e observa-los até a altura das rácios. Very Happy very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Sardela em Qui Dez 06, 2012 1:22 pm

Loja sensacional Érika, ainda não a visitei pessoalmente.

Obrigado por compartilhar!!

Quanto aos Demasoni sexuados, você poderia comprá-los da Ecoanimal, lá eles vendem machos e fêmeas. Assim vc compraria o ratio certo que deseja.

Acho uma espécie fantástica e o melhor é que: tanto machos quanto fêmeas apresentam uma linda coloração.

Os L. Caeruleus acho muito difícil sexar, siga a orientação do Nélio. Além disso, acho uma espécie muito difícil de se manter, principalmente se tiver mais que um par... bem pode ser o contrário do que todos dizem, mas eles não são muito calmos intraespécie (opinião pessoal).
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por ERICASILVA1986 em Sex Dez 07, 2012 4:40 am

Oi pessoal! Então, comprei 1 L. Caeruleus e 1 P. Demasoni. Vejam só:

Esse eu comprei sem preferência de sexo, já que não sei o sexo do que eu já tinha no aquário, só espero que formem um casal. Mas pelo que vcs disseram, esse parece um macho, né? Ele tem 8cm.

Já esse eu comprei esperando que seja fêmea, ele mede uns 7cm. Na hora que eu fui tirar essas fotos (ontem) eu reparei aquela saliência na cavidade anal dele (1ª foto), e algumas horas depois estava saindo alguma coisa de lá (vejam a 2ª foto), então eu pensei: "deve ser um ovo". Mas como estava muito tarde, eu fui dormir esperando que "ela" estivesse com a boca cheia hoje. Acontece que hoje ela está normalzinha e com a boca vazia, rs. Como eu não conheço o processo de desova, não sei se foi isso que aconteceu mesmo. Alguém aí pode me explicar o que houve?

Vlw gente, abraços!

ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sex Dez 07, 2012 9:13 am

Olá Erica!

Mbunas não formam casais, pois são poligâmicos... Very Happy

Pelas fotos, os espécimes não aparentam possuir o tamanho referido. Machos da P. demasoni com 7 cm são adultos de fato, os peixes da foto estão relativamente franzinos (ao menos que estejam atrofiados).

O espécime com a saliência na região ventral, não me parece maturado sexualmente ou com a região em torno do abdome mais completa (propicio à reprodução); o oviducto nas fêmeas não tem esse formato e coloração.

Remete à parte do aparelho digestivo, exposto por algum motivo relacionado à má alimentação. Demasonis são vegetarianos e devem ser alimentados com alimentos ricos em matéria vegetal e sem gordura animal. very good
Convidad
Convidado

Mensagem por ERICASILVA1986 em Sex Dez 07, 2012 8:57 pm

Nélio Jr. escreveu:Mbunas não formam casais, pois são poligâmicos... Very Happy
Oi Nélio! Então, eu até sei que seria o ideal, mas como meu aquário não é grande, eu fiquei com medo de colocar 3 trios, aí resolvi formar 1 trio de P. Demasonis, 1 casal de L. Yellow e 1 casal de M. Estherae.
Nélio Jr. escreveu:Pelas fotos, os espécimes não aparentam possuir o tamanho referido... os peixes da foto estão relativamente franzinos (ao menos que estejam atrofiados).
Olha, eu os medí com uma fita métrica com eles dentro da redinha deitados na minha mão, o tamanho é esse mesmo. Quanto a estarem franzinos, sinceramente eu não sei, porque não tenho experiência, então achei que o crescimento deles estava normal.
Nélio Jr. escreveu:Remete à parte do aparelho digestivo, exposto por algum motivo relacionado à má alimentação. Demasonis são vegetarianos e devem ser alimentados com alimentos ricos em matéria vegetal e sem gordura animal.
Quanto à alimentação, eu só lhes dou Spirulina, no momento estou dando uma da "Tropical", é esta aqui da foto. Será que não é boa?

E aí, pessoal, mais opiniões?
ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sex Dez 07, 2012 9:09 pm

Sei que você procede adequadamente, mas, muito provavelmente na loja comiam mal.
Convidad
Convidado

Mensagem por ERICASILVA1986 em Sex Dez 07, 2012 9:39 pm

Poxa... Sad Mas se tiver algum problema com eles, eles não crescerão mais do que isso?
ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sex Dez 07, 2012 9:54 pm

Os machos Demasoni atingem no máximo 8 cm e as fêmeas ficam ligeiramente menores. Esse problema do ânus avermelhado, com a saída do conteúdo intestinal, costuma cessar naturalmente, basta alimenta-los adequadamente. very good
Convidad
Convidado

Mensagem por ERICASILVA1986 em Sex Dez 07, 2012 10:24 pm

Obrigada pelas dicas Nélio, vou dobrar minha atenção com a alimentação deles. very good
ERICASILVA1986
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sex Dez 07, 2012 10:56 pm

Por nada... very good

....Tenho a certeza de que logo estarão ótimos. Very Happy
Convidad
Convidado

Mensagem por Sardela em Sab Dez 08, 2012 1:05 am

Olá Erica,

Você está dando um alimento de boa marca. Mas eu tive um problema sério por apenas dar spirulinas, e ainda hoje tenho peixes com manchinhas pretas (elas estão sumindo, mas dos adultos é muito lentamente). Varie mais sua alimentação, e só de a spirulina duas ou três vezes na semana.

Outros alimentos também já contém spirulina. Lembrando também, que o L. Caeruleus necessitam de um pouquinho mais de proteína do que os demais...

Eu, se for possível, apostaria em outra ração da tropical, chamada MALAWI. Certamente você conseguirá um equilíbrio maior.
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sardela em Sab Dez 08, 2012 1:08 am

Aproveitando a oportunidade da alimentação, sempre me pego com essa dúvida...

Quando alimentamos cães e gatos devemos dar apenas um tipo de ração, e se formos trocá-la deveremos fazer isso aos poucos e gradativamente.

Por que com peixe isso não seria diferente? Considere que, na minha opinião, o sistema digestivo deles são ainda menos evoluídos e mais sensíveis.

Eu, por exemplo, forneço mais de 4 tipos de ração acreditando que cada uma terá nutrientes que na outra não contém... mas seria isso o melhor? Ou seria termos uma de altíssima qualidade, que tenha o máximo de tudo, e mantermos então apenas essa a longo prazo?
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sab Dez 08, 2012 2:30 am

Nunca tive problemas com "spirulina spots" e creio que para tanto os peixes necessitam ser sobrealimentados com muita espirulina.

Devemos nos lembrar que Mbunas são peixes raspadores de algas que passam o dia se alimentando na natureza. As espécies desse grupo possuem intestinos longos, adaptados para uma digestão lenta e continua. Sendo adequado deixa-los ao menos um dia por semana sem comer, a fim de concede-los um descanso.

A maneira mais simples de alimentar ciclídeos herbívoros é com flocos de boa qualidade (isto é, sem gordura animal). Porém, como essas espécies estão acostumadas e adaptadas a comer de forma continua na natureza, em cativeiro tentarão fazer o mesmo; não obstante, o valor nutricional dos alimentos que fornecemos é incomparavelmente superior.

De forma que a alimentação dos Mbunas deve ser limitada a 30 segundos, 2 a 4 vezes ao dia. Em outras palavras, o seu tempo de alimentação deve ser limitado a não mais que 2 minutos por dia. Pois, Mbunas são "glutões" e podem consumir uma grande quantidade de alimentos em poucos segundos. Para além disso, uma alimentação reduzida e mais freqüente, reduzirá a agressividade entre os invividos.

É extremamente importante não fornece-los alimentos muito nutritivos e de fácil digestão, mesmo que seja à base de animais de sangue frio, pois, mais cedo ou mais tarde, isso perturbará seu sistema digestivo. De forma que um alimento mal digerido, ou mal excretado, pode irritar sua parede intestinal, causando problemas como o que ocorreu no Demasoni em questão, dando entrada à parasitas.

Há quem seja contrario ao fornecimento de alimentos vivos como artêmias, uma vez que as mesmas são macias e viscosas, o que pode provocar irritação no intestino e assim recomendam alimentos vivos com um exoesqueleto mais rígido, tais como Misys. Relativo ao problema da espirulina sozinha, este reside no fato da mesma ser rica em proteína e assim, ao ministra-la pura é interessante mistura-la com outro tipo de floco ou ingredientes como farinha de peixe e outros.

Os alimentos mais seguros e nutritivos para Mbunas são aqueles que são predominantemente à base de vegetais. De forma que também pode ser inserida à dieta ervilhas, abobrinha, cenoura, espinafre, alface, dentre outros que ajudam a manter toda a intensidade da coloração dos peixes devido à beta-caroteno, cantaxantina e outras vitaminas. Ajudando também a reduzir a incidência de constipação intestinal devido ao alto teor de fibra.

Recomendo ainda, o patê (mix de camarão) do Konings; uma mistura de ervilhas, camarão, espirulina em pó e gelatina. Numa proporção de 1 kg de camarões inteiros, 1 kg de ervilhas congeladas, para 10 ml de espirulina em pó, e 100 gramas de pó de gelatina, podendo se adicionar 10 gotas de um multivitamínico concentrado.

Finalmente, não há uma regra geral sobre como alimentar os nossos ciclídeos. É uma questão de experiência, pois se deve ter muito cuidado ao oferta-los alimentos ricos em proteínas, sob pena de desencadear problemas diversos tais como "spirulina spots", "Bloat", etc. very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: