Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
A Filtragem Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário A Filtragem 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
A Filtragem EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
A Filtragem EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
A Filtragem EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
A Filtragem EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
A Filtragem EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
A Filtragem EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
A Filtragem EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
A Filtragem EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
A Filtragem EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
A Filtragem Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

A Filtragem

+2
Wagner Rodrigues
Ciclídeo maníaco
6 participantes

Ir para baixo

A Filtragem Empty A Filtragem

Mensagem por Ciclídeo maníaco Seg Set 12, 2011 3:08 pm

A filtragem do aquário, é um dos temas mais debatidos em nosso hobby. Todos possuem uma marca favorita, tipo ou modelo de filtro, que tenha funcionado no passado, bem como aqueles que originaram experiencias ruins.

A ampla gama de equipamentos disponíveis no mercado, é impressionante em numero e diversidade, e isso pode ser intimidante para os iniciantes. A intenção deste artigo é fornecer informações base, para desmistificar esse processo.

O principal objetivo da filtragem da água do aquário, é proporcionar um ambiente saudável para os peixes, e para estender o tempo entre as manutenções, bem como as trocas parciais de água.

Basicamente, a filtragem se divide em três tipos estabelecidos:

Filtragem mecânica:
Essa é a forma mais simples de filtragem, e consiste em nada mais que, correr a água através de um material poroso, para apanhar o maior número de partículas suspensas possível. Quanto menor os poros do material escolhido, e quanto menor as partículas em suspensão, mais limpa será a água. Então, por que não usar apenas uma folha fina com aberturas microscópicas? O que fazemos, é chamado de osmose reversa, e produz água limpa, mas há um problema: A vazão (o numero de vezes, pela qual a água passa pelos filtros), quanto menores as aberturas, menor será a vazão.

Filtragem química
Remover compostos químicos nocivos da água, é muito mais difícil do que os resíduos sólidos, porque eles são líquidos e não podem ser presos como as partículas em suspensão. Certos materiais, entretanto, irão atrair esses compostos químicos e contê-los. Esses materiais são normalmente colocados em fluxo, através de sacos ou cestas especiais, e então, ao passar por eles, não toda a água entrará em contato com os meios de comunicação química, mas eventualmente, os níveis são reduzidos a um valor aceitável.

Há um grande debate, sobre a utilidade e até mesmo a sabedoria em executar a filtragem química. Ambos os lados têm provas convincentes, porém nenhum vencedor claramente surgiu. Pessoalmente, penso que uma pequena quantidade de mídia química, seja benéfico ao meio, mas na maioria dos casos, os aquaristas são imprudentes, tendo como finalidade especifica, o aspecto cristalino da água.

É importante ressaltar que, meios de filtração química, possuem um ponto de saturação natural, e precisam ser substituídos periodicamente. Pois a mídia saturada, começa a liberar os produtos químicos de volta para o aquário.

Filtragem Biológica
Essa é a parte mais importante da filtragem do aquário, pois é o que nos permite manter o peixe em quantidades relativamente pequenas de água. Mesmo o maior dos aquários domésticos, é minúsculo em comparação com um ambiente natural, e ao contrário das outras formas listadas, a filtragem biológica é um processo natural, que se estabiliza ao longo do tempo.

As bactérias que fazem o trabalho real, existem em toda parte do nosso aquário. O que fazemos, é cultivá-las e usá-las para nosso próprio benefício. Você pode procurar entender melhor esse processo no artigo "A ciclagem", mas ele basicamente envolve, pouco mais que, propiciar um lar para as bactérias Nitrosomonas, Nitrobacter, dentre outras bactérias benéficas, que você provavelmente não se importará em aprender os nomes... hehehe ... Essas são a locomotiva do aquário. Algumas delas alimentam-se diretamente da amônia (isso é uma coisa boa), mas excretam Nitritos (isso é uma coisa ruim). Felizmente, seus vizinhos, se alimentam de Nitritos (uma coisa boa) e excretam Nitratos, que é muito menos tóxico para os peixes, e podem ser controlado pelas TPA's.

O processo é chamado de ciclo do nitrogênio, e todos os aquários tem que passar por esse (de 3 semanas a 6 meses completos em alguns casos), antes que apresentem-se completamente estáveis. Peixes geralmente podem ser mantidos no tanque muito mais cedo do que o segundo lapso temporal, porém o numero de exemplares, deve ser menor que poderia, sendo que mudanças de água devem ser realizadas regularmente, e os compostos aferidos com freqüência.
Ciclídeo maníaco
Ciclídeo maníaco
Administrador
Administrador

Mensagens : 490
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 12
Localização : Brasil

http://www.ciclideosbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty ...

Mensagem por Wagner Rodrigues Seg Set 12, 2011 3:48 pm

Apenas complementando o tópico, a fim de uma visão melhor por parte do iniciantes

Exemplos de mídias filtrantes
Filtragem mecânica: Peron, Lã acrílica (não indicada por poder causar ferimentos aos peixes), Algumas esponjas, etc.

Filtragem química: Carvão ativo, Purigen, Zeolite (Prodac), Placas Removedoras (de fosfato, nitrito, amônia e etc).

Filtragem biológca: Cerâmicas ( Siporax, Bioglass, Cerâmica), Bio Balls, Esponjas Biológicas, etc.


Lembrando que a filtragem da água do aquário, é extremamente importante, e que devemos proporcionar uma filtragem com volume filtrado por hora de diversas vezes o volume total do áqua... isso deve ser determinado pela quantidade de peixes e condições de criação dos mesmos, podendo chegar a até mais de 10x o volume do aquário...
exemplo: aquário de ciclídeos africanos com volume de 300 litros... filtragem indicada 3000l/h
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Sérgio A. Gallão Qua Fev 06, 2013 3:23 pm

Exemplos de mídias filtrantes
Filtragem mecânica: Peron, Lã acrílica (não indicada por poder causar ferimentos aos peixes), Algumas esponjas, etc.

Filtragem química: Carvão ativo, Purigen, Zeolite (Prodac), Placas Removedoras (de fosfato, nitrito, amônia e etc).

Filtragem biológca: Cerâmicas ( Siporax, Bioglass, Cerâmica), Bio Balls, Esponjas Biológicas, etc.


Em relação ao sentido da água, passada pelo filtro, parece que é na sequência citada por voce: mecânica - química - biológica, correto?
Sérgio A. Gallão
Sérgio A. Gallão
Alevino
Alevino

Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 55
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 06, 2013 4:10 pm

Está correto, alguns aquaristas (como eu) dispensam o uso da filtragem química ficando apenas filtragem mecânica e depois biológica.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qua Fev 06, 2013 4:21 pm

Sim, embora filtragem química é desnecessária, só devendo ser usada em casos muito específicos.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 06, 2013 4:35 pm

Agora me surgiu uma dúvida (kkkkk hoje estou cheio de dúvida kkkk):

Tenho o conhecimento de que as bio balls fora criadas como oxigenadoras da água para os filtros e não como filtragem biológica.

Acredito (até alguém me comprovar o contrário) que como existem um grande fluxo de água passando por elas consequentemente as bactérias nitrificantes se prenderão as mesmas, servindo também de filtragem biológica, MAS.... ela não foi criada para esse fim e não possue um área de fixação tão eficiente quanto as mídias biológicas adequadas (cerâmicas), por isso não deveria ser considerada uma mídias biológicas e sim mídias de oxigenação. Isso está certo?????
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Wladimyr Qua Fev 06, 2013 6:23 pm

Lucas Duarte escreveu:Tenho o conhecimento de que as bio balls fora criadas como oxigenadoras da água para os filtros e não como filtragem biológica.

Taí uma coisa que é novidade para mim, pois até pelo nome BIO BALL sempre tive em mente que tem objetivo de propiciar melhor biologia no aquário (isso antes de estudar sobre elas) sempre li que elas tem sim esse objetivo porém com foco em bactérias aeróbias (que precisam estar em contato com o ar) porém sua eficiência é realmente menor que as biomídias de alta porosidade, pessoalmente acho importante ter sim esse tipo de mídia (se tiver espaço em um belo Sump Very Happy) mas ter também as biomídias de alta porosidade como base Wink a resposta é ter variedade (estou estudando a possibilidade de acrescentar um filtro de areia fuidilizada ao meu projeto Wink

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 06, 2013 7:23 pm

Wladimyr escreveu:porém sua eficiência é realmente menor que as biomídias de alta porosidade, pessoalmente acho importante ter sim esse tipo de mídia (se tiver espaço em um belo Sump Very Happy) mas ter também as biomídias de alta porosidade como base

Se realmente ela é uma mídia de filtragem biológica e as mídias com alta porosidade possuem uma eficiência maior, porque não deixar todo o espaço com as mídias de alta porosidade? Para que ocupar um grande espaço com uma mídia que não possue tanta eficiência como as de "alto rendimento"? É isso que não entendo Wladimyr, não consigo entender o porque de usar essa mídia como filtragem biológica.

Wladimyr escreveu:a resposta é ter variedade


Mas se ocupar todo o espaço com mídias de qualidade não seria melhor?

Wladimyr escreveu:estou estudando a possibilidade de acrescentar um filtro de areia fuidilizada ao meu projeto

+1 A Filtragem 3697658462
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qua Fev 06, 2013 8:50 pm

Se me permitem opinar, aí vou eu...

Até onde sei e, por tudo que li, o objetivo das bioball é servir como mídias biológicas não submersas, onde a sua eficiência se dá pelo contato com o ar ser maior, ou seja, as bactérias possuem mais oxigênio disponível para oxidar a amônia e o nitrito presentes na água que é aspergida sobre elas. A meu ver, só deveriam ser utilizadas como algo complementar a biomídias de maior eficiência, embora eu prefira submeter as biomídias de maior eficiência a uma maior oxigenação promovida por aerador com pedra(s) porosa(s), garantindo maior eficácia na filtragem biológica submersa.

Bom, acho que é isso. Wink
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Wladimyr Qui Fev 07, 2013 1:37 am

Edson Paveloski Junior escreveu:Se me permitem opinar, aí vou eu...

Até onde sei e, por tudo que li, o objetivo das bioball é servir como mídias biológicas não submersas, onde a sua eficiência se dá pelo contato com o ar ser maior, ou seja, as bactérias possuem mais oxigênio disponível para oxidar a amônia e o nitrito presentes na água que é aspergida sobre elas. A meu ver, só deveriam ser utilizadas como algo complementar a biomídias de maior eficiência, embora eu prefira submeter as biomídias de maior eficiência a uma maior oxigenação promovida por aerador com pedra(s) porosa(s), garantindo maior eficácia na filtragem biológica submersa.

Bom, acho que é isso. Wink

+1 aki

Very Happy então Lucas a questão acho que é justamente essa, se tenho espaço então terei muita variedade de filtragem (incluindo Bioball só por ser diferente Wink para exagerar ou seja se tirar continua bom) mas se não tenho esse luxo fico com as opções mais compactas Wink sempre tunando, hoje comprei 2 potes de Matrix para tunar meus filtros esse FDS

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Lucas Duarte Qui Fev 07, 2013 12:24 pm

Exato, estou pensando em começar a trocar parte das minhas Istas por Siporax e adicionar um filtro de areia (DIY).
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Filtragem Empty Re: A Filtragem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos