Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Ajuda, Aquario desligado 100% por 1 dia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda, Aquario desligado 100% por 1 dia

Mensagem por Ricardo BR em Sex Ago 17, 2012 11:11 pm

Opa galera venho pedir a ajuda de vocês, pois amanha vai vir um eletricista trocar alguns fios de casa por emergência e o trabalho dele ele ja avisou que vai ser o dia todo com tudo desligado, agora o que eu faço, eu tenho 2 nobreaks um leve e um de 1200 mas nao vai durar nada , o que eu faço, para manter a temperatura, estou pensando em aquecer a água do aquario em panelas periodicamente e acrescentar no aqua, sera que funciona, o que posso fazer, me deem uma luz.

não esperava por isso, mas é uma manutenção que tenho a obrigação de fazer.

e que sirva para os próximos que possam ter este problema
Abraços
Ricardo BR
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Re: Ajuda, Aquario desligado 100% por 1 dia

Mensagem por Ricardo BR em Sab Ago 18, 2012 6:44 pm

Bom pessoal o eletricista para a minha sorte deu o cano hoje e ficou de vir sabado que vem, então vou ter tempo de acondicionar os peixes em duas caixas plasticas que eu tenho de 70 litros cada, vou deixar tudo pronto e sexta faço a transição ponho um aquecedor em cada caixa e vamos torcer para os no-breaks aguentem, li o manual de um deles e diz que tem saida para uma bateria externa, vou aproveitar e no sabado eu retiro a do carro e espeto nele, tomara que de para eu deixar ligado pelo periodo necessario, ou algum amigo de uma ideia melhor até lá
Ricardo BR
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Seg Ago 20, 2012 5:55 pm

Acho que a maior preocupação não é a temperatura, mas a filtragem biológica e oxigenação.

Para faltas de energia recomendo os seguintes passos:

-Retirar as biomídias dos filtros e colocar dentro do aquário, dentro de um saquinho ou recipiente plástico com furos por baixo e nas laterais;

-Colocar um aerador a pilha ligado a 1-3 pedra(s) porosa(s) que deve ficar sobre as biomídias, de forma que haja circulação de água e oxigenação das mesmas, garantindo a vida das bactérias;

-Inserir um pouco de condicionador para a água no aquário, pois o hidróxi metil sulfinato de sódio presente em condicionadores reage com amônia, formando um produto atóxico e que é aproveitado pelas bactérias nitrificantes.

A recomendação de retiraras biomídias de dentro dos filtros se deve a morte das bactérias nitrificantes, que ocorre em caso de falta de oxigênio, amônia ou nitrito (vem com a circulação da água), além da geração de nitrito em decorrência da desnitrificação em meio hipóxico.

Quanto a temperatura, qual valor que você costuma manter?

Abraço

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Mensagem por matrixelite em Seg Ago 20, 2012 10:47 pm

Edson vou aproveitar este post do amigo Ricardo para complementar uma duvida.

a + ou - 3 meses ocorreu aqui em minha residencia de faltar energia eletrica por volta das 22:00 horas e ficar ate as 06:00 da manhã para voltar a energia, aprox. 8 horas sem energia eletrica e durante este horario estava dormindo so fiquei sabendo que faltou energia no dia seguinte.

Minha duvida: qual o tempo que se leva sem a oxigenação para que a colonia de bacterias possam correr risco de morte ate a morte total da colonia ? Rolling Eyes

Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Ter Ago 21, 2012 12:19 am

Bom, pelo que já li, entre 0,5 e 2,0 horas as bactérias começam morrer sem oxigenação adequada. É claro que isso vai depender de diversos fatores, como:

-se o filtro tem as biomídias mais expostas, podendo ter mais oxigênio da atmosfera se dissolvendo mesmo com o filtro desligado (filtros hang on - esse nem tanto, sump - neste a grande quantidade de água, junto com a superfície relativamente grande possibilita uma dissolução maior de oxigênio);

- se há grande parcela da colônia bacteriana nas superfícies submersas dentro do aquário;

-temperatura - mais elevada é sinônimo de maior consumo de oxigênio e menor solubilidade do gás; mais reduzida é sinônimo de menor consumo de oxigênio e maior solubilidade do gás.

Em casos em que não se soube do ocorrido enquanto ocorre ou só se sabe depois, convém medir os nitrogenados (amônia e nitrito) assim que possível e, se necessário, fazer uma TPA, seguida de adição de aceleradores biológicos.

Bom, acho que é isso! very good

Abraços

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagem por Gustavo Citti em Ter Set 25, 2012 7:51 pm

Opa!

aproveitando o tópico para relatar um fato ocorrido com meu aquário

aqua com aproximadamente 1000 litros uteis

29 tropheus adultos (alimentação e metabolismo maior que a média de peixes do mesmo tamanho... mais amonia)

aproximadamente 9 horas sem energia

Nenhum dano às bactérias

monitorei os níveis de amônia e nitrito, ouve um ligeiro aumento a partir de 6 horas, porém quando tudo voltou a funcionar, em meia hora, tudo zerado normalmente

abraço
Gustavo Citti
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Qua Set 26, 2012 12:06 am

É aquela questão Gustavo, você dispõe de uma boa área superficial, boa área para fixação das bactérias (além das biomídias, é claro), plantas no aquário e um filtro volumoso (você usa sump, né?), daí o motivo de seu sucesso.

Abraço

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagem por Gustavo Citti em Qua Set 26, 2012 1:03 am

oi edson, não uso sump, e apesar de ser volumoso, é um volume proporcionalmente proximo ao que é visto em quase todos aquários, o sistema de filtragem que fiz não possui área superficial exposta, é mais parecido com um canister, e, embora as plantas não tenham influencia no filtro (pois a água está parada), o fato se deu a noite o que faria das plantas um inimigo

algo que vc não comentou, mas que pode ter ajudado, é o fato de o aquário ser pouco populado para o volume que possui

mas é fato que as bactérias não tiveram dano

após este fato, penso em um sistema emergencial de aeração... mais para os peixes que para as bactérias

ops... lá em cima falei 29 tropheus e eram 28

enfim... é apenas minha experiência, não quer dizer que isso sempre ocorra... pode haver ainda algum outro fator influenciando
Gustavo Citti
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Qua Set 26, 2012 1:17 am

Achei que fosse estilo sump, mais por ter queda de água por gravidade e grande volume, mas você que é o projetista. hehehe very good

Na verdade as plantas absorvem diversos nutrientes constantemente, só liberando nitrogenados se estiver em processo de morte celular, ou seja, ajudaram como os nitrogenados. E geralmente as plantas liberam muito menos O2 durante o dia do que consomem a noite.

Certamente, a baixa população, com relação ao volume do tanque foi decisiva, se fosse um superlotado, ainda mais tendo pH elevado, certamente você teria perdido teus peixes.

A questão da oxigenação, vejo como prioridade para os peixes e bactérias de forma igual, pois a presença de nitrogenados, mesmo com um alto nível de oxigênio, pode causar problemas respiratórios e asfixia, mas um alto nível de oxigênio garante a vida das bactérias, assim como a dos peixes.

Abraço

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagem por Lucas Duarte em Qua Set 26, 2012 1:33 am

Edson Paveloski Junior escreveu:Na verdade as plantas absorvem diversos nutrientes constantemente, só liberando nitrogenados se estiver em processo de morte celular, ou seja, ajudaram como os nitrogenados. E geralmente as plantas liberam muito menos O2 durante o dia do que consomem a noite.

Edson, fiquei com uma dúvia:

Como o ocorrido foi de noite com citou o Gustavo e no período da noite as plantas não consomem o O² e liberam o CO²?

Sendo assim elas foram mais maleficas que benéficas, certo ou errado?
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo Citti em Qua Set 26, 2012 1:46 am

sim as plantas neste caso tem menos benefícios que malefícios

outro fato relacionado ao período noturno das plantas é que elas promovem oscilação no pH da água... durante a noite liberam gás carbonico, que com a água forma ácido carbonico...

alguns criadores portugueses mantém um compartimento com circulação de água do aquário e plantas com lâmpadas que acendem quando as do aquários apagam...

por MP posso citar nomes
Gustavo Citti
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Qua Set 26, 2012 4:38 am

Mas não é tanto a questão do CO2 que é liberado pelas plantas, ele é compensado pela oxigenação gerada a luzes acesas (como eu disse antes, é produzido mais oxigênio durante o dia do que é gerado dióxido de carbono a noite por parte das plantas).

Outro fator é que as plantas continuam aproveitando os nitrogenados durante a noite também.

E outro fator é que as bactérias nitrificantes aproveitam o carbono presente no dióxido de carbono ou no íon bicarbonato, embora isso seja consumido juntos com os nitrogenados e o oxigênio, o que seria bom em relação aos nitrogenados, mas ruim pelo oxigênio.

Talvez o grande problema aí fosse se o aquário fosse densamente plantado, assim como se fosse superpopuloso, mas é algo q é melhor não descobrir.

Abraços

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagem por Lucas Duarte em Qua Set 26, 2012 1:21 pm

Resumindo, quando compro peixes pela internet, o vendedor me manda junto ao peixe uma mudinha de elodia, sempre pensei que fosse para ajudar na oxigenação, porém após aprender um pouco mais, vi que era errado pois sem a luz a planta estaria consumindo o O² e liberando o CO², prejuducando assim o peixe que estaria junto a ela, mas agora vc está dizendo que ela é mais benéfica do que maléfica pelo fato dela estar consumindo outros nitrogenatos e o consumo de O² ser bem menor?

Seria mais prudente o vendedor mandar com ou sem planta os peixes que ele vende?
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Qua Set 26, 2012 4:40 pm

Aí é que está, depende muito do caso, dos parâmetros, das condições, etc. Embora que, penso que seria melhor mandar sem a planta, pois o saquinho não tem biologia, não tem grande volume e costuma passar muito tempo sem iluminação (após certo tempo a planta começa a consumir suas reservas, liberando compostos além do CO2).

Abraço

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagem por Lucas Duarte em Qua Set 26, 2012 4:49 pm

Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário