Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Dom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Malawi Carioca

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Malawi Carioca

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Sab Dez 15, 2012 1:56 pm

Talvez Pseudotropheus saulosi, pois fêmeas são amarelas e machos são azuis listrados.

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Mensagem por Sardela em Sab Dez 15, 2012 3:18 pm

Confesso que os P. saulosi eram um grande sonho. Adoro a cor das fêmeas e dos machos. E sei onde conseguir com qualidade.

Mas infelizmente tenho medo de serem incompatíveis com os P. demasoni que tenho.

Acha que seria possível?

1M + 4F P. demasoni e 1M + 4F de P. saulosi?
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rodrigo Paula em Sab Dez 15, 2012 5:54 pm

Cara , o problema de ter Saulosi no seu aquário é porque já tem Labidochromis caeruleus (var. Yellow) (1M + 1F) e o macho Saulosi pode se insinuar com a fêmea do labidochromis .
Abraços !!!!!!
Rodrigo Paula
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sardela em Sab Dez 15, 2012 6:00 pm

Hum, interessante Rodrigo, então é muito possível que um
pseudotropheus iria engraçar-se com um Labidochromis, tendo os pseudos 4
fêmeas a disposição?

Mas muito além disso, se esse fosse com certeza O único problema, eu não me preocuparia, uma vez que não irei aproveitar criações nesse aquário.
Então, pouco me importa quem vai pegar quem! hehehe
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sab Dez 15, 2012 6:21 pm

Sardela,

A quantidade de peixes está ótima, não inseriria mais nenhuma espécie. Particularmente, colocaria 24 - 26 peixes, nada mais.

A L. trewavassae "Thumbi West" possui dimorfismo aparente desde a maternidade; a Ecoanimal vende a espécie sexada:

Fêmea:

http://ecoanimal.com.br/site3/produtos/showprod.asp?nm=Ciclideo+Africano+Lago+Malawi&tp=21&tpp=1819

Macho:

http://ecoanimal.com.br/site3/produtos/showprod.asp?nm=Ciclideo+Africano+Lago+Malawi&tp=21&tpp=1005

Inseriria 1M + 2F, no minimo, pois são bem insistentes para acasalar.

Em relação aos L. caeruleus, como dito pelo Edson, não convém misturar as populações.

E como salientado pelo Rodrigo, pode ocorrer hibridismo entre os L. caeruleus e P. saulosi, pois os Mbunas se sentem sexualmente atraídos pelo monocromatismo, uma vez que a morfologia no grupo pouco varia.

Outro ponto contrario a coabitação das espécies são as possíveis disputas entre os machos pelas fêmeas. very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Sardela em Sab Dez 15, 2012 9:13 pm

Obrigado, Nélio, Rdodrigo e Edson,

Todas as considerações criaram um senso crítico interessante.

Logo, acho que não vou de fato introduzir ninguém.

Nem mesmo os L. trewavassaes, ao menos por enquanto.

Fico apenas com pena do P. demasonis, uma colônia deles parecia algo fabuloso. Mas fiquem em casal então.

Além disso tenho medo do L caeruleus yellow, como são apenas dois, pode ser que role um a insistência chata. Se ainda entrassem no bando dos Nkata bay eu ficaria mais tranquilo. Mas como eu disse, vivem uma vida totalmente independente.

Para os Nkata bay, depois de transformados em um 1M + 3F, tudo melhorou muito. Eram agressivos de mais e chatos. Os piores do aquário quando em casal. Agora estão muito mais pacíficos.

Os L. C. yellows ainda nadam juntos e sem perseguirem nada entre sim. Ambos já possuem um tamanho mais avançado... mas vamos ver como será...
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Sab Dez 15, 2012 10:36 pm

Não manteria apenas 1M + 1F da P. demasoni; um pequeno harém (1M + 3F) seria algo mais adequado. Pois, os machos da espécie estão dentre aqueles muito insistentes para acasalar. Para a L. caeruleus uma fêmea basta; as fêmeas da espécie são muito chatinhas intra-espécie, de forma que convém mante-la em 1M + 1F.

Particularmente, retiraria uma das populações da L. caeruleus, pois quando ficarem adultos de certo terá problemas, tanto entre as fêmeas, quanto entre os machos. Melhor retirar os Nkata Bay ou var. Yellow e aumentar o número de fêmeas da P. demasoni.

Inicialmente observava a mesma independência entre os meus Metriaclima sp. "zebra gome" e Metriaclima estherae, mas bastou que ficassem adultos para que os conflitos se agravassem. Juvenis são mais sociáveis, mas conforme vão crescendo o bicho pega. Twisted Evil very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sab Dez 15, 2012 11:44 pm

Depois de ler todos os post... Acompanhando!!! very good

Deixo aqui a minha pergunta:
Vai manter os Não-Africanos sempre ou pretende deixar o aquário um verdadeiro biótopo?

Deixando a minha humilde opinião, não me parece um Malawian's, e sim um comunitário. Poderia trocar os Comedores de Algas por Synodontis endêmicos do lago e retirar o Papagaio pra virar um Malawi Carioca!!! very good

Abraço.

PS: Acrescentando que, além das possíveis investidas aos L. Caeruleus, o P. Salousi poderia investir em fêmeas do mesmo gênero (como P. Demasoni por exemplo) com cores distintas das fêmeas de espécie, facilitando a hibridação.

Última edição por Emerson Souza Santos em Sab Dez 15, 2012 11:52 pm, editado 1 vez(es) (Razão : acrescentar informações.)

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sardela em Seg Dez 17, 2012 1:29 am

Obrigado a todos pelo acompanhamento.

Gostei muito de sua sugestão Nélio, mas se eu tivesse que escolher sairiam os L. caeruleus yellows. Entretanto eu ficaria quase sem amarelo Sad no aquário.

Então Emerson, embora acho interessante estar próximo a um biótopo, tenho certeza que não consiguirei chegar a um puro. E de fato não pretendo chegar. Ao menos ainda.

A papagai não tem jeito. Ela irá ficar.

Quanto aos limpadores, sem dúvida o CAS sairá, já o CAC por enquanto ficará. Tem sido muito boa a parceria dele com o restante do aquário.

Quanto aos Synodontis, é uma sugestão interessante. Eu tenho pouca experiência com eles (apenas li sobre quem tem). Pareceu-me um peixe que cresce muito. Ataca outros peixes para matar (mesmo adultos). Além disso sua eficiência na limpeza dos vidros, devido a geometria corporal, não é das melhores. E essa é com certeza ainda menor, mas li que são endêmicos do Tanganyika. Você confirma todas as informações, ou estou enganado?
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Seg Dez 17, 2012 2:56 pm

Sardela escreveu:Gostei muito de sua sugestão Nélio, mas se eu tivesse que escolher sairiam os L. caeruleus yellows. Entretanto eu ficaria quase sem amarelo Sad no aquário.

Então aumente o numero de L. Caeruleus "Var. Yellow" e retire uma ou outra espécie que for percebendo incompatível, pois até que as coisas se estabilizem, muita água correrá; no processo de socialização, nem todos exemplares são aceitos, por mais que os julguemos compatíveis. Meu aquário começou mais amarelo/laranja e agora está para o azul. Como o tempo e os exemplares amadurecendo, você vai percebendo o que dá e dará certo ou não... very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Sardela em Seg Dez 17, 2012 3:40 pm

Olá Nélio,

Acho que vou seguir o seu conselho... vou comprar os L. C. yellows bem pequenos, e deixar o tempo agir naturalmente. E vou fazendo que me sugeriu, conforme crescem, vou selecionando os mais belos e que equilibram melhor o aquário.

Um abraço,
Vinícius.
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sardela em Seg Dez 17, 2012 3:42 pm

Ah, e quanto aos Synodontis... vc leu minhas dúvidas?

Saberia me ajudar?
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Seg Dez 17, 2012 4:13 pm

Não tenho experiencia com Synodontis e assim, em relação ao empirismo nada posso lhe dizer. Mas as espécies que ocorrem no Malawi são a Synodontis Cuvier (não endêmica) e a Synodontis njassae (endêmica).

A Synodontis njassae chega aos 19cm em aquários e pode ser mantida com Malawians, desde que a configuração propicie ao mesmo tempo: Pilhas de pedras dispostas a fim de se formar cavernas/abrigos e áreas abertas para a natação; uma iluminação relativamente fraca é desejável.

A espécie possui habito piscívoro e assim, não deve coabitar com peixes muito pequenos e tímidos que possam ser considerados alimento. Seguem alguns links que trazem mais informações:

http://malawicichlids.com/mw11003a.htm

http://www.planetcatfish.com/catelog/species.php?species_id=239

http://www.seriouslyfish.com/species/synodontis-njassae/

very good

P.S. Não conheço da disponibilidade da espécie e nisso, talvez os amigos do Rio e São Paulo possam ajuda-lo.
Convidad
Convidado

Mensagem por Sardela em Seg Dez 17, 2012 5:07 pm

Grande Nélio!!!

O Synodontis njassae tem disponível em uma loja muito perto de mim.E a um preço realmente bom. A possibilidade seria trocar os CAC e o CAS por ele.

Mas, mesmo depois de ler o que você me enviou, fico inseguro sobre a qualidade da limpeza que fará, e se ainda irá comer peixes menores, não digo nem alevinos que venha a nascer, esses eu não me importaria, mas sempre introduzo exemplares muito pequenos, gosto de ve-los crescer...

Talvez quando finalmente nenhum exemplar entrar mais, e todos os mbunas estiverem grande, eu introduza o Synodontis njassae...

Um abraço!
Sardela
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Seg Dez 17, 2012 5:45 pm

Bacana... very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Dez 18, 2012 1:44 pm

Sardela escreveu:Então Emerson, embora acho interessante estar próximo a um biótopo, tenho certeza que não consiguirei chegar a um puro. E de fato não pretendo chegar. Ao menos ainda.

very good

A papagai não tem jeito. Ela irá ficar.
Qual a finalidade de manter um peixe de parâmetros um tanto distintos, hibrido e com comportamentos diferentes dos Mbunas? scratch

Quanto aos limpadores, sem dúvida o CAS sairá, já o CAC por enquanto ficará. Tem sido muito boa a parceria dele com o restante do aquário.

OK... São escolhas suas. very good

Eu tenho pouca experiência com eles (apenas li sobre quem tem). Pareceu-me um peixe que cresce muito. Ataca outros peixes para matar (mesmo adultos). Além disso sua eficiência na limpeza dos vidros, devido a geometria corporal, não é das melhores. E essa é com certeza ainda menor, mas li que são endêmicos do Tanganyika. Você confirma todas as informações, ou estou enganado?

Está um tanto enganado com eles. Predam peixes pequenos e até alevinos que posteriormente saem das bocas das fêmeas, não atacam peixes maiores ou adultos, pois esse comportamento territorial é caracteristicas de ciclideos. Existem excessões, mas quando se trata de um mono espécie de synodontis com pouco espaço, onde machos disputam as fêmeas, no caso dos que desovam.

Outro fato é que, não são todos os synodontis que são do lago tanganyika. Sobre sua limpeza, deixa um pouco a desejar, mas isso é algo que, na minha opinião, deve ser feito pelo aquarista ou por outros seres invertebrados como caramujos.

Mas, se não tem intenção de manter um biótopo, ou algo próximo... sinta-se a vontade, afinal, o aquário é seu e deve ser mantido à seu gosto.

Deixo claro que essas são minhas opiniões e sugestões para sua montagem... very good

Abraço.

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Ter Dez 18, 2012 2:27 pm

Esse Papagaio é polêmico e não é de hoje... Laughing
Convidad
Convidado

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Dez 18, 2012 2:43 pm

Acho que o aquário em si pode dar um belo projeto endêmico, mas trata-se de algo que nosso amigo tem de querer. Não vejo só o papagaio como uma polêmica, mas os Comedores de Algas como critérios escolhidos pelo aquarista, sem levar em consideração o que os peixes querem.

Ouvi uma coisa de nosso amigo Gustavo que me deixou refletindo ainda mais:
"Se fossemos um peixe, quais condições gostariamos de ter no aquário?"

Com certeza, por instinto animal irracional, escolheriamos algo próximo ao nosso ambiente da natureza, facilitando assim, nossa qualidade de vida.

Nélio,
nisso sou bem insistente. Minha opinião é que um peixe vive melhor num habitat adequado ao seu natural, ou pelo menos próximo. E acho que vocês mesmo deve ter noção disso, já que estamos à mais de um ano aprendendo uns com os outros.

Alimentação, componentes decorativos e que ajudam no estímulo reprodutivo de todas as espécies são essenciais para um bom desenvolvimento deles, seja hibridos ou não, seus progenitores tem suas caracteristicas naturais e pra mim, todas elas devem ser respeitadas.

Mas, cada caso é um caso e, cada visão é uma visão. very good

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Ter Dez 18, 2012 2:48 pm

Com toda certeza Emerson. Nesse aspecto, sou o mais purista por aqui, nem plantas tenho com meus Mbunas, mas essa discussão vem se estendendo desde outros fóruns, daí cabe ao aquarista amadurecer... Very Happy
Convidad
Convidado

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Dez 18, 2012 2:52 pm

Entendo... vou acompanhando!!! very good

PS: o mais purista... hehehe
concordo e admiro isso. Beer

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Ter Dez 18, 2012 2:56 pm

Beer Very Happy very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Wladimyr em Ter Dez 18, 2012 5:34 pm

Emerson Souza Santos escreveu:
Com certeza, por instinto animal irracional, escolheriamos algo próximo ao nosso ambiente da natureza, facilitando assim, nossa qualidade de vida.

Hehehe agora vamos jogar lenha nessa fogueira srsrsrs

Estou de acordo com você em parte, antes de ser crucificado vou explicar meu ponto de vista,

1) Sobre Layout ser o mais fiel o possível ao natural, principalmente quando tratamos de especies que vivem em tocas ou interagem com plantas e etc...
2) Sobre os parâmetros, algumas espécies que "aceitam" variados parâmetros, na verdade tem o seu ideal, o problema é sabermos exatamente a origem (rio) do qual saíram os peixes (alguns são distribuídos por todo o país e ocupam os mais variados ambientes e parâmetros)
3) Ao escolher a fauna, as vezes respeitamos o Biótopo, porém inserimos um elemento de Stress em alguma espécie, por exemplo você acha que um ciclídeo do Malawi ficaria a vontade tendo um predador de seus alevinos à espreita? (eu mesmo já tive uma utopia de criar presas e predadores que se equilibrassem no aquário) lembremos de que nossos ambientes são microscópicos perto da grandiosidade de um rio ou lago.

Colegas, sou super a favor de suas montagens lindíssimas, a maioria muito bem equilibrada, principalmente os Mono espécies (normalmente de anões) é a perfeição, ambiente parecido com a natureza, somente com uma espécie e invertebrados é a perfeição (logo terei meu mono espécie) eu mesmo já experimentei verdadeiros desastres, não gosto de ver quando acontece com outros, acho que os sinais de que uma montagem vai bem é que não ocorram mortes, seja por agressão ou doença, algumas pessoas citam a reprodução, porém algumas espécies se reproduzem justamente por risco, ou seja o ambiente é desfavorável, então o peixe se reproduz para aumentar as chances da espécie.

Concluindo, a montagem pode não ser fiel ao Biótopo (principalmente quem curte hybridos) mas se os peixes convivem bem, sem doenças e sem mortes, então a montagem vai muito bem! Pelo tamanho do papagaio do amigo percebo que já o tem a muito tempo (notem que eu pessoalmente não gosto da espécie) é um individuo aparentemente saudável e como todo ciclídeo já conhece bem seu lugar na Hierarquia do aquário. Mas tudo isso é uma idéia pessoal né... rsrsrs

Desculpem o longo post
Agora por favor alguém jogue gasolina Wink

[]s

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Ter Dez 18, 2012 6:30 pm

Wladimyr, o nosso fórum é democrático; tem toda a liberdade para defender o que pensa, desde que tenha fundamentos para isso. Não estamos aqui para crucificar ninguém, pois para tudo existe uma posição. Em relação aos parâmetros da água (por ex.), grandes ictiólogos seguem a teoria da Microevolução, enquanto aquaristas sem propriedade alguma, defendem a Teoria da Criação Especial como sendo algo estrito.

Pessoalmente, também não manteria Synodontis coabitando com meus Mbunas, nem mesmo os Synodontis njassae endêmicos do Malawi. Não por serem predadores de alevinos ou pequenos peixes, mas por subjetivamente julga-los como uma companhia inadequada, dentro do que pretendo para a minha montagem, bem como por não ter interesse pela espécie.

Sobre o layout, pode observar em todos os meus posts que sempre prego o mais simples para os Mbunas: Um habitat rochoso e com areia fina. Relativo ao fato dessas montagens serem lindíssimas, tenho opinião diversa, pois nem sempre o natural é o mais bonito. A grande sacada dum aquário biótopo é retratar determinado ambiente, independentemente do mesmo ser esteticamente atraente ou não.

Veja o comentários dos juízes que avaliam este tipo de montagem:

It's very difficult to me to judge Biotope aquariums, because in this category the aesthetic sense doesn't count to much. Congratulations to all participants who are worried in offer to their fishes the most natural ambient!

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2011/index1.html

A parte estética não conta muito, pois a preocupação maior está em oferecer aos peixes um ambiente mais natural. Sobre a reprodução, apesar de via de regra ser um grande indicio de que as coisas estão indo bem, concordo com você, pois muitas das vezes ocorre em montagens mal planejadas e inadequadas. Em relação às mortes, também concordo plenamente, pois se os peixes estão morrendo, algo está errado. Num aquário bem configurado não ocorrem baixas, ao menos não com frequência.

Muitos requerimentos para montagens biótopo, praticamente, não valem de nada além do fato de somarem pontos para quem esteja concorrendo a algo, por ex: Para que o meu aquário fosse considerado um biótopo, eu teria de manter espécies da mesma distribuição biogeográfica: Apenas espécies endêmicas de Gome Rock, ou apenas de Maison Reef, ou Likoma Island, etc e nem sempre esses coabitantes naturais são "tankmates" adequados, de forma que a manutenção conjunta de determinadas espécies decorreria em baixas.

Enfim, desde que sua opinião seja válida, tem toda vênia do mundo para acrescenta-la. Não concordo com muitas coisas que os amigos falam, mas, desde que funcionem tenho de aceita-las, caso contrário, discutiríamos calorosamente em todos os tópicos e posts. very good
Convidad
Convidado

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Dez 18, 2012 6:44 pm

Wladimyr escreveu:2) Sobre os parâmetros, algumas espécies que "aceitam" variados parâmetros, na verdade tem o seu ideal, o problema é sabermos exatamente a origem (rio) do qual saíram os peixes (alguns são distribuídos por todo o país e ocupam os mais variados ambientes e parâmetros)

Não estou aqui pra te crucificar, apenas para entender seu ponto de vista e aprender com ele.
Sobre parâmetros, existe realmente um range aceitável na escala de parâmetros em cada espécie estipulada por suas regiões originárias, porém, trata-se do que já diz o prórpio nome:
Escala = de tanto à tanto [é aceitável]

Ou seja, na genética de um peixe, as variações de parâmetros são aceitáveis de um nível à outro. Manter peixes longe de suas condições já estudadas e estipuladas pelos cientistas que os descobriram, é colocar os peixes à um risco de sobrevivência. Não é necessário saber a ORIGEM de onde o peixe é. Apenas respeitar suas escalas aceitáveis gera um conforto e qualidade de vida para espécie. very good

3) Ao escolher a fauna, as vezes respeitamos o Biótopo, porém inserimos um elemento de Stress em alguma espécie, por exemplo você acha que um ciclídeo do Malawi ficaria a vontade tendo um predador de seus alevinos à espreita? (eu mesmo já tive uma utopia de criar presas e predadores que se equilibrassem no aquário) lembremos de que nossos ambientes são microscópicos perto da grandiosidade de um rio ou lago.

Creio que isso é algo relativo ao tamanho do aquário que você mesmo citou:
lembremos de que nossos ambientes são microscópicos perto da grandiosidade de um rio ou lago
E o relativo que me refiro é o intento do aquarista. Pode-se muito bem manter um biótopo à risca sem colocar predadores junto dos predados. No caso dos Synodontis que são a "peça" da possivel predação, não é comum que comam peixes tão espertos como ciclideos. Os pequenos (ciclideos juvenis) sabem/saberão se safar e se defender de algumas investidas de um peixe mais calmo como um catfish.

E o relativo do tamanho do aquário também conta, porque, seguindo um biótopo à risca com um belo espaço, dificilmente havará perseguições por predações. As alimentações dos peixes que nós aquaristas fazemos também satisfaz "parte" do instinto de predação. Então acho isso um tanto relativo. very good

Concluindo, a montagem pode não ser fiel ao Biótopo (principalmente quem curte hybridos) mas se os peixes convivem bem, sem doenças e sem mortes, então a montagem vai muito bem!

Nem sempre vai tudo bem. Aprendi uma coisa com nosso amigo Edson em outro fórum:
Peixes sem viver nas devidas condições, pode estar em estado de sobrevivência.

O fato de não estar doente pode ser por conta do equilibrio biológico e da qualidade da agua que está se mantendo, porém, um peixe em estado de sobrevivência não reproduz, não mostra suas cores naturais, seus comportamentos naturais e mesmo que pareça estar tudo bem, não está.

É como se ele quisesse se manter vivo fora d'água. Se alimenta, nada e resiste o máximo as doenças, mas se as condições do aquário não condiz com o que é indicado por nossa ciência desse hobby, não existe qualidade de vida. very good

Pelo tamanho do papagaio do amigo percebo que já o tem a muito tempo (notem que eu pessoalmente não gosto da espécie) é um individuo aparentemente saudável e como todo ciclídeo já conhece bem seu lugar na Hierarquia do aquário.

Isso sim... entretanto, ele pode não corresponder com seus hábitos naturais e tentar atacar ou enfrentar outro peixe por conta das condições que vive. Como foi citado acima, algumas coisas interferem nas outras e pode parecer normal, mas não é. Independente do tamanho, um peixe bem adaptado e vivendo nas condições indicadas, mostra cada características comportamentais que existe em sua genética.

Agora por favor alguém jogue gasolina Wink
Tá jogada... gole
brincadeira.

Como disse anteriormente, não se trata de algo que um ou outro está certo. Temos que aprender com as diversas opiniões. Cada um tem o seu ponto de vista e deve ser respeitado.

Aí está o seu (que não é muito diferente do meu) e estou feliz por ver sua visão como aquarista. very good

Abraço.

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Ter Dez 18, 2012 7:00 pm

very good

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------