Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

+5
BaTs
Thiagoenf
Ciclídeo maníaco
leticia pereira
Mateus Camboim
9 participantes

Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Mateus Camboim Sáb Out 15, 2011 8:34 am

Olá,

Esse texto já é bem antigo, mas resolvi preservá-lo pois seu conteúdo para mim continua de suma importância. Principalmente em um fórum voltado à criação do magníficos ciclídeos, como o Ciclídeos BR.

É muito comum a prática de oferecer a determinados peixes, de médio e especialmente grande porte, peixes vivos para sua alimentação. Porém, muitos aspectos devem ser bem observado antes de aderir a tal ação. Primeiramente ao comportamento do peixe a ser alimentado na natureza: ele preda peixes? Se sim, com que frequência? De forma muito mais detalhada, os peixes devem ser assim classificados:

Arrow Os que somente comem peixes (piscívoros), raramente aceitando outro alimento;
Arrow Os que possuem peixes na sua direta natural, intercalando com diversos outros alimentos;
Arrow Os que que possuem gosto especial por insetos, larvas, comendo peixes apenas esporadicamente, geralmente alevinos ou peixes velhos e doentes;
Arrow Os que não comem peixes em seu habitat natural.

Baseado nessas questões e posicionando a espécie que possui, tem-se a necessidade ou não de oferecer peixes vivos e com que frequência o fazer.

Bem na verdade, até mesmo para os que comem muitos peixes, existem alimentos especiais, rações muito nutritivas que suprem TOTALMENTE as necessidades do animal, muito mais do que apenas com peixes vivos. Mas essa é uma discussão para outro dia.

Mais importante do que tudo isso é, se escolhido dar peixes vivos, é verificar sua procedência:

POR FAVOR, JAMAIS USEM PEIXES COLETADOS COMO ALIMENTOS VIVOS!!!

Se existe a necessidade de alimentar seus animais com peixes vivos, utilize as espécies que são reproduzidas em cativeiro, especialmente poecilídeos como Lebistes, Platys, Molinésias, Espadas... Existem outras espécies que podem ser usadas, basta pesquisar um pouco.

Inclusive é perfeitamente possível iniciar uma pequena criação própria, que tem várias vantagens, principalmente a certeza da procedência do peixes, afinal como vocês mesmos os criaram, saber do que se alimentaram, sabem que estão livres de agentes patógenos que poderiam contaminar o predador, etc.

Retirar um peixe da natureza única e exclusivamente para virar comida de outro é, do meu ponto de vista, por si só um ato que denuncia irresponsabilidade. Se no seu habitat ele é predado por outros peixes, é outra história completamente diferente de estar preso em um retângulo de vidro.

Peixes como Matogrossos e Lips/Pratinhas são vendidos às centenas para esse fim tão pouco nobre. Isso contribui pra a degradação do meio ambiente. Retirar aos montes uma espécie para que seja usada como alimento é uma atitude péssima para o aquarismo. Não importa que sejam baratos, se escolheu ter um peixes que precisem de cuidados especiais, deve estar ciente que escolheu também arcar com todas as responsabilidades de tal ato. Como dito anteriormente, não se pode usar a justificativa d eque não tem problema fazer isso, pois na natureza iriam ser devorados de qualquer maneira: como comparar um aquário limitado e sem esconderijos com a imensidão da natureza? Qualquer porção d'água na natureza consegue ser 10X maior do nossos "grandes" aquários.

Tudo isso além da possibilidade de contaminar seu peixe com alguma doença, afinal sempre existe esse risco tratando-se de peixes retirados diretamente da natureza, mesmo que os mesmo recebam algum tratamento preventivo. E em geral as consequências não são instantâneas, algumas enfermidades são sorrateiras, silenciosas. Logo um aquarista perde seu Óscar com 5 anos de vida, alimentado com peixes coletados, mal sabendo que o animal poderia ter vivido muito mais do que isso.

Outro fator quem não pode ser esquecido é que peixes não são nutritivos como rações, não oferecem todas as vitaminas e sais minerais que são necessários para um bom desenvolvimento do peixe predador. É possível fazer um animal desses ficar fraco e fragilizado, só comendo peixes vivos. E mesmo assim ele sempre vai aceitar pequenos peixinhos.

Enfim, que isso sirva de alerta: dar peixes vivos coletados da natureza como alimento vivo não faz bem para nada e nem ninguém, jamais adote essa prática.

Lembrem-se que um aquarista é, de certa foram, um ambientalista.

Abraços.
Mateus Camboim
Mateus Camboim
Moderador
Moderador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 28/08/2011
Idade : 33
Localização : Esteio, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por leticia pereira Sáb Out 15, 2011 12:16 pm

muito bom Mateus !

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Ciclídeo maníaco Sáb Out 15, 2011 1:43 pm

Muito bom mesmo!

Abraços
Ciclídeo maníaco
Ciclídeo maníaco
Administrador
Administrador

Mensagens : 490
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 12
Localização : Brasil

http://www.ciclideosbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Thiagoenf Sáb Out 15, 2011 10:27 pm

Muito bom Mateus parabéns.

Abraços.
Thiagoenf
Thiagoenf
Alevino
Alevino

Mensagens : 44
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por BaTs Dom Out 16, 2011 2:50 pm

me desculpem os amigos
mas nao sou totalmente a favor do que foi dito pelo forista mateus
mas tambem nao sou um xiita, nao sou contra tudo o que disse.

mas eu ja peguei peixes comprados como feeders, que deram mais trabalho do que guarus que eu consigo , as vezes, como feeders, coletados.

fora a questao do valor (uma coisa e vc pescar, outra coisa e vc pagar cerca de ,80 a ,90 centavos por plati).
e nem sempre acontece tudo de acordo com nossos planejamentos.
o que eu planejo e que terei que comprar muitos feeders, mas nao da pra viver comprando plati, guppies, molinesias, etc...
matogrosso, lips, guarus, lambaris, sao todos coletados, e necessarios pra quem precisa de alimento pros seus peixes.

eu, particularmente, nao tenho comprado mais feeders, pois todos os meus carnivoros, se acostumaram com files de peixe, de frango, camarao, faciliando e muito a alimentacao deles.

BaTs
BaTs
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 43
Localização : interioooooooor de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Mateus Camboim Dom Out 16, 2011 9:07 pm

Olá,

Como você mesmo disse, Bats, não é um problema tão grande assim você de vez em quando pescar alguns peixinhos e dar os predadores. O problema é a prática de comprar milhares aos centavos, retirados a natureza para serem mortos, isso sim é dose No.

Eu penso assim: se eu vou adquirir um peixe que como peixinhos eu tenho que estar consciente de que devo dar tais peixinhos, sejam peixes criados em casas ou em lojas, ou adaptá-los a comer, como você fez, filés e demais alimentos alternativos. Fazendo da maneira que você fez, a alimentação fica até mai variada e saudável.

Não importa o preço, se decidiu ter o peixe, temos que arcar com todas as consequências dessa aquisição. seria como se eu tivesse uma gaiolinha pequena na garagem e resolvesse comprar um papagaio de beira de estrada, pagando R$30,00 porque não quero pagar R$250,00 de uma criação, autorizada pelo IBAMA. Troquei escamas por penas mas a situação é a mesma.

Comprar peixes retirados da natureza para dar de comido ao seu peixes porque não tem dinheiro para comprar peixes criados (ou iniciar uma própria criação) é sacanagem com o peixinho.

Gosto muito de dar exemplos pois não sou bom com palavras: imagina se você colocasse uma criança de 12 anos a faxinar sua casa, todos os dias, por salário ridículo, porque não pode gastar com uma empregada doméstica de carteira assinada. Hora de mudar de casa, então?

Mais um último exemplo: vou começar a criar um Leão no quintal, como não tenho dinheiro para comprar os necessários 30 quilos de carne por dia, começo a caçar os gatos e os cães dos vizinho. Que se 'danem' os pet ou é melhor eu começar a criar algum outro animal pelo qual eu possa arcar com os custos sem que ninguém (nem a mãe natureza) seja prejudicado?

Abraços.
Mateus Camboim
Mateus Camboim
Moderador
Moderador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 28/08/2011
Idade : 33
Localização : Esteio, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por leticia pereira Dom Out 16, 2011 10:29 pm

uahsuahs' gostei das palavras Mateus .. acho que tem razão ...
Já parei com isso auhsuah' Very Happy

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Out 16, 2011 10:46 pm

Curiosamente eu alertei a Letícia esses dias sobre isso, acho que caiu como uma luva esse tópico por aqui nesse fórum!

Parabéns Mateus!

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por leticia pereira Dom Out 16, 2011 10:54 pm

uahsuahs' verdade ..
caiu mesmo Embarassed

bjs
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qui Out 20, 2011 2:44 pm

Uma coisa que esqueci de comentar: muitas vezes já vi platis, espadas e até alevinos de tilápia sendo vendidos como feeders (adivinhem como consegui a minha tilápia, kkkk), os meus platys, espadas e a tilápia foram comprados a apenas R$ 0,30, preço pelo qual já vi peixes coletados (matogrosso e lips) sendo vendidos como feeder (inclusive vieram 2 matogrosso e 1 lips quando comprei essa turma, mas o lips morreu e comprei mais dois matogrosso para fazer companhia para os outros no meu plantadinho ácido!)!

Vejam que não é impossível, nem desculpa válida dizer que não há peixes criados a mesmo preço de coletados, basta procurar um pouco em mais lojas! E montar uma criação pequena de platys é simples, basta colocar umas fêmeas e ao menos um macho num aqua de uns 50L cheio de elódeas e cabombas, nem precisa ter substrato, e em pH de cerca de 7,0 a 8,0, se a vegetação for bem densa, rapidamente eles se multiplicarão!

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Victor Hugo Qua Out 26, 2011 6:52 pm

Apoiado!!! nada de coletado como alimento!!
Victor Hugo
Victor Hugo
Alevino
Alevino

Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Mateus Reis Qua Out 26, 2011 11:48 pm

Primeiramente, Parabéns ao Mateus pela iniciativa, porque foi um ótimo tópico!

Sei que como o que está ocorrendo, e que sempre irão ocorrer discussões(afinal, esse é o objetivo do fórum), haverá a todo momento dúvidas pertinentes.

Eu concordo com tudo o que foi dito acima pelo Mateus, assim como o dito por todos, sempre há um lado positivo em cada questão, assim como vemos em todos um lado negativo.

Sei que qualquer um que seja, tem seus peixes, e dentre eles sempre existem aqueles favoritos e os outros "menos" importantes. Mas mesmo eles não sendo os nossos favoritos, basta ameaçá-los que certamente atiraremos a primeira pedra.

Quem seria o louco a dar um alimento que possivelmente atacaria e até mesmo poderia matar um peixe que já está com você a cerca de 2 anos?

Às vezes é preciso repensar alguns de nossos conceitos, porque no final o que acaba pesando é o famoso custo x benefício.
Certamente, uma perda seria o pior benefício possível.

Abraços
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Mateus Camboim Qua Out 26, 2011 11:55 pm

Exato!

Aparentemente vale à pena gastar alguns R$2,00 ou R$3,00 reais e comprar uma centena de peixinhos. Mas correr o riso de adoecer e até matar seu Jumbo que custou mais de R$500,00 e que tem valor emocional muito maior... Imagina?

Abraços.
Mateus Camboim
Mateus Camboim
Moderador
Moderador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 28/08/2011
Idade : 33
Localização : Esteio, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por leticia pereira Qui Out 27, 2011 1:52 am

sim tenho que concordar com vocês .. é um serio risco ..
e deve ficar a criterio de cada um se quer correr ou não ele !

leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Victor Hugo Qui Out 27, 2011 1:58 pm

Esse risco nem vale a pena mesmo...eu não tenho Jumbos verdadeiros , somente alguns Flower Horns , eu tenho alguns casais de bandeiras , e alimento os FH com alevinos de bandeiras...são muito proliferos , e totalmente seguros quanto a não ter doenças , pois são criados por mim com todo cuidado!
Victor Hugo
Victor Hugo
Alevino
Alevino

Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por leticia pereira Sex Out 28, 2011 12:55 am

viva

Palmas muito bom Victor !

leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por kleber.pazze Ter Dez 18, 2012 10:16 am

Mas eu tenho uma duvida
tenho um acude na minha chácara e la tem muitos lambaris ,bastante mesmo que ate chega ser uma infestação.
Minha duvida é se posso coletar alguns para quarentenar e depois dar para meus oscars?
Agradeço pela ajuda...
kleber.pazze
kleber.pazze
Alevino
Alevino

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Convidad Ter Dez 18, 2012 11:08 am

Quarentenando-os que mal têm? Boa coleta! very good
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO Empty Re: Peixes Coletados como Alimento Vivo. diga NÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos