Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Projeto Tanganyka 200L DIY  Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Projeto Tanganyka 200L DIY  7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Projeto Tanganyka 200L DIY  EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Projeto Tanganyka 200L DIY  Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Projeto Tanganyka 200L DIY

+7
felipe dalton
Luiz2015
Edson Paveloski Junior
Emerson Souza Santos
Fernando Maia
ChristianManzini
Julien Mercier
11 participantes

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Qua Abr 01, 2015 9:37 pm

Oi Pessoal. Estou montando meu primeiro aquário de africanos. 
Comecei o projeto em setembro do ano passado e estou evoluindo lentamente até essa semana, quando estou com tudo praticamente finalizado. 

Móvel, luminária, aquário, filtro foram todos feitos aqui em casa.

Vou explicar um pouco do setup com fotos:

Aquário 
100C x 42L x 48A 10mm
Caixa de overflow externa

Filtragem

Sump 40C X 45A x 26L Usei alguns vidros que eu já tinha em casa, por isso o formato "estranho"
Bomba 2000L/h
2L Ceramica Bio Glass 
100ml Purigem
+perlon, esponja etc.
Filtro UV 8W + bomba 60L/h (rodando algumas horas por dia dentro do sump)

Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_20140923_094122_zpsjafsbyob
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_20140906_005100_zpsy75qc2ed
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_20140907_135216_zpsp9ytum4c
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0144_zpsf6nqwjf6
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0143_zpsyygu55jt
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0131_zpsxkpvwgfy
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0156_zpsalbvv5i7
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0139_zpszc8fubsz
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0132_zpsyh7ymqre
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0134_zpsc16hcr6z

Substrato 
18kg Atlantic Crushed Coral #1  (talvez compre mais. O $ tá ficando curto)
+ ou - 12kg rocha soma kenya

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150401_081534_zpsdgjcqxfu
Projeto Tanganyka 200L DIY  20150401_081559_zps0nsaynfk



  • É pouca pedra?
  • As pedras devem ser colocadas antes ou depois do substrato? 
  • As pedras são coladas? Os peixes cavam e as pedras podem "desmoronar" quebrando vidro e soterrando peixes...



Luminária
02 LEDS 3W Deep Red 630nm 
10 LEDS 3W Cold White 6500k +Driver  
03 LEDS 3W Blue 460nm  
02 LEDS 3W Violeta 420mn
03 LEDS 10W Cold White 6500k 
02 COOLERS 120mm

Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_0129_zpsu49wp9mg

Móvel
Peças de madeira angelim encaixadas e parafusadas. 
Possui um filtro de linha com 10 entradas, timer com três entradas e uma lâmpada interna.

Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_20140916_075935_zpsovx8efte
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_20140521_080352_zpslfoodigb
Projeto Tanganyka 200L DIY  IMG_20140521_080304_zpso6cdjx3h


A grande questão: Fauna  Shocked

Have no idea. Ciclídeos africanos são novidade pra mim. Ainda estou aprendendo sobre mbuna, tanganika, haps, etc.

Eu vi essa lista num aquário da mesma litragem do meu pareceu interessante:

1 Melanochromis auratus M. 
1 Pseudotropheus socolofi M
3 Metriaclima estherae 
4 Labidochromis caeruleus 1M e 3F (3 var. yellow e 1 white)
1 Melanochromis cyaneorhabdos F
1 Synodontis eupterus


Na minha cidade é complicado achar ciclídeos africanos. Entrei na Rsdiscus e paraísodosaquarios onde tem vários ciclideos malawi lindos (pouco mais caros) que dificilmente vejo nas listas. Existe alguma tabela de compatibilidade etc? Alguém pode me ajudar com isso?

Muito obrigado pessoal, se houver interesse eu vou atualizando o projeto aqui no forum.  very good


Última edição por Fernando Maia em Seg Abr 06, 2015 3:58 pm, editado 2 vez(es)
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Julien Mercier Qui Abr 02, 2015 2:29 am

Fernando,

Vi seu aqua no aquaflux tb, muito bem feito. Parabéns!! eu não sei fazer essas coisas e fico com ciumes e gastando uma pequena fortuna. 

Vamos pelo começo: seu aquário tem 180 Litros, e 1 m de frente. Esse tamanho fica complicado para manter Malawis. Não recomendo menos que 1.40 de frente, e a litragem tb é pequena. Ha na web varias pessoas que vão te falar que pode, inclusivo no aquaflux, mas eu não recomendo. Você tem que entender que os Mbumas (pequenos ciclídeos do Lago Malawi) devem ser mantidos em casais, harem (1 macho com 2 ou 3 fêmeas) ou grupos.

Caso você realmente quer ter uns Malawi, nessa litragem, poderia talvez manter 1 harem de 1 especie. Da sua lista que postou, eu já esqueceria dos Melanos. Eles precisam de muito espaço. poderia ser o Labido ou o Pseudo... Lembrando que não sera a melhor opção ainda nessa litragem...

Mas se quiser ter um aquário mais "cheio" recomendo optar pelos peixes do Lago Tanganyika. Existe varias especies que podem coabitar nessa litragem.. 

Daqui a pouco o Emerson aprece por aqui e poderia te dar mais informações sobre esse lago que eu não conheço muito...
Julien Mercier
Julien Mercier
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 78
Data de inscrição : 06/07/2014
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Dionisio Qui Abr 02, 2015 11:12 am

Acompanhando very good
Dionisio
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 254
Data de inscrição : 01/03/2015
Idade : 49
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Qui Abr 02, 2015 2:00 pm

Oi julienmercier! Very Happy

Na verdade o aquário é um pouco maior. A medida interna é 100x42x48. Não que isso mude muita coisa é que escrevi com pressa no trabalho e não me lembrava direito.

Esse aquário foi montado pela primeira vez em 2006 quando era um aquário comunitário e depois aquário de oscar. Me mudei e fiquei um tempo só comprando as coisas aos poucos até o momento de montar. Desmontei para trocar o vidro do overflow e substituir o silicone pelo preto que acho muito mais bonito.

Fazer as coisas todas no estilo "Do It Yourself", da trabalho, dá errado e precisa refazer, ferramentas e insumo custam caro e no final das contas não custa muito mais barato. É mais pela taradisse de ficar fazendo as coisas. As vezes acho que gosto mais de construir as coisas e depois que o aquario fica pronto parece que perde a graça. 

Eu considerei o Malawi por parecer o mais popular e navegando aqui e no aquaflux vi alguns aquários da mesma litragem que parece que funcionavam bem. Outra coisa bacana do Malawi é que eu encontro com mais facilidade na minha cidade e na internet os preços preços são mais acessíveis que os Tanganyika. 

Sobre manter uma especie e harem: Nessa loja Paraíso dos aquários que anuncia no forum tem uma espécie Aulonocara cujos peixes e variedades parecem lindíssimos.  

Sobre Tanganyika: Eu não encontrei muita coisa e os peixes parecem caríssimos, alguns não tão bonitos como os malawi (posso estar falando bobagem). Uns anos atrás eu considerava ter um ou dois frontosas no aquario.

Onde vocês compram os peixes? Ví vários para vender na tal RSdiscus mas também ví várias reclamações da loja.

Abraço e obrigado cara!
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Qui Abr 02, 2015 2:03 pm

Olá Fernando!

Desde já, meus parabéns pelo aquário em projeto DIY... muito bem elaborado! Palmas 

Desejo-lhe sorte nessa empreitada e com certeza, iremos acompanhar essa montagem. 

O Julien já deu os pontapés iniciais das sugestões adequadas para seu aquário/projeto. Fica aqui um Artigo dos Mbunas feito de maneira resumida, e pode começar a te fazer entender o que nosso amigo Julien tentou dizer inicialmente.

Acrescentando ao setup... a quantidade de substrato está ótima e a de rochas também. Coloque as rochas primeiro, e depois adicione o substrato para evitar escavações e possíveis desmoronamentos. Evite fazer esconderijos simétricos com rochas soltas, uma em cima da outra... 

Tente montar um amontoado sem correr riscos, proporcionando apenas alguns "escapes entre elas que tá ótimo para os peixes. Tem quem cola as rochas, mas acho desnecessário.

A iluminação tá ótima também... só não vi aquecimento declarado, mas dependendo do isolamento térmico do cômodo/local que o aquário vai ficar, talvez não precise também.

Sobre a fauna, como sempre falo por aqui e noutros fóruns... não é ideal se basear no aquário de outros aquaristas. As vezes (quase sempre) essas montagens incentivam erros fatais e no fim das contas acaba e frustrações, arrependimento e desgosto pelo hobby. 

Basta ler Esse e Esse artigo, além do nosso aqui do fórum que já deixei o link, que vai perceber o que o Julien quis dizer... Malawians não seria ideal para esse aquário e tanganyikas seria sim a melhor opção considerando a configuração inicial do seu setup. Os ciclídeos de rios africanos também poderia dar uma ótima configuração à esse aquário e é questão de pesquisar... Procure por artigos específicos para manutenções de Mbunas, leia sobre as fichas técnicas e vai entender que muita gente por aí tá fazendo besteira. Ad Konings em seus livros trás muitas orientações e de certo que a maioria dos artigos e fichas estão baseados nas informações desse grande Ictiólogo que destaca paixão pelos ciclídeos.

Acrescentando a parte da filtragem... se tiver espaço no compartimento onde irá colocar as cerâmicas, capriche! Turbine ao máximo de cerâmicas pra poder ter uma qualidade biológica estável no aquário.

Enfim, fico acompanhando e desejando sucesso... e claro, aguadando mais novidades. very good 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Qui Abr 02, 2015 2:08 pm

Fernando,

realmente tanganyikas não têm "preços" comparativos aos Mbunas, que são bem mais em conta em lojas de aquarismo (algumas espécies, não todas), mas no meu ponto de vista, Tanganyikas se sobressaem nos aspectos comportamentais.

Cores dos Mbunas e Haplochromidaes são, sem dúvida, muito mais atrativas e deixam o aquário visivelmente mais interessante do que uma manutenção de Mbunas, mas tanganyikas possuem suas particularidades e tenho certeza que, quem aprecia ciclídeos de verdade não vai só pela cor, mas aprende a gostar de tudo que eles fazem e tem prazer em presenciar todas as atitudes instintivas deles.

As lojas mais comuns para compra de ciclídeos são RsDiscus, Ecoanimal, Ecomarine, Aquapet, e tem outras que agora não me lembro, mas valores são bem variáveis. Não sei de que cidade que é, mas se for de São Paulo, tem o aquário de itaquera que também tem muita coisa de ciclídeos e vale a visita até a loja. Wink

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Qui Abr 02, 2015 2:28 pm

Oi Emerson! Muito obrigado pela tua resposta. 

O aquecedor não comprei ainda. Vou colocar um de 300W no sump, mas não comprei ainda.

Sendo um pouco teimoso: No caso dos malawi, posso manter uma quantidade menor de peixes da mesma espécie, exemplo harem de Aulonocara.

Sobre os Tanganyikas. Você postou alguns artigos sobre os malawi/mbunas que já separei para ler quando chegar em casa, mas você tem alguma sugestão de leitura ou de fauna dos tanganyikas? 

Muito obrigado!  Very Happy
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Qui Abr 02, 2015 3:07 pm

Fernando,

se quiser tentar um aquário mono-espécie malawians, pode dar certo, mas acho o volume útil do seu aquário muito escasso para eles... mas pode dar certo!

Aulonocaras são mais sociáveis e pode resultar sim... Um harém interessante seriam os P. Salousi que são considerados os menores Mbunas dwarf.

Aqui uma Breve Introdução dos tanganyikas e deixo também, Esse, Esse, Esse e principalmente Esse que orienta a escolha mais acertada para escolha de um biótopo de acordo com o aquário que temos.

Num aquário como o seu, uma sugestão de fauna seria:

3-4 Paracyprichromis Nigripinnis Blue Neon
4 Lamprologus Multifasciatus
e talvez algum casal de Julidochromis (Ornatus ou Transcriptus).

Apenas sugestão... para ver que o aquário ficaria mais composto em quantidade de peixes e bastaria elaborar um layout para essa galerinha viver bem. Wink

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Julien Mercier Qui Abr 02, 2015 6:57 pm

Gostei da sugestão do Emerson... 

Referente ao Malawi, um harém seria de Mbumas e não de Aulanos... e ainda seria para apenas reprodução, tirando os filhos a cada vez para não ter muitos no tanque.

Considera com muito carinho o Tanganyka.. alguns peixes vivem nas conchas, outros em pedras, cada um com suas características... é lindo de se ver e em SP pode se encontrar com mais facilidade.
Leia bem os artigos que o Emerson mandou, vai te ajudar muito. Aprendi muitas coisas ontem a noite lendo isso, Valeu Emerson !!
Julien Mercier
Julien Mercier
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 78
Data de inscrição : 06/07/2014
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Qui Abr 02, 2015 7:05 pm

Muito legal as dicas do Emerson. Já separei para ler hoje a noite. Aqui em Floripa é bem complicado de encomendar. O próprio vendedor desencorajou.

Tanganyka eu só conhecia o leleupi, Brichardi e o Frontosa. 

Fiquei até chateado pois minha ideia era um aquário com Aulonocara (Substrato/pedras brancas e peixes coloridos).
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Sex Abr 03, 2015 1:27 pm

Ae pessoal!

Ontem comprei várias pedras pequenas para fechar o layout e terminei de colar os vidros (só faltam as travas). 

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150402_211623_zpsgzsplewi
Projeto Tanganyka 200L DIY  20150402_211520_zpss0mbifb3

(Será que existe necessidade de colocar uma chapa fina de isopor por baixo das pedras?)

Ontem eu lí os artigos entre ele o artigo do ABC do aquário tanganyka.  

2.4.2. Petrícola + Arenícola + Meia água
Julidochromis transcriptus + Callochromis pleurospilus + Cyprichromis leptosoma “Mpulungu” ou Cyprichromis leptosoma “Utinta”
Iniciar com um casal ou com um grupo de juvenis até se formar um casal de Julidochromis (remover os excedentários), com um grupo de Callochromis pleurospilus constituído por um macho e três ou quatro fêmeas e com um grupo de Cyprichromis leptosoma constituído por dois machos e quatro fêmeas. Colocar areia de granulometria muito fina e criar num dos lados do aquário um amontoado rochoso (ex. lajes de xisto empilhadas) a formar fendas e tocas para os Julidochromis; Deixar uma ampla zona livre com areia para os Callochromis. Colocar algumas plantas, tipo Vallisneria gigantea, Vallisneria spiralis ou Ceratophyllum demersum para funcionar como refúgio/esconderijo para as fêmeas Callochromis e Cyprichromis em incubação.
Retirei este exemplo para aquários de 120cm ou 200L. Por isso coloquei as pedras de um lado do aquário, mantendo o outro lado livre. Pretendo plantar umas anubias ente as pedras e fazer um belo background de valisnérias.

Eu reparei que existem os conchícola. Mas precisam ser conchas de escargot? Acho que de qualquer forma devo procurar umas conchas genéricas para acumular do lado esquerdo do aquário apenas por decoração.

Acham que é possível?
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Abr 06, 2015 2:00 pm

Olá!

Referente ao Malawi, um harém seria de Mbumas e não de Aulanos... e ainda seria para apenas reprodução, tirando os filhos a cada vez para não ter muitos no tanque.

Julien,
até daria para ele manter um harém de Aulonocaras também, como essa mesma configuração estabelecida para Mbunas, mas não me parece provável ter sucesso com nenhum tipo de Malawians.

Fiquei até chateado pois minha ideia era um aquário com Aulonocara(Substrato/pedras brancas e peixes coloridos).

Fernando,
não que seja impossível dar certo, mas é muito improvável e por conta disso não recomendo... mas se quiser TENTAR, a escolha é sua.

Voltando a suas atualizações, o aquário ficou com um layout bem interessante e muito bem configurado, mesmo que sem substrato e outros elementos da ornamentação. Não tem necessidade de colocar isopor embaixo das rochas não.

Sobre as espécies que você designou no artigo, desculpe desencorajá-lo, mas não existem arenícolas aqui no Brasil...  Sad. Houve uma exportação de algumas espécies de Xenotilapias em 2013 mas ao que parece, os criadores que adquiriam as espécies não conseguiram levar o grupo adiante e até hoje não apareceram mais para venda e o preço era bem salgado por terem vindo de fora.

Seu aquário possui um comprimento bem interessante, mas ainda se considera pouco para Cyprichromis Leptosoma. Se ler as fichas técnicas, vais perceber que são peixes indicados para aquário com comprimentos maiores pois são muito ativos na meia água e em estado reprodutivo, os machos importunam bastante as fêmeas.

As Julies são perfeitas para seu aquário e principalmente as Transcriptus que são as mais calmas do gênero. Por serem monogâmicos, você deve colocar um quarteto de peixes e esperar a formação de casal e retirar os "excessos" depois.

Acredito que na meia água a sua única opção é Paracyprichromis Nigripinnis Blue Neon... são mais "calmos", menos exigente a comprimento de aquário e se dão bem com os demais espécies e entre eles.

Então, seu aquário também tem porte para os conchiculas e está bem elaborado para isso... as conchas não precisam ser necessariamente de scargot, mas elas tem de ser do tipo mais cilíndrica, como conchas de ampulária e outros invertebrados com conchas grandes e menos pontuda na parte do espiral.

Conchas do tipo buzio e daquelas de caramujos africanos são desaconselháveis por ter o espiral muito afunilado onde o peixe pode entalar na concha. Mas conchiculas (principalmente os Multifasciatus) seria muito interessante para sua montagem! very good 

Abraço e boa continuação!
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Seg Abr 06, 2015 2:29 pm

Legal Emerson, obrigado.

Ainda não coloquei o substrato. Primeiro vou testar a colagem os vidros que colei neste final de semana. 

Ainda sobre a sugestão de fauna que você deu:

3-4 Paracyprichromis Nigripinnis Blue Neon 
4 Lamprologus Multifasciatus 
e talvez algum casal de Julidochromis (Ornatus ou Transcriptus). 


Só encontrei o Julidochromis nas lojas da internet. Existe algum outro fornecedor além das lojas que você indicou?

Pode mover o tópico para Tanganyka afim de indexar melhor os assuntos? Obrigado.
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Abr 06, 2015 3:10 pm

Fernando,

tópico movido! very good 

Olha, na Rsdiscus tem os Multies e Paracypris, Veja!

Sei que os valores são meios salgados você pode adicionar as espécies aos poucos. Na Aquapet tem 4 paracyprichromis também, Veja!

O aquário de itaquera também costuma ter essas espécies, principalmente os Multies. Tem o Akira que vende Multifasciatus também... fica O link do anúncio que pode te ajudar! 

Enfim,

boa continuação de projeto e fico acompanhando! Qualquer dúvida estou as ordens.

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Seg Abr 06, 2015 3:56 pm

Bacana! O Paracyproichromis está com preço razoável na aquapet. O Lamprologus precisa ser o multi. Tem uns mais bonitos como o Calvus Black e o brichard.
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Abr 06, 2015 4:05 pm

Fernando,

os Paracyprichromis que tem na Aquapet são 4 fêmeas (já alertando) e se daqui pro fim do ciclo do seu aquário elas estiverem disponíveis, você pode pegar 2 ou 3 delas.

Na Rsdiscus costumam vender sempre machos, mas os preços não são nada acessíveis. 

Sobre os Lamprologus... estamos falando de conchiculas... Brichardis e Calvus, apesar de muito interessantes, são rock-dwellers e só poderiam entrar na montagem se retirasse as Julies.

Conchiculas à venda no nosso país:

Neoamprologus Brevis
Telmatochromis Brichardi*
Neolamprologus Caudopunctactus*
Lamprologus Ocellatus Gold (e Blue)
Lamprologus Multifaciatus

PS:espécies que possuem (*) não são conchiculas puros... podem optar por desovar nas conchas como nas rochas também.

Aí nesse caso, cabe a você escolher qual conchicula lhe agrada mais em questão de valores e beleza. very good 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Seg Abr 06, 2015 5:28 pm

Então possibilidade seria:

4 Paracyprochromis (um macho e três fêmeas)
2 Calvus Black (Casal)
4 Lamprologus Ocellatus Gold (um macho e três fêmeas ???)

Vou correr atrás das conchas...
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Abr 06, 2015 6:35 pm

Fernando,

por experiência com os Ocellatus, diria que apenas um par é o essencial... dos conchiculas eles são os mais imprevisíveis e dificilmente se acertam em harém. O que você pode arriscar é duas fêmeas, mas é dificil o macho se emparelhar com as duas! very good  

No mais, está ótimo! 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Seg Abr 06, 2015 6:39 pm

Desculpa mas não entendi direito: apenas duas femeas ou um macho e duas femeas. Se não emparelhar o que pode acontecer? briga?
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Abr 06, 2015 6:51 pm

Desculpa não ter sido mais claro Laughing!


Sim, você pode tentar um macho com duas fêmeas... geralmente Ocellatus não formam casais, e sim pares ou (quase nunca) haréns. E nessa, o macho sempre importuna as fêmeas, domina o território de conchas e por suas vez, só aceita as fêmeas em seu território quando estão prontas para desova.

São muito imprevisíveis e não há muito o que descrever na teoria...porque, observando na prática, é bem mais interessante e difere de exemplar para exemplar... ora estão juntos (o par) e em questão de minutos já estão "se pegando" com uma intensidade impressionante para um peixe do tamanho deles, mas nada tão assustador.

E se caso for colocar duas fêmeas, tenha em mente que terá de ter dois territórios com conchas pra que, caso o macho emparelhe com as duas, haja receptividade dele nos dois sítios de conchas... do contrário, não tem como dar certo por disputa por conchas, investidas do macho para com as duas fêmeas e possível não aceitação do macho para alguma delas... mas não é impossível!
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Seg Abr 06, 2015 7:57 pm

Muito legal! Emerson, muito obrigado pela tua ajuda e principalmente tua paciência. Já estou super feliz com essa possível fauna. Vou dar uma procurada nas conchas que até agora não encontrei nada e vou informando os próximos passos. Creio que até o final de semana já coloco o aquário para ciclar
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Ter Abr 07, 2015 3:35 am

Atualizando...

Agora enchi de água para o primeiro teste. vai ficar assim até amanhã...  Shocked

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150406_220617_zps0juy1qg0

Agora vai a montagem de parte da filtragem

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150406_222348_zpsdliyd4fp


São dois litros de cerâmica (bio glass), um pouco de bioballs, 100ml de purigem, esponja e perlon.

Prateleira do CONAN  bang

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150406_222402_zpsq4lych4z


Esponja Hagem de filtro de lago que cortei em exatos quatro partes. (Usarei apenas duas)

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150406_222522_zpsncqczsmb

Ainda falta uma divisória entre a esponja e as cerâmicas.

Projeto Tanganyka 200L DIY  20150406_223113_zpslx101yhx

Amanhã devo montar o Filtro UV e atualizo novamente.
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Ter Abr 07, 2015 3:40 am

Encontrei um fornecedor para as conchas de escargot. O quantidade mínima por pedido é de 12 conchas.

carlosafuncia@gmail.com escreveu:
Caro Fernando
Grato pela consulta.

Vendemos conchas de Helix aspersa maxima ,escargots Gros-gris , esterelizadas , com 4,5 a 5 cm de abertura de concha O valor é de R$4,00 / unidade sem o frete SEDEX por conta do comprador ( ou pode retirar em S Paulo - Capital, sem custo adicional)
Além disso temos conchas maiores de outras espécies que atingem 11/12 cm , ao preço de R$ 15,00 a unidade.

Estaremos 'a sua disposição

Abraços
Carlos Funcia
HELIX Escargots

Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Abr 07, 2015 2:47 pm

Vai ficar brutal esse aquário... Palmas 

Já tinha visto esse anúncio (não sei se aqui ou noutro fórum), e o preço é razoável. Que bom que conseguiu um bom contato e agora já pode analisar a possibilidade de ter conchiculas no aquário.  ^^

Abraço e boa continuação!
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Fernando Maia Ter Abr 07, 2015 3:23 pm

Tô achando brutal também, exatamente este termo. Estou bem empolgado com o resultado. Estou comprando coisas e montando desde a metade do ano passado...

Acho que só você gostou da montagem, pois mais ninguém comenta nada hehe

Cara fez o seguinte preço (achei meio salgado)
Valor SEDEX -R$33,70 + 10 conchas R$40,00 + 4 conchas de brinde = R$ 73,70

Os conchiculas acredito que serão os os três Lamprologus Ocellatus Gold...
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Tanganyka 200L DIY  Empty Re: Projeto Tanganyka 200L DIY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos