Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Iniciando no mundo dos CA's Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Iniciando no mundo dos CA's 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Iniciando no mundo dos CA's EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Iniciando no mundo dos CA's EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Iniciando no mundo dos CA's EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Iniciando no mundo dos CA's EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Iniciando no mundo dos CA's EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Iniciando no mundo dos CA's EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Iniciando no mundo dos CA's EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Iniciando no mundo dos CA's EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Iniciando no mundo dos CA's EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Iniciando no mundo dos CA's Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Iniciando no mundo dos CA's

2 participantes

Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Ter Nov 10, 2015 7:39 pm

Boa tarde galera,

Como já disse em minha apresentação tenho um aquário plantado e quero entrar para a turma dos CA's do lago Malawi.

Dados do meu atual aquário:

  • 120 x 45 x 55 cm (sem travas superiores) vidro de 12 mm
  • 02 Filtro canister Eheim- Ecco Pro Easy 80 + 02 litros de siporax + 150 grs de purigem (em cada)
  • 01 filtro canister Eheim - Classic 150 + mídias da eheim
  • Luminária Hopar 6 Lampadas Fluorescentes T5 x 54w


Gostaria de aproveitar os canister e por enquanto a luminária. Andei pesquisando e vi que os CA's não precisam de muita iluminação. Vou usar somente 03 lâmpadas para n incomodar os peixes.

Quanto à filtragem, será que está boa?

Gostaria da sugestão de vocês para definição da fauna dando preferencia para os Mbundas.

Outra dúvida minha é sobre o substrato. Gostei dessas opções e vi que serve para ciclideos também. Qual é a opinião de vocês? Ou tem algum outro substrato mais recomendado?: 

  • Red sea Substrato Reef Base White (0,25 mm - 1,0 mm)
  • Red sea Substrato Reef Base Pink (0,5 mm - 1,5 mm)


E a ultima duvida é sobre o meu aquário não ter a tampa superior, será que tem algum problema? Não sei se os CA’s gostam de pular muito.

Obrigado 

André Viegas
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Qua Nov 11, 2015 1:34 pm

Fala André, tudo bem? 

Desde já desejo um bom progresso nessa jornada com os ciclídeos. 

Considerando o seu setup, as dimensões do aquário são boas para os Malawians, mas alguns ajustes na questão da filtragem precisam ser ajustadas.

Os ciclídeos no geral, são bastante sujões... e isso influencia em ter um bom sistema de filtragem afim de vencer a incidência de nitrogenados que aparecem na montagem, além da retenção de detritos que deve ser feita periodicamente e, uma filtragem eficiente ajuda a minimizar efeitos negativos na montagem.

Portanto, recomenda-se de 7 à 10x a litragem do aquário para a potência de filtragem e os elementos filtrantes devem ter a parte biológica turbinada com o máximo possível para isso. Acredito que agora no início sua montagem pode seguir assim, mas a médio prazo, isso pode ser pouco e te trazer problemas se não mudar.

A questão da iluminação está ótimo se usar apenas 3 lâmpadas. Aquecimento, também não são exigentes (não tem necessidade de chegar aos 28ºC). Sobre os substratos, você pode usar ambas as opções mencionadas... mas a opção de menor granulometria é melhor pois eles apreciam fazer escavações e filtrarem os grãos do substrato entre as guelras.

Além desses substratos, tem a areia (comercializada em lojas, areia de filtro de piscina, areia de construção e outras) que também são bastante utilizadas. Mas se for de red sea, sem problemas também.

Vamos à questão da fauna... Laughing 

Mbunas são em sua grande maioria apreciadores de alimentos vegetais (alguns exclusivamente herbívoros e outros onívoros), logo essa questão deve ter atenção com as rações que serão oferecidas. Na ornamentação, deixar algumas algas aparecerem para eles "rasparem" é uma boa complementação na alimentação.

Como são peixes bastante complicados no que tende a território, e agressividade, devemos se atentar aos níveis dessa intensidade... alguns são melhores mantidos sozinhos ou em harém, outros vivem bem até em pares. O que vale ressaltar é que:

- Padrão de cores diferentes ajuda a eliminar esse efeito excessivo de agressão; 
- Escolher espécies de gêneros diferentes minimiza as possíveis hibridações entre eles; 
- Ter um aquário com machos e fêmeas intensifica os hábitos naturais dos peixes, assim como seu metabolismo e coloração.

Dado essas dicas, acredito que você deve deixar alguns nomes de espécies que lhe interessam para que possamos te ajudar no fecha dessa escolha da fauna. 

Quanto ao aquário não ter tampa, é bem pouco os relatos de saltos dos Mbunas, ainda mais num aquário com 60cm de altura... seria meio difícil eles pularem. Só mesmo em caso de perseguição excessiva entre dois machos da mesma espécie que seria provável acontecer, mas... Laughing , é melhor prevenir do que remediar. Acho que deve pensar em uma tampa com tela de nylon pelo menos, para evitar possíveis perdas... vai que...  cussing

No mais fico acompanhando e desejando todo sucesso nessa montagem.

Boa continuação.
Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Qua Nov 11, 2015 4:03 pm

Boa tarde Emerson,
 
Obrigado pelo incentivo.
Estava pensando nessas variações:
um trio de Pseudotropheus Elegans Msuli
um trio de labeotropheus Trewavasae Thumb West
um trio de labidochromis Caeruleus
um trio de Firefish
 
O que acha?
 
E sobre a filtragem somando meus 3 canister tenho um volume de 1800 litros/hora e dividindo pelo volume do meu aquário eu vou ter uma filtragem de aproximadamente 6 vezes sem tirar o desconto do substrato e pedras. Será q eu pondo um hang on já ajuda?
 
Obrigado
 

André
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Qua Nov 11, 2015 6:26 pm

André,

só alertando que Aulonocaras são Peacocks (Pavões) de hábitos dos haplocromídeos, onde a proteína tem que estar presente na alimentação.

Se souber equilibrar a alimentação, a fauna está perfeita para o aquário. 

Sobre a filtragem, com o desconto da ornamentação e substrato (algo em torno de 15 à 20%) pode chegar ao mínimo considerado para seu aquário (7x a litragem), mas é meio arriscado para ciclídeos pois vivem em águas alcalinas e em meios alcalinos, os nitrogenados em concentração tóxicas são mais perigosos se presentes em grandes concentrações.

Um Hang on ajuda sim, mas acho que fica muito equipamento ligado, não? Compensa ver como tudo se encaminha... talvez apenas uma bomba de circulação interna possa dar  esse up na qualidade e ajudar na estabilidade.

Só quis alertar afim de se preparar para possíveis problemas nesse aspecto e ir pensando nisso a longo prazo.very good 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Qua Nov 11, 2015 6:36 pm

A bomba de circulação pensei em uma wave maker mas n sei qts litros/hr devo considerar ela para as dimensões do meu aquário.

E vcs me indicam algum lugar para comprar ciclídeos?


Abraços
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Qua Nov 11, 2015 8:07 pm

André,

nesse ponto terá que estudar também o fluxo de água pois os Mbunas gostam/vivem/apreciam águas mais mexidas, enquanto Haplochromidae são de águas abertas e mais tranquilas (Fire Fish é assim).

Então creio que, além da circulação feita pelos filtros, uma bomba wave maker de 1000L/h é mais que suficiente. very good 

Sobre o local para comprar ciclídeos, não conheço lojas em Minas Gerais, mas online tem:

Ecoanimal
Ecomarine
Aquapet
Rsdiscus que são as mais populares para essa finalidade. Tem também a Fishland mas não sei se eles enviam para outros estados e não possuem site e-commerce, mas é uma ótima loja de aquarismo. 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Qua Nov 11, 2015 9:16 pm

Creio eu que para uma primeira montagem acho melhor deixar o fire fish para depois e partir para uma variação que combine mais com o restante do grupo

Alguma sugestão? 

Obrigado
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Qui Nov 12, 2015 2:09 pm

André,

boa decisão se fizer isso... sobre sugestão para substituir essa espécie, seria os Metraclima Estherae (que assemelham em cor as Fire fish). very good 

Tem as Cynotilapia Pulpican, Elongatus Mpanga que também são bons tankmates. E se quiser uma espécie branca, Socolofi albino seria interessante... os albinos são mais tranquilos que os azuis naturais.

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Qui Nov 12, 2015 5:31 pm

Emerson,

Se eu construir um sump, pensei em 55 x 40 x 50 cm (110 litros) eu tenho q considerar o volume do sump + volume do aquário para calcular a filtragem?

Por exemplo:

Meu aquário tem 300 lts e se eu usar a proporção de mais ou menos 8x para filtragem eu teria que ter uma bomba de aproximadamente 2500 litros/hora.

E se eu somar o volume do aquário + sump eu vou ter aproximadamente 400 litros. Usando a mesma proporção de 8x a bomba teria que ser uma de 3200 litros/hora.

Fiquei com essa duvida agora.

Obrigado 

André
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Nov 13, 2015 11:47 am

André,

No caso, depende de qual modelo de Sump estamos falando... lateral, traseiro, embaixo, acima do tanque. Mas considere sempre o valor de sump + aquário com melhor medida de ter eficiência na filtragem.

Se usar considerando apenas o volume do aquário, alguns ajustes como bombas de circulação no aquário de uma potencia maior para ajudar na retenção de detritos, será necessário. very good 

Boa continuação
Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Ter Nov 24, 2015 12:34 pm

Bom dia turma,

Terminei a montagem do meu aquário.

Usei 50 kg de areia de filtro de piscina e 60 kg de rochas calcárias (peguei em um pedreira na minha cidade mesmo)


Iniciando no mundo dos CA's W0FYd8o


Agora só tirando mais uma duvida: quando desmontei meu outro aquário tirei por uns 3 dias as midias biologicas e coloquei dentro de um balde com bomba de oxigenação. Depois voltei elas para os canisters e coloquei pra funcionar. Usei uma ampola do biodigest. 
Será que perdi muita biologia nessa desmontagem / montagem?

Obrigado
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Nov 24, 2015 1:06 pm

Olá André!

gostei da disposição de rochas feita no layout... Palmas , isso com algas vai ficar espetacular. E que pedras grandes tu conseguiu ein  Shocked, o vidro aguenta tudo isso?

Quanto a parte biológica, você deve ter perdido um pouco sim, mas com o acelerador colocado e as bactérias que permaneceram viva, a colônia deve se recompor em alguns dias/semanas. very good 

Boa continuação!
Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por andreviegas Ter Nov 24, 2015 1:13 pm

Oi Emerson,

Obrigado pelo apoio.

Coloquei as pedras sobre uma camada de EVA e cobri com a areia. Não deixei nenhuma apoiada nos vidros (que são de 12 mm) e também pensei muito em apoia-las para quando os peixes começarem a cavar.

Vamos torcer para que td de certo.

Agora eh só tentar definir a fauna.

Obrigado
andreviegas
andreviegas
Alevino
Alevino

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 41
Localização : Uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Nov 24, 2015 1:17 pm

Bela atitude... prevenção e cautela com os pequenos sempre dá certo. Very Happy very good 

De certo que não vai ter problemas com isso, até porque além do EVA os 12mm aguentam bem. Só a hora que os "meninos" começarem a escavar é que o EVA pode ficar visível Laughing mas nada de anormal.

Fico acompanhando e aguardando mais atualizações!
Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no mundo dos CA's Empty Re: Iniciando no mundo dos CA's

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos