Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Mitos do aquarismo (Incompleto) Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Mitos do aquarismo (Incompleto) 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Mitos do aquarismo (Incompleto) EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Foto-concurso
Mitos do aquarismo (Incompleto) Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Mitos do aquarismo (Incompleto)

4 participantes

Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Out 19, 2012 6:47 pm

Este artigo trata de mitos presentes no hobby, procurando desmistificá-los e esclarecer um pouco mais a realidade. Alguns destes mitos são pouco aceitos, dada a difusão de muitas informações atualmente, outros mais difundidos, muitas vezes por falta de conhecimento técnico do aquarista para compreender o quão errôneas são as informações.

1o mito - Peixe cresce de acordo com o aquário

Este mito, apesar de já haver muitas informações sobre, ainda é bem difundido. Inclusive tenho visto certa difusão dele em fóruns dedicados a jumbos, onde é recomendado um aquário gigante para alguém criar um peixe de porte tão grande, que o aquário ainda sim seria insuficiente para propiciar espaço adequado a vida do peixe.
Pode-se dizer ainda que este é um mito parcial, uma meia verdade. É verdade que o peixe irá crescer menos em um aquário normal, isso é fato. A questão é que isso irá ocasionar atrofia do animal, ocorre descompasso entre o crescimento do animal e o de seus órgão internos, o que leva o peixe a uma morte prematura, se analisado o tempo de vida esperado para o animal.

2o mito - Amônia "tóxica"

Sabemos que em pH mais elevado a amônia tem sua toxidez elevada. A questão é que, em pH mais baixo a amônia também é tóxica. O que ocorre é que há um equilíbrio entre o gás amônia (NH3) e o íon amônio (NH4+), veja:

NH4+ <---> NH3 + H+

Quando o pH se eleva, é retirado o íon H+ (ele reage com o íon OH-, o que gera uma molécula de H2O, a água), o que desloca o equilíbrio para a direita, elevando a fração de amônia (NH3) e reduzindo a concentração de íon amônio (NH4+).

Como a amônia (NH3) possui toxidez mais elevada, é comum dizerem que a amônia é tóxica em pH elevado. Mas isso não está certo. O íon amônio (NH4+) também é tóxico, menos do que a amônia, mas ainda sim, tóxico. Isso induz o aquariofilista a pensar que, mesmo com um baixo nível de amônia "tóxica" (Amônia, (NH3), não há preocupação, apesar de haver um nível consideravelmente mais elevado de amônia total (amônia + íon amônio). Embora o íon amônio não aja diretamente sobre o peixe, uma elevada concentração na água impede o peixe de excretar amônia. Isso leva o animal a se intoxicar com a amônia presente em seu organismo, uma vez que a amônia interfere no transporte de oxigênio pela hemoglobina do sangue.
Diante disso, minha recomendação é para que se observe apenas a amônia total, ao efetuar os testes, tomando as medidas adequadas quando ela for detectada.

3o mito - Bactérias nitrificantes em suspensão na água de aquários ciclados

É muito comum ouvir que, para auxiliar na ciclagem de um novo aquário ou para poder introduzir um peixe em um aquário sem necessidade de ciclagem, basta utilizar água de aquários já ciclados, pois eles teriam bactérias nitrificantes em suspensão. É um mito, no mínimo, bizarro, uma vez que bactérias nitrificantes se estabelecem em biofilme sobre superfícies sólidas submersas ou extremamente úmidas (a exemplo das tais bioballs). Vale lembrar que, se as bactérias estivessem realmente em suspensão na água do aquário, teríamos sérios problemas ao realizar TPAs, pois junto com a água descartada, iria embora parte das bactérias.

Portanto, esse tipo de recomendação torna-se inválida e induz ao erro.

4o mito - Superpopulação Benéfica

Muitos aquariofilistas, inclusive criadores de jumbos alegam que, para reduzir a agressividade de peixes territoriais, deve-se superpopular o aquário, pois as agressões deixam de ser direcionadas a poucos indivíduos. Infelizmente isso mais um mito mal explicado, sendo algo arriscado, pois:

-os peixes deixam de apresentar comportamentos naturais, ficando apáticos, como "zumbis", apresentando apenas algumas reações automáticas;

-em caso de falta de energia ou falha mecânica na bomba do filtro, pode ocorrer um pico de amônia e nitrito e conjunto com a falta de oxigênio. Isso é ainda mais grave se for em aquários com pH elevado, pois a amônia apresenta maior toxidez nestas condições;

-caso seja inserido um novo habitante ou um casal que exerce cuidados parentais resolva se reproduzir, o aquário pode se tornar um verdadeiro campo de batalha, ocasionado stress, ferimento, doenças (em decorrência de ferimentos e imunologia enfraquecida) e mesmo a morte dos exemplares.

Diante disso podemos constatar que a superpopulação não deve ser considerada uma opções para aquariofilistas responsáveis, pois é uma forma irresponsável de colecionar peixes, não de mantê-los e criá-los adequadamente.

5o mito - Sal marinho em aquários de ciclídeos africanos

Este é um mito extremamente difundido. Sabemos que os grandes lagos possuem sais dissolvidos, os oceanos também. A grande confusão que muitas pessoas fazem, é pensar que sal marinho se assemelha em composição e proporção aos sais dos grandes lago africanos, o que é um tremendo engano. Se fossemos por tal premissa, poderíamos supor que a água dos grandes lagos é salobra, o que não é verdade. Nos grandes lagos, há tão menos cloreto e sódio que são expressados na unidade de mg/L (miligramas por litros), não g/L (gramas por litro) como ocorre nas águas oceânicas.

A água do mar possui salinidade de 3,5%. Desta, cerca de 55% (em massa), é cloreto (Cl-), seguido de sódio (Na+), estando este presente como cerca de 30% (em massa). Ou seja, fazendo uma conta simples, cerca de 60% da massa dos sais dissolvidos na água do mar é, basicamente, NaCl (cloreto de sódio). Como sabemos, não é recomendado seu uso, pois é prejudicial, a fauna (principalmente em uso prolongado)e flora do aquário, assim como pode ser a microbiota (microrganismos necessários ao equilíbrio do ecossistema).

Em resumo, sais marinhos são indicados para aquários marinhos; para aquários de água doce, particularmente para peixes dos grandes lagos do vale do Rift, seria interessante utilizar sais indicados para isso ou preparar uma mistura de sais com bicarbonato de potássio (KHCO3), cloreto de magnésio (MgCl2), cloreto de cálcio (CaCl2), sulfato de magnésio (MgSO4) e bicarbonato de sódio(NaHCO3), devendo suas quantidades serem acertadas de acordo com a concentração de cada íon em cada lago.

6o mito - Removendo amônia com alternativas químicas

É muito comum que muitos digam que o uso de zeolita (areia higiênica para gatos, que elimina odores de suas excreções) seja interessante ou mesmo necessário e recomendável em aquários, para promover eliminação da amônia.

Realmente, o produto elimina amônia, mas não o faz de forma contínua como a depuração biológica. É um recurso que possui "prazo de validade", ou seja, satura e perde sua eficiência. Contar com um recurso assim é altamente arriscado, caso ele sature, certamente o aquário sofrerá com picos de amônia em seguida, uma vez que não há nada para removê-la, assim como não há uma colônia bacteriana grande o suficiente para degradar toda a amônia produzida.

Pode-se dizer a partir desta explanação que a utilização de tal recurso só deve ser feita em casos muito isolados e específicos (morte de um peixe e pico de amônia muito elevado, necessidade inesperada de instalação de peixes em aquários não ciclados, etc), não sendo recomendado seu uso de modo algum em outros casos nos quais seja mais adequado utilizar a alternativa biológica.

7º mito: o peixe se adapta a condições adversas e passa as características aos descendentes

Esse é mais um pensamento comum. É verdade que há espécies que possuem uma enorme adaptabilidade a parâmetros diversos dos parâmetros encontrados em sua zona de distribuição natural, mas devemos ter em mente que:

-diferente do sugerido por Lamarck, os seres vivos não se adaptam e passam as características aos descendentes, eles já nascem adaptados;
-mesmo dentro de uma espécie que seja dotada de maior adaptabilidade, há indivíduos dotados de certas adaptações, enquanto outros não, ou seja, há os que resistem a determinadas condições adversas, enquanto outros não;
-mesmo em espécies há muitas gerações em cativeiro, é possível que nasçam indivíduos menos adaptados ou que não possuam adaptações para que possam viver e passar sua herança genética adiante, havendo uma seleção artificial sempre que tal fator for divergente dos parâmetros encontrados em meio natural;
-mesmo que o animal seja inserido em um meio ao qual se mostra tolerante, além de afetar sua variabilidade genética (em caso de reprodução), também pode ser afetados o ratio das crias, seu metabolismo e sua fisiologia.

Diante de tais fatores, tenha em mente que, mesmo que você insista em manter uma espécie em parâmetros/ ambiente que divergem significativamente do encontrado em seu meio de origem e alegando sucesso em tal manutenção, estará sendo promovida uma seleção artificial, na qual não estarão sendo selecionados os animais seguindo os padrões naturais, mas seguindo os padrões diversos impostos artificialmente pelo homem. Portanto, isso poderia promover uma separação e diversificação muito além do natural, nos levando até a nos perguntarmos se mantemos uma espécie natural ou se já mantemos algo diverso demais do que está na natureza. Lembrando que microevolução entende seleção natural, seleção artificial e adaptação do mesmo modo que a teoria da evolução de Darwin, mas em uma população limitada.


Última edição por Edson Paveloski Junior em Qua Fev 26, 2014 12:45 pm, editado 3 vez(es)
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Convidad Sex Out 19, 2012 6:57 pm

Excelente iniciativa Edson. Parabéns... very good
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Out 19, 2012 7:02 pm

Valeu Nélio!

Vou xeretear os fóruns e ver que mitos mais são comuns, aí acrescento mais alguns e publicamos.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Convidad Sex Out 19, 2012 7:09 pm

Very Happy very good
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Vera Santos Sex Out 19, 2012 7:59 pm

Boas observações!
Vera Santos
Vera Santos
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 344
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 56
Localização : Portugal - Estoril

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Lucas Duarte Sex Out 19, 2012 11:24 pm

As bioballs, servem como midias biológicas?

Eu aprendi que elas separam as moleculas da água fazendo com que entrem em maior contato com o ar para receber uma maior oxigenação, é correto?
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Out 19, 2012 11:59 pm

Servem, mas não são das melhores, pois tem pouca superfície de fixação das bactérias, sendo deixadas úmidas e recebendo água por gotejamento, sendo eficiente em relação a oxidação de amônia e nitrito, mas ineficiente, quando comparadas as alternativas (biomídias porosas, preferencialmente com poros comunicantes).
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Lucas Duarte Sáb Out 20, 2012 12:14 am

Foi o que eu aprendi, vlw.Mitos do aquarismo (Incompleto) 3628973892
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb Out 27, 2012 8:27 pm

Adicionei mais alguns mitos ao artigo, creio que em breve ele esteja completo. Smile
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Convidad Sáb Out 27, 2012 8:37 pm

Parabéns Edson, está ficando cada vez mais excelente! Palmas
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb Out 27, 2012 8:41 pm

Valeu Nélio! very good
Vou ver os mitos que ainda faltam mas são comuns.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Lucas Duarte Seg Out 29, 2012 12:56 am

Poderia citar algo sobre hibridos, sendo muito pouco citado aqui.
Futuramente pretendo adquirir um FH.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Seg Out 29, 2012 1:37 am

Obrigado pela sugestão Lucas, a levarei em consideração! very good
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Lucas Duarte Seg Out 29, 2012 9:31 am

Obrigado vc.Mitos do aquarismo (Incompleto) 3628973892
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Thiago Cardoso Seg Out 29, 2012 11:39 am

Opa, perfeito esse tópico...tenho certeza que ajudará muitos
Thiago Cardoso
Thiago Cardoso
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1532
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 41
Localização : São Paulo / Zona Leste / Itaquera

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Seg Out 29, 2012 2:00 pm

Valeu Thiago!
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos do aquarismo (Incompleto) Empty Re: Mitos do aquarismo (Incompleto)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos