Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
Tucunaré (Cichlidae ) Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Tucunaré (Cichlidae ) 7859883130_ed2db6cbc8
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Tucunaré (Cichlidae ) EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Tucunaré (Cichlidae ) EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Tucunaré (Cichlidae ) EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Tucunaré (Cichlidae ) EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Tucunaré (Cichlidae ) EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Tucunaré (Cichlidae ) EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Tucunaré (Cichlidae ) EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Tucunaré (Cichlidae ) EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Tucunaré (Cichlidae ) EmptySab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

Dezembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Tucunaré (Cichlidae ) Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Tucunaré (Cichlidae )

Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por matrixelite em Qua Set 21, 2011 5:54 pm

Tucunaré
Tucunaré (Cichlidae ) Tucunare
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Género: Cichla

Tucunaré, é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.

Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal e são peixes osseos.

Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de qual quer coisa pequena que se movimenta e outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.

O tucunaré é um peixe popular em pesca desportiva. A espécie C. orinocensis foi introduzida em Singapura com este mesmo propósito, mas com consequências trágicas para a fauna endémica da região.

Filhotes:

Quando os filhotes nascem eles têm três pintas pretas ao longo do corpo, que após algum tempo passam a uma linha contínua. Apenas quando vão se tornando maiores (acima de alguns centímetros) eles começam a formar as barras verticais. Aliás, o pigmento dessas barras varia em função do estado de espírito do peixe. Quando as condições são bastante satisfatórias elas são bastante ressaltadas.

Peso e Medidas:

Normalmente atingem de 50 cm ou 60 cm, mas já foram encontrados exemplares com mais de 70 cm. O peso fica entre 3 kg e 10 kg. Há registros de tucunarés com mais de 1m e até 12 kg, que parece ser o record. Nas represas do sudeste do país, todavia, apenas o azul e o amarelo são abundantes, e o peso médio dos peixes é de 1 a 3 kg., tendo notícias de peixes de até 7 kg.

Habitat Do Tucunaré Nos Rios do Brasil:

O tucunaré é uma espécie territorial e sedentária, não realiza migrações. Na Bacia Amazônia, quando os rios estão com as águas baixas, habitam principalmente as lagoas marginais, partindo para a mata inundada (igapó ou mata de várzea) durante as cheias. Nas lagoas, durante o início da manhã e final do dia, quando a água já está mais fria, se alimentam próximo às margens. Quando a água esquenta, passam para o centro das lagoas. O tucunaré não aprecia águas correntes. Em rios pode ser encontrado em remansos. Nas represas prefere viver junto as margens, nos locais onde podem ser encontradas “tranqueiras”, que no linguajar dos pescadores, são galhadas, plantas flutuantes e outras estruturas submersas que formam um refúgio. Em represas do estado de São Paulo, pescadores notaram um comportamento peculiar: a quase total falta de tucunarés grandes nas margens quando estas estão coalhadas com filhotes da espécie.

Habitos:

Os tucunarés têm hábitos diurnos.Ele tucunaré dorme rente ao chão e apenas quando está escuro. Outra coisa bem interessante sobre seus hábitos é que quando o rio fica cheio e a água fica turva (escura) ele ataca os outros peixinhos somente para se defender e não para comer.

Habitos Alimentares:

O tucunaré é um peixe voraz, que ocupa os níveis superiores das cadeias alimentares dos rios. Alimenta-se de peixes adultos, filhotes, pitus e provavelmente toda sorte de insetos e aranhas que caiam na água. São caçadores ativos que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desistem até conseguir capturá-las. Pescadores artesanais da represa de Três Marias, no rio São Francisco, citam que o Tucunaré come todos os outros (peixes)Este fato foi apontado por pescadores do reservatório de Furnas, médio Rio Grande, como sendo uma das principais causas da diminuição dos recursos pesqueiros pois é uma espécie invasora. Pescadores experientes afirmam que a melhor época para a pesca do tucunaré é no período de desova, pois é nessa época que eles se encontram mais ariscos atacando a iscas por alimento, assim como por defesa dos filhotes.

Pergunta: O tucunaré é canibal, ou seja, come os próprios filhotes?

Resposta: Apenas involuntariamente, quando não reconhece os peixes da mesma espécie. Quando o filhote cresce e aparece a mancha redonda da cauda não há mais canibalismo.

Reprodução e Acasalamento:

Estudos têm mostrando que o período de reprodução do tucunaré é longo. Nos açudes do nordeste, há um pico de reprodução, que ocorre no inverno, quando as águas dos açudes ficam menos quentes.

Os tucunarés fazem uma espécie de ninho utilizando pequenas pedras. Normalmente a fêmea fica tomando conta do local, enquanto que o macho circula em volta para evitar a entrada de intrusos no seu raio de ação. Os filhotes de tucunaré são protegidos pelos pais até atingirem aproximadamente dois meses de idade e um comprimento médio de 6 cm. Enquanto estão protegidos pelos pais, os alevinos não possuem a pinta na cauda, uma das características mais marcantes no tucunaré. Nessa ocasião, predomina uma faixa preta longitudinal ao longo do corpo. Apenas quando se separam, começam a aparecer tanto a pinta como as listras verticais. Nesta ocasião habitam as vegetações nas margens. Os filhotes, após serem abandonados pelos pais seguem aos milhares, em cardume, para regiões de águas quentes se protegendo em locais de densa vegetação. Durante a desova, normalmente o Tucunaré se alimenta pouco dedicando-se basicamente a proteção de seu ninho e posteriormente de suas crias. Durante este período é possivel capturar o Tucunaré que ataca a isca para defender sua prole. É interessante que durante este período - especialmente na pesca com iscas artificiais, o peixe quando é pego normalmente é figado por fora da boca, ou mesmo pelo corpo.

Existem cerca de 14 espécies de tucunaré, entre eles estas citadas abaixo:

- Cichla ocellaris
- Cichla temensis
- Cichla orinocensis
- Cichla intermedia
- Cichla piquiti
- Cichla kelberi

Informações Adicionais:

Quando os peixes são pequenos, os cardumes são muito grandes. Ao atingirem um tamanho médio, o número passa a ser da ordem de duas dezenas ou pouco mais. Já adultos, em fase de acasalamento ou não, andam sozinhos ou em pares. Esta tese é colocada quando se fala de tucunarés de rio, porque os tucunares de represas e lagos, ficam em médios cardumes, nadando pelas margem e saida das aguas das represas a procura de alimento, isto geralmente ocorre pela manha, e pela tarde no pôr do sol.

Ao estarem em cardumes o comportamento do Tucunaré ao caçar suas presas, se torna agressivo quando se trata de caçar piabas e labaris (peixes pequenos). Neste instante da caça, observa-se que as presas fogem e saltam fora d'água para tentar escapar das embocaduras. Observa-se também que esta espécie tem preferência para a reprodução em lugares com troncos, capins e arbustos sub-aquáticos. Ao chocar, não abandonam o ninho e o defendem à qualquer custo.

Texto Pesquisado Wikpedia e Web.

Resumido por: MatrixElite Very Happy


Última edição por matrixelite em Sab Set 24, 2011 12:44 pm, editado 2 vez(es)

_________________
Tucunaré (Cichlidae ) Ass
matrixelite
matrixelite
Administrador
Administrador

Mensagens : 529
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 36
Localização : São Mateus - SP City

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por Karina em Qua Set 21, 2011 5:59 pm

Acho lindo o TUCUNARÉ e principalmente o albino.
Obrigada pela informação
Karina
Karina
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 310
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 31
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por leticia pereira em Seg Set 26, 2011 3:16 am

muito legal .. otimo topico
tambem acho o tucunare liiiindo cheers
mais é demais pra mim Sad

abraços
leticia pereira
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 23
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por Thelão em Qua Jan 04, 2012 6:51 pm

Legal esse tópico, já tive a opurtunidade de crar vários Tucunas, o peixe é loko e muito voraz, mas nessecita de um aquário grande. Hoje é dificil vc achar ele a venda, nunca mais vi.
Thelão
Thelão
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/01/2012
Idade : 38
Localização : Sorocaba, SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por Wagner Castro em Ter Fev 18, 2014 7:43 pm

blz pessoal,
aqui em Itu sp tem uma lojja que está vendendo filhotes a R$ 35,00 reais quais seriam as medidas minimas p um exemplar
Wagner Castro
Wagner Castro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 340
Data de inscrição : 13/12/2013
Idade : 38
Localização : ITU, SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por Lucas Duarte em Ter Fev 18, 2014 11:21 pm

Se está se referindo a medida mínima para um aquário de tucunaré, visando que o mesmo pode chegar a 1 metro de comprimento, um tanque de 3000 x 120 x 80 seria uma bela montagem para abrigar um pequeno grupo por toda a vida.
Caso pretenda tê-los por apenas um período, o tanque poderá ser menor, contudo não indico essa prática.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 38
Localização : Taubaté / SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por Wagner Castro em Qua Fev 19, 2014 11:35 am

Obrigado Lucas,
vou fazer os calculos do projeto p colocar 2 exemplares, mais alguns jumbos.
Wagner Castro
Wagner Castro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 340
Data de inscrição : 13/12/2013
Idade : 38
Localização : ITU, SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tucunaré (Cichlidae ) Empty Re: Tucunaré (Cichlidae )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum