Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Planejamento bateria Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Planejamento bateria 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Planejamento bateria EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Planejamento bateria EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Planejamento bateria EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Planejamento bateria EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Planejamento bateria EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Planejamento bateria EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Planejamento bateria EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Planejamento bateria EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Planejamento bateria EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Foto-concurso
Planejamento bateria Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Planejamento bateria

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Sáb maio 04, 2013 4:08 am

Galera,
Estou planejando montar uma bateria de aquário, voltada para a reprodução, aqui em casa. A qual estaria voltada para reprodução de apistos, bandeiras e guppies, primeiramente.

Andei pensando e quando resolvi "perambolar" pela internet, encontrei este tópico (By: Moisés Gama em AquaFlux), curti a ideia e resolvi remoê-la até que eu possa chegar a uma conclusão concreta.

Primeiramente seriam necessário 5 tanques (1xbandeiras, 1xcacatuoides, 2xguppy/reprodução, 1xalevinos de guppy), até aí tudo ia bem, mas o problema maior me vem em mente na hora em que se torna necessária fazer o cálculo de aquecedores e dos filtros...
... As dúvidas são as seguintes:

Nesse caso a filtragem comunitária para a bateria é possível(sump para peixes de água alcalina e sump para peixes de água ácida)?
Se a filtragem for individual, um filtro de esponja por tanque funcionaria?
Um filtro interno (FVM), com velocidade 3x água do aquário/hora seria suficiente?

Abraços
Logo mais farei esboços do projeto e postarei aqui! very good
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Wladimyr Sáb maio 04, 2013 4:46 am

Super legal a ideia da bateria, para a criação e reprodução dos peixes estaria pensando em produção profissional? se for o caso para guppies serão necessários vários aquarios (principalmente se for trabalhar com várias variedades), 1 aquário para a cruza dos reprodutores, 1 aquário para machos (reprodutores), 1 aquário para femeas (reprodutoras), 1 aquario para os alevinos recem nascidos, e mais 2 aquarios de engorda (1 de machos outro de femeas), guppies são muito trabalhosos para manter a qualidade genética, em seu lugar ficaria com Bandeiras e/ou apistos mesmo (pelo menos para começar), ainda assim para obter uma melhor sobrevivencia de alevinos no caso dos ciclideos é bom ter vários aquários de crescimento para separá-los por tamanho evitando perder filhotes por canibalismo ou concorrência desleal.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Convidado Sáb maio 04, 2013 5:54 am

E aí Moon!?

Além dos aquários de criação, precisará de aquários menores ou caixas plásticas para a seleção dos alevinos, inicialmente por tamanho, sendo que vários são aqueles que se sobressaem em relação aos outros. As espécies escolhidas são pouco exigentes, sendo importante manter um PH acordado nos aquários de criação para uma efetiva e constante reprodução (respeitado cada ciclo Very Happy ), mas não havendo necessidade de regula-lo para um valor mais favorável nos recipientes destinados ao crescimento dos alevinos desde que em faixa aceitável para as espécies.

Unificar o sistema de filtragem num só filtro de grande porte pode ser interessante no que tange à manutenção, mas a meu ver apenas para os aquários de criação onde ficarão os progenitores. Pois os alevinos precisam ser selecionados várias vezes no decorrer do processo de crescimento. De forma que será necessário separa-los por tamanho semanalmente, evitar superpopulação, fazer o máximo possível de TPAs, não colocar alimento em um só local, mas espalhá-lo por todo o aquário para atenuar a competição natural, selecionar os espécimes dominantes, etc, etc.

Enfim sugiro que acaso deseje unificar o sistema de filtragem, o faça apenas nos aquários de criação, dada a inviabilidade de uma seleção adequada num numero reduzido de recipientes. Contudo ainda pairando fatores negativos como o aparecimento de patologias que podem ser transmitidas para todos os peixes num sistema unificado, ou a impossibilidade de intervenções propositais nos parâmetros sem afetar de forma genérica as espécies, como para os Cacatuoides que numa água com pH mais ácido geram mais machos e com o pH mais alcalino mais fêmeas e por aí vai...

...Sucesso nesse projeto! very good

Abraços
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Sáb maio 04, 2013 10:39 pm

Valeu pelas dicas galera!

Bom vou ir estudando tudo esta semana e acho que vou fazer da seguinte forma:
-3 tanques para os cacatuoides, sendo eles distribuídos assim:
1ºReprodutores (aqua 50x50x50, dividido ao meio), sendo que serão duas fêmeas e o macho iria de tanque para tanque respeitando o ciclo reprodutor de cada fêmea.
2ºAlevinos (aqua 50x50x50 também dividido ao meio), os alevinos serão passados para este aquário ao completarem o primeiro mês de vida, e após apresentarem dimorfismo serão separadas fêmeas de um lado do tanque e machos do outro.
3ºCrescimento/engorda (aqua 50x50x50, dividido ao meio), este aquário servirá de engorda e crescimento para os alevinos que apresentarem menor desenvolvimento com relação aos seus irmãos, estes que continuarão no tanque em que foram colocados inicialmente, sendo que neste tanque também haverá a separação entre fêmeas e machos.

-3 tanques para bandeiras
1ºReprodutores (aqua 50x50x50), abrigará um dos casais que estão no aquário principal.
2ºAlevinos (aqua 50x50x50), abrigará os filhotes do casal do aquário de reprodutores
3ºAlevinos (aqua 50x50x50), abrigará os filhotes do casal que se encontra no aquário principal, este casal será separado em um canto do aquário com uma divisória de vidro.

Sendo que os tanques dos reprodutores receberão um filtro externo compatível com a dimensão do aquário e fauna presentes. Acredito que serão um hf-600 ou algo a altura em cada tanque. Nos aquário dos alevinos, farei uso apenas do filtro esponja.

Minha maior dúvida consiste no que diz respeito ao aquecimento dos aquários, pois aquários individuais me obrigam a utilizar aquecimento individual e por isso seriam 6 aquecedores, os quais irão atingir um valor de cerca de R$ 300,00.

Inicialmente eu acho que vai ficar nisso, por enquanto não irei me tornador um criador, mas já quero começar a poder tirar dos próprios aquário o que os irá sustentar e o que irá me dar capital suficiente para expandir a criação.
Acho que para mim, principalmente, essa criação servirá como uma base para o curso que planejo cursar na universidade e também será uma experiência para o tipo de empreendimento que almejo realizar futuramente.

Obs.: Numa loja de vidros próxima à minha casa, a caixa de 2,5m² de pisos 50x50, está saindo a cerca de R$15,00. Julgando que nesta caixas venham 10 pisos, comprarei 3 caixas (fico com pisos sobrando para fazer um 7º aquário caso seja necessário ou para fazer a divisória dos tanques).

Abraços Very Happy
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Convidado Sáb maio 04, 2013 11:53 pm

Excelente, amigo! very good

Sobre o aquecimento, particularmente nem utilizo, mas onde moro é quente bagarai... Very Happy

...Talvez o pessoal do DIY pense em algo... Laughing

Parabéns pelo projeto! Palmas

Abraços
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Dom maio 05, 2013 12:11 am

Valeu irmão!

Vou dar mais uma "perambolada" Very Happy pela internet e ver se acho algum FVM que valha a pena ser feito para os aquário, pois agora que chegou o inverno a temperatura chega aos 10ºC de manhã (em dias MUITO frios Shocked ).

Obs.: Vou ver se pego algumas aulas com esse pessoal do FVM e pego algumas manhas, pois vejo que logo terei de entrar para esta equipe kkkk

Abração!
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Convidado Dom maio 05, 2013 12:15 am

very good
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Dom maio 05, 2013 2:57 pm

Grande Mateus, faz um rascunho do que está pensando em fazer que eu lhe faço uns projetos amigo.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Seg maio 06, 2013 12:40 am

Opa!
Sua ajuda é mais que um incentivo, Lucas! Very Happy

Bom fiz um projetinho hoje, segue a imagem:

Planejamento bateria 8712471714_4afd2feb39_z

Ontem encontrei no ML algumas bombas que fazer 600L/H, de uma marca que ainda não conhecia (Super Aquatic), a bomba sai a R$24,00 cada. Acho que utilizando uma desta em cada tanque seria possível montar filtros FVM com bom rendimento, o que acham?

Quanto ao aquecimento, vou continuar pesquisando, o mais acessível até agora que encontrei foram os da Roxin de 200w a R$37,00. Pelo que vi os FVM de aquecedores, até os de 200w, o preço fica muito próximo ao dos produtos industrializados, então vai ser mais fácil comprar um do que montá-lo.

Obs.: Se tiver tempo, amanhã já irei orçar os vidros e postarei os valores aqui.

Abraços very good
Fico no aguardo de críticas e sugestões!
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Seg maio 06, 2013 4:12 am

Fala Mateus, os tanques (3) da parte de cima são os dos bandeiras? Eles serão interligados?

Os de baixo serão para Guppys? Também serão interligados?

E o tanque maior na lateral, é o que você chama de principal que terá uma divisória no meio?

Somente para eu entender melhor sua intenção e darmos início a uns projetinhos que tenho em mente.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Wladimyr Seg maio 06, 2013 3:33 pm

Palmas
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Seg maio 06, 2013 4:18 pm

Lucao,
Eu andei vendo e por enquanto acho que a criaçao de guppy com bom padrão genetico será inviável, por isso irei criar somente cacatuoides e os bandeias(que já possuo dois casais).
Quanto aos aquarios, os de cima sao para os cacatuoides e os de baixa(sem divisoria) serao para os bandeiras.
No aquario principal, somente irei separar o canto onde um dos casais de bandeiras gosta de desovar, o outra ira para o tanque que sera montando.

Quanto à filtragem, esta sera individual e provavelmente FVM.
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Seg maio 06, 2013 5:12 pm

Já pensou em fazer um canister para cada 3 aquários, assim você pode fazer a ligação entre eles por baixo, fazendo com que tenha uma captaçãomais eficiente de detritos, o que acha?

O vidro de divisórias pode ser escuro de tal forma que os peixes não vejam os "vizinhos".

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg maio 06, 2013 8:37 pm

Acompanhando... sucesso e força nisso amigo! very good
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Seg maio 06, 2013 11:59 pm

Valeu, Emerson! Very Happy

Lucão,
Eu penso seriamente em fazer, visto que se for fazer este tipo de filtragem em já tenho as bombas aqui e casa e também gastarei MUITO menos com aquecimento. Porém o que mais me estressa é o fato de que possível doenças podem surgir e afetar todos os outros tanques, assim, estragaria todo o projeto levando pais e crias a óbito. Contudo, é algo a se revelar, mesmo que seja somente em inicio de carreira.

Quanto às divisórias, acho que vou fazê-las em piso, somente terei que impermeabilizar o lado em que não é passado a resina, assim poderei deixá-lo praticamente invulnerável à umidade.

Caso eu vá fazer um sump a cada 3 aquários, penso em utilizar uma bomba de 2000 L/H em cada (que já tenho) e colocar um arduíno ou outro termostato para controlar aquecedores, neste caso o custoxbenefício valeria a pena.

Abração ae galera! very good
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 07, 2013 12:15 pm

Realmente o cuidado em relação a doenças com uma bateria é bem maior, mas acredito que se planejar corretamente, como está fazendo, não terá grandes problemas.

A vantagem do sump nessa montagem seria a colocação do termstato no mesmo, pois com um canister seria mais complexo.

Quanto ao piso, se colocar dois (um de "costas parao outros) em cada divisória você já ganha em impermeabilidade, sendo apenas importante a vedação das extremidades.

Bora rascunhá?

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Ter maio 07, 2013 12:38 pm


bora!
kkkkk
Infelizmente só posso acessar o computador depois das 9 da noite... tenho aula ate tarde...

Obs.: se quiser dar uma força ai... agradeço bastante!

Abraço
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 07, 2013 1:19 pm

Vai de sump ou canister DIY?

A prateleira será de metalom? Se sim, qual a medida?

Fico no aguardo.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Ter maio 07, 2013 2:00 pm

Quanto à prateleira, acho que vou de madeira ou blocos(no improviso). Medidas: 1,80x60x70, 3 aquas embaixo e 3 encima. Acho que na filtragem irei de sump. Estando cada um de um lado do movel.

Abração ae amigo, valeu pela ajuda!
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 07, 2013 2:56 pm

De acordo com a planilha de espessura o vidro ideal seria 8mm, pois o de 6 daria um fator de segurança 3,46 e o ideal é que seja no mínimo 3,8. Qual espessura possui os vidros que pretende comprar? Será todo de vidro ou usará o piso mesmo? Caso seja de piso como pensa em interligar os aquários?

A captação da água para o sump eu penso que um furo no fundo do aquário ou na lateral seguido de um encanamento até a superfície seja a melhor escolha, o que acha?

Qual o tamanho do sump que pretende montar para a bateria? Penso que poderia fazer mais um aquário de 50 x 50 x 50 para o sump, o que acha?

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Ter maio 07, 2013 3:26 pm

Acho que farei no vidro 6mm msm, acho que se der uma travada não terei maiores problemas. A filtragem acho que farei dois sumps de 50x50x50, sendo eles totalmente de piso. Quanto ao encanamento... acho que vou procurar a forma econômica de fazê-lo.

Abraço ae!
Ja ja tem senai... Mad
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 07, 2013 3:31 pm

Os aquários serão de piso também (conforme o projeto do Moisés) ou somente as divisórias?

Que curso faz no Senai?

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Ter maio 07, 2013 3:35 pm

Os aquarios terão somente a frente de.vidro, o restante sera piso, conforme o projeto do Moises.
Faço tecnico em eletrotecnica.
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 07, 2013 3:47 pm

Que legal Mateus, sou Instrutor de Caldeiraria, Solda, AutoCad, Metalurgia e Desenho Técnico aqui no Senai de Taubaté.

Vou dar um gás em umas idéias que tenho depois lhe mostro.

Abraço e boa aula.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Mateus Reis Ter maio 07, 2013 4:58 pm

Opa valeu ae Lucão!
daohra essa area, tive um pouco de solda só, curti bastante!

Fico no aguardo do projeto entao amigo.

Abraço
Mateus Reis
Mateus Reis
Administrador
Administrador

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 23/09/2011
Idade : 27
Localização : Confins - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento bateria Empty Re: Planejamento bateria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos