Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
duvidas arrespeito da filtragem ideal Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário duvidas arrespeito da filtragem ideal 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
duvidas arrespeito da filtragem ideal EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
duvidas arrespeito da filtragem ideal Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

duvidas arrespeito da filtragem ideal

+4
Edson Paveloski Junior
Alex Mendes
Lucas Duarte
brunolima
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por brunolima Sex maio 17, 2013 7:14 pm

Olá galera, olha eu por aki denovo pra encher a paciencia de vc´s novamente,
entao vamos a duvida, tenho um aquario de 200 litros, com um GT e um Texas, gostaria de saber qual a melhor filtragem que posso estar usando nesse aquario? tipo? hang on? canister? com UV? sem UV? de preferencia se alguem puder me ajudar com modelos, algo mais especifico, tipo onde eu posso estar encontrando o filtro, agradeço muito se alguem puder me ajudar, pois sou muito cabaço ainda em muitas coisas, e tipo gostaria de dar uma vida legal pra meus filhinhos, desde ja grato a todos... very good
brunolima
brunolima
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 34
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Sex maio 17, 2013 7:26 pm

Nessa litragem com esses peixes lhe indico um canister de no mínimo 1200 litros/hora com ótimas mídias de filtragem biológica, pois grandes serão bem sujões.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Sáb maio 18, 2013 5:14 am

bruno, blza!!!!

Como o Lucas já disse, um canister vai bem melhor que o hang-on. Como vc mora em Guarulhos, tem uma feira de peixes ornamentais, que por sinal vendem também equipamentos em geral, que você pode ir fazer uma visita, pois os mesmo vendedores veêm até santo andré numa feira bem menor, mas que encontramos preços bem mais acessiveis...tem um cara que vai com um caminhãozinho baú e arma uma banca bem grande, ele vende o canister da Hoppar por um preço que não se encontra nem no mercado livre, vale a pena investir nesse hein, dá uma conferida lá, blza!! A feira é realizada todas as segundas, das 15:30 as 17:00.

Segue link da feira...

http://www.revistadeguarulhos.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=1605

Abraços.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por brunolima Sáb maio 18, 2013 8:48 am

vale Lucas e Alex pelas sugestoes very good vou dar uma pesquisada aki, mais alguem tem mais alguma dica? tipo de materiais filtrantes q devo usar nesse tipo de filtro, enfim, toda ajuda é bem vinda, valeu, um bom dia a todos aii...
brunolima
brunolima
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 34
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb maio 18, 2013 4:18 pm

Materiais filtrantes, recomendo o básico: perlon para a filtragem mecânica e biomídia de alta eficiência (porosas, como Matrix, Siporax, Bioglass).

Uma coisa que já te aviso: 200L é pouco para esses espécimes, pois passarão dos 20cm e são bem territoriais, sendo mais indicado providenciar um aquário de ao menos 150 cm de comprimento.

No mais, já está muito bem orientado pelos amigos.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por brunolima Sáb maio 18, 2013 6:57 pm

Valeu a dica Edson, intendi na teoria como funcionaria a filtragem, mais me responda uma coisa, não seria necessário carvão ativado, nesse filtro?ah em relação ao tamanho do aquário estou providenciando outro de 200, ai penso em colocar cada um em um aquário de 200 e juntar com uma especie de menor porte, pensei acará do congo ou algo similar, mais que seja compatível, o que você me diz?
brunolima
brunolima
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 34
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb maio 18, 2013 8:24 pm

Carvão ativado só em casos muito específicos, para aquários comuns e saudáveis, não recomendo.

Acho que 200L é muito pouco para exemplares que atingem um porte tão grande, eu trocaria os 2 de 200L por um de 350 a 600L (mínimo 150 cm de comprimento), assim poderia introduzir mais alguns habitantes e dar um bom comprimento e volume a todos.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Wladimyr Dom maio 19, 2013 6:14 am

Concordo com o Edson, esses peixinhos e seus futuros tankmates pedem mais espaço!

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Seg maio 20, 2013 3:22 pm

Acredito que a retirada da filtragem química só é segura perante ao uso de um condicionador que retira não só o cloro, mas também a cloramina e metais pesados. Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por brunolima Ter maio 21, 2013 3:07 am

Como assim Lucas?
Acho que nao intendi,
a parte da filtragem quimica seria o carvão?
e vc falou que so seria seguro tira-la caso eu use um condicionador, tipo AquaSafe? ou algo do tipo?
brunolima
brunolima
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 34
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Convidado Ter maio 21, 2013 3:37 am

O condicionador é uma alternativa, mas se quiser pode utilizar o carvão ativo para filtrar a água indiretamente. Basta descansa-la em um recipiente e coloca-lo em fluxo através de um filtro (preferencialmente modular), e em 24 horas obterá água puríssima. very good
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Wagner Rodrigues Ter maio 21, 2013 1:32 pm

Nélio Júnior escreveu:O condicionador é uma alternativa, mas se quiser pode utilizar o carvão ativo para filtrar a água indiretamente. Basta descansa-la em um recipiente e coloca-lo em fluxo através de um filtro (preferencialmente modular), e em 24 horas obterá água puríssima. duvidas arrespeito da filtragem ideal 3628973892

1.000.000 de vezes esse procedimento, do que colocar condicionadores...
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Edson Paveloski Junior Ter maio 21, 2013 2:08 pm

Discordo. Condicionadores combatem cloro, cloramina e amônia, além de remover metais pesados e costumam conter antinflamatórios ou substâncias que ajudam a evitar parasitas externos que não possuem efeitos colaterais nos níveis em que são utilizados.
O carvão só retém cloro, alguns metais pesados, pode liberar fosfato na água, não remove amônia e não auxilia a combater doenças. Além de saturar, sendo necessário controlar sua eficiência e trocar a mídia com frequência.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por joaoc Ter maio 21, 2013 2:32 pm

Eu coloco condicionador e deixo a água "batendo" 1 dia dentro de um recipiente ( cesto lixo ) de 100 litros!
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Convidado Ter maio 21, 2013 3:30 pm

Conforme elucidei é uma alternativa, não sou contra ou favor o uso de mídia química para o condicionamento da água. Mas contrario a inserção dela posta em fluxo no sistema de filtração...

...Já realizei das duas formas e sempre obtive excelentes resultados, bem como conheço aquarista renomados que defendem o condicionamento com o uso do carvão ativo... very good

Abraços
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Ter maio 21, 2013 4:03 pm

Pessoal,

creio que temos 2 momentos:

1: Agua nova no aquario (TPA ou montagem)

2: Sistema "On Going " = filtragem do Dia a Dia.

Minhas Considerações depois de pesquisar bem o tema.

1: Agua nova no aquario.

Quanto mais limpa de "impurezas NOCIVAS" melhor, sendo assim, creio que o mais simples é o tratamento com Condicionador, ou colocar um filtro que faça essa função ex. Deonizador, Osmoze reversa, "Turbilhonamento" e outros similares, tem dezenas de formas de fazer com maior ou menor Grau de pureza, cada caso é um caso, e cada Bolso (US$) é um Bolso.

2: Sistema "on Going"

Aqui entendo que o modelo classico recomenda (nao quer dizer que esta escrito em pedra), 3 filtragens, Mecanica, Quimica e biologica, a ordem pode ser amplamente discutida.

Retirar qualquer uma destas 3 nao creio ser Bom conselho, pois assim como o item acima "CADA CASO é UM CASO", vão ter momentos e aquarios que ela se faz SIM necessaria e outros NÃO, e na minha visão é uma interpretação pessoal que deve ser analisada caso a caso, para o correto uso de cada midia em cada situação.

Sem Stress - só minha visão.

Abs

Robert
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Convidado Ter maio 21, 2013 4:46 pm

Sua visão é válida...

...Não existem regras absolutas sobre filtragem, cada caso é um caso conforme salientou, e ainda pairam as condições relativas à qualidade da água a ser condicionada, bem como do meio o qual será reproduzido...

...Em relação ao uso de mídia química, há um grande debate sobre a utilidade da mesma no hobby e isso não é de hoje...

...Ambos os lados possuem provas convincentes, traduzidas em resultados equivalentes às suas teses, porém não há um vencedor, justamente pelo fato de que "cada caso é um caso"...

...Pessoalmente creio que uma pequena quantidade de mídia química, seja algo benéfico ao meio, mas na maioria dos casos, aquaristas sobretudo novatos, são extremamente descuidados tendo como escopo único o aspecto cristalino da água e abusam na quantidade de mídia química utilizada...

...Ainda pairam os pontos relativos à saturação natural dessas mídias, e a necessidade de substitui-las periodicamente, conforme fora salientado pelo Edson posts atrás...

...Pois a mídia saturada, começa a liberar produtos químicos de volta para o aquário e em alguns casos, aquaristas também são desleixados em relação a tal ato necessário...

...Conforme elucidei, não sou contra ou a favor ao uso de mídia química para o condicionamento da água. Mas contrario a inserção dela em fluxo no sistema de filtração, justamente pelo fato de não enxergar a necessidade da mesma em um ambiente equilibrado, baseado no estágio biológico de filtragem...

...Como diria Marcelo Yuka e Nelson Meirelles, cada qual com seu jorge ben! very good

Abraços


Última edição por Nélio Júnior em Qua maio 22, 2013 3:05 am, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Ter maio 21, 2013 4:57 pm

Nelio,

CLARISSIMO. Smile e muito equilibrada sua abordagem.

100% construtiva.

Abs

Robert
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Ter maio 21, 2013 6:31 pm

Pessoal, BLZA!!!!

Li o tópico todo para compreender melhor a discussão.....

No meu aqua de Dsicos de 300lt, tenho 250ml de Purigen, a uma semana atrás tirei-o para renova-lo, fiz conforme o figurino manda, deixando de molho em água sanitaria e agua de torneira, tirei deste processo e em seguida deixer por mais dois dias somente em água limpa e sempre deixando debaixo de agua corrente por uns segundos.....Enfim, hoje coloquei-o de volta, mas neste periodo que o filtro ficou sem ele percebi um aumento significativo das algas nos vidros, o que normalmente demorava bem mais para aparecer e em quantidade bem menor.



Este tipo de filtragem interfere neste tipo de situação?

Abraços.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Ter maio 21, 2013 6:55 pm

Alex,

deixo para os mais experientes, esta alem do meu conhecimento, estudei bastante sistemas de filtragem, mas nao desci no detalhes de cada midia. Smile, e expectro de atuação.

Abs

Robert
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 21, 2013 7:06 pm

Alex, no seu caso a mídia química está "fazendo a vez" filtragem mecânica, provavelmente ela está captando o excesso de matéria orgânica que acaba por gerar essas algas.

Isso também aconteceu no meu aquário quando eu simplesmente retirei a filtragem química, mas ao repor o espaço com mídias mecânicas e biológicas esse problema acabou de vez.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Ter maio 21, 2013 7:32 pm

Robert Junior escreveu:Alex,

deixo para os mais experientes, esta alem do meu conhecimento, estudei bastante sistemas de filtragem, mas nao desci no detalhes de cada midia. Smile, e expectro de atuação.

Abs

Robert

duvidas arrespeito da filtragem ideal 3628973892
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Ter maio 21, 2013 7:38 pm

Lucas Duarte escreveu:Alex, no seu caso a mídia química está "fazendo a vez" filtragem mecânica, provavelmente ela está captando o excesso de matéria orgânica que acaba por gerar essas algas.

Isso também aconteceu no meu aquário quando eu simplesmente retirei a filtragem química, mas ao repor o espaço com mídias mecânicas e biológicas esse problema acabou de vez.

Abç.

Lucas, BLZA!!!

Cara, tenho dois canisters cheios de perlon e nos dois mantive a esponja que já vem inclusa, fora a biológica que deve ter hoje....1lt de MicroMec-JBL, 5lt de Ista e 115gr de Mini Syporax, será que com isso ainda o Purigem faz essa falta toda...???

Abraços...
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 21, 2013 7:48 pm

Essas mídias estão divididas nos dois canisters ou é em cada canister?

O perlom possui algumas densidades, não sei a classificação ao certo pois compro em lojas de tecido, opto sempre pelo mais denso. Os que vieram no meu canister deixava passar muita coisa por isso troquei.

Também tenho 2 canisters e deixo uma bandeija para o perlo, coloco o máximo possível e faço manutenção semanal no mesmo, nas outras bandeijas vão quase 10 litros de ISTA.

Com essa filtragem e mais um DIY não tenho problema de Amônia, Nitrito e Algas a um bom tempo.

Tente inserir uma filtragem mecânica mais eficiente como espuma de alta densidade, pois para mim deu super certo.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qua maio 22, 2013 1:21 am

Robert e Nélio, creio que não fui totalmente claro em minha explanação comparativa.

O carvão ativado é excelente para retirar diversos compostos, íons e moléculas (incluindo gases que estejam dissolvidos, o que, em um aquário, levará o material a um saturação ainda mais rápida) da água. Também pode ser um grande problema por adsorver cloretos, que são íons muito presentes em aquários, principalmente de água salgada ou dura. Isso sem contar alguns nutrientes importantes para a fauna e a flora, que também podem ser adsorvidos.
E há uma série de outros componentes que não podem ser removidos e são prejudiciais, a exemplo da amônia e do nitrato.

Destes componentes, muitos são removidos ou transformados em formas atóxicas pelos condicionadores, que costumam conter extrato de Aloe vera (auxilia a manter o muco epitelial dos peixes), polivinilpirrolidona (que age como antisséptico) e tetraborato de sódio (antiséptico e precipita íons de metais pesados), além de conter hidroximetanosulfinato de sódio (remove cloro, cloramina e amônia).
Daí o motivo de eu recomendar condicionadores e carvão, só em casos muito específicos.

Robert Junior escreveu:
Retirar qualquer uma destas 3 nao creio ser Bom conselho, pois assim como o item acima "CADA CASO é UM CASO", vão ter momentos e aquarios que ela se faz SIM necessaria e outros NÃO, e na minha visão é uma interpretação pessoal que deve ser analisada caso a caso, para o correto uso de cada midia em cada situação.

Sim, mas casos muito específicos, como em certos tratamentos ou remoção de certos tóxicos ou orgânicos que as biomídias não eliminam.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos