Publicidade
Procurar
Últimos assuntos
Tópicos mais ativos
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1
https://www.youtube.com/user/CiclideosBR
Betta morrendo
+2
Lucas Duarte
Pedro Oliveira
6 participantes
Página 1 de 1
Betta morrendo
Pessoal, montei um pequeno aquario (Mais ou menos 40x25x20) e coloquei um Betta.
Peguei midias cicladas do meu aquario amazônico e enchi um HF-300 com elas.
Apos 1 semana, medi a amônia e estava zerada.
Comprei um Betta macho e coloquei no aquario (decorado com areia de praia, pedras e umas plantas).
Na primeira semana o peixe esta muito bem, ativo, comia e nadava o aquario todo.
Parecia não estar acreditando que saiu daquele "copo dágua" onde são mantidos nas lojas.
Porém, de uma hora pra outra ele perdeu praticamente toda aquela cauda e ficou parado num canto e no dia seguinte veio a morrer.
Medi amônia e estava zerada, PH em 7.0, Temp 26ºc ou seja, acredito eu que estava tudo correto.
Achei que o peixe tivesse pego alguma doença, então resolvi desmontar o aquario (aquario pequeno é uma maravilha rsrsrs) limpar e montar de novo.
Como eu tinha bastante areia de praia, nem usei a mesma, coloquei areia limpa, lavei bem as pedras, lavei as plantas o melhor que pude, sem danifica-las e enchi o aquario novamente.
Deixei assim por mais 3 dias e comprei um novo Betta.
No começo tudo indo bem, o peixe feliz, nadando e comendo bem, até que ontem, aconteceu a mesma coisa, perdeu toda a cauda e ficou "murcho" no canto, acredito que qdo eu chegar em casa hoje ele estará morto.
Enfim, o que será que pode estar acontecendo?
Abç
Peguei midias cicladas do meu aquario amazônico e enchi um HF-300 com elas.
Apos 1 semana, medi a amônia e estava zerada.
Comprei um Betta macho e coloquei no aquario (decorado com areia de praia, pedras e umas plantas).
Na primeira semana o peixe esta muito bem, ativo, comia e nadava o aquario todo.
Parecia não estar acreditando que saiu daquele "copo dágua" onde são mantidos nas lojas.
Porém, de uma hora pra outra ele perdeu praticamente toda aquela cauda e ficou parado num canto e no dia seguinte veio a morrer.
Medi amônia e estava zerada, PH em 7.0, Temp 26ºc ou seja, acredito eu que estava tudo correto.
Achei que o peixe tivesse pego alguma doença, então resolvi desmontar o aquario (aquario pequeno é uma maravilha rsrsrs) limpar e montar de novo.
Como eu tinha bastante areia de praia, nem usei a mesma, coloquei areia limpa, lavei bem as pedras, lavei as plantas o melhor que pude, sem danifica-las e enchi o aquario novamente.
Deixei assim por mais 3 dias e comprei um novo Betta.
No começo tudo indo bem, o peixe feliz, nadando e comendo bem, até que ontem, aconteceu a mesma coisa, perdeu toda a cauda e ficou "murcho" no canto, acredito que qdo eu chegar em casa hoje ele estará morto.
Enfim, o que será que pode estar acontecendo?
Abç
Pedro Oliveira- Cichla ocellaris
Re: Betta morrendo
Se esse acontecimento está virando em torno de uma semana pode ser problema de intoxicação por nitrito, as biomídias cicladas em outro aquário com grande carga de matéria orgânica para manter a colônia não está tendo "alimento" o suficiente" para essa nova montagem, com isso as bactérias morrem e inicia-se um novo processo de ciclagem.
Está monitorando o nitrito?
Como está fazendo com a manutenção periódica desse aquário?
Nesse período o peixe se alimenta normalmente?
Como é as fezes dele?
Caso seja em menos tempo não é descartado o choque de ph, ataque bacteriano ou peixe já bem velho, visto que a vida de um betta é de 2 a 3 anos quando mantido em beteiras, pois não sabemos quanto tempo o peixe já está na loja para ser vendido.
Abç.
Está monitorando o nitrito?
Como está fazendo com a manutenção periódica desse aquário?
Nesse período o peixe se alimenta normalmente?
Como é as fezes dele?
Caso seja em menos tempo não é descartado o choque de ph, ataque bacteriano ou peixe já bem velho, visto que a vida de um betta é de 2 a 3 anos quando mantido em beteiras, pois não sabemos quanto tempo o peixe já está na loja para ser vendido.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Essa corrosão da cauda normalmente é indicativo de PH muito baixo ou ataque bacteriano, já ouvi relatos de problemas com certo condicionador, qual produto ou método utiliza para tratar a água da torneira antes de colocar no aquário? aguardo também as respostas aos questionamentos do amigo Lucas Duarte.
[]s
[]s
Wladimyr- Moderador
Fala meus amigos, vamos lá:
Lucas, infelizmente acabei me esquecendo dos nitritos e não fiz testes nesse sentido.
Mas hoje farei, mesmo se o peixe tiver morrido.
A manutenção é feita de maneira normal, troco 30% da água todo sábado.
Até ontem estava se alimentando normalmente e hj cedo tentou se alimentar perseguindo uma bolinha de ração.
Não reparei as fezes, mas acredito que estejam normais.
Choque de PH não acredito que seja, pois eu preparo a água e deixo com temperatura e PH identicos ao que estavam antes (Temp 26º~27ºc / PH 7.0~7.2)
Wlad, estou usando o Prime da Seachem, é o mesmo que uso em todos os outros aquários sem problema algum até o momento.
Bom, agradeço a ajuda e vou medir o nitrito pra ver como anda.
Espero que o pobre coitado esteja vivo ainda.
Abç
Lucas, infelizmente acabei me esquecendo dos nitritos e não fiz testes nesse sentido.
Mas hoje farei, mesmo se o peixe tiver morrido.
A manutenção é feita de maneira normal, troco 30% da água todo sábado.
Até ontem estava se alimentando normalmente e hj cedo tentou se alimentar perseguindo uma bolinha de ração.
Não reparei as fezes, mas acredito que estejam normais.
Choque de PH não acredito que seja, pois eu preparo a água e deixo com temperatura e PH identicos ao que estavam antes (Temp 26º~27ºc / PH 7.0~7.2)
Wlad, estou usando o Prime da Seachem, é o mesmo que uso em todos os outros aquários sem problema algum até o momento.
Bom, agradeço a ajuda e vou medir o nitrito pra ver como anda.
Espero que o pobre coitado esteja vivo ainda.
Abç
O nível toxico da amônia pode variar de acordo com o ph, mas o nível tóxico do nitrito é sempre o mesmo, por isso penso que seja o tóxico mais perigoso em um aquário.
Deixo minha torcida para que tudo termine bem e caso solucionado.
Abç.
Deixo minha torcida para que tudo termine bem e caso solucionado.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Valeu pelas explicações!
Chegando em casa, verei como o bicho está, caso esteja vivo, faço uma nova TPA, caso esteja morto, vou desmontar, limpar e monitorar os niveis de amonia e nitrito.
Qdo o nitrito (se houver) estiver zerado, tento mais uma vez.
Abç
Chegando em casa, verei como o bicho está, caso esteja vivo, faço uma nova TPA, caso esteja morto, vou desmontar, limpar e monitorar os niveis de amonia e nitrito.
Qdo o nitrito (se houver) estiver zerado, tento mais uma vez.
Abç
Bom dia pessoal!
Infelizmente o Betta morreu ontem.
Não cheguei a fazer o teste de Nitrito, apenas tirei o coitado do aquario e deixei tdo como estava.
No final de semana eu vou desmontar tudo, lavar e montar de novo.
Acho que não vou mais tentar criar Bettas.
Abç
Infelizmente o Betta morreu ontem.
Não cheguei a fazer o teste de Nitrito, apenas tirei o coitado do aquario e deixei tdo como estava.
No final de semana eu vou desmontar tudo, lavar e montar de novo.
Acho que não vou mais tentar criar Bettas.
Abç
Uma pena amigo, meus sentimentos pela sua perda.
Pessoalmente acho que não deveria desistir, adquira os testes necessários e faça o monitoramento constante para descobrir a real causa da morte do peixe, com sua competência tenho certeza que terá sucesso nas novas montagens.
Abç.
Pessoalmente acho que não deveria desistir, adquira os testes necessários e faça o monitoramento constante para descobrir a real causa da morte do peixe, com sua competência tenho certeza que terá sucesso nas novas montagens.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Sinto por sua perda...
E concordo com o Lucas, se a causa for algo sob seu controle, basta corrigir o erro e voltar ao plano.
Abraço
E concordo com o Lucas, se a causa for algo sob seu controle, basta corrigir o erro e voltar ao plano.
Abraço
Fala pessoal!
Não sei, não tive muita sorte com os Bettas, os achei peixes interessantes, são belos e não são tão parados como dizem por aí.
Vamos ver, apos a re-montagem, vejo se compro outro, mas quero ter certeza de que o erro não é meu.
Abç
Não sei, não tive muita sorte com os Bettas, os achei peixes interessantes, são belos e não são tão parados como dizem por aí.
Vamos ver, apos a re-montagem, vejo se compro outro, mas quero ter certeza de que o erro não é meu.
Abç
Dê tempo ao tempo que as coisas se ajeitam...rss.
Abç.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Exatamente!
Talvez eu monte e deixe um tempo "maturando".
Assim que eu mexer atualizo vcs, com fotos etc
Abç
Talvez eu monte e deixe um tempo "maturando".
Assim que eu mexer atualizo vcs, com fotos etc
Abç
Beleza amigo, ficaremos na torcida e acompanhando.
Abç.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Tenho reparado muita dificuldade na galera para manter anabídeos como bettas, tricos e colisas principalmente com mortes repentinas e/ou inexplicáveis, sobre o condicionador não tenho nenhum dado concreto além de comentários e especulações de facebook então pretendo fazer uma pesquisa para descobrir algo mais concreto, porém esses dias ouvi falar de um condicionador+buffer da seachem especial para bettas, isso já pode ser indicativo que "embaixo desse mato tem coelho".
[]s
[]s
Última edição por Wladimyr em Qui maio 08, 2014 6:55 pm, editado 1 vez(es)
Wladimyr- Moderador
Hummm....bom saber disso, Wlad!
Eu sempre ouvi dizer que os Bettas eram "tanques de guerra".
Muita gente os cria com facilidade, negligenciando todo o basico que um peixe precisa (não realizando testes, tpas com água clorada, etc).
Eu fiz tudo como manda o figurino e tive problemas.
Mas agora resolvi aguardar um pouco antes de comprar outro peixe.
Abç
Eu sempre ouvi dizer que os Bettas eram "tanques de guerra".
Muita gente os cria com facilidade, negligenciando todo o basico que um peixe precisa (não realizando testes, tpas com água clorada, etc).
Eu fiz tudo como manda o figurino e tive problemas.
Mas agora resolvi aguardar um pouco antes de comprar outro peixe.
Abç
Respondendo ao amigo, o amigo sabe a procedência da cola do aquário? Um amigo montou um aquário feito com cola industrial e tava matando tudo que eu colocava lá, os peixes só duravam 2 no máximo 3 dias.
Agora tenho uma pergunta aos amigos, tenho um betta que já faz 1 mês que apresenta um dos lados da barriga inchada, ele vive mais parado (parece ter dificuldade de descer no aquário) e fica boiando do lado que se encontra esse inchaço. Li que se deve da para ele ervilha natural, isso até serviu no começo porque ele quis comer, mas hoje mal quer comer, e sinto que ele ta piorando a cada dia.
Ele já ta num aquário hospital, mas esse inchaço só aumenta (mês passado até que tinha diminuído um pouco), talvez isso se deu por stress pois ele tava junto com um Acara Bandeira, e vivia atrás de matar e não conseguia, ou talvez fui negligente e dei muita comida.
Agora tenho uma pergunta aos amigos, tenho um betta que já faz 1 mês que apresenta um dos lados da barriga inchada, ele vive mais parado (parece ter dificuldade de descer no aquário) e fica boiando do lado que se encontra esse inchaço. Li que se deve da para ele ervilha natural, isso até serviu no começo porque ele quis comer, mas hoje mal quer comer, e sinto que ele ta piorando a cada dia.
Ele já ta num aquário hospital, mas esse inchaço só aumenta (mês passado até que tinha diminuído um pouco), talvez isso se deu por stress pois ele tava junto com um Acara Bandeira, e vivia atrás de matar e não conseguia, ou talvez fui negligente e dei muita comida.
Bruno Marcelino- Alevino
Bruno,
isso pode ser Hidropsia ou Constipação Intestinal. Nesses links tem os métodos para tratamento, sintomas e explicação dos problemas que até são comuns neles.
Espero ter ajudado!
isso pode ser Hidropsia ou Constipação Intestinal. Nesses links tem os métodos para tratamento, sintomas e explicação dos problemas que até são comuns neles.
Espero ter ajudado!
Emerson Souza Santos- Administrador