Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Aprendendo com os erros do passado... Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Aprendendo com os erros do passado... 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Aprendendo com os erros do passado... EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Aprendendo com os erros do passado... EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Aprendendo com os erros do passado... EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Aprendendo com os erros do passado... EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Aprendendo com os erros do passado... EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Aprendendo com os erros do passado... EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Aprendendo com os erros do passado... EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Aprendendo com os erros do passado... EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Aprendendo com os erros do passado... EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Aprendendo com os erros do passado... Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Aprendendo com os erros do passado...

5 participantes

Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Jul 17, 2015 4:50 pm

Olá pessoal.

O objetivo deste tópico é que relatemos os erros já cometidos, assim como os aprendizados, de modo que isso possa ajudar a evitar que os colegas cometam erros similares.
Vou começar com relatos de erros que cometi...

Erro: Redução da troca gasosa em tanque externo
Como ocorreu: No outono de 2014 deixei as flutuantes fecharem a superfície, de modo a reduzir a queda de temperatura no tanque, mas esqueci que teria que inserir alguma forma de aeração (atravessa bomba do filtro ou de compressor).
Resultado: Perda de quase toda a fauna do tanque por falta de oxigenação suficiente
Aprendizado: Sempre ficar atento à troca gasosa, evitando proliferação excessiva de flutuantes

Erro 2: Similar ao anterior, mas em nano aquário
Como ocorreu: Desde que criava vivíparos e que comecei a criar killifish, passei a tampar todos meus aquários, pois já perdi peixes que saltaram. No começo de 2015 (acho que março), fiz uma TPA as pressas em meu nano tanganyika e, sem perceber, enchi até a tampa, por erro de cálculo da quantidade de água a ser reposta.
Resultados: Saí para trabalhar e, ao retornar (quase meia noite) encontrei quase toda a colônia de multifasciatus morta, exceto um adulto e alguns filhotes. Removi os cadáveres e, me toquei da causa após sentar e pensar sobre o ocorrido. Reduzi a altura da coluna da água e o comportamento dos sobreviventesse normalizou em minutos. Atualmente os pequenos são quase adultos.
Aprendizado: Sempre faça TPA quando tiver tempo, buscando estar atento ao processo, assim como se atentando ao aquário nas horas seguintes à TPA, além de sempre deixar 1-2 cm de ar entre a superfície da água e a tampa de vidro.

Espero que seja útil.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Jul 17, 2015 7:59 pm

Palmas, obrigado pela partilha Edson!

Sem dúvidas, uma ótima iniciativa de contribuir com experiências não favoráveis para eliminar alguns erros e práticas que podem passar por nosso hobby que está no nosso cotidiano.

Vou enumerar alguns (dos meus muitos) erros para deixar aqui também e em breve posto Laughing 

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Alex Mendes Sex Jul 17, 2015 11:08 pm

Vixiiiiiiiii.........
Esse tópico vai ser longo.....kkkkkkk
Quem nunca teve algum erro no começo, ou por achar que estava fazendo o correto, ou por conselho de algum logista querendo vender produto, ou por achar que água e peixe é uma combinação perfeita(sem verificar corretamente os parâmetros necessários), ou encher um aquário com um monte de tipos de espécies de peixes...etc, etc.....enfim são varias situações que passamos no passado sem fazer primeiro o obvio ........PESQUISAR

Também vou contribuir com este tópico, vou enumerar meus erros e depois posto aqui.


Abraços.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Fernando Maia Seg Jul 20, 2015 5:19 pm

Esse tópico vai ficar infinito.

- Removi uma concha com um multifasciatus dentro. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Fernando Maia
Fernando Maia
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 165
Data de inscrição : 01/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Jul 20, 2015 9:41 pm

Puxa fernando! Shocked 

Conseguiu salva-lo? Multies são terríveis para isso. Entram ao máximo no espiral da concha e não saem por  nada que as vezes pensamos que não tem nada dentro e quando menos esperamos, sai ele se debatendo... isso quando sai. Sad

Bom, eu no começo generalizava tudo (e até hoje vejo muitos iniciantes com esse erro) que era ciclídeo. Achava que só porque tinha esse nome, poderia misturar... resumindo, perdi muitos peixes por agressões, incompatibilidade de alimentação e parâmetros, por insuficiência de espaço, onde o dominante matava aos poucos, os companheiros e etc... foram tantas coisas que fiz, que perdi muitos bichinhos no começo.


O estudo, pesquisa e entendimento do aquarismo como um todo, foi o pontapé inicial para pegar gosto pelo correto e aqui estou junto dessa galera, aprendendo cada vez mais sobre aquarismo e os preferidos Ciclídeos! very good

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Alex Mendes Ter Jul 21, 2015 3:48 am

Hehehe.....não fui muito diferente do Emerson não....


Creio que muitos dos amigos aqui do fórum CBR lembram minha inicialização no hobby.
Um aquário de 100lts com 0.80 x 0.30 x 0.40... Embarassed Embarassed...com uns 10 CA's nesse "cubículo"....hehehe....sem contar a mistura entre os lagos.....RESULTADO...o Chepokae foi matando um por um, até eu descrever o caso no AquaHobby e o Nélio me dar as primeiras instruções e me trazer aqui para o CBR. E ai fui sendo orientado por essa galera e fui pesquisando a respeito desse Hobby maravilhoso.....e ainda continuo pesquisando e perguntando, pois ainda falta muito a aprender.
Até uns tempos atrás andei dando umas "orelhadas" no mundo dos salgados e comprei um Micro marinho de 19lts sem muita pesquisa e perdi peixes e corais, e agora estou tentando desfazer dele para não cometer mais nenhum erro....pra falar a verdade....minha "praia" é os Ciclídeos mesmo...hehehe.
Enfim....muitos erros...mas soube aprender com eles.
Triste é ver alguém errar e persistir no erro para satisfazer o próprio gosto, ou ego, ou "razão", ou status....bom...creio que todos entenderam né...hehe.
Tava esquecendo.....
Quando comprei o aquário de 1.50 x 0.40 x 0.50 de 300lts e queria colocar a seguinte fauna...
1 FlowerHorn
1 Citrinelum
1 casal de Severo
Hehehehe....uma baita de uma pancadaria, ai tirei o casal Severo e vendi....achei que ia resolver...vixiiii....o FH e o Citri quase destruíram o aquário, era areia pra todo lado....vi que não dava certo também e troquei eles por Discos, ai comecei fazer a coisa certa e aconselhar a muitos através dessas experiencias....e hoje estou com os Tangas e tentando não errar...hehe

Abraços...
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Lucas Duarte Qua Jul 22, 2015 2:01 pm

Muitíssimo interessante o tópico, pois o mais comum é encontrarmos somente os acertos mágicos de aquaristas, os erros quase nunca é exposto....rss, meus parabéns Edson pela iniciativa, achei incrível e muito proveitoso.

Os maus acredito que os mais antigos conheçam bem, pois fui um dos muito foristas que "corrigiu" a montagem com o aprendizado e dica do pessoal do CiclídeosBR.

Com o tempo vou tentar colocar todos os que não forem repetidos com os dos colegas, as aí vai alguns que gostaria de citar:

Erro: "Superlotar" o aquário.
Como ocorreu: Quando retornei ao aquarismo isso era "moda", aquários superlotados que supostamente não haveriam brigas entre os peixes, o "segredo" era apenas turbinar o sistema de filtragem que tudo daria certo.....(muito inocente).
Resultado: Peixes estressados, água de péssima qualidade, doença generalizada, muitas mortes e isso sem contar o prejuízo financeiro e quase desistência do hobby.
Aprendizado: Não focar minhas montagens em vídeos do youtube, que mostram apenas uma montagem mentirosa, esconde os problemas. Entrar em fóruns com informações sem caráter científico, apenas com dados que o pessoal coloca porque "uma vez eu fiz e deu certo", absurdo....

Erro: Incompatibilidade de espécies.
Como ocorreu: Pensava que poderia por tudo quanto é tipo de peixe, respeitando apenas o ph.......(fala sério), colocava todo o tipo de peixe que gostava, achava bonito.
Resultado: O mesmo que superlotação, peixes estressados, brigas constantes, mortes, doenças e mais uma vez quase desisti do aquarismo.
Aprendizado: Respeitar fielmente o mínimo necessário para uma boa criação dos peixes, levar muito em conta as dicas dos companheiros desse fórum que realmente entendem o que estão falando, pois acima de tudo não é o nosso prazer e sim o conforto dos peixes que está em questão.

Erro: Alimentação incorreta.
Como ocorreu: Comprava apenas as rações mais baratas, servia alimentos vivos com muita frequência, pois é mais "legal".....rss.
Resultado: Água de péssima qualidade, peixes frequentemente doentes e o que economizava com ração gastava em tratamentos e "reposição" da fauna.
Aprendizado: No aquarismo, assim como muitas outras coisas, o barato sai caro, desde que passei a servir rações de qualidade e própria para cada espécie nunca mais tive problema com água e doenças.

Resumindo, se não fosse o CBR não teria mais aquário....rss.

Grande abraço e conforme irei lembrando postarei minhas "gafes aquarísticas".
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Emerson Souza Santos Qua Jul 22, 2015 4:36 pm

Grande contribuição Lucas!

Desses resumos de suas experiências, percebe-se que é alto o combate à esse tipo de práticas e infelizmente há muita gente que incentiva e orienta tudo isso por "achismo" e a galera vai na onda de informações errôneas.

Muitos veem os fóruns como o meio mais crítico do aquarismo e preferem não acatar algumas orientações básicas que podem contribuir para o sucesso de qualquer montagem e optam pelas pelo risco pessoal e como consequência, passam frustrações e sofrem essas oscilações e até desistência do hobby!

Obrigado pela partilha amigo! very good

Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com os erros do passado... Empty Re: Aprendendo com os erros do passado...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos