Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Synodontis... Dúvidas?! Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Synodontis... Dúvidas?! 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Synodontis... Dúvidas?! EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Synodontis... Dúvidas?! EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Synodontis... Dúvidas?! EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Synodontis... Dúvidas?! EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Synodontis... Dúvidas?! EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Synodontis... Dúvidas?! EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Synodontis... Dúvidas?! EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Synodontis... Dúvidas?! EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Synodontis... Dúvidas?! EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Foto-concurso
Synodontis... Dúvidas?! Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Synodontis... Dúvidas?!

2 participantes

Ir para baixo

Synodontis... Dúvidas?! Empty Synodontis... Dúvidas?!

Mensagem por Emerson Souza Santos Sáb Jun 02, 2012 12:47 am

Olá pessoal, estou a passar aqui mais uma vez afim de esclarecer minhas dúvidas referentes às espécies de Synodontis. Recentemente vi em uma loja de aquarismo um Synodontis e perguntei qual espécie seria. Enfim, segue uma foto:
Synodontis... Dúvidas?! Synovalentiana


A vendedora me disse que é um Synodontis Valentiana. E pesquisando, ouvi informações de que essa espécie é híbrida. Porém, existem algumas contradições. Em um site, eles dizem que o Valentiana é um Syno híbrido da Espécie S.Decora com a espécie S. Multipuntactus. O site é esse aqui: http://www.practicalfishkeeping.co.uk/content.php?sid=2928

Enfim, prosseguindo minhas pesquisas, percebi que a espécie S. Multipuntactus é Enorme para alguns aquarios e ela é do Lago Taganyika. E a espécie S. Decorus é Enorme também, porém, seus habitat's são em rios e bacias africanas. No caso do Decorus, ele vive na região de Camarões e Zaire (Bacia do Congo). E em uma ficha técnica o S. Valentiana(de maior dúvida) é inferior ao tamanho desses dois Peixe-Gato. Ele fica com apenas 5cm segundo a ficha.

Gostaria de saber se é possível ocorrer hibridagem desses dois Synos e se essas informações podem ter procedencias verídicas.

Outra dúvida que tenho, é referente aos S. Nigriventris. Ele é endêmico da Bacia do Congo em Zaire e segundo fichas técnicas, o ph adequado para esse peixe é ph7.0. Porém, o S. Decorus, vive na mesma Região (Bacia do Congo, Zaire e Camarões) e o ph adequado para essa espécie é ph7.8. Como pode ter tantas contradições se os peixes são praticamente vizinhos?

Obrigado a todos que puder contribuir com esse tópico e expôr seus conhecimentos e experiências. Até mais, abraço Wink
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Synodontis... Dúvidas?! Empty Re: Synodontis... Dúvidas?!

Mensagem por Emerson Souza Santos Qua Jun 06, 2012 1:05 am

Olá Pessoal... continuando minhas pesquisas com relação essa possível hibridagem que me intriga e a observação de muitas espécies de Synodontis que estão por aí. Após tentar entender como é o processo de deságua e vazão dos rios no lago tanganyika, observei por todas as pesquisas que o rio do congo (zaire) é o único rio que tem a vazão das aguas do tanganyika. Isso torna mais claro que a água do Rio pode ter um grande índice de aumento na alcalinidade e dureza da agua.

Então, tanto S. Nigriventris (gato-invertido) ou S. Decora (Decorus ou Decorado) tem tendências genéticas compatíveis com os parâmetros do lago. E como esse rio é o único que recebe a água do lago, tanto os synodontis endêmicos do lago quanto os que vivem na bacia podem ou não viver de maneira harmoniosa em um nível considerável de ph sem sofrer consequências de inadequação aos parâmetros aquaticos.

Outro fator é que, se as aguas do tanganyika desaguam nesse rio, isso torna mais provavel que a hibridagem dessas espécies da bacia e do lago pode realmente acontecer.

O que acham??? estou muito curioso com todas essas informações.

Até mais pessoal...
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Synodontis... Dúvidas?! Empty Re: Synodontis... Dúvidas?!

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qua Jun 06, 2012 5:44 pm

Realmente, o S. valentiana não existe como espécie (com classificação, etc), deve ser um híbrido mesmo. Apesar de parecer improvável, é possível que um híbrido seja menor que as espécies progenitoras, caso os cromossomos que ele herde de ambos os progenitores, contenham genes que inibam o crescimento, o que torna seu tamanho inferior ao dos progenitores.

Procure evitar olhar fichas que contenham valores fixos de pH, o ideal é consultar fichas que contenham faixas, até ajudariam a compreender melhor se é possível compatibilizar espécies diferentes.

Sobre o Rio Congo receber águas do lago Tanganyika (e de outros rios), veja se consegue descobrir se as espécies supostamente envolvidas na hibridização que vivem no rio, ocorrem na região onde o rio recebe águas do lago, pois isso confirmaria que há maior proximidade dos parâmetros.

Abraço

Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Synodontis... Dúvidas?! Empty Re: Synodontis... Dúvidas?!

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Jun 08, 2012 6:07 pm

Edson - Obrigado pela contribuição ao tópico. Diante de minhas pesquisas os Synodontis envolvidos na questão de Hibridação são de parâmetros um tanto quanto diferentes, habitats diferentes (porque um é encontrado na Bacia do Congo e outro é encontrado no Lago Tanganyika). No entanto, as proximidades de parâmetros dessas duas espécies é a prova concreta de que eles podem se encontrar e alcançar um fato reprodutor entre ambos sem sofrer danos. Isso justifica a existência dessa outra espécie (pouco classificada ou conhecida).

Vejamos as fichas deles.
Synodontis Multipuntactus
http://www.planetcatfish.com/catelog/sp ... cies_id=95

Synodontis Decora
http://www.planetcatfish.com/catelog/sp ... cies_id=84

Ou seja, dentro de um nível aceitável de alcalinidade entre espécies do rio e do lago, há probabilidades de serem mantidos em niveis de parâmetros considerados adequados. A 1ª espécie tem uma variação de ph entre 7,2 a 8,0.
Já a 2ª espécie mostra uma variação de ph entre 6,0 a 8,0. Isso torna muito provável que essa hibridação pode ocorrer e também deixa claro que algumas espécies tem adequação à parâmetros mais elevados ou mais baixos sem interferir seu ciclo de vida, segundo o que os seus ambientes naturais proporcionam à elas.

Sem falar que essa espécie do Tanganyika também é encontrada na Bacia do Congo e aguas africanas.

O que acham? Até mais Wink
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Synodontis... Dúvidas?! Empty Re: Synodontis... Dúvidas?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos