Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Buffer para aquários de ciclídeos africanos

+11
ogramos
Perfumado
Alexandre Krassuski
ciarelli
jonas carvalho
luiz claudio
ferorsan
cmartins
Emerson Souza Santos
Ericson
Edson Paveloski Junior
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Ter Out 14, 2014 1:20 am

Obrigado, Alexandre. Mas anda meio difícil estar mais presente por aqui e ter uma ação mais positiva, infelizmente...

Perfumado, não entendi bem o propósito de teu comentário, já que a proposta deste tópico é o uso de um "buffer" DIY. De todo modo, a dosagem varia de acordo com os parâmetros da água recebida.

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por ogramos Sex Jun 26, 2015 2:21 am

Edson,
tenho dificuldade para encontrar o "cloreto de cálcio anidro", e quando encontro, o preço é inviável, por conta da explosão dos anti-mofo no mercado.
Acha que posso substituir o cloreto de cálcio anidro por Sulfato de Cálcio (gesso comum)?
ogramos
ogramos
Alevino
Alevino

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sex Jun 26, 2015 2:48 am

Não é uma ideia muito boa, pois o sulfato de cálcio possui solubilidade muito inferior à do cloreto de cálcio. No mercado livre você encontra a preços e quantidades bem acessíveis.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Dúvida Sobre os produtos

Mensagem por mconz Sáb Ago 01, 2015 3:48 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:Não é uma ideia muito boa, pois o sulfato de cálcio possui solubilidade muito inferior à do cloreto de cálcio. No mercado livre você encontra a preços e quantidades bem acessíveis.

Abraço
Amigo você também pode me tirar uma dúvida, eu utilizai os 3 produtos que você mencionou, porem 3 do mesmo fabricante Synth e fiz outro com o fabricante Hagen, deu para mim perceber que no recipiente da Hagem a água ficou mais cristalina e com a aparência do fundo de recipiente eu via as sujeiras e na bordas do recipiente também, já no recipiente da Synth a água ficou menos cristalina e visualizei muito pouca impurezas no fundo e nas bordas, e a água mais turva, a minha duvida é qual o melhor da Hagem ou da Synth tirando como base das amostras nos recipientes de cada um? e qual o produto dos 3 teve a função de decantar a água e torna-la mais cristalina, muito obrigado Mauricio
mconz
mconz
Alevino
Alevino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/06/2014
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por mconz Sáb Ago 01, 2015 3:51 pm

Bom dia Edson, em primeiro lugar que agradeçer de participar deste fórum e ter conhecido você com administrador, gostaria de tirar uma dúvida, tenho um aquário de ciclídeos malawi, e vi o seu tópico de sais dos lagos, no meu caso malawi que são:
Buffer para peixes do lago Malawi

Sais:

-bicarbonato de sódio (NaHCO3)
-cloreto de cálcio anidro (CaCl2)
-cloreto de magnésio hexaidratado (MgCl2.6H2O)

Preparo:

-em um recipiente de porcelana resistente, macere (triture) os componentes até ficarem bem pulverizados, caso possuam grânulos grandes;
-em um recipiente plástico grande, vá adicionando os componentes ao mesmo tempo e misturando 2 partes de bicarbonato de sódio a 1 parte de cloreto de cálcio anidro e 1 parte de cloreto de magnésio hexaidratado (é interessante ter auxílio de alguém nessa tarefa).

a minha dúvida é nesta proporção citada, eu posso colocar assim:
Buffer para peixes do lago Malawi

Sais:

-bicarbonato de sódio (NaHCO3) 2,5
-cloreto de cálcio anidro (CaCl2) 1
-cloreto de magnésio hexaidratado (MgCl2.6H2O) 1
mconz
mconz
Alevino
Alevino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/06/2014
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Ago 02, 2015 2:21 am

mconz escreveu:
Edson Paveloski Junior escreveu:Não é uma ideia muito boa, pois o sulfato de cálcio possui solubilidade muito inferior à do cloreto de cálcio. No mercado livre você encontra a preços e quantidades bem acessíveis.

Abraço
Amigo você também pode me tirar uma dúvida, eu utilizai os 3 produtos que você mencionou, porem 3 do mesmo fabricante Synth e fiz outro com o fabricante Hagen, deu para mim perceber que no recipiente da Hagem a água ficou mais cristalina e com a aparência do fundo de recipiente eu via as sujeiras e na bordas do recipiente também, já no recipiente da Synth a água ficou menos cristalina e visualizei muito pouca impurezas no fundo e nas bordas, e a água mais turva, a minha duvida é qual o melhor da Hagem ou da Synth tirando como base das amostras nos recipientes de cada um? e qual o produto dos 3 teve a função de decantar a água e torna-la mais cristalina, muito obrigado Mauricio

Boa noite.

Vamos por partes. A turbidez da água após a mistura dos reagentes depende de alguns fatores, como:
-tempo de dissolução e agitação da água;
-pureza dos reagentes;
-temperatura;
-quantidade de cada reagente (excesso de bicarbonato forma carbonato, que precipita na forma de carbonato de cálcio ou magnésio).

Sobre decantar, nenhum deles deveria decantar nada, mas se houver formação de carbonato de cálcio ou de magnésio, pode haver turbidez e alguma precipitação no recipiente onde a mistura foi dissolvida.

Quando fala que viu as impurezas /sujeiras, a que se refere exatamente?
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Ago 02, 2015 2:30 am

mconz escreveu:Bom dia Edson, em primeiro lugar que agradeçer de participar deste fórum e ter conhecido você com administrador, gostaria de tirar uma dúvida, tenho um aquário de ciclídeos malawi, e vi o seu tópico de sais dos lagos, no meu caso malawi que são:
Buffer para peixes do lago Malawi

Sais:

-bicarbonato de sódio (NaHCO3)
-cloreto de cálcio anidro (CaCl2)
-cloreto de magnésio hexaidratado (MgCl2.6H2O)

Preparo:

-em um recipiente de porcelana resistente, macere (triture) os componentes até ficarem bem pulverizados, caso possuam grânulos grandes;
-em um recipiente plástico grande, vá adicionando os componentes ao mesmo tempo e misturando 2 partes de bicarbonato de sódio a 1 parte de cloreto de cálcio anidro e 1 parte de cloreto de magnésio hexaidratado (é interessante ter auxílio de alguém nessa tarefa).

a minha dúvida é nesta proporção citada, eu posso colocar assim:
Buffer para peixes do lago Malawi

Sais:

-bicarbonato de sódio (NaHCO3) 2,5
-cloreto de cálcio anidro (CaCl2) 1
-cloreto de magnésio hexaidratado (MgCl2.6H2O) 1


Eu que agradeço pela participação. Respondendo sua pergunta, pode, desde que os parâmetros finais estejam dentro dos valores esperados. Lembrando que essa proporção é sujeita á acertos, pois não utilizamos água deionizada na dissolução dos sais e a água que recebemos em nossas residências podem ter diferentes parâmetros.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por mconz Dom Ago 02, 2015 3:03 am

Edson, amigo muito grato pela ajuda, quando falo em decantar, são realmente sujeiras marrom claro e não na cor branca, acredito que seja a qualidade do produto mesmo, pois hoje preparei com a marca vetec e a água ficou nos parâmetros ph 8.4 e com gh 6 e kh 7 nos seus valores,  e água cristalina, muito obrigado, Maurício.
mconz
mconz
Alevino
Alevino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/06/2014
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom Ago 02, 2015 1:27 pm

Ah, entendi. Provavelmente alguma impureza de algum dos produtos, talvez precipitados ferruginosos.
Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por mconz Dom Ago 02, 2015 1:42 pm

Edson, amigo mais uma vez, muito obrigado pela ajuda,um abraço,Maurcício
mconz
mconz
Alevino
Alevino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/06/2014
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Marcos Felipe Sex maio 13, 2016 1:48 pm

Olá a todos do Br, 

Eu faço o uso desta receita para meu nano de Tanganyikas, porém essa semana quando fui fazer a TPA e adicionar a dosagem do produto ele estava empedrado. 

Como de costume peguei uma colher e fui "triturando" novamente, mais para minha surpresa no dia seguinte a mistura mudou completamente, segue a foto:  

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 2wmm82c

Observações: 


Eu utilizei os três seguintes ingredientes: 

Cloreto de cálcio ( anti-mofo) sem essência. 
Bicarbonato de sódio 
Sulfato de magnésio 

Um outro detalhe que eu acredito ser importante é que ultimamente tem chovido muito por aqui então o ar está bem úmido, eu mantenho o pote com o buffer dentro do móvel embaixo do aquário, teria algum problema eu utilizar mesmo assim ? 

Abraço !!!
Marcos Felipe
Marcos Felipe
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2014
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex maio 13, 2016 7:59 pm

Nossa...  Shocked

Por essa eu não esperava, ou não tinha noção que podia acontecer. Marcos, vou esperar pelo Edson que poderá nos explicar melhor se é possível absorver a umidade do ar.

Não houve vazamento no aquário, mangueiras/tubos dos filtros, ou nada que pudesse intervir nesse líquido dentro do buffer? 

Aguardo e fico acompanhando!
Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Marcos Felipe Sáb maio 14, 2016 12:23 am

Fala Emerson blza,

Então na segunda eu fui adicionar o buffer, e estava empredado, misturei como já adiante e hj fui olha novamente e estava dessa forma, sem nenhum vazamento ou algo do tipo.

Também fico no aguardo dos mais experientes.

Abraço !!!
Marcos Felipe
Marcos Felipe
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2014
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Alex Mendes Sáb maio 14, 2016 12:45 am

Pessoal, BLZA!!
Fiquei interessado nesse assunto tbm.....
Não li todo o tópico, mas me veio uma dúvida/idéia.
Se é Possível adicionar essa mistura/buffer ao cimento para fazer um Backgroud DIY? Mantendo assim os parâmetros ideais para os CA's.

Abraços
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Marcos Felipe Sáb maio 14, 2016 3:30 am

Excelente ideia em Alex, vamos ver o que o pessoal nos diz sobre o assunto. 

Abraço !!!
Marcos Felipe
Marcos Felipe
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2014
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Dom maio 15, 2016 12:21 am

Infelizmente é possível acontecer se o pote não for bem vedado, pois os sais são muito higroscópios (absorvem muita água), absorvendo água direto da atmosfera. Pode usar, mas se didissolvermais lentamente e a água deve ficar meio leitoa por algumas horas ou dias após a TPA, em virtude dos carbonatos de cálcio e magnésio em suspensão,  mas sem problemas para a fauna. Se puder deixar a água e os sais emperrados batendo com uma bomba submersa de um dia para outro antes da TPA, os efeitos que mencionei serão reduzidos.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Marcos Felipe Dom maio 15, 2016 3:54 pm

Obrigado pela resposta Edson creio que irá tirar dúvida de mais membros aqui do fórum. 

Mais resolvi não usar devido a água ficar realmente leitosa, como as TPA's que eu faço são apenas 3lts, é melhor fazer outra receita. 

Abraço !!!
Marcos Felipe
Marcos Felipe
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2014
Idade : 37
Localização : Américo Brasiliense- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Dhirley Zarur Seg Jan 16, 2017 12:18 am

Boa noite.
Desculpe reviver o tópico, mas tenho uma dúvida:

Estive procurando os sais e o cloreto de cálcio e o cloreto de magnésio eu achei somente P.A.
Qual a diferença entre o cloreto de cálcio anidro para o P.A, e o cloreto de magnésio hexaidratado para o P.A?
Obrigado.
Dhirley Zarur
Dhirley Zarur
Alevino
Alevino

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/01/2017
Idade : 37
Localização : Pinhais-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Ter Jan 17, 2017 12:51 am

Cloreto de cálcio anidro não é hidratado. PA significa que é de elevada pureza. Cloreto de magnésio também.  A hidratação só afeta a quantidade se sais a ser usada, por isso já coloquei as formas mais comuns de encontrar para os mais diversos usos. 
Até
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Dhirley Zarur Ter Jan 17, 2017 11:03 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:Cloreto de cálcio anidro não é hidratado. PA significa que é de elevada pureza. Cloreto de magnésio também.  A hidratação só afeta a quantidade se sais a ser usada, por isso já coloquei as formas mais comuns de encontrar para os mais diversos usos. 
Até
Entendi, aqui na minha cidade só encontrei ambos PA, então devo usar um pouco menos na qtde?
Dhirley Zarur
Dhirley Zarur
Alevino
Alevino

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/01/2017
Idade : 37
Localização : Pinhais-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Edson Paveloski Junior Seg Jan 23, 2017 4:02 pm

Você pode tirar uma foto ou passar a informação do rótulo aqui? Assim consigo te dar uma orientação mais adequada.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buffer para aquários de ciclídeos africanos - Página 2 Empty Re: Buffer para aquários de ciclídeos africanos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos