Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Ajuda pra um plantado 'HiTec' Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Ajuda pra um plantado 'HiTec' 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Ajuda pra um plantado 'HiTec' EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Ajuda pra um plantado 'HiTec' Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Ajuda pra um plantado 'HiTec'

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda pra um plantado 'HiTec' Empty Ajuda pra um plantado 'HiTec'

Mensagem por Leo Mussi Qui Mar 14, 2013 11:59 am

Olá minha gente,

Tudo certo?

Tenho um sobrinho (não é criança) que vai ganhar de presente, um aqua plantado. O que "salva" é que quem vai cuidar da "criança" sou eu e não o sobrinho.

O pai dele dispõem de 2.000 a 3.000 reais para o aqua (vol. entre 100 e 150L a decidir). Acho que com essa grana dá pra fazer alguma coisa legal, não?

Sou eu quem vai escolher o material que ainda falta e gostaria de sugestões. Vou numerar minhas perguntas para que fique mais fácil de identificar e responder. Antes disso, gostaria de dizer que o pai dele já tem alguns ítens:

CO2 interno novo da SICCE Life1 com 2 cartuchos, filtro UV interno 9w, absolutamente todo material básico pra purificação de água de TPA, além de mídias filtrantes químicas (que não serão usadas no plantado); Filtro externo Tetra Whisper EX30-insuficiente, né? Dois timers (1 analógico e outro digital) e uma iluminação precária com 2X 15w T8 da Boyu. Tem troncos também.

O que falta comprar:

1 -Vidro de cerca de 8 a 10mm, com dimensões em torno de 80 ou 90cm, 40cm alt e 42 larg. Cerca de 150L. Qto gira o valor de um vidro desses já colado?

2 - O que mais me preocupa: Qual a melhor iluminação devo colocar, para plantas de pouca a média exigência? (quantos w e quantas lâmpadas?), com tampa de vidro, madeira (que vai esquentar muito) ou aberto? Qual luminária? fixa ou suspensa em caso de não se usar a tampa? HQi?(qual e porque) LED?(qual) T5 da JBL SOLAR ou outra T5?(...) Iluminação e aquecimento em função da mesma é minha maior dúvida.

Lembrem que é um plantado e algumas plantas vão sair um pouco da superfície d`´agua grudadas em troncos e/ou rochas.

3-Sustrato: Gosto desses mais práticos que já podem entrar em contato com a coluna de água. Mas não tem que, obrigatoriamente, ser um desses. Detalhe: gostaria de poder fazer um "caminho" de areia branca cruzando o aqua. Só não sei se será possível com esse tal substrato que mencionei. A areia que quero usar, sendo mais fina, vai penetrar no sustrato, não?

Filtragem: Vai ser com Canister, com certeza. Penso no Eheim com vazão de uns 1.300L/h (ou superior) ou outras marcas mais baratas tais como Hopar, Fluval com a mesma vazão. Mas o Ehien, na minha opinião, é o melhor hein! Acontece que o Ehein Classic 2217 com vazão de 1.000L/h, custa em torno de 1.300 reais! Tá bom ou quer mais? rsrs Veja você mesmo aqui: http://www.aquaticashop.com.br/loja/produto-203809-1393-canister_eheim_classic_600_2217

Meu sobrinho gostaria de ter animais tipo os meus: 3 pequenas rãs albinas, uma meia dúzia de pequenos caranguejos de água doce, caramujo Ampullaris sp, além de uns 20 neons e mais uma meia dúzia de outros pequenos peixes, limpa vidros, certo?

Bom galera, com este verdadeiro testamento (desculpem ter escrito tanto), vou lançar uma perguntinha simples: Vocês dos plantados ou não, com cerca de 2.000 a 3.000 reais pra investir em tudo isso, o que me sugerem? Gostam do CO2 supracitado da Sicce Life ou parto pro cilíndro mesmo? Iluminação? Filtro? Substrato?

Sei que são várias perguntas mas, sem a ajuda de vocês, vou meter os pés pelas mãos. Confio mais em vocês que em vendedores. Eis abaixo alguns Set Ups que gostaria de usar mas sem tapete.

Ajuda pra um plantado 'HiTec' Image

Ajuda pra um plantado 'HiTec' AQ1711_1

Ajuda pra um plantado 'HiTec' ILUMINA_O_LED_2



Ajuda pra um plantado 'HiTec' Palud_rio
Leo Mussi
Leo Mussi
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 62
Data de inscrição : 06/03/2013
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra um plantado 'HiTec' Empty Re: Ajuda pra um plantado 'HiTec'

Mensagem por Lucas Duarte Qui Mar 14, 2013 12:43 pm

Leo Mussi escreveu:O pai dele dispõem de 2.000 a 3.000 reais para o aqua (vol. entre 100 e 150L a decidir). Acho que com essa grana dá pra fazer alguma coisa legal, não?

Se dispor de tempo e colocar a mão na massa para fazer algo você mesmo dá para fazer muuiita coisa com essa grana, mas em todo caso o titio entera...kkkkk

Leo Mussi escreveu:1 -Vidro de cerca de 8 a 10mm, com dimensões em torno de 80 ou 90cm, 40cm alt e 42 larg. Cerca de 150L. Qto gira o valor de um vidro desses já colado?

O tamanho é meio pessoal, por isso vou dar a "minha" sugestão: 100 x 40 x 40 = 160 litros com vidro de 6mm sem trava alguma.

Leo Mussi escreveu:2 - O que mais me preocupa: Qual a melhor iluminação devo colocar, para plantas de pouca a média exigência? (quantos w e quantas lâmpadas?)

A relação será de W/L dependendo da planta, vocês terão que escolher as plantas desejadas e verificar necessidade de iluminação de cada uma, atravéz dessa decisão saberá o quanto de Watts precisará para compor a iluminação, consequentemente a quantidade de lâmpadas.

Leo Mussi escreveu: com tampa de vidro, madeira (que vai esquentar muito) ou aberto?

Também um pouco pessoal, devido a estética que ficará a montagem, porém deve-se levar em conta que um aquário tampado (vidro entre a água e a lâmpada) obstrui parte da iluminação sendo necessário uma compensação.

Leo Mussi escreveu:Qual luminária? fixa ou suspensa em caso de não se usar a tampa? HQi?(qual e porque) LED?(qual) T5 da JBL SOLAR ou outra T5?(...) Iluminação e aquecimento em função da mesma é minha maior dúvida.

A única referência que será importante é a relação W/L para as plantas, o resto é pessoal e estético ($).

Leo Mussi escreveu:Lembrem que é um plantado e algumas plantas vão sair um pouco da superfície d`´agua grudadas em troncos e/ou rochas.

Por isso deve-se ter cuidado para que as plantas de fundo recebam a iluminação necessária.


Leo Mussi escreveu:gostaria de poder fazer um "caminho" de areia branca cruzando o aqua. Só não sei se será possível com esse tal substrato que mencionei. A areia que quero usar, sendo mais fina, vai penetrar no sustrato, não?

Pode sim, pode usar areia de filtro de piscina mesmo, só tome cuidado para não ter carpete pois devido a ter substrato fértil em baixo dessa areia o carpete poderá invadir esse espaço.

Leo Mussi escreveu:Filtragem: Vai ser com Canister, com certeza. Penso no Eheim com vazão de uns 1.300L/h (ou superior) ou outras marcas mais baratas tais como Hopar, Fluval com a mesma vazão. Mas o Ehien, na minha opinião, é o melhor hein! Acontece que o Ehein Classic 2217 com vazão de 1.000L/h, custa em torno de 1.300 reais! Tá bom ou quer mais?

Para um plantado, dependendo da quantidade de planta, deve-se usar em torno de 6x a litragem do aquário. Como estamos falando em algo em torno de 150 litros o ideal é que seja no máximo 1000 L/h. Pessoalmente eu estou muito satisfeito com a linha SunSun, eo optaria por esse.


Leo Mussi escreveu:Meu sobrinho gostaria de ter animais tipo os meus: 3 pequenas rãs albinas, uma meia dúzia de pequenos caranguejos de água doce, caramujo Ampullaris sp, além de uns 20 neons e mais uma meia dúzia de outros pequenos peixes, limpa vidros, certo?

Pode sim, mas é importante ver a compatibilidade das espécies que ele irá colocar no aquário, não tenho certeza mas caranguejos não poderiam pegar alguns peixes?

Leo Mussi escreveu:Vocês dos plantados ou não, com cerca de 2.000 a 3.000 reais pra investir em tudo isso, o que me sugerem? Gostam do CO2 supracitado da Sicce Life ou parto pro cilíndro mesmo? Iluminação? Filtro? Substrato?

Como a linha de pensamento é plantados eu iria de plantas simples (baixo e médio cuidado) com substrato da Mbreda, troncos bem trabalhados, ijeção de CO² por por spray, ampulárias, um bom cardume de neon, uma iluminação com tampa fechada e lâmpadas fluorescentes comuns porém bem planejada a minha flora. Mas isso também é meio pessoal, pois que mandará no projeto será seu sobrinho..rss.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra um plantado 'HiTec' Empty Re: Ajuda pra um plantado 'HiTec'

Mensagem por Leo Mussi Sáb Mar 16, 2013 5:37 pm

Lucas Duarte escreveu:
Leo Mussi escreveu:O pai dele dispõem de 2.000 a 3.000 reais para o aqua (vol. entre 100 e 150L a decidir). Acho que com essa grana dá pra fazer alguma coisa legal, não?

Se dispor de tempo e colocar a mão na massa para fazer algo você mesmo dá para fazer muuiita coisa com essa grana, mas em todo caso o titio entera...kkkkk

Leo Mussi escreveu:1 -Vidro de cerca de 8 a 10mm, com dimensões em torno de 80 ou 90cm, 40cm alt e 42 larg. Cerca de 150L. Qto gira o valor de um vidro desses já colado?

O tamanho é meio pessoal, por isso vou dar a "minha" sugestão: 100 x 40 x 40 = 160 litros com vidro de 6mm sem trava alguma.

Leo Mussi escreveu:2 - O que mais me preocupa: Qual a melhor iluminação devo colocar, para plantas de pouca a média exigência? (quantos w e quantas lâmpadas?)

A relação será de W/L dependendo da planta, vocês terão que escolher as plantas desejadas e verificar necessidade de iluminação de cada uma, atravéz dessa decisão saberá o quanto de Watts precisará para compor a iluminação, consequentemente a quantidade de lâmpadas.

Leo Mussi escreveu: com tampa de vidro, madeira (que vai esquentar muito) ou aberto?

Também um pouco pessoal, devido a estética que ficará a montagem, porém deve-se levar em conta que um aquário tampado (vidro entre a água e a lâmpada) obstrui parte da iluminação sendo necessário uma compensação.

Leo Mussi escreveu:Qual luminária? fixa ou suspensa em caso de não se usar a tampa? HQi?(qual e porque) LED?(qual) T5 da JBL SOLAR ou outra T5?(...) Iluminação e aquecimento em função da mesma é minha maior dúvida.

A única referência que será importante é a relação W/L para as plantas, o resto é pessoal e estético ($).

Leo Mussi escreveu:Lembrem que é um plantado e algumas plantas vão sair um pouco da superfície d`´agua grudadas em troncos e/ou rochas.

Por isso deve-se ter cuidado para que as plantas de fundo recebam a iluminação necessária.


Leo Mussi escreveu:gostaria de poder fazer um "caminho" de areia branca cruzando o aqua. Só não sei se será possível com esse tal substrato que mencionei. A areia que quero usar, sendo mais fina, vai penetrar no sustrato, não?

Pode sim, pode usar areia de filtro de piscina mesmo, só tome cuidado para não ter carpete pois devido a ter substrato fértil em baixo dessa areia o carpete poderá invadir esse espaço.

Leo Mussi escreveu:Filtragem: Vai ser com Canister, com certeza. Penso no Eheim com vazão de uns 1.300L/h (ou superior) ou outras marcas mais baratas tais como Hopar, Fluval com a mesma vazão. Mas o Ehien, na minha opinião, é o melhor hein! Acontece que o Ehein Classic 2217 com vazão de 1.000L/h, custa em torno de 1.300 reais! Tá bom ou quer mais?

Para um plantado, dependendo da quantidade de planta, deve-se usar em torno de 6x a litragem do aquário. Como estamos falando em algo em torno de 150 litros o ideal é que seja no máximo 1000 L/h. Pessoalmente eu estou muito satisfeito com a linha SunSun, eo optaria por esse.


Leo Mussi escreveu:Meu sobrinho gostaria de ter animais tipo os meus: 3 pequenas rãs albinas, uma meia dúzia de pequenos caranguejos de água doce, caramujo Ampullaris sp, além de uns 20 neons e mais uma meia dúzia de outros pequenos peixes, limpa vidros, certo?

Pode sim, mas é importante ver a compatibilidade das espécies que ele irá colocar no aquário, não tenho certeza mas caranguejos não poderiam pegar alguns peixes?

Leo Mussi escreveu:Vocês dos plantados ou não, com cerca de 2.000 a 3.000 reais pra investir em tudo isso, o que me sugerem? Gostam do CO2 supracitado da Sicce Life ou parto pro cilíndro mesmo? Iluminação? Filtro? Substrato?

Como a linha de pensamento é plantados eu iria de plantas simples (baixo e médio cuidado) com substrato da Mbreda, troncos bem trabalhados, ijeção de CO² por por spray, ampulárias, um bom cardume de neon, uma iluminação com tampa fechada e lâmpadas fluorescentes comuns porém bem planejada a minha flora. Mas isso também é meio pessoal, pois que mandará no projeto será seu sobrinho..rss.

Obrigado Lucas.

Nossa, me cansei de ler todas as respostas. rs. Brincando.

Valeu mesmo pelos toques. rsrs Mas estou rindo aqui porque, não sei se percebeu mas o animal aqui escreveu "tapete" e não "carpete" ao final do tópico. rs.

Olha, os caranguejos que vi se dão super bem com os peixes e outros animais. Ningém ataca ninguém. Sobre não ter CARTEPE rs acima da tal areia (caminho de areia), eu penso em não colocar substrato abaixo da mesma. Colocar aos lados e atrás. Ou até mesmo não usar carpete. Sempre ouvi que carpete é meio chatinho de se manter em comparação a outras plantas.

A ideia inicial é ter uma tampa de vidro. Mas estou sugerindo que fique sem. Vamos ver.

Então quer dizer que com paciência, capricho, cuidado e atenção dá pra fazer bastante com 2 a 3 mil? Bom saber. Muito bom.

Só tenho uma ressalva Lucas. CO2 de spray? Pô, rs vamos avaliar o tal do Sicce ou cilindro ou, na pior das hipótesis, garrafada mesmo, rs.

Queria fazer pra eles um sistema ligado a um timer de maneira que cortasse o CO2 de noite. Até o Sicce dá pra fazer, né? Ligar o aparelho à um timer e pronto. Cilindro a mesma coisa. Não? Digo isso porque spray...? Todo dia tem que lembrar de ir lá e injetar etc. Vai que viaja um fim de semana ou qualquer coisa que o valha.

Obrigado mais uma vez.

Vocês sempre aqui ajudando.Ajuda pra um plantado 'HiTec' 3628973892
Leo Mussi
Leo Mussi
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 62
Data de inscrição : 06/03/2013
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra um plantado 'HiTec' Empty Re: Ajuda pra um plantado 'HiTec'

Mensagem por Lucas Duarte Dom Mar 17, 2013 11:36 pm

Ess tal spray tem regulagem de vazão, fácil e prático. Ajuda pra um plantado 'HiTec' 3628973892
Veja:
Kit CO² em Spray
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda pra um plantado 'HiTec' Empty Re: Ajuda pra um plantado 'HiTec'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos