Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Projeto de aquário 1800L com SUMP Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Projeto de aquário 1800L com SUMP 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Projeto de aquário 1800L com SUMP EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Foto-concurso
Projeto de aquário 1800L com SUMP Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Projeto de aquário 1800L com SUMP

5 participantes

Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por trancedelixx Qua Abr 10, 2013 9:55 am

Olá amigos,

Como eu já tinha comentando nesse tópico, estou iniciado um projeto de um aquário em formato de L feito de madeira e fibra de vidro somente com as janelas frontais e laterais em vidro. Irei fazer o suporte na parte de baixo que terá o SUMP e uma caixa de reposição.

O Aquário terá entrada de água e saída para o esgoto, facilitando as TPAs.

A filtragem será dividida nos dois SUMPs que ficarão dentro do móvel de sustentação. Entre os dois ficará a caixa de reposição.

As dimensões do aquário serão 2,10 (cada perna) por 70cm de altura e largura. A fauna será de jumbos, principalmente amazônicos. Oscars, Severos, Papa-Terras, Green Terror, Arraias, Bagres, Pirambóia e por ai vai... Depende muito do que eu encontrar...

E como faltou espaço no comodo, ele será minha escrivaninha, que vai servir de andaime, me permitindo mexer no aquário sentado. Razz

Segue uma foto "protótipo" nesse link.

Isso é o grosso. Agora falta definir um montão de coisas e a maioria delas eu vou pedir conselhos a vocês.

Por enquanto a maior dúvida é em relação a melhor maneira de pegar e devolver a água no aquário. Vejo muitos projetos com a captação na superfície.

Num exercício de lógica eu acho que essa não seria a melhor maneira.

Não é melhor fazer torres de captação que peguem a agua no fundo do aquário e o retorno por cascata?

Estou planejando que o filtro rode 15000L/h Shocked . É isso mesmo, né? Mas qual a quantidade de cerâmica que devo usar?

Eu e minha esposa fumamos, e o aquário ficará em um comodo com boa ventilação mas no qual fumamos dentro. Eu não estava planejando usar filtragem quimica, mas por esse motivo, será que não é recomendado?

Vou tentar desenhar minha ideia para o SUMP e ai coloco aqui para vocês opinarem.

Por enquanto é isso, o que acharam? Essa será minha mesa de trabalho, show hein? Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços,

Marcelo D. Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Lucas Duarte Qua Abr 10, 2013 12:30 pm

trancedelixx escreveu:O Aquário terá entrada de água e saída para o esgoto, facilitando as TPAs.
Na entrada de água da TPA, terá que fazer/comprar uma caixa/reservatório para o tratamento da mesma antes de repor no aquário.
trancedelixx escreveu:Por enquanto a maior dúvida é em relação a melhor maneira de pegar e devolver a água no aquário. Vejo muitos projetos com a captação na superfície. Num exercício de lógica eu acho que essa não seria a melhor maneira.
Não é melhor fazer torres de captação que peguem a agua no fundo do aquário e o retorno por cascata?
Não necessariamente, mas é possível. Tendo em vista a movimentação que terá a água do aquário daria na mesma captar por baixo ou por cima, problema que vejo em uma captação por baixo são os peixes de fundo, pois poderá ter uma forte sicção d'água podendo machucar e/ou estressar alguns peixes (penso diretamente na arraia).
trancedelixx escreveu:Estou planejando que o filtro rode 15000L/h Shocked . É isso mesmo, né? Mas qual a quantidade de cerâmica que devo usar?
Isso dependerá muito da qualidade da cerâmica, pegando por base o aquário de 1200 litros do João que tinha 40 litros de Siporax, em uma regra de 3 simples chegamos a 60 litros de siporax para 1800 litros.
trancedelixx escreveu:Eu e minha esposa fumamos, e o aquário ficará em um comodo com boa ventilação mas no qual fumamos dentro. Eu não estava planejando usar filtragem quimica, mas por esse motivo, será que não é recomendado?
Visto o que realemnte a filtragem química filtra não vejo necessidade nenhuma dessa filtragem nesse aquário, nem por esse motivo.
trancedelixx escreveu:Vou tentar desenhar minha ideia para o SUMP e ai coloco aqui para vocês opinarem.
Opte para fazer no mínimo 2 sump de 250 litros, mas filtragem nunca é de mais...rss.
trancedelixx escreveu:Por enquanto é isso, o que acharam? Essa será minha mesa de trabalho, show hein?

Simplesmente o sonho de qualquer aquarista.

Não sei se já viu, mas tem um aquário bem parecido com o que você está pensando em fazer, dê uma olhada:

http://www.forumaquario.com.br/portal/aquario-de-peixes-jumbo-fernando-ikeda/
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Wladimyr Qua Abr 10, 2013 4:10 pm

Lindo projeto!

Só não aconselho a saída da água pelo fundo pois além do problema já descrito, pode ter problemas com o filtro sugando o substrato.

Acompanhando!

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por joaoc Qua Abr 10, 2013 5:42 pm

Projetão!

O maior problema da saída por baixo, creio que seja se houver algum problema a água poderá simplismente ir toda embora, deixando os peixes na areia...

Se der, monte 2 sumps com entradas e saídas distintas, já que um aquário em L precisa de uma atencão especial na circulacao!

O retorno de 15.000 l/h está ok, lembrando que sempre tem perda do sump para o aquário.

Abc!!

ps. teclado com problemas! rs
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Wladimyr Qua Abr 10, 2013 7:18 pm

Seria mais complicado joaoc mas creio que é possível fazer uma captação inferior sem esse risco, usando uma parafernália para utilizar a captação superior fazendo-a receber água inferior.
what? gasp

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Emerson Souza Santos Qua Abr 10, 2013 7:41 pm

Acompanhando!!!
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Lucas Duarte Qua Abr 10, 2013 8:35 pm

Captação inferior penso em um sistema semelhante ao Overflow, mas sem tubos dentro do aquário. O encanamento capta por baixo, leva a água aó nível do aquário (por fora) e cai para o sump, seria realemnte uma "parafernalha" mas teria como.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por trancedelixx Qui Abr 11, 2013 2:01 am

Oi gente, valeu pelos comentários!

É realmente um sonho que está se tornando realidade. Sempre pensei em ter um aquário grande, mas nunca imaginei algo tão legal. Vai me dar uma proximidade muito legal com os peixeis. Irei passar a maior parte do dia trabalhando na mesa, e de noite enquanto minha mulher assiste novela (a TV fica no rack do lado do aquário) eu vou poder ficar junto com ela assistindo aquário, como o Wladimyr (se não me engano) já falou...

Agora sobre a captação, a captação em baixo é simples. Uma torre com a entrada no local desejado (pensei uns 2cm acima do substrato) e o cano por dentro indo até o nível desejado para quando as bombas pararem o SUMP não transbordar. Tinha pensado em usar assim pq pensei ser uma maneira melhor de circular a agua e o retorno em cascata é bom para oxiginar.

Mas pelo jeito é besteira, o melhor é eu fazer botas e captação por cima.

Tambem vi um projeto marinho com o retorno sob o substrato, um FBF ao contrário. Imaginei que com areia o visual pudesse ficar legal, com pontos simulando nascentes, que pra mim seria o must. Só que eu não sei como implementar e se esse efeito apareceria. Alguem já viu algo assim?

Outra coisa é a mesa, eu acho que ela ajuda na manutenção, o que vocês acham? Eu pensei em fazer ela basculante, mas achei que visualmente pode ficar meio feio e que daria trabalho sem ter necessidade e acabei descartando. Pensam o mesmo?

Os SUMPs ficaram em baixo com a caixa entre os dois. Para evitar problemas irei fazer uma ligação com canos na parte de baixo da caixa de reposição para evitar que caso uma bomba pife a do outro SUMP faça o com a bomba problemática parar. O Volume eu ainda não sei certinho, mas cada um terá mais de 250L, com certeza. A caixa vai ter um pouco menos de 100L.

60L de Siporax era o que eu estava esperando mais ou menos, sem surpresas. Compensa eu gastar mais na Siporax do que economizar com ISTA? Pelo que vi a maior diferença seria a logenvidade. A Siporax não entope. A informação procede?

Vou tentar fazer dois esquemas de entrada/saida de agua do aquário e posto aqui para ouvir a opinião de voces!

Muito obrigado mesmo galera, valeu!

Abraços!

Marcelo D. Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por trancedelixx Qui Abr 11, 2013 9:04 am

Olá, vejam se o posicionamento das torres está ok.

Projeto de aquário 1800L com SUMP Aquariotorre

Essas torres servem para captar por baixo ou como retorno se a captação for por cima.

Sendo por baixo, haveria tres linhas de entrada, uma em cada face da torre, então se algum animal ficar em um dos lados, o chupão não é tão forte. Será que chega a ponto de machucar?

Outra opção que pensei foi fazer uma ligação entre cada par de torre (semelhante a captação de superfície, só que de cabeça pra baixo) aumentando ainda mais a área de sucção

Eu tentei desenhar isso que falei, mas não consegui me entender com o programa.

Abraços,

Marcelo D. Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por joaoc Qui Abr 11, 2013 1:03 pm

A Siporax é muito boa, creio que a melhor de todas, mas você terá que achar algum vendedor fora do BR para comprar, pq aqui pedem muito! rs

Infelizmente o vendedor que eu comprava não está enviando - pelo menos por enquanto.

Se não achar, coloque Ista mesmo, o máximo que puder, fica muito bom também...

Fiquei pensando na manutenção desses sumps devido a pequena altura da mesa. Não ficará muito próximo (sump / mesa )?

O meu tinha pouco menos de 30cm e era um caos para mexer no fundo do sump, já que ele era alto...

Abç
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Lucas Duarte Qui Abr 11, 2013 1:21 pm

trancedelixx escreveu:Tambem vi um projeto marinho com o retorno sob o substrato, um FBF ao contrário. Imaginei que com areia o visual pudesse ficar legal, com pontos simulando nascentes, que pra mim seria o must. Só que eu não sei como implementar e se esse efeito apareceria. Alguem já viu algo assim?
Eu já tentei e não gostei, pois a bomba perde muita potência devido ao esforço exercido pela pressão d'água na saida do encanamento, primeiramente notei pelo barulho que ela começou a fazer e com a mão senti a perda de fluxo. Por isso recomendo que o recalque seja por cima e adicione bombas de movimentação.
trancedelixx escreveu:Outra coisa é a mesa, eu acho que ela ajuda na manutenção, o que vocês acham? Eu pensei em fazer ela basculante, mas achei que visualmente pode ficar meio feio e que daria trabalho sem ter necessidade e acabei descartando. Pensam o mesmo?

Acho que seria melhor fazer a mesa separadamente do móvel do aquário, caso ela jude você a deixaria e caso ela atrapalhe é só "puxar".
trancedelixx escreveu:Compensa eu gastar mais na Siporax do que economizar com ISTA?

Com certeza.Projeto de aquário 1800L com SUMP 3628973892

trancedelixx escreveu:Pelo que vi a maior diferença seria a logenvidade. A Siporax não entope. A informação procede?

Nunca tive Siporax (ainda), o pessoal que usa/usou poderá lhe dar uma informação mais precisa, mas de cara já lhe digo, se tiver uma filtragem mecânica bem eficiente o tempo de saturação aumentará muuuiito.

trancedelixx escreveu:Sendo por baixo, haveria tres linhas de entrada, uma em cada face da torre, então se algum animal ficar em um dos lados, o chupão não é tão forte. Será que chega a ponto de machucar?

Machucar não, mas penso que vários pontos de captação acabará gerando uma sucção muito baixa, dificultando a captação de detritos mais pesados como fezes e resto de ração.

Eu tenho um cano cheio de furos para a captação de água e outro com bem menos, noto que o tubo com menos furos capta tudo que se aproxima, já o tubo com vários furos não. Portanto eu faria o método convencional mesmo, bota apenas a captação superior e investiria na movimentação interna d'água, acho mais simples e funcional.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por trancedelixx Qui Abr 11, 2013 7:09 pm

Oi pessoal,

Poxa João, só porque eu tava contando com seu contato gringo!! Sad
hehehehe

O problema de comprar fora é a receita pegar e cobrar imposto, ai fica 6 por 1/2 dúzia. Tem gente que manda e eu sei que é tranquilo, tipo a DX. Também já comprei na BH Photo e Video um MacBook Pro 17 Polegadas, mas foi a uns 7 anos atrás... Vou dar uma pesquisada!

E Ista seria melhor colocar mais de 60L, né? Ou a diferença seria o tempo de saturação (valeu Lucas, termo muitooo mais bonito, hehehe)?

Então, no SUMP até fica apertado... eu penso em colocar a mesa a 90cm do chão, portanto o móvel fica na mesma altura. Dentro eu vou perder uns 10cm pelo menos com a estrutura. O SUMP vai ter pelo menos 40 cm. Numa matemática básica sobra 50cm de altura para colocar o encanamento e fazer a manutenção. A parte da manutenção semanal fica tranquilo, o problema é pra limpar lá dentro. O caos na manutenção era compensando pelo prazer que o aquário proporcionava?

Se eu tirar um dos lados do L eu fico de cara com a parede! Shocked
Seria o projeto inicial, de 1000L.

Seu eu ficar de cara com os peixinhos ( very good ) eu me ph*** na manutenção. hehehehe

Então, o que vocês fariam???

Eu tenho 1,90 mas sou bem magro, e tenho um filho de 7 ano que pode me ajudar nos casos extremos!!!heheheh

Eu pensei em fazer o SUMP mais baixo mas passando por todo o L. De qualquer maneira na junção dos lados ficaria bem complicado de mexer. Só que ficaria sem caixa reposição ou com uma bem pequena.

E não tem espaço para tirar a mesa. Vai ficar um pouco apertado dentro da sala (que é um quarto usado como sala/escritório), e mesa em L também não ajuda na hora de mexer, o ideal era mudar o vértice de lado.

E eu trabalhei muitooo em baixo de mesa quando era mais novo. Os computadores, cabos e tudo mais ficava em baixo de mesas e lá ia eu... Lembro de soldar muita bateria de carro em no-brake debaixo de mesas... hehehehe... E vai ajudar a manter o alongamento em dia!

Sobre a entrada e saída de agua vou fazer o o básico. Bota de descida e torres de retorno. O problema é a quantidade de torres e os locais. A corrente de saída deve ficar bem forte e eu acho que isso pode estressar os animais. São 15.000 L/H divididos em 4 torres (no fato que mandei), seria um jato de 4 mil litros por hora. Muito, né? E ainda tem o L... affraid

Bom, é isso, muito, muito, muito obrigado mesmo pessoal!!!

Abraços!

Marcelo
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Lucas Duarte Qui Abr 11, 2013 8:10 pm

Quanto ao problema do sump você mesmo resolveu, faça ele mais baixo e sem caixa de reposição, como a manutenção é semanal não veja tanta necessidade dessa caixa.

Quanto ao recalque, você pode dividir ela em 2 bombas pos sump mesmo e quanto a velocidade d'água no retorno você pode bifurcar, assum diminui a queda d'água, quanto ao estresse gerado nos peixes acho que não terá problemas, eles acostumam super bem e isso ajudará muito na oxigenação.

Em relação a siporax, encontrei esse anúncio no ML, veja se há enteresse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476667704-siporax-pond-25mm-fracionado-_JM

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por joaoc Qui Abr 11, 2013 10:35 pm

O problema é que com 50 litros desta dai, vc vai ate Miami, compra os mesmos 50 litros, paga o hotel do final de semana e volta! Kkkkk

Sem contar no passeio! Kkkkk
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Lucas Duarte Qui Abr 11, 2013 11:17 pm

Pois é João, o negócio é esperar então rss.

Se for usar mídia ISTA teria que ser o dobro de mídia para corresponder as espectativas.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por joaoc Qui Abr 11, 2013 11:33 pm

Estou atrás!

Aparecendo alguma novidade informo vcs!!!
very good
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por trancedelixx Sex Abr 12, 2013 10:45 pm

Encontrei Siporax nesses dois lugares:

http://www.ebay.com/itm/Sera-Siporax-15mm-15-ltr-Grundpr-per-ltr-a-3-40/160875508986?_trksid=p2045573.m2042&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D27%26meid%3D6905108623523492864%26pid%3D100033%26prg%3D1011%26rk%3D1%26sd%3D160875508986%26

http://www.reptilica.de/product_info.php/product/Sera-Pond-Siporax-25mm-Das-Kraftpaket-fuer-Teichfilter_(en_15659)

E teria frete e impostos. Vai ficar uns R$1000. 1/3 do que está aqui.

É isso mesmo, né?

Outra coisa, saberiam me dizer se a Siporax Pond é melhor ou pior que a Siporax normal no meu caso?

Valeu gente, assim que eu definir já mando vim!

Abraços,

Marcelo
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por joaoc Dom Abr 14, 2013 8:52 pm

Todas as vezes que eu comprei, as mídias nao foram taxadas, enato ficou apenas o valor do frete mesmo!

Aqui nao trm produto similar, então eles nao taxam (pelo menos foi o que me disseram)!

Acho que as midias de lago devem ser iguais as de aquário em relação a porosidade e qualidade, mas prefiro usar a de aquário mesmo, pois cabem mais no sump!

Abç
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquário 1800L com SUMP Empty Re: Projeto de aquário 1800L com SUMP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos