Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Projeto de aquario 300l Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Projeto de aquario 300l 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Projeto de aquario 300l EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Projeto de aquario 300l EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Projeto de aquario 300l EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Projeto de aquario 300l EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Projeto de aquario 300l EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Projeto de aquario 300l EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Projeto de aquario 300l EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Projeto de aquario 300l EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Projeto de aquario 300l EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Projeto de aquario 300l Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Projeto de aquario 300l

+3
Wagner Castro
Wladimyr
magnomp
7 participantes

Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Dom Mar 02, 2014 7:45 pm

Pessoal, estou projetando um aquario de 300l (150 x 40 x 50) para ciclideos africanos (malawi). Esta litragem e dimensões estão boas? Aproximadamente quantos peixes comportaria?
Minha esposa tinha um de 90l com ciclideos africanos do malawi, de inicio ficavam bem, mas com o tempo infelizmente foram morrendo devido abrigas, creio que o espaço que antes era suficiente, se tornou limitado com o crescimento dos peixes


Não tenho muita experiencia com aquarismo, mas ultimamente tenho pesquisado bastante sobre ciclo de azoto, construção, tipos de filtro, etc

Para filtro, faria um sump de 60l (20% do volume do aquario), é o ideal?

Existe alguma maneira viavel de diminuir (sem prejudicar o funcionamento do aquario, obvio) o volume de aqua e/ou frequencia das tpa?

Pelo que li, plantas ajudam neste ponto por consumirem o nitrato presente na água, correto? Neste caso, pensei em colocar um compartimento a mais no sump só para abrigar plantas (já que no tanque principal os peixes iriam comer), que acham?

Também pensei em montar, a principio apenas para fins de decoração, uma tampa para o aqua que na verdade é um mini jardim por onde circularia a mesma agua do aquario (portanto mais plantas ajudando na limpeza da água)
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Wladimyr Seg Mar 03, 2014 2:05 am

Belo projeto amigo, com essas medidas terá liberdade para escolher boas combinações de fauna, seu projeto de filtragem promete bastante, nessa litragem o numero de individuos dependera das espécies que escolher, mas para diminuir a frequencia das TPA o caminho é ter fauna abaixo do limite do aquário.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Wagner Castro Seg Mar 03, 2014 11:43 am

Blz pessoal,
projeto promete.
para ciclideos o sump de 20% está no limite.
para plantas no sump vai precisar uma boa iluminação(no sump).
vai precisar de midias biologicas de alta porosidade.
eu utiliza da marca ista. embalagem com 6 litros paguei na loja R$ 90,00
Wagner Castro
Wagner Castro
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 340
Data de inscrição : 13/12/2013
Idade : 43
Localização : ITU, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 03, 2014 12:52 pm

Acompanhando....
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Seg Mar 03, 2014 1:51 pm

Wagner Castro escreveu:Blz pessoal,
projeto promete.
para ciclideos o sump de 20% está no limite.
para plantas no sump vai precisar uma boa iluminação(no sump).
vai precisar de midias biologicas de alta porosidade.
eu utiliza da marca ista. embalagem com 6 litros paguei na loja R$ 90,00
Sump no limite, recomendaria algo maior então?
Sobre plantas, poderia colocar uma iluminação no sump de boa, mas a presença das plantas teria o resultado que eu procuro? Coloca-las no tanque principal junto com os peixes não rola mesmo, ne?
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 03, 2014 2:52 pm

magnomp escreveu:Sump no limite, recomendaria algo maior então?
É recomendado de 20 a 30%, como seu aquário terá 300 litros, um sump de 60 a 90 litros está de bom tamanho, mas quando se fala de filtragem, quanto maior melhor.
magnomp escreveu:Sobre plantas, poderia colocar uma iluminação no sump de boa, mas a presença das plantas teria o resultado que eu procuro? Coloca-las no tanque principal junto com os peixes não rola mesmo, ne?
Se sua intenção é apenas manter o nitrato baixo, não vejo a necessidade de plantas no sump, faça TPA semanalmente que já será o suficiente. Dependendo das espécies que escolher, as plantas serão devoradas rapidamente.



Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Seg Mar 03, 2014 4:37 pm

Lucas Duarte escreveu:
magnomp escreveu:Sump no limite, recomendaria algo maior então?
É recomendado de 20 a 30%, como seu aquário terá 300 litros, um sump de 60 a 90 litros está de bom tamanho, mas quando se fala de filtragem, quanto maior melhor.
magnomp escreveu:Sobre plantas, poderia colocar uma iluminação no sump de boa, mas a presença das plantas teria o resultado que eu procuro? Coloca-las no tanque principal junto com os peixes não rola mesmo, ne?
Se sua intenção é apenas manter o nitrato baixo, não vejo a necessidade de plantas no sump, faça TPA semanalmente que já será o suficiente. Dependendo das espécies que escolher, as plantas serão devoradas rapidamente.



Abç.
Então, a intenção era manter o nitrato baixo justamente para diminuir a frequência e/ou volume das TPA
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Ramon Ter Mar 04, 2014 6:49 pm

Acompanhando...
Ramon
Ramon
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 39
Localização : Ilópolis-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Lucas Duarte Qua Mar 05, 2014 12:10 pm

A TPA, além de manter o nitrato sob controle, permite a retirada de cargas orgânicas no substrato (sifonagem), elimina a síndrome da água velha, mantém outros componentes benéficos ao seu sistema, controle de parâmetros e etc.

Até hoje, não há nada mais benéfico que TPA, na maioria dos aquários recomenda-se de 1 a 2x por semana trocar de 20 a 40% da água, existem algumas variações dependendo do caso.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Renato B. Qua Mar 05, 2014 3:33 pm

Belo projeto magnomp, achei muito interessante a ideia do minijardim na tampa do aqua, me lembrou os princípios da aquaponia, seria a primeira vez que eu veria um projeto com ênfase no aquarismo.
 
Quanto ao sump, quanto maior melhor sim, eu uso plantas de superfície no refúgio, onde aproveitei pra criar camarões mas no seu caso poderia ser um aquário de engorda, tendo em vista que é difícil comprar ciclideos africanos ja adultos mas é difícil dizer se as plantas estão fazendo a diferença. O fato é que ainda não tenho algas mas isso pode se dar em função da rotina de TPA e a baixa de luminosidade, ou a combinação dos fatores.
 
Continue a pesquisa, tem muita gente capacitada aqui no fórum pra te ajudar tbm, quanto mais vc se informar antes de montar, mais fácil será sua rotina depois e o sucesso com os peixes será uma maravilhosa consequência.
 

Uma abraço e boa sorte!
Renato B.
Renato B.
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 129
Data de inscrição : 24/11/2013
Idade : 43
Localização : Mooca- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Qua Mar 05, 2014 7:15 pm

Renato B. escreveu:Belo projeto magnomp, achei muito interessante a ideia do minijardim na tampa do aqua, me lembrou os princípios da aquaponia, seria a primeira vez que eu veria um projeto com ênfase no aquarismo.
 
Quanto ao sump, quanto maior melhor sim, eu uso plantas de superfície no refúgio, onde aproveitei pra criar camarões mas no seu caso poderia ser um aquário de engorda, tendo em vista que é difícil comprar ciclideos africanos ja adultos mas é difícil dizer se as plantas estão fazendo a diferença. O fato é que ainda não tenho algas mas isso pode se dar em função da rotina de TPA e a baixa de luminosidade, ou a combinação dos fatores.
 
Continue a pesquisa, tem muita gente capacitada aqui no fórum pra te ajudar tbm, quanto mais vc se informar antes de montar, mais fácil será sua rotina depois e o sucesso com os peixes será uma maravilhosa consequência.
 

Uma abraço e boa sorte!
Quanto a algas, pelo que vi são bem mais eficientes que as plantas em geral para consumir os compostos nitrogenados do aquario, mas precisa de iluminação forte para elas se desenvolverem. Ao invés de colocar plantas no sump, acho que vou implementar um filtro de algas mesmo, seguindo este link:
http://www.livingreefs.com/threads/mega-powerful-nitrate-and-phosphate-remover-diy.16734/
Pelo que li nas respostas aqui, posso não conseguir meu objetivo de eliminar as TPA, mas acredito que as algas darão uma boa diferença em melhorar a qualidade da água entre uma TPA e outra.
Apesar disso, devo manter o jardim na tampa, já que tive a ideia pensando mais no aspecto decorativo do que para controle de qualidade da água

Baixei o Google SketchUp e já vou começar a desenhar o aqua e o movel para ter uma idéia de como tudo tem que ser

Gostaria de fazer com vidro cristal clear mas acho que não vou encontrar aqui
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Lucas Duarte Qui Mar 06, 2014 12:48 pm

Acompanhando.....
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Ter Mar 11, 2014 3:14 am

Resolvi começar a construção pelo sump, como é um tanque menor me servirá de treino já que nunca colei um aquario...

Bolei este esquema, não está proporcional, é apenas para visualizar a sequencia de funcionamento do filtro.

O filtro UV talvez não seja necesario (ou é?), mas gostaria de já te-lo instalado para caso venha a necessitar no futuro


Projeto de aquario 300l Sump

Está correto isso?
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Lucas Duarte Ter Mar 11, 2014 5:32 pm

Apenas não vejo a necessidade da utilização tanto do UV quanto do carvão ativado, ambos não servirão de nada em um sistema equilibrado e bem dimensionado.

O projeto está muito bom, coloque mais cerâmica no lugar do carvão que ficará ainda melhor.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por raphabss Ter Mar 11, 2014 6:05 pm

Fala Magno, seja bem vindo a comunidade!


Cara, belo projeto, me lembra muito quando iniciei com os CA's.

A respeito do filtro UV, também não vejo necessidade de incluir na tubulação do sump. No entanto não é exagero, pois pode precisar dele em um caso de doença ou algas. Fica a seu critério $$$. rsrs
O compartimento do carvão ativado ou purigem (filtragem química) é interessante, eu particularmente gosto de usar o carvão ativado. Explico: Uso porque não sabemos com 100% de certeza a qualidade da água de nossas torneiras e mesmo com o anti-cloro de excelente marcas fica difícil saber se a água não possui qualquer substância nociva ao nossos queridos peixes. Então, resumindo, coloco o carvão ativado.

Outra observação: A última divisória do sump (bomba) deve ficar colada no fundo. Assim a água chega ao compartimento da bomba por cima não permitindo o acumulo de detritos diversos no fundo, além disso mantém um nível seguro de água fazendo com que a bomba permaneça submersa. Imagine se a passagem inferior seja obstruída de forma misteriosa. Sua bomba iria trabalhar seca e queimar.

Portanto, se fizer essa alteração vai precisar subir a divisória entre aquecedor e cerâmica e colocar uma divisória a mais logo após a passagem do carvão.


Sou a favor de plantas no sump, pois vão ajudar sim na filtragem da água. Eu não faço TPA 1x pro semana, faço de 15 em 15 dias e a água do meu aquário é 100%. Quando a biologia do aquário está em colonizada as TPA's podem se estender um pouco. Mas a população do aquário influência diretamente nisso, portanto não coloque peixe demais no aquário.

Espero ter ajudado.
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Ter Mar 11, 2014 6:30 pm

Lucas, o carvão confesso que coloquei na base do "me disseram para usar". É o que a patroa usa nos dois aquarios que temos, recomendado pela loja, então achei que seria necessario... Isso pode ser revisto. Para falar a verdade eu sequer sei qual a função do carvão no sistema  Embarassed 

Sobre o UV, é como o raphabss falou, pode até não ser necessario agora, mas não sei que tipo de emergencia posso ter no futuro, e eu odiaria ter que, depois de tudo montado e funcionando, serrar canos e adaptar um filtro UV na pressa. De qualquer forma, pretendo fazer um filtro DIY, deve sair mais em conta que comprar um pronto, e enquanto ele for desnecessario é só deixar a lampada desligada Smile


raphabss, sobre a divisória da bomba, hoje no almoço acabei me ligando nessa falha. Um outro problema com essa forma que eu desenhei é que caso haja uma obstrução na entrada do filtro, a bomba vai sugar e mandar para o tanque principal toda a água tanto do compartimento da bomba quanto do refúgio, podendo transbordar. Colocando o vidro colado no fundo, ela mandaria apenas a água do compartimento da bomba.

Refiz o desenho e ficou desta forma:
http://postimg.com/image/145000/sump-144064.jpg

Projeto de aquario 300l Sump-144064
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por raphabss Ter Mar 11, 2014 6:49 pm

Magno,

Ficou bem melhor. Eu colocaria o vidro superior do refúgio com uns 2cm de distância do vidro inferior da cerâmica. Assim torna o refúgio maior. Além disso não tem necessidade de todo aquele espaço entre os vidros se não for ser usado para nada.

O carvão ativado remove substâncias químicas e impurezas diversas do aquário. Como falei, eu utilizo por conta da má qualidade das águas que chegam em nossas torneiras. Além disso ele permite ter um água mais cristalina no aquário.


Abs
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Lucas Duarte Ter Mar 11, 2014 7:00 pm

magnomp escreveu:Lucas, o carvão confesso que coloquei na base do "me disseram para usar". É o que a patroa usa nos dois aquarios que temos, recomendado pela loja, então achei que seria necessário... Isso pode ser revisto.
Amigo, o que mais presenciamos aqui no fórum é as dicas errôneas de muitos lojistas, recomendo que utilize as lojas de aquarismo apenas para comprar produtos e não informações, pois acima tudo eles são vendedores.
magnomp escreveu:Para falar a verdade eu sequer sei qual a função do carvão no sistema
O carvão ativado só é eficiente na filtragem do cloro, cloramina e metais pesados presente na água, fato que um bom condicionador faz. Se faz uso de um bom condicionador não há necessidade do uso da filtragem química.
magnomp escreveu:Sobre o UV, é como o raphabss falou, pode até não ser necessário agora, mas não sei que tipo de emergência posso ter no futuro
Pessoalmente sou a favor de eliminar o problema pela causa, onde todas as soluções acabam sendo por desnecessário o uso de um UV. Eu tenho um aqui em casa e após aprender e entender esse método jamais fiz uso do mesmo.
magnomp escreveu: eu odiaria ter que, depois de tudo montado e funcionando, serrar canos e adaptar um filtro UV na pressa.
Apesar de ter certeza de que não precisará, isso se continuar a frequentar o fórum, poderá instalar um UV simplesmente utilizando uma bomba submersa ou colocando um "T" com registro na tubulação para bifurcar a água caso precise, essa bifurcação deve reter parte do fluxo, pois um fluxo muito grande no UV de nada adiantará.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Sex Mar 14, 2014 10:48 pm

Registrando o andamento...
Encomendei hoje pelo eBay leds e driver para confecção do filtro por algas, vou seguir este projeto:
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.php?101240-Algae-Scrubber-Vertical-na-queda-de-agua

Comprei logo por que costuma demorar pacas para chegar... Custou perto de 30 obamas tudo

http://www.ebay.com/itm/111061014831?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649
http://www.ebay.com/itm/111080436802?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649
http://www.ebay.com/itm/120835627116?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Vou revisar meu projeto do sump, após ver um em funcionamento no Youtube vi que usei um espaço exagerado para as midias filtrantes, fazendo deste jeito vou eliminar duas placas de vidro (= menos peso, menos gastos com vidro e silicone, menos trabalho para colar, e principalmente menos chance de algo sair errado  Cool ), pretendo encomendar os vidros já na semana que vem
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por raphabss Sáb Mar 15, 2014 12:35 am

Gostei desse filtro através de algas. Muito interessante mesmo. Vou acompanhar.

A respeito do sump, se pudesse aumentaria o meu. Fica a dica.

Abs
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por magnomp Sáb Mar 15, 2014 12:52 pm

Bom, refiz as medidas removendo dois compartimentos desnecessarios e agora só no refugio ficou uns 113l de agua. Contando com mais um tantinho de água no compartimento das midias filtrantes e na bomba,  chega nuns 40% do volume do tanque numa boa
magnomp
magnomp
Alevino
Alevino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de aquario 300l Empty Re: Projeto de aquario 300l

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos