Publicidade
Procurar
Últimos assuntos
Tópicos mais ativos
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1
https://www.youtube.com/user/CiclideosBR
Aquário para Aruanã
+11
thiago marques
Wagner Castro
raphabss
Pedro Oliveira
Rodrigo Paula
J.Alcantara
Edson Paveloski Junior
Wladimyr
Lucas Duarte
joaoc
Renato B.
15 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Aquário para Aruanã
Satanoperca é o gênero oficial dado a peixes anteriormente classificados como Geophagus que possuem o região bucal mais alongada e pontiaguda. O gênero Satanoperca (peixe de satan) foi proposto por Günther em 1862 e foi ressucitado por Kullander em 1986, com objetivo de englobar espécies com as características já citadas. O nome do gênero se deve ao fato do gênero possuir espécies cujo radical específico de seu nome científico faz alusão a entidades demoníacas (S. daemon, S. jurupari e S. lilith), não a características físicas ou comportamentais de tais espécies.Renato B. escreveu:Não sou biólogo muito menos dono da verdade e você deve ter razão sobre o 'nome' mas até onde eu tive paciência de pesquisar, Satonoperca parece ser uma nomenclatura de mercado, os gringos chamam esta peixe de Satanoperca Deamon, satannoperca significa perca do Satan.
Não entendi bem a razão de tal citação, pois só confirma o que mencionei sobre outras espécies serem vendidas como S. jurupari.Satanoperca Jurupari are fairly common in the trade. However, it is equally common to find fish labelled as “Satanoperca Jurupari” (or Geophagus Jurupari) which are actually S. daemon, S. auticeps or the less common S. lilith. (seriouslyfish.com)
Agora você já confundiu o gênero (Geophagus) com a subfamília (Geophaginae). A subfamília Geophaginae é constituida por vários gêneros (Geophagus, Satanoperca, Gymnogeophagus, Apistogramma, Dicrossus, Retroculus, Acarichthys, dentre outros). Veja que são semelhantes aos Geophagus, mas nem todos são "comedores de terra". Veja ainda que não é só por características físicas ou comportamentais que os animais são classificados, caso contrário, os gêneros Aulonocara, Cyrtocara e Protomelas (gêneros de ciclídeos do Malawi que também se alimentam filtrando o substrato) também poderiam ser classificados como Geophagus.Geophagus já se refere ao habito do animal “Geophagus” deriva da combinação de Geos = terra e phagein = comer ouGeophaginae .que cabe perfeitamente nesta espécie.
Descrições tiradas do site fishbase.org
Jurupari
Actinopterygii (peixes com raios nas barbatanas) > Perciformes (Perch-likes) > Cichlidae (Cichlids) >Geophaginae
Etymology: Satanoperca: Taken from the prince of darkness. Hube liked to name cave fishes with diabolic names based on the idea of hell being underground + Greek, perke = perch
Surinamensis
Actinopterygii (ray-finned fishes) > Perciformes (Perch-likes) > Cichlidae (Cichlids) > Geophaginae
Etymology: Geophagus: Greek, gea = the earth + Greek, phagein = to eat
Não entendi muito bem a razão da comparação, mas parece que você está a interpretar que Geophagus como Geophaginae e vice-versa. Também não entendi muito bem a comparação entre nome popular e nome científico, uma vez que Satanoperca é utilizado com base no grego, que é muito utilizado em nomenclatura científica.
Pode ser uma questão de gênero mas são da mesma subfamilia (Geophaginae), outro exemplo disso que talves seja valido é Geophagus brasiliensis mais conhecido AQUI por Acará-diadema. O certo é falar apenas Acará Diadema? que até onde sei Acará é um nome tupi-guarani que significa escamoso ou cascudo (bem mais descritivo e realista do que Satanoperca rsrs).
Vários Geophagineos com hábitos de alimentação através de filtração de substrato já foram classificados como Geophagus e foram reclassificados em outros gêneros, como Satanoperca, Gymnogeophagus, Biotodoma e até o Acarichthys heckeli (que não possui tal hábito, mas se parece muito fisicamente). Outro fator que contribui ainda mais para reclassificações são análises biomoleculares e genéticas das espécies.Ou seja, ambos me parecem ser especies de Geophagus. Nao sei qual o melhor nome mas já vi os dois por ai e de qualquer forma não me parece errado chamar o Jurupari de Geophagus porque se na nomenclatura ele não for, com certeza na pratica é. Se algum biólogo me disser que tem que chamar Perca do demônio, sem problemas ! rs
Inclusive o gênero Geophagus possivelmente será dividido novamente em breve, separando os 3 complexos que o compõe atualmente (complexo Brasiliensis, complexo Surinamensis e complexo Crassilabris), ficando como Geophagus apenas as espécies que compõe o complexo Surinamensis.
É uma opção chamar de todos da mesma subfamília ou os que possuem mesmo hábito alimentar de Geophagus? Sim, mas não é válido, nem demonstra a real proximidade filogenética das espécies.
Por fim, deixo alguns links interessantes para consulta:
http://www.fishbase.org/identification/SpeciesList.php?genus=Satanoperca
http://www.ciclideos.com/forum/genero-geophagus-t16072.html
http://www.seriouslyfish.com/species/satanoperca-jurupari/
http://www.ciclideos.com/satanoperca-jurupari-f208.html
http://natureplanet.blogspot.com.br/2009/01/o-gnero-satanoperca-e-lenda-de-jurupari.html
Abraço
Muito bom Edson, agradeço a aula e a quantidade de informações.
Então pelo que entendi, Geophagus e Geophaginae, são coisas diferentes embora tenham praticamente o mesmo significado, e o Jurupari mesmo sendo um 'papa-terra' não deve mais ser chamado de Geophagus por que resolveram reorganizar os gêneros conforme a ciência avançou no sentido das analises feitas nos peixes.Outra coisa que percebi é que satanoperca não é um nome popular mas sim um gênero.
E que no futuro ainda vão reorganizar novamente. Que doideira !
Bom, não vou ser eu o louco que vai contrariar a literatura cientifica, vou dar uma lida com calma nos links que você passou pra ver se entendo melhor esse quebra-cabeças.
Abs!
Então pelo que entendi, Geophagus e Geophaginae, são coisas diferentes embora tenham praticamente o mesmo significado, e o Jurupari mesmo sendo um 'papa-terra' não deve mais ser chamado de Geophagus por que resolveram reorganizar os gêneros conforme a ciência avançou no sentido das analises feitas nos peixes.Outra coisa que percebi é que satanoperca não é um nome popular mas sim um gênero.
E que no futuro ainda vão reorganizar novamente. Que doideira !
Bom, não vou ser eu o louco que vai contrariar a literatura cientifica, vou dar uma lida com calma nos links que você passou pra ver se entendo melhor esse quebra-cabeças.
Abs!
Última edição por Renato B. em Qui Nov 28, 2013 8:58 pm, editado 1 vez(es)
Renato B.- Pseudotropheus demasoni
Pra melhorar ainda a confusão, depois de ler o material me parece que os meus G.Surinamensis não são Surinamensis mas sim G.Altifrons e que os S.Jurupari que tenho aqui estão muito mais pra S.Leucosticta.
O interessante é que a classificação que originalmente chamava todos de Geophagus vem mesmo sofrendo revisões onde foram separados em 3 grupos mas ainda parece que o processo vai demorar pra classificar todos os peixes pois muitos ainda estão sendo descobertos e são muito parecidos.
Enquanto isso, acho que vou chamar meus peixes de Acarazinhos coloridos da Amazônia.
Ou seriam do Suriname ? rsrs
Brincadeiras a parte, agradeço mais uma vez os esclarecimentos.
Abs!
O interessante é que a classificação que originalmente chamava todos de Geophagus vem mesmo sofrendo revisões onde foram separados em 3 grupos mas ainda parece que o processo vai demorar pra classificar todos os peixes pois muitos ainda estão sendo descobertos e são muito parecidos.
Enquanto isso, acho que vou chamar meus peixes de Acarazinhos coloridos da Amazônia.
Ou seriam do Suriname ? rsrs
Brincadeiras a parte, agradeço mais uma vez os esclarecimentos.
Abs!
Pois é, meu amigo, coisa de doido... Rsrs. O negócio é ficar de olho sempre que os nossos amigos biólogos resolverem reclassificar as espécies que possuimos.
Sobre o G. surinamensis, ele é muito semelhante ao G. altifrons, procure comparar com muitas imagens de peixes bem identificados. A Satanoperca é ligeiramente mais fácil, basta conferir se possui pintas na região da mandíbula.
Abraço
Sobre o G. surinamensis, ele é muito semelhante ao G. altifrons, procure comparar com muitas imagens de peixes bem identificados. A Satanoperca é ligeiramente mais fácil, basta conferir se possui pintas na região da mandíbula.
Abraço
No caso das Satonopercas, se tiverem as pintas são Jurupari ?Edson Paveloski Junior escreveu:Pois é, meu amigo, coisa de doido... Rsrs. O negócio é ficar de olho sempre que os nossos amigos biólogos resolverem reclassificar as espécies que possuimos.
Abraço
Renato, vim aqui para lhe dar meus parabéns pela montagem e fauna.
Acabei de ver suas novas aquisições no vídeo novo... muito bom mesmo.
Percebi também que nessa nossa curta jornada no forum, ao menos você, já encontrou seu Nemesis. rs!!...
Abraço!
Percebi também que nessa nossa curta jornada no forum, ao menos você, já encontrou seu Nemesis. rs!!...
Abraço!
J.Alcantara- Alevino
Opa, obrigado!J.Alcantara escreveu:Renato, vim aqui para lhe dar meus parabéns pela montagem e fauna.
Abraço!
To aproveitando o começo das minhas ferias pra postar tudo que der porque logo vou viajar e ficar um mês longe. To acabando de upar o vídeo da fauna final.
Pois é cara, não tenho receio de escrever minhas opiniões aqui, mesmo que sem certeza de nada alias estou aqui atras disso mesmo!
Sempre contestei verdades absolutas no aquarismo e me incomoda bastante ter que aceitar como lei parâmetros e métodos feitos pelos gringos sobre nossas especies. Aliás, não conta pra ninguém mas continuo não achando errado chamar o Jurupari de Geophagus. rsrsrs
Pode ter certeza que não foi a ultima vez ahuahua
Abs!
Ta ai senhores!
Vídeo com a fauna completa.
Vídeo com a fauna completa.
Só de Férias para manter este fórum ativo as 5h!!!
Falando nelas, aproveite as suas... as minhas acabam agora, neste fim de semana!
Parabéns outra vez pelo áqua... estamos acompanhando a evolução dele.
Abraço!
Falando nelas, aproveite as suas... as minhas acabam agora, neste fim de semana!
Parabéns outra vez pelo áqua... estamos acompanhando a evolução dele.
Abraço!
J.Alcantara- Alevino
Olá amigo,
Te garanto que 98 em 100 aquaristas tem dificuldade em acompanhar as nomenclaturas científicas (incluindo muitos biólogos) essa é uma questão global e não só de gringos (biólogos brasileiros também vivem reclassificando espécies), então ficamos pendurados na duvida de tantas reclassificações, mas tais modificações tem efeito em todos os países, o que difere é que normalmente logistas e/ou distribuidores das espécies não se informam sobre tais mudanças ou simplesmente não utilizam o nome científico (muitas vezes misturam com o nome popular, variedade ou mesmo inventam um nome que acham mais comercial)
[]s
Te garanto que 98 em 100 aquaristas tem dificuldade em acompanhar as nomenclaturas científicas (incluindo muitos biólogos) essa é uma questão global e não só de gringos (biólogos brasileiros também vivem reclassificando espécies), então ficamos pendurados na duvida de tantas reclassificações, mas tais modificações tem efeito em todos os países, o que difere é que normalmente logistas e/ou distribuidores das espécies não se informam sobre tais mudanças ou simplesmente não utilizam o nome científico (muitas vezes misturam com o nome popular, variedade ou mesmo inventam um nome que acham mais comercial)
[]s
Wladimyr- Moderador
O aquário está lindo amigo, parabéns.
A aru é a estrela da montagem...rss.
Abç.
A aru é a estrela da montagem...rss.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Vlw Lucas e Wladimyr.
Estou curtindo demais a Fauna, o aquário tem movimento e cor. Os Heckelli que chegaram são lindos demais, quando eu mando o vídeo pro youtube acaba perdendo qualidade e nisso não mostra as cores tao fielmente.Esses peixes me lembram as antias marinhas.
Também tenho me surpreendido com os cascudos, nunca tinha tido interesse em manter estes peixes mas tenho gostado muito de acompanhar cada um deles, em especial o que acredito ser um peckoltia vittata bem pequeno em comparação com os outros que estão aqui, nada tímido e muito ativo durante o dia.
A Aruana esta indo muito bem, como todos os outros peixes esta comendo ração muito bem mesmo, chega a dar uns botes pra fora da água pra pegar a ração antes dos outros. (conheço os perigos de acidente com este animal).
Daqui pra frente é só acompanhar o desenvolvimento dos animais, estou pensando em dar algum tipo de alimento vivo quando eu voltar de viagem, estou bem inclinado a tentar as minhocas que eu usei com sucesso com os Discus pela praticidade e segurança de serem criadas pra isso, não penso em dar peixe.
Contratei um profissional pra vir fazer a manutenção e alimentação dos peixes duas vezes por semana, durante 25 dias. Sei que não é a frequência ideal de alimentação mas estarei fora do pais e não tenho muito o que fazer, mais que isso fica pesado $. Alguma recomendação de alimento a ser dados nestes 2 dias ?
Hoje estou dando um mix de ótimas rações que eu dava pros meus Discus e complemento com Gammarus e Tubifex industrializado.
Estou curtindo demais a Fauna, o aquário tem movimento e cor. Os Heckelli que chegaram são lindos demais, quando eu mando o vídeo pro youtube acaba perdendo qualidade e nisso não mostra as cores tao fielmente.Esses peixes me lembram as antias marinhas.
Também tenho me surpreendido com os cascudos, nunca tinha tido interesse em manter estes peixes mas tenho gostado muito de acompanhar cada um deles, em especial o que acredito ser um peckoltia vittata bem pequeno em comparação com os outros que estão aqui, nada tímido e muito ativo durante o dia.
A Aruana esta indo muito bem, como todos os outros peixes esta comendo ração muito bem mesmo, chega a dar uns botes pra fora da água pra pegar a ração antes dos outros. (conheço os perigos de acidente com este animal).
Daqui pra frente é só acompanhar o desenvolvimento dos animais, estou pensando em dar algum tipo de alimento vivo quando eu voltar de viagem, estou bem inclinado a tentar as minhocas que eu usei com sucesso com os Discus pela praticidade e segurança de serem criadas pra isso, não penso em dar peixe.
Contratei um profissional pra vir fazer a manutenção e alimentação dos peixes duas vezes por semana, durante 25 dias. Sei que não é a frequência ideal de alimentação mas estarei fora do pais e não tenho muito o que fazer, mais que isso fica pesado $. Alguma recomendação de alimento a ser dados nestes 2 dias ?
Hoje estou dando um mix de ótimas rações que eu dava pros meus Discus e complemento com Gammarus e Tubifex industrializado.
Um alimentador automático não resolve seu problema?
Pelo que sei eles não possuem grande capacidade de armazenamento de ração, mas pelo menos poderá contratar alguém apenas 1x por semana para completar o compartimento.
Minhocas são uma ótima fonte de proteína, mas não todo dia. Opte também por entrar com frutas na alimentação de seus peixes, são ótimas.
Abç.
Pelo que sei eles não possuem grande capacidade de armazenamento de ração, mas pelo menos poderá contratar alguém apenas 1x por semana para completar o compartimento.
Minhocas são uma ótima fonte de proteína, mas não todo dia. Opte também por entrar com frutas na alimentação de seus peixes, são ótimas.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Renato, linda montagem e lindos exemplares !!!
Parabéns !!!!!!!!!!
Parabéns !!!!!!!!!!
Rodrigo Paula- Astronotus ocelattus
Lucas Duarte escreveu:Um alimentador automático não resolve seu problema?
Abç.
Oi Lucas,
Resolveria sim, se o profissional que fez o aquário (vidro) não tivesse deixado o espaço previsto pra isso nas travas, no fundo do aquário. É complicado viu, procurei um lugar renomado, fiz e enviei o projeto detalhado mas varias coisas vieram erradas, essa é apenas uma delas e só não devolvi o aquário porque eu tinha pressa na montagem. No final das contas acabei arrancando 30% de desconto, que inclusive vão pagar a manutenção das ferias.
Sim, gosto muito das minhocas mas frutas eu nunca dei. Quais você me recomenda ?
Obrigado.
Valeu Rodrigão!Rodrigo Paula escreveu:Renato, linda montagem e lindos exemplares !!!
Parabéns !!!!!!!!!!
Abs
Goiaba, morango, banana, maçã, pêra, são as que eu forneço, hoje eles comem as frutas puras, mas tive que ir acostumando com o patê de ração, no final vale muito a pena.
Abç.
Abç.
Lucas Duarte- Moderador
Quando me vi fazendo um patê de ração com frutas imaginei uma imensa bagunça, não me parece fácil mas é interessante.Lucas Duarte escreveu:Goiaba, morango, banana, maçã, pêra, são as que eu forneço, hoje eles comem as frutas puras, mas tive que ir acostumando com o patê de ração, no final vale muito a pena.
Abç.
Obrigado!
Se não tiver manchas ou pintas no opérculo, é S. jurupari, se tiver, é bem possível que seja S. leucosticta ou outra espécie.Renato B. escreveu:No caso das Satonopercas, se tiverem as pintas são Jurupari ?
Abraço
Neste caso, não são S.Jurupari com certeza nem posso afirmar serem S.leucosticta, mas todos tem muitas 'pintas' no opérculo.Edson Paveloski Junior escreveu:Se não tiver manchas ou pintas no opérculo, é S. jurupari, se tiver, é bem possível que seja S. leucosticta ou outra espécie.Renato B. escreveu:No caso das Satonopercas, se tiverem as pintas são Jurupari ?
Abraço
Obrigado pela resposta.
Que belo aquário e que belos peixes!
Parabéns!
Qual iluminação está usando?
Gostei da cor que ficou.
Abç
Parabéns!
Gostei da cor que ficou.
Abç
Pedro Oliveira- Cichla ocellaris
Valeu Pedrão,[Pedrao] escreveu:Que belo aquário e que belos peixes!
Parabéns!
Gostei da cor que ficou.
Abç
Estou usando apenas duas lampadas T5 de 54W 6500k, não são dessas próprias pra aquário mas eu considero boas pois já usei em plantados com sucesso.
Abs!
Maravilha Renatão!
Assim que eu conseguir um tempinho vou até a Sta Ifigênia comprar as minhas.
Abç!
Abç!
Blza Pedrão, só vou reforçar fortemente o conselho de evitar os finais de semana, essa época lá, é 1000 vezes pior.[Pedrao] escreveu:Maravilha Renatão!
Abç!
Ahh tranquilo, eu conheço bem aquilo ali aos sábados rsrsrsr
Vira um formigueiro!
Eu devo ir só depois da virada do ano, to sem pressa
Mas vou num dia da semana mesmo.
Vira um formigueiro!
Eu devo ir só depois da virada do ano, to sem pressa
Mas vou num dia da semana mesmo.
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4