Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário  Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

4 participantes

Ir para baixo

 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Empty Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

Mensagem por Mateus Camboim Sáb Out 15, 2011 6:29 am

Olá,

Preparei minha primeira criação de Tenébrios (Tenebrio molitor). Como de costume fotografei cada passo, para servir de base para qualquer aquarista que deseje ter esses curiosos insetos. Estes mesmos que utilizamos como alimento vivo.

Fiz uma mistura, com informações colhidas na internet, uma espécie de "farinhada" muito nutritiva que servirá de alimento para os Ténébrios. Calculei a quantidade de cada ingrediente "a olho", mas tendo como base 2Kg, 1Kg e 1/2Kg. Essa é apenas uma das variantes da criação de Tenébrios, podendo o aquarista trocar certos ingredientes de acordo com o seu gosto/disponibilidade. Alguns irão optar por menos ingredientes, outros por mais. Parte de cada um observar o que julga mais necessário e acompanhar o desenvolvimento da criação.

Acho importante observar que é uma criação de Tenébrio (Tenebrio molitor) e não de Tenébrio Gigante (Zophobas morio). São muito parecidas, com o diferencial de que as larvas destas últimas são consideravelmente maiores (aproximadamente 5 cm), quando as do Tenebrio molitor alcançam 2,5 cm aproximadamente.

Outra coisinha: essas fotos são do ano passado, então muitas coisas foram mudadas ou trocadas. O que sofreu algum alteração terá sua consecutiva observação.

1Kg de Flocos de Aveia, aqueles inteiros bem grandes:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8679c

1/2Kg de ração para Curió (imagino que possa ser de qualquer outra ave também):
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8681

1Kg de Trigo para Kibe:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8682

1/2Kg de Leite em Pò Integral:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8683

2Kg de Ração de Galinha (comprei a de postura):
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8684

1/2Kg de Feijão triturado:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8686i

Uma boa porção de serragem:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8685z

Tudo dentro de uma grande bacia:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8687

Tudo bem misturado:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8688

O recipiente onde iniciarei a criação. Todos aconselham caixas de madeira, mas eu não tenho e nem consigo... Mas esse é bem arejado e ficará em um ambiente escuro (*A criação é do ano passado e ainda não passou pelo frio intenso daqui - quando o inverno chegar terei que improvisar, e quando o fizer, postarei aqui):  Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8689b

Minhas larvinhas:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8691h

Já postas em seu novo lar:
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8693i

O pedaço de jornal (**Também já foi retirado após eu ser lertado da possível presença de chumbo na sua composição - apesar da legislação vigente dizer que a tinta deve ser livre de metais pesados, não tenho certeza se todas as gráficas já se adequaram):  Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8694o

Tampado, acho que esse buraco é o suficiente para garantir uma boa circulação de ar dentro do recipiente. Após, guardei em um lugar escuro.
 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Dscf8695x

Então pessoal, está aí a criação. Na verdade eu nem possuo atualmente peixes que consigam comer as larvas. Mas prefiro tê-las mesmo assim, caso adquira um aquário maior com peixes de maior porte.

Esses insetos são muito parecidos com os Besouros-do-Amendoim, só que em tamanho maior. Também são bem fáceis de serem mantidos além de limpos.

Também recomendo para quem possue peixes de médio/grande porte.

Até.
Mateus Camboim
Mateus Camboim
Moderador
Moderador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 28/08/2011
Idade : 33
Localização : Esteio, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Empty Re: Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

Mensagem por Daniel Pradella Sex Jan 27, 2012 1:09 am

Parabens pela iniciativa. Pergunta. Onde consigo as larvas para dar inicio.
Daniel Pradella
Daniel Pradella
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 110
Data de inscrição : 22/09/2011
Localização : Caxias do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Empty Re: Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

Mensagem por Wagner Rodrigues Sáb Jan 28, 2012 12:26 am

Aqui em São Paulo é fácil de encontrar, em casas de aquário e de répteis sempre tem tenébrios, e alguns vendedores usam o Mercado Livre para vender... abraço!
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Empty Re: Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb Jan 28, 2012 1:06 am

Também é muito comum encontrar em avicultura, pois tbm é muito usado como alimento vivo para pássaros.

Abraços
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor) Empty Re: Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos