Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Só um exemplar ?  - Página 2 Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Só um exemplar ?  - Página 2 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Só um exemplar ?  - Página 2 EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Só um exemplar ?  - Página 2 Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Só um exemplar ?

+4
Lucas Duarte
Wladimyr
raphabss
Cau
8 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb Fev 01, 2014 2:01 am

raphabss escreveu:Edson,

Sou obrigado a discordar. Aqui no RJ mesmo existem lagos com esses peixes. Além disso os FHs de amigos não costumam chegar a tanto, geralmente ficando numa média de 25cm.


Continuo achando que o Oscar é a melhor opção, mesmo que o aquário falte 10cm para ser o mínimo requerido para esta espécie. Sendo um peixe inteligente como muitos falam, se sentiria muito melhor na natureza, mas nesse aquário sendo bem tratado, alimentado e dada a devida atenção que essa espécie requer, ele vai ficar bem feliz.


Abraço.


Esses FH que citou foram introduzidos, se é que são FH. Independente disso, não duvido que sejam híbridos surgidos do cruzamento aleatório entre diversas espécies e outros híbridos nos locais, inclusive algumas espécies de maior porte, como Amphilophus trimaculatus e Herichthys cyanoguttatus, uma vez que ambos passam dos 30 cm e são muito utilizados na obtenção de cepas híbridas, sendo as "flores" do FH derivadas do padrão de manchas do A. trimaculatus.

Não me leve a mal, mas estou pensando no bem estar do peixe, não no dono se satisfazer enquanto o animal dá sinais silenciosos de maus tratos. O peixe não precisa dessa suposta atenção humana, nem só de alimentação e cuidado com os parâmetros, ele precisa de espaço. Eu não colocaria um peixe em um aquário, sabendo que ele pode atingir metade de seu comprimento. Se o peixe não atinge o comprimento total esperado, ainda mais sendo um animal de genética tão instável e variável, isso costuma apontar para atrofia induzida por falta de espaço. Mas como o colega mencionou que ele pode vir a comprar um aquário mais comprido, que coloque qualquer das opções. very good 

E, de preferência uma espécie natural, como oscar ou Tilapia buttikoferi.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Sáb Fev 01, 2014 11:18 am

Ola amigo Edson, bom eu não vim aqui com uma espécie em mente, vim porque queria sugestões de um peixe para meu aquário, os outros deram as sugestões deles e você também deu mais não gostei das que você citou, mais eu não me fechei e pronto eu simplesmente lhe pedi outras opções, mais em vez de me sugerir outras espécies você preferiu ficar criticando as ideias dos outros e de certa forma eu, mesmo que indiretamente, como falei anteriormente, vim aqui pois queria ajuda e sugestões e caso você venha a ter uma que seja do tamanho mencionado por você e que seja como falei ou pelo menos quase, ficarei muito feliz de saber pois não pretendo torturar meu futuro peixe, eu só quero o bem dele.
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb Fev 01, 2014 12:55 pm

Amigo,

A crítica foi na verdade um questionamento, uma vez que, antes de você mencionar que poderia adquirir um aquário maior, foram sugeridas espécies e híbridos que atingem porte incompatível com o aquário atual. Ou seja, foi entendido que havia um risco de algumas das sugestões ficarem submetidas a condições inadequadas. As colocações que fiz foram pertinentes dentro das informações que você forneceu e das sugestões que o Raphael deu. E não volto atrás, pois dentro do que foi informado no tópico, só quis deixar o alerta quanto ao risco de atrofia ou ao desconforto de ter que ficar trocando de peixe devido ao crescimento exagerado do peixe antigo. Não sugeri mais espécies, pois não há muito mais espécies que unam o porte adequado ao aquário atual e que estejam disponíveis no comércio nacional. O próprio Lucas alertou que seria mais adequado trocar o Astronotus ocelatus pelo Astronotus crassipinis, exatamente pela questão do porte do animal e por você não ter mencionado possibilidade de expansão do projeto. Perceba que estamos a discutir possibilidades e, dentro das limitações iniciais que o comércio nos impõe, assim como o porte do aquário, sugerir opções que só podem ser encontradas no exterior, me parece fora de cogitação, pois seriam sugestões impraticáveis. Mas, agora que mencionou a possibilidade de expansão, como já falei, há liberdade para inserir qualquer uma das espécies ou híbridos sugeridas por todos.

Espero que tenha compreendido.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Sáb Fev 01, 2014 1:05 pm

Claro que sim meu amigo, agradeço toda a ajuda fornecida por você e pelos companheiros, vou ver minhas opções amanhã e a Deus querer vai dar certo eu conseguir 1 parceiro para que eu possa dividir meu quarto uma vez que e onde esta meu aquário  Very Happy
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Sáb Fev 01, 2014 1:13 pm

Assim esqueci de perguntar, o Zebrinha também levaria uma media de 2 anos para chegar aos 30 cm ou seria mais ou menos tempo ?
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Edson Paveloski Junior Sáb Fev 01, 2014 1:38 pm

Não tenho certeza, mas se crescer no mesmo ritmo de outros peixes de porte similar e do mesmo gênero, creio que chegue aos 25 cm em cerca de 3 anos, talvez menos devido a temperatura mais alta.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Sáb Fev 01, 2014 2:25 pm

Um ok, obrigado mais uma vez Edson
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Wladimyr Seg Fev 03, 2014 4:19 pm

Os ciclideos em geral tem crescimento rápido (logicamente existem excessões), a questão da atrofia vai ocorrer principalmente pelo acumulo de nitrato e/ou sindrome da água velha, sendo respeitadas e mantidas as manutenções de TPA e boa alimentação o peixe crescerá rápido e normalmente, meus Oscares atingiram esse tamanho por volta dos 2 anos, a T. Buttikoferi demora um pouco mais, porém variáveis como temperatura e qualidade e volume de alimentação podem acelerar o crescimento.

Gostaria de lembrar porém que ciclideos são peixes com "psique" variada, ou seja dentro de uma mesma espécie vemos exemplares mais ou menos interativos, mais ou menos ariscos, etc.

Por exemplo podemos ter um JDNB muito dócil ou tímido/arisco ou um exemplar mais territorial porém dócil ao dono ou infinitas possibilidades.

Minha dica é que seja lá qual for e espécie que escolher, ao comprar observe antes os exemplares (de preferencia em aquário cheio) por pelo menos uns 10 minutos, para escolher o exemplar com a atitude que mais lhe agradar.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Emerson Souza Santos Seg Fev 03, 2014 9:53 pm

Olá Cau,

permita-me sugerir... além das dicas dos nossos amigos referente ao FH, JDBA. , Crassipinnis que são ótimas opções para esse aquário, pra mim, a opção que, no meu ponto de vista é ideal para esse aquário é o Andinoacara Rivulatus (GT, ou Green Terror).
Esse sim é bastante interativo, interessante e se enquadra ao seu aquário!  very good 


Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por raphabss Ter Fev 04, 2014 12:55 am

Olá a todos,

Gostei da sugestão do Emerson, é um peixe bem legal.


Edson, não foi minha intenção criar polêmica sobre o assunto. Como vimos nesse tópico cada pessoa formou opiniões divergentes. Mesmo com a pouca experiência que tenho como aquarista, aprendi que cada um tem uma técnica diferente, tem uma visão diferente sobre cada assunto dentro do aquarismo. Existem assuntos que os pensamentos são iguais, mas uma grande maioria que são diferentes.

Peço desculpas caso tenha criado um clima ruim, tenham certeza que essa nunca foi minha intenção.

Cau, como falei, eu ficaria entre o Oscar e o Green Terror. A respeito da atrofia, não tenho conhecimento e nem experiências para defender uma opinião sobre o assunto. Então se tiver dúvidas, colete maiores opiniões e veja qual segue um raciocínio mais lógico.


Forte abraço a todos.
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Edson Paveloski Junior Ter Fev 04, 2014 1:56 am

Fica em paz, Raphael, não causou desconforto. O que falei é com base no pensamento de que uma espécie ou um híbrido jumbo devem ter ao menos 120 cm por 50 cm de largura para poder nadar mais do que só nada em círculos, sofrendo atrofia muscular (antes não me referi necessariamente a atrofia de crescimento).
Quanto ao FH, é muito variável, uma vez que, principalmente no Brasil, não há padrão para cruzamentos, havendo uma enorme gama de possibilidades chamadas de FH, mas que são híbridos entre as mais variadas cepas de FH e muitas espécies variadas de ciclídeos centro americanos. Isso, por si só, já torna o porte das crias muito variado.

Mas como nosso amigo mencionou, um aquário maior permitirá a aquisição de qualquer uma das espécies citadas.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Ter Fev 04, 2014 5:28 pm

Ola perdão a demora e que tive problemas com a net, em fim obrigado a todos pela sugestão o problema que me deparo por aqui e que a temperatura do aquário esta entre 28 a 29 graus e penso que nem todas as espécies vivem bem nessa temperatura  Sad vocês conheceriam alguma espécie que viva bem nessa temperatura ? a sim o ph ta em 7.2
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por raphabss Ter Fev 04, 2014 8:41 pm

Fala Cau,

Existe algumas formas de diminuir essa temperatura, uma delas é colocando ventoinhas com o fluxo de ar direcionado para a água. Dependendo de quantas ventoinhas colocar, a temperatura pode baixar até 2°C.

Mas acredito que o Oscar fique bem nessa temperatura, o ph seria ideal tentar baixar para 7.0.

Mas não esqueça, tente daqui a uns 2 anos passar o Oscar (se for esse o escolhido) para um aquário de preferência com 120cm de frente.



Abraço.
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Qua Fev 05, 2014 12:45 pm

Ola novamente Raphabss, obrigado pela sugestão do peixe e das ventoinhas, já pensei em fazer uma caseira mais não consigo encontrar nenhum projeto que seja bem explicativo para que eu possa tentar  Crying or Very sad
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por raphabss Qua Fev 05, 2014 6:11 pm

Cau,

Pode ser feito com ventoinhas pra computador que são 12v. Basta pegar um carregador de celular que seja 12v e emendar os fios.
Ou compre as ventoinhas que ligam direto na energia. O suporte para ambas geralmente é feito em madeira. Se tiver dúvidas pergunte aqui.


Abraço.
raphabss
raphabss
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 157
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 40
Localização : Belford Roxo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Qua Fev 05, 2014 6:24 pm

Boas meu amigo, obrigado pela a ajuda, vou procurar uma tutorial de quais ventoinhas usar e como ligar mais de uma em só uma fiação para ficar uma coisa mais bonitinha  Very Happy
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Qua Fev 05, 2014 8:28 pm

Bom mudando de assunto me bateu uma curiosidade qual seria as medidas de um aquário para se manter um Zebrinha com alguns habitantes ? quais peixes conseguiriam conviver em paz e harmonia com ela ?
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Wladimyr Qua Fev 05, 2014 11:27 pm

Colocaria um aquário de 120 a 150 cm de frente com uma dessas e um grupo de joias ficaria massa Very Happy

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qui Fev 06, 2014 1:50 am

Com zebrinha,  só jumbos americanos ou africanos igualmente territoriais. Os jóias talvez se dessem bem até que o zebrinha começasse a.se impor, depois talvez apanhassem.
Quanto ao comprimento, não menos de 150 cm para comunitário, dado o porte e comportamento da espécie.

 Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Wladimyr Qui Fev 06, 2014 1:23 pm

Depende, se for um animal como esse comportamento:

Não conseguirá convivência com nenhum peixe facilmente e experimentações com um animal desse nível de agressividade provocarão muitas perdas;

Agora se o animal tiver um temperamento assim:

Será mais tranquilo, inclusive minha proposta foi baseada nessa montagem, em que notamos várias tocas (que os joias adoram defender) e de ambas espécies serem provenientes de rios africanos e o Joia inclusive ser bem mais difundido e estar presente nos mesmos rios onde a T. Buttikoferi é nativa (segundo o Country list do Fishbase)

Como expliquei antes quando lidamos com ciclideos a índole do exemplar é muito importante, ajuda muito adicionar todos os exemplares ainda jovens em quantidade para que possa escolher e remover os exemplares com comportamento indesejável, mas são apenas suposições, já criei essa espécie e o exemplar que tive era desses que se negam a convivência, porém vi exemplos com colegas que as mantinham em comunitários sem problema.

Meu objetivo com isso não é abrir discussão ou bater boca e sim desmistificar a fama de monstro destruidor que a espécie possui, sendo que isso é verdade para alguns indivíduos, não todos.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Qui Fev 06, 2014 4:03 pm

Ola a todos obrigado a todos pela a ajuda prestada ate agora  Very Happy  Bom vamos la Wladimyr como você tambem acredito que o Zebrinha esta dividido entre anjos e demonios   Sifu , minha pretensão era adquirir um exemplar jovem agora para que mais na frente eu vá colo calo em um aquário maior que no caso seria com 1,5 de frente mais e segunda duvida e qual seria uma boa largura e altura para ela ? acham que 60 d largura e 60 de altura estaria bom ?
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Fev 07, 2014 8:53 pm

Cau escreveu: ...o problema que me deparo por aqui e que a temperatura do aquário esta entre 28 a 29 graus e penso que nem todas as espécies vivem bem nessa temperatura  Sad vocês conheceriam alguma espécie que viva bem nessa temperatura ? a sim o ph ta em 7.2

Mesmo com esse relato de temperatura e PH, o GT continua sendo pra mim a melhor opção e não sente mal nenhum em ser mantido nessas condições. O que não pode haver é oscilações bruscas nos parametros quimícos pois essa espécie é sul-americana assim como o Oscar e prefere águas tropicais, porém, com água mais moderada a macia e PH equilibrado.  very good
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex Fev 07, 2014 8:55 pm

Cau escreveu:... segunda duvida e qual seria uma boa largura e altura para ela ? acham que 60 d largura e 60 de altura estaria bom ?

Sim, estaria numa boa medida, respondendo sua dúvida. very good
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Cau Sex Fev 07, 2014 10:22 pm

Obrigado amigo, muito obrigado pela a ajuda  gole
Cau
Cau
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 135
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 32
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Emerson Souza Santos Sáb Fev 08, 2014 1:40 am

gole  very good
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Só um exemplar ?  - Página 2 Empty Re: Só um exemplar ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos