Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Amônia difícil de controlar Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Amônia difícil de controlar 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Amônia difícil de controlar EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Amônia difícil de controlar EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Amônia difícil de controlar EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Amônia difícil de controlar EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Amônia difícil de controlar EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Amônia difícil de controlar EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Amônia difícil de controlar EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Amônia difícil de controlar EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Amônia difícil de controlar EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Foto-concurso
Amônia difícil de controlar Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Amônia difícil de controlar

2 participantes

Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Amônia difícil de controlar

Mensagem por rafael_yvd Dom Mar 24, 2013 7:41 am

Olá amigos, sou novo no fórum, este é meu primeiro tópico. Gostaria, de antemão, de pedir desculpa pelo texto extenso. Estou tentando passar o máximo de informaçao, pois esse problema já percorre quase 1 mês e precisa de certa urgência. Estou aqui à procura de ajuda para controlar a amônia do meu aquário de 312 L, que subiu após eu fazer a troca de filtros há 20 dias: dois internos de 1000L hora cada por um canister hopar de 2200 litros hora. Durante a troca, por descuido, acabei demorando demais e deixando as mídias biologicas (Ista) em água parada por mais de 1 hora. Foram todas para o canister, adicionadas de mais duas vezes o que ja tinha. Ficou com as seguintes mídias:

3 bandejas do canister de ceramica ista;
500 g de zeólitos da azoo;
1 sachê de purigen
carvão ativado
perlon por cima

Ainda tem um hang on da atman de 800 litros hora com ceramica da boyu.

A partir dessa troca, a amônia e nitritos que sempre foram zerados passaram a aumentar muito, chegando já a 2ppm de amonia e 1ppm de nitrito. Muito provavelmente perdi boa parte da colônia de bactérias. Reduzi então o pH para 6,6 para amenizar o dano da amonia aos peixes. A partir daí tentei várias coisas para reduzir a amônia, como aumentar o carvão, usar aquele "tapete" removedor de amonia, tpa's a cada 3 dias, até que comecei a usar ampolas de bio digest há uma semana. Retirei os zeólitos, carvão ativado e o tal tapete, pois aprendi que podem 'roubar' amonia que deveria estar sendo utilizada pela colônia em formação. Ouvi dizer também que estas mídias saturam rápido, sujando mais do que limpando após curto período no filtro. No momento apenas as mídias biológicas e o purigen.

Minhas dúvidas são as seguintes:
- Estou no caminho certo pra reduzir essa amônia de vez e ter a biologia do meu aquário reciclada? Ja fazem 20 dias
-Condicionadores como o amguard e o prime da seachem são indicados?
- Fiz certo em retirar os removedores de amônia (zeolito, tapete, carvao)? Devo retirar purigen também?
- De quanto em quanto tempo devo adicionar uma ampola de biodigest nesse caso? No aquario ou direto no filtro?
- Reduzir a alimentaçao é indicado? Visto que o problema nao é superlotaçao ou superalimentaçao, mas sim ciclagem

Aquario 125 x 50 x 50 = 312L
temperatura 29 º
Ph 6,6
Amonia 1ppm
nitrito 0,5 ppm
Fauna: 2 oscar de 16 a 20 cm ; 2 severum de 20cm

Espero que os amigos mais experientes possam ajudar. Tentei fazer um texto bem completo e com várias indagações pois o assunto é sempre muito pertinente a muitos aquaristas. Um abraço a todos
rafael_yvd
rafael_yvd
Alevino
Alevino

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Re: Amônia difícil de controlar

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 25, 2013 12:28 am

Rafael primeiramente seja bem vindo, assim que der passe na sala de Apresentar-se e faça sua apresentação.

rafael_yvd escreveu:Estou no caminho certo pra reduzir essa amônia de vez e ter a biologia do meu aquário reciclada? Ja fazem 20 dias

Sim, apenas troque as mídias da boyu do Hang On por Sera Siporax Mini e aos poucos vá trocando as Istas por siporax.
rafael_yvd escreveu:Condicionadores como o amguard e o prime da seachem são indicados?

Sim, como você utiliza condicionadores que além de retirar o cloro retira a cloramina e metais pesados, não há necessidade de usar filtragem química.
rafael_yvd escreveu:Fiz certo em retirar os removedores de amônia (zeolito, tapete, carvao)? Devo retirar purigen também?

Muito certo, vale lembrar que o carvão ativado não é eficaz na retenção de toxinas como amônia, nitrito e nitrato.
rafael_yvd escreveu:De quanto em quanto tempo devo adicionar uma ampola de biodigest nesse caso? No aquario ou direto no filtro?

Siga as instruções da embalagem, se não me engano é de 2 em 2 dias ou diáriamente, confirme esse fato.
rafael_yvd escreveu:Reduzir a alimentaçao é indicado? Visto que o problema nao é superlotaçao ou superalimentaçao, mas sim ciclagem

Sim, opte por oferecer apenas uma vez ao dia até os parêmetros se estabilizarem.



Só para constar, com a troca dos filtros internos pelo canister você retirou os internos?

Se atente com um fator muito importante, a movimentação interna da água, caso não tenha nenhuma (apenas o retorno do canister), pense em recolocar uma das bombas ou adquirir uma Wave Maker para esse fim.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Re: Amônia difícil de controlar

Mensagem por rafael_yvd Seg Mar 25, 2013 4:01 am

Opa, obrigado Lucas Duarte, realmente elucidou muitas dúvidas que eu tinha. Vou continuar nessa luta contra a amônia aqui, agora sabendo que estou mais ou menos no caminho certo.
Respondendo ao que vc perguntou, eu retirei os 2 filtros internos que antes estavam um de cada lado do aquário. Acredito que parte das bactérias se foram aí, pois lembrei agora que li em algum lugar que estas colonizam também a superfície do filtro. Me corrija se estiver errado.
Com relação à circulação, tenho uma bomba de 1000 L hora direcionada para a entrada do canister, colocada com o intuito de "empurrar" os dejetos.

Só gostaria de fazer mais uma pergunta que ficou faltando. De quanto em quanto tempo devo fazer tpa, e de qual monta? Ja li que por um lado é indicado fazer em curtos intervalos para diluir a amônia, mas por outro atrasa a fixação das colônias. Por isso a dúvida.
Muito obrigado
rafael_yvd
rafael_yvd
Alevino
Alevino

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Re: Amônia difícil de controlar

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 25, 2013 4:32 am

No seu caso, que está recriando parte da colônia de bactérias perdidas, recomendo fazer TPA apenas quando os níveis de toxina (amônia e nitrito) ficar a um nível perigoso para os peixes, nesse período não poderá zerar a amônia para a formação da colônia.
Após a formação da colônia e com o aquário estabilizado é recomendado fazer TPA semanalmente para diminuir o nível de nitrato apenas. Aquários que são necessários fazer TPA para diminuir amônia ou nitrito não possuem uma filtragem adequada sendo aconselhado rever a fauna ou a própria filtragem, quem é responsável pela a "retirada" da amônia e do nitrito são as bactérias nitrificantes fixadas principalmente nas mídias de filtragem biológica, por tanto em um sistema bem planejado (fauna e filtragem) jamais deve "aparecer" amônia em circustancias normais.
Vale lembrar que o sistema de movimentação interna da água do aquário não serve apenas para "empurrar" os detritos mas sim para evitar acúmulos de toxinas em pontos localizados, pense que com a retirada dos dois filtros de dentro do seu aquário terá mais pontos de água "parada", se atente quanto a esse fato.
Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Re: Amônia difícil de controlar

Mensagem por rafael_yvd Seg Mar 25, 2013 6:56 am

Muito obrigado novamente Lucas Duarte, verdadeira aula. Obrigado
rafael_yvd
rafael_yvd
Alevino
Alevino

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Re: Amônia difícil de controlar

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 25, 2013 11:59 am

Espero ter ajudado. Amônia difícil de controlar 3628973892
Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amônia difícil de controlar Empty Re: Amônia difícil de controlar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos