Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Aquario novo - Wladimir Pereira Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Aquario novo - Wladimir Pereira 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Aquario novo - Wladimir Pereira EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Aquario novo - Wladimir Pereira Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Aquario novo - Wladimir Pereira

3 participantes

Ir para baixo

Aquario novo - Wladimir Pereira Empty Aquario novo - Wladimir Pereira

Mensagem por pereiraww Ter maio 17, 2016 1:12 pm

Olá, senhores

estou montando um aquário (atualmente o aquário está há quase dois meses ciclando) para ciclídeos africanos do lago Malawi, mais especificamente a mbunas e estou com algumas dúvidas.

Consultei bastante o fórum, porém, algumas informações eram divergentes.

Seguem algumas informações:

    - Dimensões: 120x40x50 (8mm) - aprox 240 litros

    - Filtros: Dois canisters caseiros de 1000 l/h

    - Temperatura: variando entre 29 e 32ºC (há um aquecedor que nunca deve ter entrado em operação)

    - PH:  8 estável

    - Substrato: areia de filtro de piscina + dolomita

    - Decoração: pedras retiradas de rio

    - Iluminação: calha de LEDs


SEGUEM AS DÚVIDAS:

    1) qual a fauna indicada para um aquário com estas características? Neste caso faço questão de Malawi por conta das cores (os azuis e os amarelos me fascinam). Não tenho interesse no Tanganika.

    Nota: vi no fórum diversas sugestões de peixes, porém, quando procurava nos sites de venda online não encontrava a maior parte das espécies mencionadas. Se puderem mencionar o termo usado nas lojas, agradeço.

    2) posso ter peixes de fundo? Se sim, qual posso usar?

    3) qual a alimentação vocês indicam para a fauna? Essa parte achei a mais confusa, já que há dezenas de opções.

    4) qual a flora? devo usar substrato fértil ou os peixes vão misturar os substratos?

    5) quanto de iluminação preciso ter? quanto tempo deve ficar ligada?

    6) os peixes reviram a areia. Preciso sifonar quando for fazer a TPA? Como vou automatizar o processo de TPA, gostaria de abandonar este processo de sifonar que faço em outros aquários.

    7) gostaria de colocar um filtro interno para capturar as impurezas suspensas e talvez dar uma movimentada na água. O que acham? Sugerem algum tipo/marca de filtro?

    8 ) sobre as tocas. Vejo que alguns dizem que deve haver uma toca para cada indivíduo. Outros dizem que o melhor é não ter nenhuma. O que vocês costumam fazer?

desde já agradeço a atenção de todos.

Wladimir
pereiraww
pereiraww
Alevino
Alevino

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/03/2016
Idade : 47
Localização : Rio De Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aquario novo - Wladimir Pereira Empty Re: Aquario novo - Wladimir Pereira

Mensagem por Alexandre Krassuski Ter maio 17, 2016 8:11 pm

Ôpa, Wladimir, tudo bem? Eu não conheço nada sobre os africanos, nunca me aventurei por essas bandas.
Mas tem uma porção de pessoas feras no assunto, que poderão te ajudar e te esclarecer cada detalhe.
E assim que terminar o seu projeto, por favor coloque fotos para que possamos apreciar!
Um abraço!
Alexandre Krassuski
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2013
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo - SP (Brasil)

Ir para o topo Ir para baixo

Aquario novo - Wladimir Pereira Empty Re: Aquario novo - Wladimir Pereira

Mensagem por Emerson Souza Santos Qui maio 19, 2016 3:34 pm

Olá Wladmir!

Desde já, desejo-lhe um ótimo progresso nesse projeto. O setup me parece bem adequado para o tema que é ciclideos africanos, e a temperatura em período de ciclagem, nesses valores está ótimo. Depois você retira o aquecedor e tá tudo certo Laughing . Capriche na filtragem biológica... quanto mais mídias tiver, e de boa qualidade elas forem, melhor será.

Vamos lá às suas dúvidas:

1) qual a fauna indicada para um aquário com estas características? Neste caso faço questão de Malawi por conta das cores (os azuis e os amarelos me fascinam). Não tenho interesse no Tanganika.


Apesar de não fazer questão, tanganyikas também possuem lá as suas cores entre amarelos e azuis, mas seguindo a linha de escolha aos Malawians, o seu aquário favorece a montagem e tem tudo pra dar certo com Mbunas.


Nota: vi no fórum diversas sugestões de peixes, porém, quando procurava nos sites de venda online não encontrava a maior parte das espécies mencionadas. Se puderem mencionar o termo usado nas lojas, agradeço.


Poderia exemplificar, ou dizer quais os termos que usamos aqui, para que possamos facilitar informando como são popularmente conhecidos?


2) posso ter peixes de fundo? Se sim, qual posso usar?


Eu particularmente não aconselho, mas se quer ter peixes de "fundo", os mais aconselháveis são Synodontis (de parâmetros aceitáveis), Comedor de Algas var. Gold ou Ancistrus sp.


 3) qual a alimentação vocês indicam para a fauna? Essa parte achei a mais confusa, já que há dezenas de opções.


Isso vai depender do que você vai manter como fauna... há espécies herbívoras (restrito à alguns Mbunas), onívoras (mbunas e Peacocks) e carnívoras (haplochromidae). Isso deve ser definido depois de escolhida a fauna.


 4) qual a flora? devo usar substrato fértil ou os peixes vão misturar os substratos?


Não use substrato fértil pois eles misturarão todo o substrato com as escavações que fazem. Quanto à flora, as mais indicadas são plantas de folhas largas e duras como Anúbias. Você pode colocar Valisnérias em grande proporções pois costuma dar certo em alguns aquários. As demais, devem ser descartadas pois serão comida por eles.


 5) quanto de iluminação preciso ter? quanto tempo deve ficar ligada? 
Se for ter plantas, tem que ter alguma iluminação... não precisa ser forte pois as plantas são do tipo low tech. O fotoperíodo deve ser de 8 à 12hs no máximo, preferencialmente, mantenha em menos de 10hs ligado.

6) os peixes reviram a areia. Preciso sifonar quando for fazer a TPA? Como vou automatizar o processo de TPA, gostaria de abandonar este processo de sifonar que faço em outros aquários.


7) gostaria de colocar um filtro interno para capturar as impurezas suspensas e talvez dar uma movimentada na água. O que acham? Sugerem algum tipo/marca de filtro?


Wladimir, pelo menos uma sinfonagem superficial é essencial para o aquário... não haverá equilíbrio se deixar acúmulo de detritos no substrato e não retirá-lo com alguma frequência.

No caso das bombas de movimentação da água, as mais indicadas são do tipo wave maker. Quanto à marca, acho que tem poucas, mas são ótimas e vão ajudar nesse quesito, mas ainda sim, não descarte dar uma sinfonada de vez em quando. very good 

8 ) sobre as tocas. Vejo que alguns dizem que deve haver uma toca para cada indivíduo. Outros dizem que o melhor é não ter nenhuma. O que vocês costumam fazer?


Wladimir,


aqui depende um pouco do tipo de montagem que pretende ter. Alguns aquaristas sugerem encher o aquário de pedras para fazer tocas e assim colocar muitos peixes, o que na maioria das vezes faz o aquário "ter mais pedras do que água", e os peixes vivem escondidos e só o dominante que se mostra mais à vontade no aquário.


Em contrapartida, ter algum tipo de território para disputar, manter a hierarquia do aquário é essencial. Dependendo do rácio (harém ou par) que for manter, o aquário não precisa ter tantas tocas assim, e assim que a hierarquia se define, os submissos ignoram a briga por território, ou por tocas. O meu conselho é definir a quantidade e espécies, e depois delimitar territórios específicos para cada rácio, assim a definição de território e hierarquia fica mais equilibrada.


A medida que for desenvolvendo o projeto, vou lhe ajudando... dê uma olhada no meu tópico. Não tem muita coisa, mas pode lhe ajudar... Tem também o aquário do Rodrigo Paula (Brazilian Malawi), os aquários do Junior Grioski que também são bons exemplos de como podemos definir um layout para malawians.


No mais, fico acompanhando e desejando boa continuação! very good 


Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquario novo - Wladimir Pereira Empty Re: Aquario novo - Wladimir Pereira

Mensagem por pereiraww Sex maio 27, 2016 6:08 pm

Emerson, segue uma lista de algumas espécies que eu gosto:

Labeotropheus Trewavasae Red Top

Labeotropheus trewavasae Red Top ALBINO

Cynotilapia Afra White Top

Cynotilapia Afra JALO RED TOP

Pseudotropheus Zebra Super Red

Pseudotropheus Saulosi

Pseudotropheus Socolofi Albino

Aulonocara EUREKA ALBINA (Aulonocara sp.)

Aulonocara JACOB freiberg

Aulonocara Orange Blue (Aulonocara nyassae)

Eletric Blue Ahli ICEBERG (Sciaenochromis fryeri)

Eletric Blue Ahli (Sciaenochromis fryeri)

Nota: peguei a lista do site da ecoanimal (não sei se é a melhor fonte, aceito sugestões)

Só não tenho a menor ideia de quantidade de cada espécie (x macho + y fêmeas) nem da quantidade total.

agradeço qualquer ajuda.
pereiraww
pereiraww
Alevino
Alevino

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/03/2016
Idade : 47
Localização : Rio De Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aquario novo - Wladimir Pereira Empty Re: Aquario novo - Wladimir Pereira

Mensagem por Emerson Souza Santos Sex maio 27, 2016 9:28 pm

Wladimir,

Vou agrupar a subdivisão dessas espécies que você gosta:

Mbunas
Labeotropheus Trewavasae Red Top 
Labeotropheus trewavasae Red Top ALBINO 
Cynotilapia Afra White Top 
Cynotilapia Afra JALO RED TOP 
Pseudotropheus Zebra Super Red (Metriaclia Estherae)
Pseudotropheus Saulosi 
Pseudotropheus Socolofi Albino


Haplochormidae ou Peacocks
Aulonocara EUREKA ALBINA (Aulonocara sp.) 
Aulonocara JACOB freiberg 
Aulonocara Orange Blue (Aulonocara nyassae) 
Eletric Blue Ahli ICEBERG (Sciaenochromis fryeri) 
Eletric Blue Ahli (Sciaenochromis fryeri) 



Dentre essas subdivisões, não é indicado manter os subgrupos misturados, porque diferem nos hábitos alimentares, comportamentais e tamanho adulto.


Mbunas são em grande maioria herbívoros, geralmente não passam dos 15cm, e são mais territoriais e agressivos, preferindo manter tocas para fins reprodutivos e hierárquicos.]


Já os Haplos são de maioria carnívoros, crescem de 12 à 25-30cm com alguma facilidade (algumas espécies), e são ciclídeos de águas mais abertas... são mais sociáveis entre si, e podem até viver em pares em algum caso.


Portanto, acredito que esta divisão, é o pontapé inicial para definir a fauna do seu aquário. Quanto à quantidade de peixes, vai depender dos gêneros que você quer manter.


À exemplo... na lista dos Mbunas você colocou 2 tipos de Cynotilapia, 2 Tipos de Labeotropheus, 2 Tipos de Pseudotropheus (porque a Zebra Red é do gênero Metriaclima)


Você poderia manter 5 casais nesse caso, ou então manter haréns de três espécies... escolhendo uma de cada gênero, e de preferência, das que tem a coloração e a morfologia diferente.


Exemplo de fauna:


3 trewavasae red top (1 Macho e 2 Fêmeas)
3 Pseudotropheus Socolofi albino (Idem ao anterior)
3 Metriaclima Estherae (Zebra Red) (Idem ao anterior)


Desse modo, se notar, são três espécies de gêneros diferentes (Labeotropheus, Pseudotropheus e Metriaclima) e todas elas possuem compatibilidade de agressividade, coloração e tamanho. 


Assim você dificulta a probabilidade de hibridação, mantém um aquário com a fauna diversificada em termos de cores e padrões, e aprecia a montagem com maior ritmo de sucesso. 


Quanto aos Haplos, das espécies que escolheu, meu conselho seria manter apenas uma espécie de Aulonocara e uma espécie/variante de Blue Ahli em haréns também para não correr riscos absurdo de hibridações. Wink 


Permaneço acompanhando e em caso de dúvidas, estou à disposição. very good 


Abraço
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aquario novo - Wladimir Pereira Empty Re: Aquario novo - Wladimir Pereira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos