Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO]

Ir para baixo

Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO] Empty Steatocranus casuarius [PRECISA-SE DE FOTO]

Mensagem por leticia pereira Qua Nov 02, 2011 3:45 am

Nome científico: Steatocranus casuarius
Nome Popular: Búfalo red(Lionhead cichlid)
Família: Cichlidae
Distribuição: Rio Congo e seu afluentes (África),em zonas de água muito movimentada podendo ser encontrado em bolsões de agua parada
PH: 6.0-8,0
DH:5-19
Temperatura:24-28c
Tamanho adulto:machos de 10-12cm,com fêmeas podendo chegar somente aos 8cm
Sociabilidade: Uma espécie territorial que podem ser combinadas com outras espécies que exigem condições semelhantes. Tankmates boa incluir alguns tetras Alestiid, Chaetostoma sp., Chiloglanis sp., Alguns dos maiores e Caracins farpas e espécies Synodontis rheophilic como S. brichardi. Não devem ser mantidos com qualquer outros ciclídeos, a menos que o tanque seja muito grande.
Steatocranus casuarius devem ser mantidos em pares. Um tanque suficientemente grande é necessário se você quiser para abrigar mais de um par juntos.
Espécie extremamente violenta quando se encontra em época de acasalamento. Matam sem qualquer problema os companheiros de aquário que entendam como uma ameaça. Atacam peixes de porte muito superior se for caso pois são animais muito corajosos. Fora da época de reprodução é um peixe calmo e pacífico, não perdendo nunca a sua forte personalidade. Tipicamente os companheiros de aquário deverão ser peixes com algum porte visto que os S.casuarius são predadores e vêem nos peixes pequenos fonte de alimento. Não deverá este comportamento ser confundido com agressividade pois tratam-se de coisas bastante diferentes. Raramente incomodam companheiros de aquário assim como são poucos aqueles peixes que ousam incomoda-los.
Manutenção:fácil (desde que se mantenha o mínimo dos padrões exigidos-‘basico’) são bem toleráveis a alguns deslizes
Zona do aquário: fundo
Aquário mínimo: 75cmx12cmx12cm (70l) para um casal,em aquarios comunitários é recomendado uma litragem superior a 80l
Alimentação: onivoros,aceitam pellets secos ou em flocos, mas estas devem ser complementadas com alimentações regulares de alimentos vivos e congelados, tais como bloodworm e brineshrimp.
São muito acessiveis aceitando sem dificuldade quase todo tipo de alimento que lhes é oferecido,porem gostam de uma dieta variada,apreciando muito mariscos.O reconhecimento de algo inserido na agua seja um petisco ou uma simples ração em flocos é quase que instantaneo.
Características: Um substrato de areia é melhor como os peixes gostam de cavar, muitas vezes, criando uma rede de cavernas e túneis sob a decoração do tanque. Fornecer o aquário com pilhas de pedras arranjadas para formar cavernas, mas garantindo que estas estejam bem postas para evitar desastres.Pedaços de troncos também sãobem vindos.As plantas podem ser usadas,mas estas devem ser espécie robusta, como Anubias como estas podem ter raízes presas as rochas ou a madeira e não serem perturbadas pela atividade de escavação.
Sua bexiga natatória é modificada para reduzir a flutuação e, assim, evitar que ela seja varrida por fortes correntes no seu habitat natural. No aquário ele passa a maior parte de seu tempo descansando sobre o substrato ou escondidos em cavernas e túneis.É cômico observar enquanto nada com short "hopping" movimentos, parecendo saltar em torno do assoalho do tanque. Curiosamente o sea característica na cabeça(especie de galo) do pode mudar o tamanho muito rapidamente.
A água deve ser bem oxigenada com fluxo forte em lugares para refletir o habitat natural desta espécie.No entanto, o peixe deve também ser fornecida com uma zona tranquila onde a corrente é baixa. Flowerpots ou comprimentos de tubulação de pvc fazem abrigos,uma boa alternativa e que serve como locais de desova para os peixes.
Os machos são maiores e desenvolvem um maior hump nucal (a saliência formada por depósitos de gordura na testa dos peixes) do que a fêmea,além de apresentarem uma coloração mais intensa(geralmente também possuem nadadeiras mais pontiagudas), ventre é retilíneo e aparentam um calo nupcial.A fêmea possui uma coloração mais pálida,ventre roliço e é menor que o macho.
Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada,até atingirem4/5cm.A partir dai os machos tem um rápido,ficando relativamente maiores que as fêmeas,porem o crecimento rápido não é sua característica a ser destacada pois logo param(suas escamas são e formação lenta por alguns aspectos anatômicos).
São peixes territoriais e agressivos com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos.As fêmeas são geralmente inofensivas, mas, ocasionalmente brigam entre si. Os machos podem ser bruscos e defender uma área, geralmente embaixo de pontes de decoração ou pequenas cavernas, mas é improvável ataque dos peixes, que vão evitar a área e não competir com eles. Machos maduros podem ser agressivo com fêmeas. Invulgarmente pares são monógamos de uma forma desconhecida para a maioria dos ciclídeos. Adultos que já tenham reproduzido podem sofrer de depressão se forem separados e tentarem emparelhar com novos espécimes muitas vezes não se conseguem, adultos afetados nunca escolhem outro companheiro. Uma vez formado o casal dificilmente se separarão no futuro mesmo com a morte de um dos elementos do casal normalmente o membro viúvo não voltará a acasalar,sendo este m comportamento típico não querendo isto dizer que não existam excessões.
Os machos tendem a sobreviver melhor não pareado, mas fêmeas muitas vezes não pareadas minguam e morrer, a sua longevidade se reduz quase a metade. A melhor maneira de adquirir estes peixes,é evitar adultos maduros, especialmente espécimes selvagens.
Escolha espécimes juvenis, que em um aquário irá emparelhar com mais sucesso com os parceiros de primeira vez. Se você puder encontrar um par off emparelhado, a menos que muito jovem, nunca assuma esta espécie de par com sucesso, não importa quantos exemplares de sexos diferentes que você pode comprar. Novamente, as amostras não pareadas pois podem deixar de fazer bem os outros companheiros do aquário levando ao estresse do casal,por isso sempre se devem ser separados.
Amostras não pareadas podem ser perseguidas por pares e espécimes maduros, e geralmente declina,mesmo que não sejam diretamente atacados. Obviamente um deles ficará doente ao fazer todos os esforços para ‘salvar’ seu parceiro,tendo alguns casos em que há a união de ambos onde fazem questão de matar os que consideram estarem a mais.
Machos viúvos são muitas vezes melhor mantidos separados de sua própria espécie,o que previne a matança continua,ostracismo de fêmeas que podem ocorrer com os repetidos esforços para encontrar um companheiro,sem sucesso. Basicamente encontrar pares estabelecidos ou menores, ou as probabilidades de sucesso a longo prazo para mante-los não será bom,por isso sempre separe casais formados.
Apesar de tudo para quem se inicia no mundo dos ciclideos é sem dúvida uma espécie muito interessante a todos os níveis pois são uma excelente porta de entrada dada a sua estupenda tolerância a erros de principiante. É uma das mais resistentes espécies no que toca a ciclideos.
Para quem procura uma espécie diferente e pouco exigente esta é claramente uma opção que deve ser levada em conta. Se lhe for dada a oportunidade e as devidas condições com toda a certeza que não irá desiludir os seus orgulhosos donos(com uma estimativa de vida de aproximadamente 5-8anos).
Reprodução: Não muito difícil ,são ovíparos, a fêmea irá colocar os ovos em locais escondidos que poderão ser tocas feitas embaixo de troncos ou rochas, ou qualquer outro lugar mais discreto e o macho nadará em volta, fertilizando-os. Os peixes podem se reproduzir em uma configuração de comunidade, mas é melhor spawned em um tanque de espécies, com apenas um cardume de tetras Congo ou similar para atuar como peixes dither, como se mantidos sozinhos os peixes estão um pouco nervosos.
Os seus ovos são enormes comparativamente ao tamanho da fêmea podendo cada ovo atingir mais de 3mm,com uma cor amarela são facilmente identificados desde que estejam num local acessível à visibilidade do aquariofilo. Os ovos Os pais cuidam da cria, os ovos eclodem em aproximadamente 5 a 7 dias de 20-150 ovos são colocados.Quando mantidos em temperatura mais alta e após uma a duas semanas da eclosão os alevinos já nadam livremente.
tornando-se livre para natação em 11-14 dias. Neste ponto,eles saem da caverna de reprodução para procurar alimentos, vistoriados pelos pais.
A partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como microvermes e náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo, alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos. Os pais continuam a cuidar dos filhotes pelos próximos 3 meses.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes.
Os alevinos são guardados diligentemente por ambos os pais, e qualquer outro peixe presente são atacados devem se aventuram muito perto,se algum desgarrar do grupo principal é imediatamente conduzidos de volta. O cuidado continua por até três meses, altura em que os jovens são deixados para se defenderem sozinhos e os pais podem gerar novamente.Se os jovens são deixados no tanque são geralmente toleradas pelos adultos, mesmo quando eles estão protegendo outra ninhada.
Tal como a esmagadora maioria dos ciclideos também os S.casuarius não deixam os seus créditos por mãos alheias mostrando como se defende a todo custo em prol de sua ninhada.
São capazes de enfrentarem peixes três vezes maiores sem nenhum constrangimento,principalmente no período de acasalamento ou quando se sentem simplismente ameaçados.



Ficha por:Letícia Pereira
Foto por:Letícia Pereira
Colaboradores:

Fontes:

http://www.aqua-fish.net/show.php?h=lionheadcichlid
http://fishprofiles.com
http://www.seriouslyfish.com/profile.php?genus=Steatocranus&species=casuarius&id=103
www.ciclideos.com
leticia pereira
leticia pereira
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 578
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 27
Localização : RJ

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001729411116

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos