Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Foto-concurso
duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

duvidas arrespeito da filtragem ideal

+4
Edson Paveloski Junior
Alex Mendes
Lucas Duarte
brunolima
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Convidado Qua maio 22, 2013 4:09 am

Compreendo o seu ponto de vista Edson...

....No entanto, não sugeri ao colega que colocasse o carvão ativo em fluxo, mas apenas que o utilizasse, caso desejasse, para o condicionamento da água, o que como alternativa é extremamente válido. Pois assim procedi por diversas vezes com sucesso e outros aquarista também fazem...

...Já em relação a filtragem química como estágio de filtração, conforme explicitei, não a utilizo ou incentivo outros à utilizarem, pois não vejo necessidade dessa em um meio biologicamente equilibrado, porém diversos aquaristas a utilizam, incentivam e explicitam excelentes resultados...

...Inclusive, não vejo mal algum em meios de filtragem química quando bem utilizados, pois proporcionam água quimicamente filtrada, de forma que o organismo dos peixes presentes no aquário trabalha imperturbado, sem ter que digerir substâncias de origem orgânica removidas nesse estágio, que adsorverá compostos como fenóis, ácidos húmicos, hormônios, corantes e outros que se acumulam no aquário...

...É sabido que tais meios de filtragem não adsorvem amônia, nitritos ou nitratos, até porque este não é o seu papel, contudo se responsabilizam pelos matérias de origem orgânica e o fazem com propriedade, sobretudo o Seachem Purigen, tido por muitos como um verdadeiro milagre...

...Enfim tudo é uma questão de sabedoria em executar o sistema de filtragem, e mesmo não sendo adepto à meios de filtragem química, compondo um estágio no sistema de filtração dos meus aquários, é inegável os ótimos resultados apresentados por quem os utiliza com o devido cuidado. very good

Abraços
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qua maio 22, 2013 4:49 am

Entendo, foi relativo a todos os usos que me referi, Nélio.

Sei que o sucesso desse pré tratamento é possível, assim como é possível o sucesso da retirada de cloro através do uso de tiossulfato de sódio ou por simplesmente deixar a água "descansando" mais de um dia. A questão é que, onde a água é tratada com cloramina, pode ocorrer liberação de amônia, a qual não é adsorvida pelo carvão. O mesmo só seria eficiente em remover cloramina ou cloro e é aí que mora o perigo, particularmente em locais onde é desconhecida composição do agente desinfetante utilizado, foi a isso que me referi. Fora as outras inúmeras vantagens que condicionadores oferecem quando comparados ao carvão.

Espero ter esclarecido qual é minna maior preocupação com relação ao uso do carvão, tanto para retirar cloro, quanto como elemento filtrante.

Abraço
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Convidado Qua maio 22, 2013 4:55 am

Compreendo perfeitamente, amigo... very good

...E acho extremamente válidas e sensatas suas colocações, inclusive costumo basear-me nelas...

...Minha intensão foi apenas de, inicialmente, explicitar a alternativa, bem como por fim balancear o debate, pois "eles" também tem lá suas razões. Very Happy

Abraços
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Qua maio 22, 2013 12:31 pm

Prezados,

Acho que esta havendo confusão com relação ao "meu post", em momento algum citei "Carvão". Citei Filtragem quimica, e no meu caso nao uso carvão, uso ~2 Litros de Purigem no meu aqua de 600 litros, e quantidades menores nos Aquas menores.

"NO MEU CASO" sem duvida alguma ajudou muito após a colocação, pois sem muita teoria comparo o antes e o depois, de forma clara e com exemplos solidos em mais de um aquario, a agua esta sem duvida muito mais cristalina e com absolutamente todos os parametros perfeitos.

E nao tenho a minima ideia se tudo que foi discutido se aplica apenas a carvão ou tambem ao Purigem, porem no meu caso nao importa pois na PRATICA tive otimos resultados.

Att

Robert
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Qua maio 22, 2013 1:00 pm

Pessoal,

Vou um pouco alem falando de filtragem ideal que é o objetivo do Topico, e depois de pesquisar muito cheguei na seguinte configuração:

2 filtros Caseiros (Double Canister) e 1 Atman 3338 (Que logo logo vou trocar por mais um caseiro) Litragem -> (2x 2500 l/h + 1x 1200 l/h) para meu aqua de 600 litros

Para quem gosta de agua muito clara e limpa, segue a configuração que na pratica tem mostrado EXCELENTES resultados.

Ordem de Fitragem:

1 : Esponjas Normais (Aqui segura particulas maiores)

2 : Perlon (Aqui segura particulas menores)

3 : Midia Fluval - Pre Filter - (Esse tipo de midia normalmente é usado como pre filtro, pois tem menos porosidade e obstrui mais lentamente)

4 : Perlon (Mais perlon antes da quimica e biologica de alta porosidade)

5 : Purigem (Como falei nao suja muito, pois as camadas anteriores seguram o "pesado")

6 : Perlon (Mais Perlon)

7 : Siporax e Fluval Biomax (Limpo de 2 em 2 meses, mais por desencargo pois quase nao suja)

O Purigem e o Siporax quase nao sujam, como deve ser, fazem unica e exclusivamente o papel para o qual são projetados.

+ uma vez PARA MIM esta 100% satisfatorio, ZERO de problema e com o Double Canister só faço manutenção mensal nas midias 1, 2 e 3, em um dos canos sem TOCAR nas Biologicas.

Outra coisa muito importante nos meus filtros nao deixo absolutamente nenhum espaço vazio nas "cavetas", a agua nao tem como "Fazer Caminhos" mais faceis, passa necessariamente por TODAS as midias de todas as cavetas, para as Biologica passa na Subida.

Duvidas e criticas fiquem a vontade.

Abs

Robert


Última edição por Robert Junior em Qua maio 22, 2013 1:14 pm, editado 1 vez(es)
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Convidado Qua maio 22, 2013 1:10 pm

Robert Junior escreveu:Prezados,

Acho que esta havendo confusão com relação ao "meu post", em momento algum citei "Carvão". Citei Filtragem quimica, e no meu caso nao uso carvão, uso ~2 Litros de Purigem no meu aqua de 600 litros, e quantidades menores nos Aquas menores.

"NO MEU CASO" sem duvida alguma ajudou muito após a colocação, pois sem muita teoria comparo o antes e o depois, de forma clara e com exemplos solidos em mais de um aquario, a agua esta sem duvida muito mais cristalina e com absolutamente todos os parametros perfeitos.

E nao tenho a minima ideia se tudo que foi discutido se aplica apenas a carvão ou tambem ao Purigem, porem no meu caso nao importa pois na PRATICA tive otimos resultados.

Att

Robert

Não está havendo confusão Robert, acontece que a discussão partiu do carvão ativo para o condicionamento da água, e os argumentos acabam por amalgamarem-se em meio às teses e raciocínios que as circundam...

...Congruente ao que explicitei, não duvido do seu relato, pois é inegável os ótimos resultados apresentados por quem se utiliza de meios de filtragem química com o devido cuidado, observando as recomendações do fabricante e se atentando ao ponto de saturação natural deles...

...E relativo a sua dúvida, ambos estão no mesmo banco, o Purigen substitui o carvão ativo, de forma que usando um não é preciso empregar o outro e cumprem seu papel adsorvendo material orgânico, removendo odores, pigmentos, etc...

...Enfim o ponto forte deles está na adsorção de matérias de origem orgânica, e o Purigen apenas o faz com maior eficacia e demais benefícios oriundos da alta tecnologia característica da mídia.

Abraços
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Qua maio 22, 2013 1:20 pm

Nelio,

Para mim esta claro.

Muito grato pela sempre construtiva argumentação e apoio.

Abs

Robert
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Qua maio 22, 2013 1:41 pm

Concordo que não tenha havido confusão e sim enriquecimento do tópico com belos argumentos e sobre tudo espantosa educação.

Contudo não discordo que sua filtragem esteja ótima Robert, mas lhe digo que com o crescimento dessa galerinha que tem terá que ir se adaptando as novas condições, pois o nível de detrito será espantosamente maior, mas por enquanto curta esse momento, pois é maravilhoso ver esses monstrinhos crescer.



Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Wagner Rodrigues Qua maio 22, 2013 2:41 pm

Temos que entender que para tudo existem pontos positivos e negativos... baseando-me em minha experiência com aquários, decidi por evitar ao máximo o uso de químicos no aquário. Estou plenamente ciente da cloramina e dos metais pesados, mas ao colocar na "balança", prefiro não utilizar condicionadores...
Mas é isso aí... estamos aqui justamente para discutir, trocar idéias, aprender e ensinar... este é o objetivo do fórum.
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1547
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : São Paulo - SP (Zona Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Robert Junior Qua maio 22, 2013 3:01 pm

É isso ai Smile

Quanto aos posts, muito bacana, aprendi um monte, e para o futuro se tiver que mudar algo, mudo sim, nao tem problema.

Inclusive estou pensando em algo diferente em termos de sistema de captação para filtragem, vi alguns projetos bastante interessantes ai pelo mundo, vou montar um aquario menor, talvez uns 100 litros de acrilico (ja tenho o material) para testes, minha ideia é ter algo como um fundo falso com quatro partes levemente anguladas para baixo e sucção pelo fundo em varios locais, ai passa por filtragem e depois retorna, mas ainda preciso amadurecer a ideia, é algo que lembra VAGAMENTE a mecanica de filtro biologico porem nao ira precisar "desarmar" todo o aquario para manutenção, e resolveria 100% do problema de captação de detritos que se alojan no fundo.

Abs

Robert
Robert Junior
Robert Junior
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 197
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Qua maio 22, 2013 5:45 pm

Lucas Duarte escreveu:Essas mídias estão divididas nos dois canisters ou é em cada canister?

O perlom possui algumas densidades, não sei a classificação ao certo pois compro em lojas de tecido, opto sempre pelo mais denso. Os que vieram no meu canister deixava passar muita coisa por isso troquei.

Também tenho 2 canisters e deixo uma bandeija para o perlo, coloco o máximo possível e faço manutenção semanal no mesmo, nas outras bandeijas vão quase 10 litros de ISTA.

Com essa filtragem e mais um DIY não tenho problema de Amônia, Nitrito e Algas a um bom tempo.

Tente inserir uma filtragem mecânica mais eficiente como espuma de alta densidade, pois para mim deu super certo.

Abç.

Lucas, desculpa, só agora que vi o post...Embarassed

As midias estão divididas entre os dois canisters, assim também está o perlom, que na verdade não compro este que vc citou, já comprei muito, mas achei outro bem melhor, pouco mais caro, mas muito eficiente e rende muito também, Filter Watte da Prodac, excelente por sinal.duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 3628973892

Só não separei o Purigem que fica somente num canister....

Abraços.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por brunolima Qua maio 22, 2013 11:29 pm

Agradeço à todos pela atenção aqui dada ao tópico, ajudou muito todos os comentários..
brunolima
brunolima
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 34
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Qua maio 22, 2013 11:42 pm

Essa quantidade de mídia é a capacidade máxima do canister?
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Qui maio 23, 2013 1:06 am

Não, ainda cabe uns 2litros, que por sinal estou pra comprar da JBL MicroMec....
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Qui maio 23, 2013 1:23 am

Opte por sera siporax, acredito que dará uma grande diferença.



Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Qui maio 23, 2013 2:28 am

Lucas, BLZA!!!

Já uso a micro mec e posso dizer que estou bem satisfeito com o resultado, até mesmo pelo custo beneficio, é em média R$30 mais barato.

Li artigos que dizem muito bem a respeito dela viu.



Abraços.
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Lucas Duarte Qui maio 23, 2013 12:00 pm

Não tenho dúvida que é uma ótima mídia, mas acredito que a Sera é bem melhor, por isso indiquei.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Alex Mendes Qui maio 23, 2013 4:07 pm

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 3628973892
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por brunolima Qua Jul 03, 2013 3:53 am

Eai Alex Mendes, tou tentando entrar em contato com vc via MP e nao tenho resposta se ver essa mensagem entra nas suas MP's la e responde a minha pergunta se possivel, grato pela atenção.
brunolima
brunolima
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 34
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas arrespeito da filtragem ideal - Página 2 Empty Re: duvidas arrespeito da filtragem ideal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos