Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Foto-concurso
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

+5
Emerson Souza Santos
Edson Paveloski Junior
joaoc
Lucas Duarte
trancedelixx
9 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qui Jan 31, 2013 5:45 am

Olá, estou me mudando para uma nova residencia e tenho a incrível oportunidade de montar um aquário de quase mil litros. E nele pretendo realizar o sonho de criar um Oscar e outros ciclídeos.

Inicialmente a ideia era construir um aquario de 1,20 de comprimento para ter um Oscar solitário, que comprei de "sopetão" pois minha mulher "foi com a cara" dele. Depois, ela e meu filho fizeram minha cabeça para colocar um companheiro junto e portanto fazer um aquario maior. Observando o espaço disponivel e cotando o vidro, me pareceu viável o seguinte projeto:

Aquário principal: 230cm x 65cm x 70cm => 1030L
Aquário base para o sump: 100cm x 50cm x 30cm => 150L
Aquário Quarentena/Engorda/Hospital: 100cm x 50cm x 30 => 150L

Agora chegam as dúvidas:

1 - O processo de construção de um aquário do tamanho do principal é o mesmo de aquarios menores? Eu conseguiria construir a partir de vidros encomendados? Pergunto isso porque gostaria de construir o aquario, se não for possivel, qual seria o limite para um aquário feito em casa?

2 - O filtro sump com essas medidas daria vazão de 7 vezes o volume principal com bombas de acordo, ou eu teria que adicionar outros filtros?

3 - Esse aquario de quarentena e o sump caberiam debaixo do aquário sem deixar o aquário alto(e sem estética) ou eu teria que tirar o hospital de baixo, aumentar o comprimento e diminuir a altura do sump?

Agora chega a melhor parte, a fauna! Very Happy

Eu já tenho um pequeno Oscar, entre 5 e 6 cm, o que significa que terei que me coçar logo pois o aquário dele ficará pequeno em breve. Pretendo começar pelo Aquário Hospital e deixa-lo lá até que consiga terminar o principal. Eu sei que quanto mais jovem melhor para socializar os peixes. Então teria eu um deadline de quanto tempo para colocar os parceiros dele?

Além do Oscar que já tenho, minha mulher quase que me obrigou a colocar um Jack Dempsey. Na verdade ela quer um casal.
Como não sou expert no assunto, mas pesquisei e chequei ao numero de 6 - 7 peixes de porte médio/grande apesar de diversas informações contraditórias. Com base nisso, imaginei a seguinte fauna:

1 Astronotus ocellatus (Oscar)
2 Rocio octofasciata (Jack Dempsey)
2 Amatitlania nigrofasciata
1 Herichthys cyanoguttatus (Texas)
e talvez mais um Oscar

Essa fauna, é compatível entre si e com o aquário?

Um peixe que eu adoro é o Geophagus sp. 'orange head' ou o Geophagus parnaibae 'red head'. Mas acho que esses peixes não seriam compatíveis com o aquário, mesmo que a fauna fosse somente 1 Jack, 1 Oscar e 5 Geophagus, porque precisam ficar em cardume e atingem um tamanho considerável deixando esse aquário 'pequeno'. Estou certo ou viajei grandão? Razz

E todas essas espécies, são encontradas pra vender por aqui (internet e estado de SP)? Pergunto porque vejo quase tudo sobre aquarios em sites estrangeiros.

Bom, para apenas um esboço tá bom. Espero que vocês opinem, critiquem e me deem ideias para o meu futuro na aquariofilia.

E desculpem o tamanho do post, me animei.
Ahh, desculpe também se escrevi alguma besteira! Laughing

Agradeço desde já,

Marcelo Domingues Silva.
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 11:04 am

trancedelixx escreveu:1 - O processo de construção de um aquário do tamanho do principal é o mesmo de aquarios menores? Eu conseguiria construir a partir de vidros encomendados?

Na teoria sim, mas na prática a caisa é bem diferente, pois em aquários de grande porte temos placas de vidro muito pesadas sendo a necessidade de ajuda de várias pessoas ou máquinas e dispositivos exigindo muita experiência do montador, o mais recomendado seria comprar esse aquário pronto, mas caso insista em montar você mesmo (não aconselho) seria necessário de muitas pessoas e um cuidado extremo com a seguraça. Pesquise sobre o comercial Pangea em São Paulo que eles tem bons preços para aquários de grande porte.

trancedelixx escreveu:Pergunto isso porque gostaria de construir o aquario, se não for possivel, qual seria o limite para um aquário feito em casa?

Essa pergunta é meio pessoal visto que a disponibilidade de espaço e ajuda varia de pessoa para pessoa, mas a "minha" opinião é que um aquário de 150 x 50 x 50 seria o limite para ser colado por aquaristas, acima disso o ideal é deixar para empresas especializadas.

trancedelixx escreveu:2 - O filtro sump com essas medidas daria vazão de 7 vezes o volume principal com bombas de acordo, ou eu teria que adicionar outros filtros?

Em promeiro lugar acheo seu sump muito pequeno para esse aquário, normalmente usamos 30% do volume do aquário (essa proporção varia de acordo com a fauna). A vazão da filtragem leva a mesma consideração visando fauna e flora, no seu caso seria aconselhado de 7 a 10x a litragem do aquário, aquário de 1000 litros = bomba de recalque de 7000 a 10000 L/h.

trancedelixx escreveu:3 - Esse aquario de quarentena e o sump caberiam debaixo do aquário sem deixar o aquário alto(e sem estética) ou eu teria que tirar o hospital de baixo, aumentar o comprimento e diminuir a altura do sump?

Se bem dimensionado caberia sim, porém volto a dizer, estética é pessoal e mais uma vez a "minha" opinião é que uma "prateleira" de aquários ficaria MUITO BONITO, mas há quem discorde.

trancedelixx escreveu:Eu sei que quanto mais jovem melhor para socializar os peixes.

Isso é uma recomendação e não regra, dependerá do peixe e dos companheiros, no meu aquário coloquei 6 oscars pequenos e alguns se deram bem, outros se mataram...Crying or Very sad

trancedelixx escreveu:Então teria eu um deadline de quanto tempo para colocar os parceiros dele?

Se os parceiros forem bem compatíveis pode colocar quando pequeno ou grande, mas o risco de briga é menor quando pequeno rss.

trancedelixx escreveu:Além do Oscar que já tenho, minha mulher quase que me obrigou a colocar um Jack Dempsey. Na verdade ela quer um casal.

Veja o que o nosso amigo Edson nos explicou quanto a essa compatibilidade:

Edson Paveloski Junior escreveu:Vou explicar umas coisas a tentativa de esclarecer isso, ok?
A faixa de pH para oscar é bem mais larga, entre 6,0 e 8,0, pois a amazônia possui rios com água alcalina e rios de águas ácidas, inclusive na amazônia peruana, onde o oscar pode ser encontrado, embora se desenvolva melhor em água com pH entre 6,0 e 7,5.
O JD é nativo da América Central, sendo encontrado em rios, lagos e cenotes com pH entre 7,0 e 8,0.

O maior problema relacionado a manutenção conjunta das espécies não é em relação aos parâmetros, mas em relação a comportamento, pois o oscar é consideravelmente mais tranquilo que o JD, devendo ser bem criteriosa tal junção, uma vez que o oscar pode ser agredido, assim como em outros casos de manutenção conjunta entre oscar e outros ciclídeos jumbo, muitos dos quais são mais agressivos.

No caso do Daniel, além de um espaço adequado a ambos, o fato de possuir um JDB é uma vantagem, uma vez que este é mais pacífico do que o JD em sua variação selvagem.

Minha sugestão para tankmates para oscar são peixes dos gêneros Heros, Satanoperca, Crenicichla e Geophagus (neste último caso, recomendo que sejam bem estudadas as opções, de forma a escolher dentre as de menor agressividade). Outras opções são Pterophyllum e Mesonauta, desde que estes sejam adultos.

trancedelixx escreveu:Como não sou expert no assunto, mas pesquisei e chequei ao numero de 6 - 7 peixes de porte médio/grande apesar de diversas informações contraditórias. Com base nisso, imaginei a seguinte fauna:

1 Astronotus ocellatus (Oscar)
2 Rocio octofasciata (Jack Dempsey)
2 Amatitlania nigrofasciata
1 Herichthys cyanoguttatus (Texas)
e talvez mais um Oscar


Não indicaria os Rocio octofasciata, Amatitlania nigrofasciata e quanto ao texas acho que vai de sorte, mas é viável. Em 1000 litros você pode fazer algo mais exótico como Oscars de meia água, aruanã de superfície e arraias de fundo, mas também é um pouco pessoal.

trancedelixx escreveu:Um peixe que eu adoro é o Geophagus sp. 'orange head' ou o Geophagus parnaibae 'red head'. Mas acho que esses peixes não seriam compatíveis com o aquário, mesmo que a fauna fosse somente 1 Jack, 1 Oscar e 5 Geophagus, porque precisam ficar em cardume e atingem um tamanho considerável deixando esse aquário 'pequeno'. Estou certo ou viajei grandão? Razz

1 Oscar e 5 Geophagus daria tranquilamente.

trancedelixx escreveu:E todas essas espécies, são encontradas pra vender por aqui (internet e estado de SP)? Pergunto porque vejo quase tudo sobre aquarios em sites estrangeiros.

Acredito que não terá problemas em achar essa fauna, tem muitos companheiros aqui do forum que conhecem ótimas lojas em SP.

trancedelixx escreveu:E desculpem o tamanho do post, me animei.
Ahh, desculpe também se escrevi alguma besteira! Laughing

Se tem dúvida, PERGUNTE, sempre terá pessoas para ajudar, devo lhe dar os parabéns pela iniciativa de pesquisar primeiro e depois tomar alguma atitude, isso demostra que você tem respeito pela vida, parabéns.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Qui Jan 31, 2013 11:28 am

Parabéns pelo projeto, muito bom!

Creio que o Lucas te disse o mesmo que eu diria, então não vou me prolongar tanto. Apenas um adendo sobre o sump de 150 litros;

Como você terá mais de 7000 l/h na bomba de recalque e um sump pequeno, muito provavelmente terá problemas para fixar uma colônia de bactérias por ai, dado que a água passará muito rapidamente por elas. Se possível faça o sump maior e se o problema for o espaço, cancele o hospital/quarentena!

Sobre a fauna, não sou muito fã de misturar ciclídeos de regiões diferentes e híbridos, mas tem um aquário de um amigo que acho fantástico. Dá uma olhada:




Esse aquário tem 720 litros, então já dá para você ter uma noção do que dá pra fazer no seu ( inclusive tinha um com praticamente a mesma medida 2,30 x 70 x 70, caso queira posso postar um vídeo!).

Grande abraço e bem vindo! very good
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 11:49 am

Feia as Leos hein João, não precisava ter esnobado.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Qui Jan 31, 2013 12:24 pm

O aquário é de um "antigo" forista (FA) chamado Fisher!

Essas Leos são lindas, Black Diamont!
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 1:31 pm

Babei no cara dando comida na boca dela, eita coragem.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Edson Paveloski Junior Qui Jan 31, 2013 1:35 pm

Marcelo, tentarei ajudar com o que sei.

trancedelixx escreveu:
1 Astronotus ocellatus (Oscar)
2 Rocio octofasciata (Jack Dempsey)
2 Amatitlania nigrofasciata
1 Herichthys cyanoguttatus (Texas)
e talvez mais um Oscar

Essa fauna, é compatível entre si e com o aquário?

É sim, embora o pH tenha que ficar entre 7,0 e 8,0, devido a presença dos Centro Americanos. Só procure adicionar os JD e o texas por último, pois são mais temperamentais. Inseri-los de menor tamanho que o Oscar é recomendável, pois são mais agressivos. Também recomendo muita observação dos JD e do texas, pois possuem coloração relativamente semelhante, podendo levar a agressões, embora haja menor risco pelo comprimento do aquário e se houver muitas rochas e troncos. Quanto a inserir outro oscar, convém manter juntos desde pequenos, ou eles podem lutar agressivamente se unidos após adultos.

trancedelixx escreveu:Um peixe que eu adoro é o Geophagus sp. 'orange head' ou o Geophagus parnaibae 'red head'. Mas acho que esses peixes não seriam compatíveis com o aquário, mesmo que a fauna fosse somente 1 Jack, 1 Oscar e 5 Geophagus, porque precisam ficar em cardume e atingem um tamanho considerável deixando esse aquário 'pequeno'. Estou certo ou viajei grandão? Razz

Na verdade eles poderiam ser mantidos em casais, mas, em virtude da divergência de parâmetros em relação aos exemplares que pretende manter, são incompatíveis.

trancedelixx escreveu:E todas essas espécies, são encontradas pra vender por aqui (internet e estado de SP)? Pergunto porque vejo quase tudo sobre aquarios em sites estrangeiros.

Sim, há muitas lojas que possuem as espécies que você selecionou a disposição, certamente as encontrará facilmente, exceto o Herichthys cyanoguttatus, que é encontrado mais raramente por aqui. De todo modo, geralmente você encontra mais facilmente o Herichthys carpintis ou populações intermediárias entre as 2 espécies (é um dos poucos casos onde ocorrem indivíduos híbridos/intermediários em características de ambas as espécies).

Espero ter auxiliado.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Emerson Souza Santos Qui Jan 31, 2013 2:03 pm

Acompanhando!!!
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qui Jan 31, 2013 5:40 pm

Opa, valeu mesmo galera por todas as respostas, por isso que adorei o fórum. Vocês são feras!

E como diria Jack, vamos por partes! Laughing

Sobre a construção do aquário, beleza, me contento em construir o sump (ainda vou falar muito sobre ele aqui no forum) e um aquário Hospital/Quarentena e temporário para o Oscar. Digo temporário porque só prevejo o termino desse aquário em 6 meses, mais ou menos, até lá preciso de uma casa temporária para o meu Oscar, e depois posso aproveitar para Hospital.

Mas será mesmo necessário? 100cm de frente seria suficiente para se tornar hospital de peixes tão grandes? E serviria para abrigar o Oscar por mais uns 6-7 meses? - Tô vendo que talvez seja preciso aumentar esse aquário. Neutral

E sobre o sump eu já imaginava que estaria pequeno, mas ficaria tão legal tudo debaixo do aquário, mas lá vai ficar só o sump, e com dimensões maiores. E ai me surgiu outra duvida. Eu planejo uma estrutura em metalon (estou muito aberto a ideias!!), eu não teria problemas de colocar um aquário maior que metade do comprimento da estrutura?
Porque na maioria dos projetos que vi para estruturas similares, usam pelo menos 2 'travas' perpendiculares a aresta paralela ao aquario. Não sei se consegui passar a ideia, mas em uma estrutura de 2,30 com duas travas ficaria com 75 cm aproximadamente, o que deixaria difícil de manobra um aquário de 1 metro, imagina maior. Ai a solução seria 'quebrar' o sump em mais aquários. Meu raciocínio esta certo? A minha ideia de estrutura também?

Reforço que seria bem vinda outras ideais, especificamente as econômicas, visto que aparência tenta-se melhorar com o tempo. Segurança e praticidade são meus objetivos nesse quesito.

E ai entra a parte da prateleira de aquarios. A ideia me agrada bastante, mas não consegui imaginar a obra pronta. Como eu faria para um aquario tão pesado?

Agora sobre a fauna. Very Happy

O Oscar é certo e garantido, já está aqui e é parte da força que rege esse projeto! very good
O Jack Dempsey Blue, também já está quase garantido, senão minha mulher me mata. pray Very Happy

Agora, a idéia do Lucas para a fauna desse aquario me cativa, e muito.

Sempre fui fãzão de Aruanã, mas tambem sempre achei meio sacanagem pelo tamanho que alcança. Mesmo um aquario de 2m não é pequeno para um exemplar adulto? Outro problema é que minha mulher (acho que já falei dela) odeia Aruanãs.

E eu nem tinha pensado em arraias. Como é a manutenção delas, muito complicado? Se não for pode contar que vou querer uma lá!

E agora vou falar sobre o video do aquario do amigo do joaoc. Que maravilha, hein. Vendo esse video dá vontade de ter um igual!!! Que sonho!!
E olhando a fauna dele eu fico mais confuso ainda. Estariam esses 10 (fora as arraias) peixes vivendo bem? Aquele menor que fica o tempo todo querendo pegar a comida da mão é um Uaru amphiacanthoides? Se for ele não é um peixe timido não recomendado nem para ser tankmate de oscars? Eu acho lindo esse peixe, não coloquei na lista pois parecia não ser um companheiro adequado.

Eu também preferiria evitar misturar peixes de regiões diferentes. Minha idéia inicial era um aquario com Discos, Ciclideos Anões e neons. Porém sempre tive medo de começar por eles pois tem fama de serem difíceis e são carinhos. Ai encontrei o meu atual Oscar na loja e minha mulher apaixonou por ele. Aproveitei a chance e peguei com a ideia de PetFish, ficando sozinho em um aquario de 1,40 de frente. Porém quando comecei a perceber que poderia fazer um aquario maior, minha familia toda apoiou e eu sempre curti os Jumbos. O 'problema' é que os ciclideos centro e norte americanos são lindos! E agora com a possibilidade de arraias, complica ainda mais a escolha.

Quando eu tinha um aquario de 30L era muitoooo mais facil (e eu já achava dificil) escolher a fauna e eu sempre pensava que se fosse maior, seria mais facil... Ó coitado de mim... Acho essa a parte que gera mais incertezas, e elas me deixam doido!! Bang Head

A minha primeira ideia de fauna foi baseado no que li no site oscarfish.com. E lá eles dão 5 estrelas para Amatitlania nigrofasciata, sendo companheiro ideal para o Oscar. Eu adoro eles e sei que procriam fácil, mas não seria recomendado em um aquario comunitário, né? Eu tinha visto na internet um aquario com um casal de papagaios e um texas hibrido, e o casal já tinha com sucesso reproduzir, mas pelo que li sobre, se fosse a Amatitlania nigrofasciata teria matado o texas, né? Logo, se for para ter no aquario comunitario seria somente um, e não um casal.

Então, no momento eu tenho as seguintes configurações de possiveis faunas:

-1 Oscar, 1 JDB, 1 arraia e 5 Geophagus
Tá o Lucas disse que 5 Geophagus e 1 Oscar tava bom, mas caberia uma arraia e um Dempsey Blue? Sera que não ficaria sem graça. Eu gosto dos Geophagus, mas ter que ter 5 diminui as possibilidades.

-1 Oscar, 1 JDB, 1 arraia, 1 Texas, 1 nigrofasciata e um Uaru
Essa configuração seria a mais 'legal' para mim. Como disse não sei se o Uaru rola. E será que teria problemas com uma nigrofasciata?

-1 Oscar, 1JDB, 1 arraia e 1 Aruanã.
Tá, isso se não tiver problemas em ter o Aruanã nesse aquario. E se convencer a dona patroa!! pain

Eu não conheço as Satanopercas nem as Crenicichla. Os Heros nunca me chamaram a atenção.
Ai fui pesquisar e encontrei peixes que me interessaram, como a Satanoperca leucosticta, mas tem o mesmo problema do Geophagus, preferem cardume, certo?
Agora a Jacundá até me agrada, mas preciso pesquisar mais pois não conheço muito. Alguma espécie especifica preferida de alguem??

O Edson comentou sobre o problema do JD com o Texas, mas se for o JDB o problema ainda persiste? E tambem da incompatibilidade dos Geophagus com o resto, mas se for com o setup que descrevi acima, ainda assim seria incompatível?

Novamente me alonguei demais, mas acho que consegui passar o que se passa na minha cabeça.

Muito, muito obrigado a colaboração de todos!

E se alguem tiver qualquer ideia sobre qualquer assunto, please, compartilhe comigo!

Marcelo D. Silva.
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 6:07 pm

Bom não querendo complicar mas complicando rss, eu estou tendo ótimos resultados como companheiros de oscar os Metynnis Maculatus e Pterophyllum Scalare, assim como os citados pelos companheiros ficariam lindos no seu aquário.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qui Jan 31, 2013 6:08 pm

joaoc escreveu:
Esse aquário tem 720 litros, então já dá para você ter uma noção do que dá pra fazer no seu ( inclusive tinha um com praticamente a mesma medida 2,30 x 70 x 70, caso queira posso postar um vídeo!).

Grande abraço e bem vindo! very good

Se poder postar o video seria supimpa!! Razz

Que esse video ai é de arrebatar. Não só os peixes, que são lindos, e as arraias, maravilhosas, mas a alimentação na boca... não tem preço!!

Muito obrigado!
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 6:25 pm

Aquário hospital/quarentena: 100cm de frente é mais que suficiente, se for 100 x 40 x 50 ou 100 x 40 x 40 suporta perfeitamente um oscar durante esse tempo.

Estrutura de metalom: seria uma ótima idéia pois você pode revesti-la com formica dando um aspecto visual muito bonito. No caso do sump caber em baixo ou não (se for isso que está pensando) você pode fazer uma porta lateral, onde consegueria tranquilamente colocar ou retirar o sump quando quiser.

Aruanã: com certeza é um dos peixes mais bonitos nesse hobby (opinião minha) e ficaria confortável em um aquário de 1000 litros, mas se a patroa não quiser já era rss.

Manutenção da arraia: Muito dizem que é um peixe difícil de se manter pois ela exige um parâmetro de água perfeito, agora, qual paixe que não quer isso. O fato é que ela é sensível a parâmetros inadequados e pode contrair algumas doenças caso o problema não seja resolvido rapidamente. Eu penso que se você fizer um bom planejamento de sua fauna e filtragem não terá problema algum em tem uma nesse aquário.

Dê uma olhada nesse tópico: Arraia Histrix
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qui Jan 31, 2013 6:29 pm

Lucas Duarte escreveu:Bom não querendo complicar mas complicando rss, eu estou tendo ótimos resultados como companheiros de oscar os Metynnis Maculatus e Pterophyllum Scalare, assim como os citados pelos companheiros ficariam lindos no seu aquário.

Parabens, que lindo bandeira!! E ele é companheiro de 1 Oscar, que legal. Isso nunca tinha me passado pela cabeça, Disco sim, Bandeira não...

No Pacu Prata eu já tinha pensado, vou pesquisar videos dele com Oscars para ver o visual do aquário.

E em ambos os casos o Jack Dempsey estaria fora do aquário. Talvez seja melhor criar um sozinho em um outro aquário. É recomendado?

Porque se eu começo fazendo o aquário temporário para o Oscar, ele pode virar a casa de um Dempsey sozinho. Um casal seria mais legal ainda! É fácil adquirir um casal? E se no lugar do Dempsey for a nigrofasciata? Fica mais fácil ou mais dificil de adquirir o casal? São mais 'legais' que os Dempseys?

Ou então eu posso me focar nos centro americanos e deixar o Oscar sozinho ou com um companheiro. O que acham?

Apesar dos centro americanos serem lindos, eu imagino um aquário com jumbos sul americanos, e nossa, dá pra ficar show.

Qual a opinião de vocês em relação a essas duas opções de fauna no aquario de ~2m e 1000L?
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 6:46 pm

No meu aquário de 600 litros tem um pequeno cardume de Pacus e Bandeiras, dá uma olhada lá.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Qui Jan 31, 2013 7:58 pm

Kkkkkk

Ta empolgadào mesmo! rs

Aruanã: caso vc ache que a prata fica muito grandona para o aquário (realmente depois de 3 anos sim!rs), pode pegar uma negra, uma australiana ou mesmo uma asiática... Essas 2 ultimas ficam bem menores!

Móvel: amanhã posto umas fotos do meu que era de metalon e a base é a mesma do seu;

Aquário ciclideos: esse video que postei é de um amigo, logo mais posto do meu aquário com as medidas do seu;

Arraias: são animais exigentes, porém uma filtragem correta faz com que vc obtenha sucesso, tranquilo. Fora que são incríveis e levantam qq aquário;

Abração
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Qui Jan 31, 2013 8:11 pm

Olha um video do meu aquário com as medidas do seu!





Depois dê uma lida no topico dele, mas as fotos nao estão ai pq tive problema com a hospedagem! Ainda tenho todas, então o q precisar é só chamar!

http://www.ciclideosbr.com/t117-jumbos-e-primitivos-fotos-e-video-pag12

avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 8:40 pm

João, porque não repõe as fotos cara, esse aquário merece uma olhada todos os dias.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Qui Jan 31, 2013 9:24 pm

Preguiça! rs

Uma vez comecei fazer e acabei desistindo, mas vamos ver, com uma breja, quem sabe! rs
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 31, 2013 10:02 pm

Seria muito gratificante tê-las de volta. cheers
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Daniel Murtada Sex Fev 01, 2013 1:19 am

Cara, escolhe a fauna que vc gosta e meta bala, logico veja se é compativel.... 1000L da para fazer um barulho legal.... Capricha!

Boa Sorte

Abraços

Daniel
Daniel Murtada
Daniel Murtada
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 242
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 43
Localização : Carazinho RS

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Wladimyr Sex Fev 01, 2013 2:36 am

Olá amigo!

Se eu tivesse um aquário desses teria simplesmente uma ampliação do meu aquário temático (Ciclideos Sul Americanos) com 1000 litros teria meus 2 Oscares (mesmos), meus 2 Heros efasciatus, 2 Acará Uaru, meus 2 Geophagus Brasiliensis, meu cascudo Abacaxi, 2 Mesonauta Festivus e 3 Pacu Prata (silver dollar).

Quanto ao JDB , um casal em aquario de uns 250 a 300 litros e dê de presente para a patroa S2 rsrsrsrsrs

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Sex Fev 01, 2013 5:24 am

Galera, valeu!!

Tinha uma idéia de aquario e agora to com uma muito melhor.

Já conversei com a mulher, mostrei os videos e fotos e até ela se empolgou agora!!!

Vou manter ele + ou - amazônico. Só o Aruanã que pegarei o asiático, mas as características gerais são as mesmas, certo!?

Então, a fauna ficou quase pronta, sendo o fundo de 2 ou 3 arraias e a superfície com uma Aruanã vermelho (minha mulher gostou desse) e um Aruanã prata com rabo amarelo. O aquário comportaria isso, certo?

A duvida fica na zona intermediaria. Quais peixes alem do Oscar? E quantos?

Pesquisando eu cheguei em uma série de espécies, mas todas são de cardume, por isso não sei se não superlotaria. Em tempo eu revi meus conceitos sobre os Heros, achei espécies bem interessantes, mas também são de cardume. Segue uma lista das espécies que me interessei mas acho que não rolaria (espero estar errado!):

Geophagus parnaibae
Geophagus winemilleri
Geophagus surinamensis
Heros efasciatus
Heros notatus
Hoplarchus psittacus
Uaru fernandezyepezi
Uaru amphiacanthoides

Dessa lista sairia um cardume com o minimo de peixes possiveis. Cheguei a pensar em Pacus ou Piranhas( Twisted Evil ) mas a mulher freou. A espécie preferida é o Uaru fernandezyepezi, ou como disse minha mulher "O peixe Emo" (por causa da 'maquiagem' no olho, hehehe) que faria companhia para o Oscar, as arraias e 2 aruanãs, e ainda deixaria minha mulher mais feliz! Very Happy

Mas como eu tenho quase certeza que esses peixes lotariam o aquário, estou pensando em colocar mais 1 ou 2 Oscars, será que daria certo? Tem alguma outra espécie amazonense compatível com essa fauna e que viva bem sozinho e de preferencia colorido? Smile

Ai a fauna seria:

2 arraias
2 aruanãs asiáticos
1 Oscar + Um cardume ou 2/3 Oscars.

Estou pendendo para um aquario só com Oscars, Aruanãs e Arraias. Imaginem só! Babando
E vi alguns aquários com alguns Oscars aparentemente sossegados. Quantos vocês imaginam ser o limite? E para isso seria bom junta-los o quanto antes, certo?

E os Jack Dempseys eu resolvi! Vou criar um aquario só para o casal e quem sabe eles até procriem. Vão pro meu quarto e minha mulher vai dormir olhando para eles. Ela ficou hiper feliz. O problema é que vou ter aumentar o aquario que inicialmente teria 1 metro de frente e 150L aproximadamente, para um de 1,40m de frente e 300L, que é o minimo para um casal de Dempseys. Penso em um macho Blue e uma femea normal, o que acham?

Ahhh... esse tópico poderia ser mudado para America do Sul, visto que desisti dos Centro Americanos.

Valeu ai galera pelas dicas!! Continuem comentando!! cheers

Editado: E vendo os peixes do aquario do João eu vi o tigrinus que me parece ser um bom habitante desse meu aquario, né não?

Sendo assim: 2 Aruanãs, as arraias, 2 Oscars, 1 tigrinus, 2 Uaru fernandezyepezi e mais 2 Geophagus parnaibae ou Uaru amphiacanthoides.

Eu li a respeito dos Uarus e Geophagus e fiquei em duvida da quantidade minima de indivíduos... Teve gente falando até em ter Uaru sozinhos... Eu sinceramente não conheço muito sobre eles (nada) e na internet as informações nem sempre batem, ai rola mais duvida...

E mais ou menos a mesma coisa acontece com vários Oscars. Li que não rola, mas também li (e vi videos) de vários Oscars juntos. Ai não sei se vai da sorte ou do azar de cada individuo...

Eu curti uma serie de peixes primitivos, mas todos negados veementemente pela patroa Crying or Very sad .
Mas até que é bom, que limita um pouco e facilita a escolha. Cool

Bom, é isso, valeu!! very good very good very good


Última edição por trancedelixx em Sex Fev 01, 2013 6:22 am, editado 1 vez(es)
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Sex Fev 01, 2013 5:37 am

joaoc escreveu:Preguiça! rs

Uma vez comecei fazer e acabei desistindo, mas vamos ver, com uma breja, quem sabe! rs

João, que lindo!! Muito obrigado por compartilhar conosco!!

Eu apaixonei pelo seu aquario. Irei usar ele como base para montagem do meu, incluindo filtração e etc...
Logo, serei figurinha carimbada nos seus posts sobre ele!! Very Happy

Já pensou em colocar umas cameras e liberar o sinal na internet mediante pagamento? Bem melhor que BBB!!!! Razz


Última edição por trancedelixx em Sex Fev 01, 2013 6:05 am, editado 2 vez(es)
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Sex Fev 01, 2013 5:43 am

Wladimyr escreveu:Olá amigo!

Se eu tivesse um aquário desses teria simplesmente uma ampliação do meu aquário temático (Ciclideos Sul Americanos) com 1000 litros teria meus 2 Oscares (mesmos), meus 2 Heros efasciatus, 2 Acará Uaru, meus 2 Geophagus Brasiliensis, meu cascudo Abacaxi, 2 Mesonauta Festivus e 3 Pacu Prata (silver dollar).

Quanto ao JDB , um casal em aquario de uns 250 a 300 litros e dê de presente para a patroa S2 rsrsrsrsrs

[]s

É mais ou menos por ai que to seguindo, só colocando as arraias e os aruanãs (só?? hehehe).

Te pergunto como vive os Uarus, os Heros e os Geophagus em dois, pois seria uma boa pedida ter pelo menos um dupla dessas no meu aquario.

Obrigado pelo comentário! Funcionou direitinho prometer o casal do lado cama, pra dormir olhando... very good
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Wladimyr Sex Fev 01, 2013 11:27 am

Olá amigo!

Essas espécies vivem bem aos pares, preferencialmente e principalmente no caso do Uaru é melhor que seja um casal (2 machos pode dar problema) Quanto aos Geophagus são como os Oscars, pode ser tranquilo ou um verdadeiro inferno, tive sorte com os meus (nunca tentaram se matar) porém ao criar ciclideos tenha em mente que um dominará e os outros aceitarão a dominancia (ou morrerão tentando tomá-la) no meu aquário (450 litros) tenho 1 casal de cada (Oscar, Heros efasciatus, Geophagus Brasiliensis) os Oscars são os que tem o comportamento mais equilibrado e bacana (interagem um com o outro e se respeitam sem muita preocupação com a liderança se preocupam mais com o território) Os heros tem a dominancia bem definida, sendo que depois que essa hierarquia foi formada, o dominante o deixa em seu canto sem incomodá-lo mais do que um ou outra simples carreirinha, quanto aos Geophagus a situação é mais forte, o lider sempre que o submisso entra em seu território o persegue até que consiga dar no mínimo uma bicada, mas não o incomoda quando estão se alimentando. (em se tratando de ciclideos cada espécie tem um comportamento padrão, porém cada indivíduo tem suas próprias particularidades, então mesmo fazendo "tudo certinho" pode pegar um exemplar tranquilo, psicopata ou qualquer ponto entre esses extremos).

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos