Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Publicidade
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Pa2
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 7859883130_ed2db6cbc8
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» #7 - Aquarismo sem mi-mi-mi! Seu peixe é muito agressivo?
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptyDom Set 03, 2017 7:56 pm por Alexandre Krassuski

» Comunitário de 240 L
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptyQui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptyTer Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptyDom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptySex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptySex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptyQua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptyDom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 EmptySáb Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Foto-concurso
Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Panor_mica+(1)
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

https://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

+5
Emerson Souza Santos
Edson Paveloski Junior
joaoc
Lucas Duarte
trancedelixx
9 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Edson Paveloski Junior Ter Fev 19, 2013 5:30 pm

Traíra eu não colocaria de jeito nenhum. Ela tentará predar ou predará peixes até de porte similar.
Edson Paveloski Junior
Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens : 2436
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Jandira-SP

http://www.ciclideosbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 5:39 pm

Emerson Souza Santos escreveu:

Marcelo, tem espécies interessantíssimas e talvez extintas no hobby dentro dessa lista. Mas acho que está um tanto exagerado pro seu aquário e haverá dispustas por territórios pois existem peixes que têm comportamentos semelhantes aí e que vivem na mesma "área" do aquário (exemplo: o fundo).

Dentro do que você pensou aí, acho que ficaria melhor assim:
1 Aruanã Negro
2 Oscars (1 Red Tiger e 1 Cobre)
2 Geophagus
1 Arraia Hystrix
1 Arraia Leopoldi
1 Hoplias malabaricus (Traira)*
1 Gobioides broussonnetii (Peixe Dragão - caso encontre)

Acho que assim fica mais proporcional e você pode inserir mais espécies que utilizem a meia-água do aquário, como Cruzeiro do Sul e outros peixes que sejam gregários e não caibam na boca dos predadores, incluindo a traíra.

Abraço.

Oi Emerson, obrigado pelos comentários! very good

Tá muitooo dificil definir a fauna. O problema é que parece que fui picado pelos primitivos, e cada video que vejo, mais me atraem espécies como o Gar e Polys... Mas quando eu vejo videos de aquários com Jumbos amazonicos... Que dúvida!!

Eu disse em algum momento que as jacundás não me interessavam. Como dói a ignorância, tem jacundás lindas, lindas, lindas!! E quanto mais eu pesquiso mais espécies amazonicas interessantes eu acho. E esse é um fator que tá pesando. O aquario tá ficando pequeno para os amazonicos...

É muito ruim essas duvidas!!! O certo é que venha o que vier eu respeitarei ao máximo as necessidades de cada individuo.

Abração!

Marcelo D. Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Emerson Souza Santos Ter Fev 19, 2013 5:42 pm

Legal... tanto amazônicos quanto primitivos será um aquário lindo de se ver!!! Sou apaixonado pelo gênero das Crenicichla, e pra mim, a Lugubris Red é a mais top de todas. Mas fique a vontade e poste seus interesses em fauna e vanos tetando te ajudar. very good

Continuo aguardando novidades... Abraço.
Emerson Souza Santos
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens : 3821
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 33
Localização : Itaquera, São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 5:59 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:Traíra eu não colocaria de jeito nenhum. Ela tentará predar ou predará peixes até de porte similar.

Oi Edson,

É, eu vi que o humor delas não é dos melhores... Mas são tão legais... =)

Traira é tão legalll.... Very Happy

Outro que eu curti bastante mas que tambem é mau humorado é o Jejum...

Sobre a fauna eu vou pensar muitooo... O que não deixa de ser um exercicio gostoso ficar imagindo as opções... Dificil é esquecer na hora de dormir, faz uma semana pelo menos que tenho rolado na cama só pensando nessa fauna, ou na contrução do aqua ou no SUMP. hehehe...

Abraços,

Marcelo
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 6:09 pm

joaoc escreveu:Acabei não comentando sobre a fauna! rs

O Emerson disse bem, mas tb gostaria de lembrar que mesmo que você colocar esses peixes (Dragão, Banjo e Ituí), certamente eles vão virar comida em pouco tempo!

Você mencionou peixes que certamente comerão essa galera ai!

PS. se achar o peixe Dragão, me avise!!!! rs

Procuro esse bicho faz muuuito tempo, acho loko o jeito dele no fundo do aquário!

Fala João...

Você não faz idéia de como você me ajudou logo no começo do tópico, mostrando eu ex-aqua. A partir dali eu segui todo seu post relativo a ele, encontrei comentários seus em outros forúm e tem me orientado (ou confundido) muito.

Eu tentei fazer um mix com primitivos amazônicos mas parece que não deu muito certo. Me amarrei muito na ideia de Jumbos amazonicos, mas acabo esbarrando no tamanho do Aquario. Por isso penso muito nos primitivos com alguns ciclídeos, como as opções são menores, fica mais fácil encaixar tudo que ser quer no aquário. E quanto mais pesquiso sobre os primitivos mais me atraem. Meu único problema seriam os ciclídeos que eu tambem tanto quero... Então fico nesse quebra cabeça mas devo fazer mesmo um aquario com uma fauna baseada nos primitivos. To preparando uma lista, terminando eu posto aqui para ver a opinião da galera.

Muito obrigado pelos comentários,

Marcelo D. Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 6:16 pm

E ae pessoal,

Está decidido que farei o aquário em compensado e fibra de vidro com duas janelas de vidro. A diferença de $$ foi grande.

Dessa maneira o aquario, o sump (sem vidros) e o suporte serão feitos de madeira.

Alguem tem alguma coisa contra esse método? Não parece ser popular por aqui mas achei muitos exemplos e projetos de americanos, por lá parece ser bem mais popular.

Eu tô saindo para ver o vidro da frente (temperado 7mm) e encomendar o compensado de 20mm.

O que vocês acham?

Abraço,

Marcelo
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Ter Fev 19, 2013 6:44 pm

Vidros temperados não são aconselhados para esse fim, eles não suportam flambagem e não não indício de problema, quando há algum problema ele estoura de uma vez, sem trincar nem nada, eu colocaria vidro laminado comum mesmo.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Wladimyr Ter Fev 19, 2013 6:57 pm

Lucas Duarte escreveu:Vidros temperados não são aconselhados para esse fim, eles não suportam flambagem e não não indício de problema, quando há algum problema ele estoura de uma vez, sem trincar nem nada, eu colocaria vidro laminado comum mesmo.

Concordo com o amigo inclusive gostaria de saber as medidas do aquário e vidros para indicar a espessura mais compatível

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Ter Fev 19, 2013 8:27 pm

Fala Marcelo!

Sobre a montagem em Madeira e fibra, vi apenas fora do país, mas por aqui ainda não! Será que sai tão mais barato assim?

A fauna sempre é um problema e uma vez quase fiz uma montagem com ciclideos tb, e ela seria assim nos 1200 litros:

- bandeiras ou discos selvagens
- aruanã negro
- arraias

Essa seria a base e depois pensaria se colocaria uns Jacundás (das tops) ou Geophagus! rs

Abração
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 9:11 pm

joaoc escreveu:Fala Marcelo!

Sobre a montagem em Madeira e fibra, vi apenas fora do país, mas por aqui ainda não! Será que sai tão mais barato assim?

A fauna sempre é um problema e uma vez quase fiz uma montagem com ciclideos tb, e ela seria assim nos 1200 litros:

- bandeiras ou discos selvagens
- aruanã negro
- arraias

Essa seria a base e depois pensaria se colocaria uns Jacundás (das tops) ou Geophagus! rs

Abração

Não é o caso, mas que baita montagem hein, com uma agua cor de chá... ia ficar lindo!! Mas sabe como é cabaço, né... Sempre quis ter peixe grande, em especifico o Oscar e em um sonho quase impossivel um aruanã... E de repende isso pode virar verdade, ai saio pra ver as coisas, chego nesse e outros forum e pronto, vejo um monte de peixe que eu nunca imaginei ter em aquário, fiquei doido.

Mas já tô bem decidido em relação aos primitivos... Meu filho curtiu pacas e até minha mulher tá gostando! Ela nem quer mais o Dempsey dela e nem fica falando que só to vendo peixe feio e sem cor! Agora sou eu que fico questionado por causa da beleza dos amazonicos... Quem sabe um dia eu monte um tanque maior e tenha todos os amazonicos que desejo! Very Happy

Agora só falta escolhe-los! Smile

Abraço,

Marcelo
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 9:41 pm

Acabei de chegar e muitas coisas aconteceram!

Primeiro arrumei um monte de compensado em ótimo estado e vai servir para montar os SUMPs dos dois aquários. Juntando com as madeira que peguei na reforma da casa nova já tenho a estrutura e o SUMP dos dois aquários.

E ganhei um vidro temperado de 10mm medindo 2,10m x 60cm. Isso fez eu mudar o rumo que eu vinha tomando e decidi fazer o primeiro aquário primeiro. Esse primeiro aquário tem 2,20m x 40cm x 60cm, então o vidro cairá como uma luva. Nas laterais eu deixo a moldura de madeira e fibra com 5cm de cada lado para ficar com 2,20m. O SUMP vai ficar em baixo e será todo de compensado com fibra.

Mas a mellhor parte é que mudei o projeto do aquário grande. Agora será em L. A perna maior vai ficar com 2,30m x 70cm x 75cm e a menor 1,40m x 70cm x 70cm. Vão 3 janelas de vidros de 70cm x 75cm e uma de 2,60m x 75cm (não descontei a largura das madeira nem nada, mas serve para ter ideia). Com isso o aquario vai para a faixa dos 1500L me permitindo uma fauna maior. very good very good very good



Agora sobre o vidro temperado: Eu vi bastante coisa a respeito deles. Sobre a flambagem eu li duas coisas diferentes. Tanto que tem menos, tanto que tem mais.

Se eu não estiver errado, flambagem em ingles seria bending, certo? Em pesquisas sobre bending strength eu encontrei sempre numeros muito maiores. Na tabela de grossura do vidro do site aquariumtools.com, a bending strenght é de 19.3 até 28.4 N/mm². A bending strenght do vidro temperado seria a partir de 120N/mm², muito maior. Esse numero está em diversos sites, como visto aqui.

Agora na parte de romper, concordo plenamente. Por isso tem que ter uma margem de erro maior que o vidro comum.

Sou leigo e não sei nada especifico sobre o assunto. Só estou usando lógica e interpretação do algorítimo usado para se calcular a espessura do vidro.Mas tanto a lógica como a interpretação podem (mas não devem Very Happy ) estar erradas. Por isso adoraria debater mais sobre esse tema. Seria melhor eu criar um topico só pra isso?

Bom, é isso... Pra variar escrevi um montão de coisas... hehehe...

Estou muito grato pela ajuda de vocês, e tenho certeza que esse tópico poderá ajudar outras pessoas no futuro.

Ahhh, João, sobre o custo final ser muito mais barato que usar vidro, não sei se eu comprasse tudo novo teria uma diferença muito grande. Mas eu estou usando muita madeira reciclada com custo 0. Acredito que para todos seja mais fácil arrumar madeira que vidro. E a fibra, meu pai já tem um pouco e vou comprar o resto, não sei o preço, mas ele disse que não é caro. Outra alternativa seria tinta epoxi, mas preferi fibra por ja ter um pouco e pq ela aumenta a resistência do aquario.

Estou ainda pesquisando mais sobre vidro temperado e comum, qualquer coisa interessante postarei aqui. Por favor deixem suas opiniões!

Valeu mesmo galera, abraços!

Marcelo D. Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Ter Fev 19, 2013 10:02 pm

Nao entendo nada de FVM, então nem vou opinar, mas com certeza, pegando as madeiras e vidro free.. rs

Sorte no projeto ai!

Acompanhando!

Abração
avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Ter Fev 19, 2013 10:07 pm

Fala Marcelo, você está certo quanto a resistência do vidro temperado e é justamente aí que o torna tão perigoso, pois devido a pressão d'água ele relmente flambará e pelo fato dele ser tão duro (inflexível) que poderá ser tão quebradiço, sei que ganhou o vidro e parce ser uma oferta muito boa e chamativa o fato de não ter que gastar dinheiro com uma placa de vidro nova, mas pela segurança sua e de sua família que insisto que reveja bem esse fato e não use essa placa.

Pense em utilizá-la em um sump ou um aquário hospital (bem menor do pretendido) de tal forma que a espessura fique super dimensionada e corra um risco desnecessário.

Amigo, espero que entenda minha preocupação pois está construindo uma "barragem" na sua casa, 1500 litros é muita água que exercerá uma pressão muito forte que lentamente pode ir afetando a estrutura do vidro vindo a proporcionar uma verdadeira "bomba" na sua casa, não quero assustá-lo (kkk) é apenas para que reflita sobre o custo x risco.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Ter Fev 19, 2013 10:10 pm

Pô João, quase que ao mesmo tempo meu amigo kkkkk.

Quanto a estrutura de madeira, só capriche no travamento, ví alguns vídeos onde colocavam uma espécie de cintas para esse fim.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Ter Fev 19, 2013 11:45 pm

Lucas Duarte escreveu:Fala Marcelo, você está certo quanto a resistência do vidro temperado e é justamente aí que o torna tão perigoso, pois devido a pressão d'água ele relmente flambará e pelo fato dele ser tão duro (inflexível) que poderá ser tão quebradiço, sei que ganhou o vidro e parce ser uma oferta muito boa e chamativa o fato de não ter que gastar dinheiro com uma placa de vidro nova, mas pela segurança sua e de sua família que insisto que reveja bem esse fato e não use essa placa.

Pense em utilizá-la em um sump ou um aquário hospital (bem menor do pretendido) de tal forma que a espessura fique super dimensionada e corra um risco desnecessário.

Amigo, espero que entenda minha preocupação pois está construindo uma "barragem" na sua casa, 1500 litros é muita água que exercerá uma pressão muito forte que lentamente pode ir afetando a estrutura do vidro vindo a proporcionar uma verdadeira "bomba" na sua casa, não quero assustá-lo (kkk) é apenas para que reflita sobre o custo x risco.

Oi Lucas,

Segurança acima de tudo, sempre. Economia não significa porcaria, né!?

Eu até entendo o raciocínio, mas em partes não concordo. Mas antes de explicar o porque, eu gostaria de saber como vidro normal estoura.

Comparando uma rachadura do vidro normal com um estouro completo do temperado não precisa nem pensar muito, é muito melhor. Mas vidro normal não estoura também? Nesse caso o temperado é muito melhor, sem comparação o perigo dos cacos de vidro temperado comparado com as navalhas do vidro comum, nem é bom imaginar o estrago.

Isso me deixa encucado. É necessário saber qual a quantidade de força para causar o estouro. O vidro que precisar de mais força para estourar é melhor, certo?

Eu sei que é senso comum vidro comum ser o indicado para aquário, mas nem sempre o senso comum esta correto. Mas não quero parecer do contra, só estou abordando isso porque nas cotações que fiz, vidro temperado é mais barato se comparar com mais grosso e principalmente por causa da matemática envolvida. Os dados que achei na internet quando trocados com os dados do vidro comum dão uma ampla vantagem para o temperado. Vou dar um exemplo:

Altura do aquário: 750mm
Comprimento: 2300mm
Fator de segurança: 3 vezes o minimo necessário
Com 19.2N/mm² de "força de curvatura" permitida (vidro comum): 15,62mm
Com 199N/mm² de "força de curvatura" permitida (vidro temperado): 4,85mm

Força de curvatura foi minha tradução de bending strength, que seria a força lateral que provoca a flambagem.

Eu gostaria de mais opiniões sobre essa minha interpretação do algoritimo usado para calcular a espessura do vidro. Olhando essa explicação dá pra fazer os calculos separados para cada vidro. Infelizmente ele não fala no vidro temperado em momento nenhum.

Espero ter conseguido passar minha linha de raciocínio.

E Lucas, quando me referi ao vidro que ganhei, pretendo usar para o aquario menor (220x40x60). É temperado e tem 10mm. Segundo essa "interpretação" da tabela teria um fator de risco superior a 20. E mesmo ignorando ela, esse aquario teria menor litragem que o outro.

Tudo isso perde um pouco o sentido se o vidro comum nunca estourar. Mas creio que uma rachadura no meio se tornaria num estouro em questões de segundos, ou estou errado?

E quanto a amarração, pretendo fazer com madeira mesmo. Estou ainda pesquisando e assimilando, buscando a melhor maneira de fazer. Farei um tópico especifico sobre a montagem onde pretendo discutir muitass coisas relativa a construção dele e informar o andamento. Por enquanto estou juntando tudo na minha cabeça esperando dar liga. Se alguem tiver alguma dica sobre a construção de aquarios em madeira, será ótimo!

E por favor, não me peguem como "do contra" ou chato, ou até mesmo pão duro. Só tô querendo construir o maior e melhor aquário possível, gastando pouco (ou quase pouco), hehehe...

E sobre o aquário maior, vou deixar tudo pronto, e quando tiver $$$ eu compro um vidro comum da grossura certa. Mas vale o debate sobre temperado porque estou com um de 2,10 x 0,60 que fica perfeitinho para o aquário menor que ficará no meu quarto! E tudo indica que vou fazer de madeira e fibra com ele mesmo. Nem que eu coloque uma trava vertica de madeira na metade dele e troque no futuro! Por isso quero ajuda de vocês! Very Happy

Por enquanto é isso, valeu galera!

Marcelo Domingues Silva
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 20, 2013 12:05 am

Matematicamente é possível, mas quando se trata de aquários devemos levar em conta outro fator, a pressão exercida no vidro mais duro o torna mais quebradiço, onde é comum os esbarrões de algumas pedras, troncos, vassouras na hora da limpeza, epátulas na hora do alinhamento do cascalho e outros acessóros como na TPA, é extamente isso que sua curva não prevê.

O vidro temperado tem suas moléculas tensionadas de forma regular onde o torna mais resistente, porém isso em situações normas, quando tensionado ele possuem uma resistência menor (pricipalmente a impactos) que o vidro laminado comum, por isso ele não é indicado a aquários. Acredito que você deva achar pessoas que possuem aquários com vidros temperados, mas deve-se observar o tamnho do aquário, pois um aquário "pequeno" gera bem menas tensão do que um aquário grande, onde passa a ser viável mas não deve ser levado em conta em aquários grandes.

Vamos pegar um exemplo maior, em uma escala de tensão onde vimos esses super aquários nos Emirados Arabes, até mesmo o vidro comum passa a ser inviável, sendo mais aconselhado placas de acrílicos para esse fim.


Última edição por Lucas Duarte em Qua Fev 20, 2013 12:07 am, editado 1 vez(es)
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qua Fev 20, 2013 12:05 am

Sobre o artigo que citei acima, o autor fala sobre vidro temperado sim. Ele usa 170N/mm², um pouco menos que o valor que encontrei, mas muito mais que vidro comum.

Eu tô botando fé no autor. Único ponto contra o vidro temperado, segundo o autor, é o estouro menos espetacular que o vidro comum.

Baseado nisso, vidro temperado de 10mm para o aquario citado (2,10X0,40X0,60) é 21,2, o mesmo que 29,57mm para vidro comum. Shocked
É essa discrêpancia que me faz crer que tem algo errado.

Estou procurando onde está o erro. Cadê wally?? hehehe

Abraços!
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 20, 2013 12:11 am

Está cero esse cálculo, ele cita que um vidro temperado de 10mm possue a mesma resistência que um vidro comum de 29mm, porém o quero dizer é que quando esses dois vidros são tensionados o temperado possue uma resistência menor a impactos e outras situações, gerando um risco maior para essa finalidade.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 20, 2013 12:15 am

Outro fator é o silicone, a flambagem do vidro faz com que a pressão exercida da no silicone seja menor do que um vidro temperado, onde o mesmo não flamba e deixa a carga de resistência 100% para o silicone, aumentando o risco de vazamentos ou deslocamento das placas.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qua Fev 20, 2013 12:15 am

Lucas Duarte escreveu:Matematicamente é possível, mas quando se trata de aquários devemos levar em conta outro fator, a pressão exercida no vidro mais duro o torna mais quebradiço, onde é comum os esbarrões de algumas pedras, troncos, vassouras na hora da limpeza, epátulas na hora do alinhamento do cascalho e outros acessóros como na TPA, é extamente isso que sua curva não prevê.

O vidro temperado tem suas moléculas tensionadas de forma regular onde o torna mais resistente, porém isso em situações normas, quando tensionado ele possuem uma resistência menor (pricipalmente a impactos) que o vidro laminado comum, por isso ele não é indicado a aquários. Acredito que você deva achar pessoas que possuem aquários com vidros temperados, mas deve-se observar o tamnho do aquário, pois um aquário "pequeno" gera bem menas tensão do que um aquário grande.

Vamos pegar um exemplo maior, em uma escala de tensão onde vimos esses super aquários nos Emirados Arabes, até mesmo o vidro comum passa a ser inviável, sendo mais aconselhado placas de acrílicos para esse fim.

Oi Lucas, eu entendo perfeitamente o que você está falando, e concordo, menos com a parte de menor resistência a tensão. Já vi muitas vezes que o vidro temperado é mais resistente a impactos. Vou pesquisar mais sobre a natureza do vidro temperado antes de debater sobre o assunto. Mas voltando ao artigo que citei (que por enquanto é a fonte mais confiável que achei, o algoritimo é usando em diversas calculadoras de espessura) ele fala que vidro temperado. E segundo ele a unica desvantagem é quando a caca já ta feita, quando estoura, vai tudo, mas seria bem mais difícil estourar que um vidro normal.

Mas acrilico sem duvida é melhor. Very Happy

Por favor, não leve para o lado pessoal, não estou duvidando de você, só estou tentando entender sobre o assunto. Smile

Valeu,

Marcelo
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por trancedelixx Qua Fev 20, 2013 12:18 am

Lucas Duarte escreveu:Outro fator é o silicone, a flambagem do vidro faz com que a pressão exercida da no silicone seja menor do que um vidro temperado, onde o mesmo não flamba e deixa a carga de resistência 100% para o silicone, aumentando o risco de vazamentos ou deslocamento das placas.

Bem pensado, sabe que eu sempre achei silicone meio mágico. Tão pouco que segura tanto!! E ao mesmo tempo tão frágil. Vai entender a fisica!! hehehe

Mas nesse meu caso, onde terei uma moldura de madeira, a área siliconada será bem maior, o que eu acho que ajuda, né não??? Very Happy
trancedelixx
trancedelixx
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus demasoni

Mensagens : 191
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 41
Localização : Guarujá/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por joaoc Qua Fev 20, 2013 12:21 am

Uma vez fechando o box do chuveiro o vidro estourou sobre mim, fiquei todo cortado e fez um baita barulho, parecia que tinha explodido!

Então acho que se for mais espetacular do que isso, afê! Kkkk

avatar
joaoc
Administrador
Administrador

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : SP - capital

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 20, 2013 12:22 am

Todas essas contas são consideradas por base de um fator de segurança (FS), onde em algumas áreas também chamada de fator de risco (FR), é sempre colocada a prova o risco que você correrá, por isso deve-se levar em conta o fato do risco que a pessoa está assumindo em aceitar tal resultado. Um aquario comum onde é montado com chapa de 10mm pode ser montado com 8mm? Sim, porém o FR ou FS será menor, onde a pessoa que está montando assume o risco de algo dar errado, são essas considerações que prezo por esse tipo de montagem, sempre existirá outros fatores que devemos levar em conta e não somente os cálculos.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Lucas Duarte Qua Fev 20, 2013 12:29 am

Aí João, olha a gente de dobradinha aí de novo, sempre postando ao mesmo tempo..rss.

Esse exemplo é muito prático, onde o vidro temperado foi preparado para aguentar o impacto do fechamento da porta, mas porquê estourou? Provavelmente por existir outros fatores que em cálculos e tabelas não prevemos, talvez um vidro comum colocado no mesmo impacto apenas lascaria.

Já escutei histórias sobre vidros de aquários quebrando, quase todas ele "avisa" que algo irá acontecer, como um rigido, uma trica, um excesso de flambagem e etc, esses fatores embora aterrorizantes são muito importantes e deve ser levado em conta nesse caso.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Taubaté / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Alex Mendes Qua Fev 20, 2013 2:31 am

Pessoal, não conheço nada deste assunto, mas já vi que, apesar de não serem profissionais na area, conhecem muito do assunto.

Marcelo, não sei se entendi direito, mas a placa de vidro temperado será cortada? Você falou que vai usar nas laterais, mas como faz pra cortar vidros temperados? É possível?

Pois onde trabalho tive a oportunidade de pegar umas "plaquinhas" de +- 3,00 x 2,00 porque o vidraceiro que os trocou falou que não era possível corta-las....fiquei chateado agora hein...No. Puxa vida...

Abraços
Alex Mendes
Alex Mendes
Astronotus ocelattus
Astronotus ocelattus

Mensagens : 693
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 47
Localização : São Rafael, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L. - Página 3 Empty Re: Esboço de projeto de possivel aquário de aproximadamente 1000L.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos